A Copa do Mundo é considerada o maior evento do futebol mundial. A competição acontece de quatro em quatro anos desde 1930 e conta já com 22 edições.
Apesar da seleção brasileira não ganhar o torneio desde 2002, o país segue ainda como o maior vencedor com cinco conquistas. Além disso, o país já foi sede da Copa do Mundo em duas oportunidades: 1950 e 2014.
Conheça todas as sedes da Copa do Mundo de futebol masculino
Copa do Mundo de 1930 – Uruguai
A primeira Copa do Mundo aconteceu aqui na América do Sul, no Uruguai. Na ocasião, os jogos ocorreram somente em uma única cidade: Montevidéu, com partidas no estádio Centenário, Pocitos e Parque Central.
Na decisão, os anfitriões bateram a Argentina pelo placar de 4 x 2 e levaram a primeira Copa do Mundo da história. Devido à distância da Europa, vieram somente quatro seleções do Velho Continente: Bélgica, Romênia, Iugoslávia e França.
Copa do Mundo de 1934 – Itália
Diferentemente da primeira Copa do Mundo que contou apenas com 13 seleções, a da Itália de 1934 teve 16 países participantes. Além disso, os jogos aconteceram em oito cidades italianas.
O Uruguai fez boicote assim como muitos Europeus em 30 e não foram defender o título. Na decisão, os italianos bateram a Tchecoslováquia por 2 x 1 e levaram a Copa pela primeira vez.
Copa do Mundo de 1938 – França
Em mais uma oportunidade, o continente europeu recebeu a Copa do Mundo de seleções. Foi o melhor resultado da seleção brasileira até então, já que o país havia perdido no primeiro jogo em 30 para a Iugoslávia e em 34 para a Espanha.
Na França, o Brasil terminou na terceira colocação e teve Leônidas da Silva como artilheiro do torneio com sete gols marcados. Mais uma vez, a Itália venceu a Copa e tornou-se a primeira seleção bicampeã do mundo.
Copas de 1942 e 1946 – As Copas que o mundo perdeu
Devido à Segunda Guerra Mundial, tornou-se inviável haver um torneio de Copa do Mundo. Dessa forma, as Copas de 1942 e de 1946 foram canceladas. Brasil, Argentina e Alemanha chegaram a figurar como sede da competição em 42.
Copa do Mundo de 1950 – Brasil
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltou a ser disputada na América do Sul depois de 20 anos da primeira competição. O Brasil não conseguiu repetir o feito de Uruguai e Itália que foram campeãs sem seu próprio território.
Na decisão, com um Maracanã cheio de quase 200 mil torcedores, a seleção perdeu a partida por 2 x 1 para o Uruguai que chegou a seu bicampeonato, igualando o feito da Itália em 1934 e 1938. O episódio ficou conhecido como Maracanazo.
Copa do Mundo de 1954 – Suíça
Depois de 50, a Copa do Mundo retornou mais uma vez para o continente europeu. Dessa vez, a Suíça foi a sede do torneio, recebendo 16 seleções e com as partidas espalhadas em seis cidades: Berna, Basileia, Genebra, Lugano, Lausanne e Zurique.
A Alemanha Ocidental bateu a fortíssima Hungria de Puskás na grande decisão por 3 x 2. O grande feito alemão ficou conhecido como: “Milagre de Berna”.
Copa do Mundo de 1958 – Suécia
A Copa conhecida como a primeira do Rei Pelé. O garoto de apenas 17 anos foi a grande surpresa daquela Copa, mas o verdadeiro craque acabou sendo Didi. O Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo, oito anos depois do pesadelo vivido no Maracanã.
A Suécia foi quem recebeu a competição e chegou até a final para ser batida pelo Brasil pelo placar de 5 x 2. O francês Just Fontaine terminou como artilheiro com 13 gols, até hoje um feito jamais repetido por nenhum outro jogador, chegar a esse número em somente uma só edição de Copa.
Copa do Mundo de 1962 – Chile
12 anos depois da Copa do Mundo no Brasil, ela retornou para América do Sul para ser disputada no Chile. O torneio teve Garrinha como grande estrela, que terminou a competição com quatro gols ao lado de Vavá, Ivanov da União Soviética e Sánchez do Chile.
Na decisão, o Brasil bateu a Tchecoslováquia na grande decisão pelo placar de 3 x 1 e chegou ao bicampeonato, igualando em títulos a Itália e também o Uruguai. Em 1958, o capitão Bellini levantou a taça acima da cabeça pela primeira vez e em 62, o gesto foi repetido novamente, dessa vez por Mauro.
