Confira a história de Youssufa Moukoko: as equipes, os recordes e quantos gols fez nas categorias de base do Borussia Dortmund

O futebol é como o tempo, não para. Quando começamos a olhar para o réquiem das carreiras de lendas como Messi e Cristiano Ronaldo, outra futuras estrelas começam a brilhar. Uma delas é  Youssoufa Moukoko

O atacante do Borussia Dortmund é o mais novo prodígio do futebol mundial, o mais jovem a jogar tanto na Bundesliga quanto na Liga dos Campeões. Se você não conhece ele ainda, saiba que é questão de tempo até que o faça.

Ou você pode se adiantar e conferir o conteúdo que preparamos abaixo. Remontamos sua biografia, contamos sua história no Borussia e destrinchamos seus números absurdos nas categorias de base. Sobrou espaço até para seus recordes e curiosidades.

Quem é Youssoufa Moukoko?

Imagem de Youssufa Moukoko pela base do Borussia Dortmund
(Reprodução/Transfermarkt)

Youssoufa Moukoko é um jogador profissional de futebol natural de Yaoundé, Camarões. Nascido no dia 20 de novembro de 2004, atua desde 2016 no Borussia Dortmund, equipe alemã.

Moukoko é, para todos os efeitos, um prodígio. Jogando como atacante, tornou-se em 2020 o mais jovem jogador a atuar e a marcar um gol na Bundesliga, com 16 anos e alguns dias de vida. Repetiu a dose na Liga dos Campeões, sendo o atleta mais novo a entrar em campo (16 anos e 18 dias).

Tudo isso, no fim das contas, foi algo natural para um jogador que aos 12 anos já estava no sub-17 de um dos maiores clubes da Alemanha. E que já tinha mais cem gols nas categorias de base antes dos 15 anos.

A precocidade na carreira se dá por seu enorme talento — combinado com um anormal desenvolvimento físico, claro. Em campo, Youssoufa de fato parece muito mais velho do que é, com gestos apurados e decisões quase sempre acertadas nas jogadas.

O potencial e a já grande expectativa geradas sobre o garoto assustam um pouco. Tranquiliza, porém, o fato dele ter no Borussia um ambiente ideal para o seu pleno desenvolvimento, ainda que um pouco antes da hora.

Onde nasceu Youssoufa Moukoko?

Youssoufa Moukoko nasceu em Yaoundé, a capital e segunda maior cidade do Camarões, país da costa oeste do continente africano. Aos 10 anos, mudou-se com o pai para Hamburgo, na Alemanha.

Idade de Youssoufa Moukoko

Youssoufa Moukoko nasceu no dia 20 de novembro de 2004.  Quando estreou na equipe profissional do Borussia Dortmund, no dia 21 de novembro de 2020, tinha 16 anos e um dia. Foi o mais jovem jogador a entrar em campo na Bundesliga.

Altura e peso de Youssoufa Moukoko

Youssoufa Moukoko mede 1,79m e pesa 72kg. No entanto, como é muito jovem, ainda tem tempo e “espaço ósseo” para um maior desenvolvimento corporal.

Quantos gols fez Youssoufa Moukoko nas categorias de base?

Youssoufa Moukoko marcou 144 gols nas categorias de base do Borussia Dortmund, se contados apenas a partir de 2017. Ainda produziu mais 27 assistências. São absurdas 168 participações diretas em gol em 98 partidas. Um fenômeno.

Biografia de Youssoufa Moukoko

Youssufa Moukoko em atuação pelo St.Pauli
(Reprodução/Volker Koch)

Se você acha precoce a profissionalização de Youssoufa Moukoko é porque não conhece a sua biografia. O 10º ano de sua vida, por exemplo, é maluco. Antes mesmo de chegar ao seu décimo aniversário, mudou-se de país e depois de vida.

Aos nove, era apenas um menino jogando bola com os amigos em Yaoundé. Foi, então, para a Hamburgo, na Alemanha, junto do pai. Chegou de navio, como é normal entre muitos imigrantes da costa oeste africana, e se instalou no mesmo bairro do porto onde atracou.

Lá, por acaso, é também o bairro do St.Pauli, um dos clubes mais progressistas mundo. Não que essa última parte faça diferença, mas foi lá mesmo que Moukoko foi encontrar o que fazer no novo país em que se encontrava. E acabou encontrando uma nova realidade.

Youssoufa Moukoko no St.Pauli

Youssoufa Moukoko começou no futsal do St.Pauli. No vídeo acima, em que ele veste a camisa 18, dá para ver bem o porque de ter chamado a atenção tão cedo. Seu desenvolvimento físico se destaca — é uma partida da categoria sub-13, é bom avisar.

Além do físico, o controle de bola, o pensamento rápido e o faro de gol fizeram Moukoko ser rapidamente alçado o futebol de campo. Em 13 jogos, fez 23 gols e já foi mandado para o sub-15.

Dali não teve jeito: em julho de 2016, se transferiu para os juvenis do Borussia Dortmund.

Vá além do futebol! Confira outros conteúdos da Esportelândia:

História de Youssoufa Moukoko no Borussia Dortmund

Imagem de Youssufa Moukoko na Bundesliga
(Annegret Hilse/AFP)

O Borussia sabia muito bem quem estava contratando. Tanto que, passado um ano de sua adaptação na equipe juvenil — que fica entre o sub-15 e o sub-16 — Youssoufa Moukoko foi alçado ao sub-17. Aos 12 anos de idade.