Copa do Mundo de 1966 – Inglaterra
A Competição pela primeira vez aconteceu na casa dos inventores do futebol, a Inglaterra. Além disso, foram os próprios ingleses quem levantaram o título de campeão pela primeira e única vez na história.
Na grande final, bateram a Alemanha Ocidental pelo placar de 4 x 2. O gol marcado por Hurst foi irregular, a bola bateu no travessão e tocou no chão antes da linha do gol. O lance está entre os mais polêmicos da história, depois de ter sido validado pelo árbitro.
Copa do Mundo de 1970 – México
Pela primeira vez a Copa do Mundo vai para a América do Norte, depois de europeus e sul-americanos sempre receberam o evento. O campeão foi o Brasil que se tornou o primeiro tricampeão do mundo.
A equipe era formada por verdadeiros craques como Pelé, Gerson, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto e tantos outros. Na final, o Brasil bateu a Itália por 4 x 1. Depois do título, a seleção só viria ser campeã novamente 24 anos depois, em 1994, nos Estados Unidos.
Copa do Mundo de 1974 – Alemanha
Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo acontecia na Alemanha e também foi a primeira vez que os jogadores jogavam com números no calção. Na grande decisão, os donos da casa bateram uma das melhores seleções de todos os tempos: a da Holanda de Johan Cruyff.
Mesmo saindo atrás no placar, os alemães empataram e chegaram a virada por 2 x 1 e se tornaram bicampeões do mundo. O Brasil acabou ficando pelo caminho na semifinal quando foi batida pela Holanda e seu Futebol Total.
Copa do Mundo de 1978 – Argentina
Em meio a uma ditadura, a Argentina recebeu o maior torneio do mundo. Assim como Uruguai, Itália, Inglaterra e Alemanha, os Hermanos levaram a competição dentro de sua casa.
Com jogos disputados em cinco cidades, a Argentina bateu a Holanda, que mais uma vez ficou com o vice-campeonato, na final por 3 x 1. Mario Kemps foi o grande cara da Copa e terminou a competição com seis gols marcados.
Copa do Mundo de 1982 – Espanha
Pela primeira vez, a Copa do Mundo saiu de 16 para 24 seleções. A Espanha foi quem recebeu o evento e 14 cidades aconteceram as partidas. O italiano Paolo Rossi terminou como artilheiro com seis gols.
Além disso, o atacante marcou três vezes na classificação italiana contra uma das maiores seleções brasileiras da história por 3 x 2. Na final, os italianos bateram os alemães e igualaram em títulos com o Brasil, com três.
Copa do Mundo de 1986 – México
Pela segunda vez na história, o México recebeu a Copa do Mundo de futebol. Da mesma maneira que em 1970, um sul-americano levou. Contudo, dessa vez, não foi o Brasil, mas sim, a Argentina de Maradona.
Para muitos, a competição foi vencida de maneira “sozinha” pelo craque argentino. Pelas quartas de finais contra a Inglaterra, o camisa 10 fez o gol mais bonito da história dos mundiais e também o mais polêmico, o famoso gol de mão.
Copa do Mundo de 1990 – Itália
Mais uma vez os italianos recebiam a Copa. Da primeira vez, em 1934, haviam vencido e figuravam dentre os favoritos para levar o torneio em casa. Contudo, os alemães estragaram a festa.
Da mesma maneira que em 1986, a decisão foi entre Alemanha Ocidental x Argentina. Entretanto, dessa vez, foram os alemães que levaram a melhor e conquistaram a Copa do Mundo pela terceira vez, igualando com Itália e Brasil em títulos.
Copa do Mundo de 1994 – Estados Unidos
Foi a primeira Copa nos Estados Unidos que prepararam uma grande festa. Dentro de campo, caíram fora da competição nas oitavas de finais para o Brasil, em 4 de julho, data comemorativa da Independência do país.
Depois de 24 anos, finalmente o Brasil acordou de um sono profundo. A seleção liderada pela dupla Romário e Bebeto derrotou a Itália nos pênaltis e soltou o grito de tetracampeão. Roberto Baggio perdeu a última cobrança e ficou conhecido como “o homem que morreu em pé”.
Copa do Mundo 1998 – França
Depois de 60 anos da Copa do Mundo de 1938, o torneio voltou novamente para a França. O país nunca havia vencido uma Copa anteriormente e não faltou grandes jogadores pelo caminho.
Na segunda Copa do Mundo de Ronaldo, dessa vez como principal craque e titular, a seleção foi batida pelos franceses por 3 x 0 no placar no Stade de France, em Paris. Zidane marcara duas vezes de cabeça e Petit acabava o sonho do penta.
Copa do Mundo 2002 – Coreia do Sul e Japão
Foi a primeira vez que o maior torneio de futebol chegou ao continente asiático e também foi o primeiro momento em que a Copa do Mundo aconteceu em dois países. Além disso, a competição também teve a participação de quatro estreantes: China, Equador, Eslovênia e Senegal.
Dentro de campo, o Brasil de Felipão chegou forte e a seleção chegou a sua terceira final consecutiva, igualando o feito da Alemanha Ocidental que fez final em 1982, 1986 e 1990. Ronaldo brilhou com dois gols na final e o Brasil enfim levou o pentacampeonato.
Copa do Mundo 2006 – Alemanha
Com a Copa do Mundo dentro de casa, a Alemanha tentou repetir o grande feito da conquista em 1974, de quando venceu a competição dentro de casa. Contudo, não foi isso o que aconteceu.
A Itália foi quem levou a melhor e bateu a França de Zidane na final. O craque que, assim como a equipe francesa, havia feito uma primeira fase sem muito brilho. A partir do mata-mata começou a jogar bola, passou por cima de Espanha, Brasil, Portugal e só parou na Itália.
Copa do Mundo 2010 – África do Sul
Depois de Copas do Mundo na América do Sul, Europa, América do Norte e Ásia, o torneio chegou pela primeira vez ao continente sul-africano. Desde a França em 1998 que a competição não tinha um campeão inédito, até a Espanha levar.
Em meio as vuvuzelas, os espanhóis bateram a Holanda na decisão com gol de Iniesta. Os holandeses acumulariam três vice-campeonatos em Copas do Mundo com a derrota. O Brasil? foi derrotado pela própria Holanda nas quartas de finais.
Copa do Mundo 2014 – Brasil
Pela segunda vez, o Brasil recebia a Copa do Mundo, seria a oportunidade perfeita de espantar o fantasma de 1950 e vencer o torneio pela primeira vez dentro do país. Contudo, a seleção não só perdeu o título, como também passou pelo maior vexame de sua história: perdeu de 7 x 1 para a Alemanha na semifinal.
Os alemães então, bateram a Argentina de Messi no Maracanã. Foi a terceira final da história entre alemães e argentinas e pela segunda vez os europeus levaram a melhor. O tetra veio 24 anos depois do título na Itália em 1990.
Copa do Mundo 2018 – Rússia
A Rússia recebia pela primeira vez a competição em sua história, os donos da casa fizeram até um excelente resultado, parando somente nas quartas de final. Os franceses venceram o torneio pela segunda vez em sua história batendo a Croácia na decisão.
O jovem Mbappé se igualou ao Rei Pelé ao fazer dois gols na final com menos de 20 anos. A França fez a fila andar novamente depois de 20 anos de 1998. O inglês Harry Kane terminou como artilheiro da Copa com seis gols marcados.
Copa do Mundo 2022 – Catar
Muito se discutia a respeito do argentino Lionel Messi, se um dia entraria para a prateleira dos grandes jogadores de futebol com Copa do Mundo. Em 2022, depois de uma derrota dura para a Arábia Saudita, os argentinos souberam se reinventar e chegaram novamente a uma final depois de 2014.
Na grande decisão, bateram os atuais campeões, a França, naquele que é considerada a maior final da história das Copas do Mundo. A partida terminou em 3 x 3, mas Argentina terminou levando a melhor naquele que foi a terceira disputa de pênaltis da história em finais de Copa do Mundo.
Copa do Mundo 2026 – EUA, México e Canadá
A próxima edição de Copa do Mundo vai acontecer em três sedes diferentes pela primeira vez na história. Além disso, vai contar também com 48 seleções.
Copa do Mundo 2030 – Uruguai, Argentina, Paraguai, Marrocos, Espanha e Portugal
A FIFA definiu que a Copa do Mundo de 2030 vai acontecer em cinco sedes e também em três continentes diferentes: Europa, América do Sul e África. Ficou definido que os jogos de abertura acontecem na América do Sul, para comemorar os 100 anos da Copa do Mundo que aconteceu no Uruguai.
Além disso, também haverá jogos da primeira rodada na Argentina e no Paraguai. Em seguida, as demais partidas vão acontecer do outro lado do Atlântico em Portugal, Espanha e Marrocos.
Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.