Se houve alguma dúvida quanto a sua precoce adesão ao grupo, ela foi dissipada tão rapidamente quanto os dois gols que fez em sua estreia no Campeonato Alemão da categoria.

Em duas temporadas no sub-17, Moukoko atuou em 56 partidas. Fez nada menos que 90 gols. E ainda deu 16 assistências. Tinha 14 anos quando completou esses números.

No mesmo período, recebeu suas primeiras convocações para a base da Seleção Alemã, que aceitou, apesar de nascer no Camarões. Seu pai foi decisivo nesse assunto, morador de Hamburgo que era. Desde os anos 1990, aliás.

Moukoko no sub-19 do Borussia Dortmund

A temporada 2019-2020 de Youssoufa Moukoko no Borussia Dortmund repetiu o roteiro de antes. Com 14 anos, o atacante foi alçado para a equipe sub-19 e já começou com tudo.

Nessa altura, é difícil dizer que o jovem camaronês surpreenda. Mas foi o que aconteceu. Em sua primeiríssima partida da Bundesliga da categoria, ele marcou incríveis seis gols contra o Wuppertal.

Assim, a conversa sobre sua prodigiosidade começou a ficar séria. O moleque, afinal, terminou a temporada 2019-2020 com 38 gols e 10 assistências em 28 partidas.

Numa delas, tornou-se o mais jovem jogador da história da Youth Champions League; em outra, o mais jovem a marcar na competição. No último compromisso da fase de grupos, marcou um hat-trick. Foi ficando cada vez mais difícil de segurar o menino.

A estreia de Youssoufa Moukoko no profissional

Nós avisamos da inscrição de Youssoufa Moukoko no começo da temporada 2020-2021 da Bundesliga. O contexto do time aurinegro era muito favorável. Além dos já consagrados Haaland e Sancho, o time dava grandes papeis aos adolescentes Reyna e Bellingham.

Só uma coisa impedia a utilização de Youssoufa na Bundesliga: a idade. Com 15 anos, o atacante ainda não podia atuar profissionalmente. Mas já treinava com o grupo.

Literalmente no dia seguinte ao que completou 16 anos, Moukoko estreou no Campeonato Alemão. Atuou apenas alguns minutos na vitória contra o Schalke 04. Os 16 anos e 1 dia foram a menor idade já registrada no futebol do país. Dificilmente será igualada.

17 dias depois — com 16 anos e 18 dias, portanto — foi a vez de fazer história na Liga dos Campeões. Dessa vez por meia hora, jogou contra o Zenit, na última partida da fase grupos.

No dia 15 de dezembro de 2020, fez a sua primeira partida como titular do Dortmund, substituindo o lesionado Haaland. Não fez gol mas foi bem durante os 80 minutos em que atuou.

Então veio o 18 de dezembro de 2020. Youssoufa Moukoko jamais esquecerá essa data. Foi quando marcou o seu primeiro gol como jogador profissional, em sua segunda partida como titular, contra o Union Berlin. Só não foi o suficiente para evitar a derrota.

Para todos os presentes, o momento teve ares de história. E não apenas porque o autor foi o mais jovem a fazê-lo na história do campeonato (16 anos e 28 dias). Mas porque deve ser o primeiro de centenas dele.

Times de Youssoufa Moukoko

  • Borussia Dortmund (2016-)
  • St. Pauli (2014-2016)

Recordes de Youssoufa Moukoko

  • Jogador mais jovem a marcar gol na Bundesliga (16 anos e 28 dias)
  • Mais jovem jogador a atuar na Liga dos Campeões (16 anos e 18 dias)
  • O mais novo jogador da história da Bundesliga (16 anos e 1 dia)
  • Mais jovem jogador a marcar um gol pela Youth Champions League (15 anos e 337 dias)
  • O mais novo jogador da história da Youth Champions League (15 anos e 298 dias)
  • Mais jovem jogador da história da Seleção Alemã Sub-16 (15 anos e 292 dias)

Curiosidades de Youssoufa Moukoko

  • O irmão mais velho de Youssoufa, Borel Moukoko, também é jogador de futebol na Alemanha. Atua pelo Schwarz-Weiss Essen desde 2019.
  • Desde 2019, também, Moukoko é patrocinado pela Nike, num contrato de nada menos que 10 milhões de euros.
  • Mais jovem jogador a entrar em campo pela Bundesliga, Youssoufa Moukoko bateu o recorde de um ex-jogador do Borussia Dortmund. Nuri Sahin estreou em 2005 aos 16 anos e 334 dias.
  • Nascido no Camarões, Moukoko optou por defender a Seleção Alemã nas categorias de base. Estreou na equipe sub-16 em 2017.
  • Como, no entanto, não jogou no time principal, o jogador ainda pode atuar pelo Camarões.
  • Youssoufa Moukoko é considerado por Samuel Eto’o, maior jogador da história do Camarões, o “próximo grande craque do futebol mundial”.
  • Outro elogio veio do companheiro Erling Haaland que disse que o atacante era “muito melhor” do que ele aos 15 anos de idade.
  • Tamanha é a precocidade de Moukoko que o Borussia Dortmund montou um esquema especial para protegê-lo das armadilhas da cobertura midiática e da desnecessária pressão sobre um adolescente. O atacante foi até tirado das seleções de base da Alemanha para estar menos nos holofotes.

Depois de conhecer a história de Youssufa Moukoko, que tal conferir outros conteúdos sobre o esporte? Acesse:

*Última atualização em 22 de dezembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin