A Copa do Mundo é considerada o maior evento do futebol mundial. A competição acontece de quatro em quatro anos desde 1930 e conta já com 22 edições.

Apesar da seleção brasileira não ganhar o torneio desde 2002, o país segue ainda como o maior vencedor com cinco conquistas. Além disso, o país já foi sede da Copa do Mundo em duas oportunidades: 1950 e 2014.

Conheça todas as sedes da Copa do Mundo de futebol masculino

Copa do Mundo de 1930 – Uruguai

A primeira Copa do Mundo aconteceu aqui na América do Sul, no Uruguai. Na ocasião, os jogos ocorreram somente em uma única cidade: Montevidéu,  com partidas no estádio Centenário, Pocitos e Parque Central.

Na decisão, os anfitriões bateram a Argentina pelo placar de 4 x 2 e levaram a primeira Copa do Mundo da história. Devido à distância da Europa, vieram somente quatro seleções do Velho Continente: Bélgica, Romênia, Iugoslávia e França.

Todas as sedes da Copa do Mundo de futebol
Uruguai campeão mundial em 1930. Foto: FIFA

Copa do Mundo de 1934 – Itália

Diferentemente da primeira Copa do Mundo que contou apenas com 13 seleções, a da Itália de 1934 teve 16 países participantes. Além disso, os jogos aconteceram em oito cidades italianas.

O Uruguai fez boicote assim como muitos Europeus em 30 e não foram defender o título. Na decisão, os italianos bateram a Tchecoslováquia por 2 x 1 e levaram a Copa pela primeira vez.

Copa do Mundo de 1938 – França

Em mais uma oportunidade, o continente europeu recebeu a Copa do Mundo de seleções. Foi o melhor resultado da seleção brasileira até então, já que o país havia perdido no primeiro jogo em 30 para a Iugoslávia e em 34 para a Espanha.

Na França, o Brasil terminou na terceira colocação e teve Leônidas da Silva como artilheiro do torneio com sete gols marcados. Mais uma vez, a Itália venceu a Copa e tornou-se a primeira seleção bicampeã do mundo.

Copas de 1942 e 1946 – As Copas que o mundo perdeu

Devido à Segunda Guerra Mundial, tornou-se inviável haver um torneio de Copa do Mundo. Dessa forma, as Copas de 1942 e de 1946 foram canceladas. Brasil, Argentina e Alemanha chegaram a figurar como sede da competição em 42.

Copa do Mundo de 1950 – Brasil

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltou a ser disputada na América do Sul depois de 20 anos da primeira competição. O Brasil não conseguiu repetir o feito de Uruguai e Itália que foram campeãs sem seu próprio território.

Na decisão, com um Maracanã cheio de quase 200 mil torcedores, a seleção perdeu a partida por 2 x 1 para o Uruguai que chegou a seu bicampeonato, igualando o feito da Itália em 1934 e 1938. O episódio ficou conhecido como Maracanazo.

Copa do Mundo de 1954 – Suíça

Depois de 50, a Copa do Mundo retornou mais uma vez para o continente europeu. Dessa vez, a Suíça foi a sede do torneio, recebendo 16 seleções e com as partidas espalhadas em seis cidades: Berna, Basileia, Genebra, Lugano, Lausanne e Zurique.

A Alemanha Ocidental bateu a fortíssima Hungria de Puskás na grande decisão por 3 x 2. O grande feito alemão ficou conhecido como: “Milagre de Berna”.

Copa do Mundo de 1958 – Suécia

A Copa conhecida como a primeira do Rei Pelé. O garoto de apenas 17 anos foi a grande surpresa daquela Copa, mas o verdadeiro craque acabou sendo Didi. O Brasil conquistou sua primeira Copa do Mundo, oito anos depois do pesadelo vivido no Maracanã.

A Suécia foi quem recebeu a competição e chegou até a final para ser batida pelo Brasil pelo placar de 5 x 2. O francês Just Fontaine terminou como artilheiro com 13 gols, até hoje um feito jamais repetido por nenhum outro jogador, chegar a esse número em somente uma só edição de Copa.

Copa do Mundo de 1962 – Chile

12 anos depois da Copa do Mundo no Brasil, ela retornou para América do Sul para ser disputada no Chile. O torneio teve Garrinha como grande estrela, que terminou a competição com quatro gols ao lado de Vavá, Ivanov da União Soviética e Sánchez do Chile.

Na decisão, o Brasil bateu a Tchecoslováquia na grande decisão pelo placar de 3 x 1 e chegou ao bicampeonato, igualando em títulos a Itália e também o Uruguai. Em 1958, o capitão Bellini levantou a taça acima da cabeça pela primeira vez e em 62, o gesto foi repetido novamente, dessa vez por Mauro.

Copa do Mundo de 1966 – Inglaterra

A Competição pela primeira vez aconteceu na casa dos inventores do futebol, a Inglaterra. Além disso, foram os próprios ingleses quem levantaram o título de campeão pela primeira e única vez na história.

Na grande final, bateram a Alemanha Ocidental pelo placar de 4 x 2. O gol marcado por Hurst foi irregular, a bola bateu no travessão e tocou no chão antes da linha do gol. O lance está entre os mais polêmicos da história, depois de ter sido validado pelo árbitro.

Copa do Mundo de 1970 – México

Pela primeira vez a Copa do Mundo vai para a América do Norte, depois de europeus e sul-americanos sempre receberam o evento. O campeão foi o Brasil que se tornou o primeiro tricampeão do mundo.

A equipe era formada por verdadeiros craques como Pelé, Gerson, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto e tantos outros. Na final, o Brasil bateu a Itália por 4 x 1. Depois do título, a seleção só viria ser campeã novamente 24 anos depois, em 1994, nos Estados Unidos.

Copa do Mundo de 1974 – Alemanha

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo acontecia na Alemanha e também foi a primeira vez que os jogadores jogavam com números no calção. Na grande decisão, os donos da casa bateram uma das melhores seleções de todos os tempos: a da Holanda de Johan Cruyff.

Mesmo saindo atrás no placar, os alemães empataram e chegaram a virada por 2 x 1 e se tornaram bicampeões do mundo. O Brasil acabou ficando pelo caminho na semifinal quando foi batida pela Holanda e seu Futebol Total.

Copa do Mundo de 1978 – Argentina

Em meio a uma ditadura, a Argentina recebeu o maior torneio do mundo. Assim como Uruguai, Itália, Inglaterra e Alemanha, os Hermanos levaram a competição dentro de sua casa.

Com jogos disputados em cinco cidades, a Argentina bateu a Holanda, que mais uma vez ficou com o vice-campeonato, na final por 3 x 1. Mario Kemps foi o grande cara da Copa e terminou a competição com seis gols marcados.

Copa do Mundo de 1982 – Espanha

Pela primeira vez,  a Copa do Mundo saiu de 16 para 24 seleções. A Espanha foi quem recebeu o evento e 14 cidades aconteceram as partidas. O italiano Paolo Rossi terminou como artilheiro com seis gols.

Além disso, o atacante marcou três vezes na classificação italiana contra uma das maiores seleções brasileiras da história por 3 x 2. Na final, os italianos bateram os alemães e igualaram em títulos com o Brasil, com três.

Copa do Mundo de 1986 – México

Pela segunda vez na história, o México recebeu a Copa do Mundo de futebol. Da mesma maneira que em 1970, um sul-americano levou. Contudo, dessa vez, não foi o Brasil, mas sim, a Argentina de Maradona.

Para muitos, a competição foi vencida de maneira “sozinha” pelo craque argentino. Pelas quartas de finais contra a Inglaterra, o camisa 10 fez o gol mais bonito da história dos mundiais e também o mais polêmico, o famoso gol de mão.

Copa do Mundo de 1990 – Itália

Mais uma vez os italianos recebiam a Copa. Da primeira vez, em 1934, haviam vencido e figuravam dentre os favoritos para levar o torneio em casa. Contudo, os alemães estragaram a festa.

Da mesma maneira que em 1986, a decisão foi entre Alemanha Ocidental x Argentina. Entretanto, dessa vez, foram os alemães que levaram a melhor e conquistaram a Copa do Mundo pela terceira vez, igualando com Itália e Brasil em títulos.

Copa do Mundo de 1994 – Estados Unidos

Foi a primeira Copa nos Estados Unidos que prepararam uma grande festa. Dentro de campo, caíram fora da competição nas oitavas de finais para o Brasil, em 4 de julho, data comemorativa da Independência do país.

Depois de 24 anos, finalmente o Brasil acordou de um sono profundo. A seleção liderada pela dupla Romário e Bebeto derrotou a Itália nos pênaltis e soltou o grito de tetracampeão. Roberto Baggio perdeu a última cobrança e ficou conhecido como “o homem que morreu em pé”.

Copa do Mundo 1998 – França

Depois de 60 anos da Copa do Mundo de 1938, o torneio voltou novamente para a França. O país nunca havia vencido uma Copa anteriormente e não faltou grandes jogadores pelo caminho.

Na segunda Copa do Mundo de Ronaldo, dessa vez como principal craque e titular, a seleção foi batida pelos franceses por 3 x 0 no placar no Stade de France, em Paris. Zidane marcara duas vezes de cabeça e Petit acabava o sonho do penta.

Copa do Mundo 2002 – Coreia do Sul e Japão

Foi a primeira vez que o maior torneio de futebol chegou ao continente asiático e também foi o primeiro momento em que a Copa do Mundo aconteceu em dois países. Além disso, a competição também teve a participação de quatro estreantes: China, Equador, Eslovênia e Senegal.

Dentro de campo, o Brasil de Felipão chegou forte e a seleção chegou a sua terceira final consecutiva, igualando o feito da Alemanha Ocidental que fez final em 1982, 1986 e 1990. Ronaldo brilhou com dois gols na final e o Brasil enfim levou o pentacampeonato.

Copa do Mundo 2006 – Alemanha

Com a Copa do Mundo dentro de casa, a Alemanha tentou repetir o grande feito da conquista em 1974, de quando venceu a competição dentro de casa. Contudo, não foi isso o que aconteceu.

A Itália foi quem levou a melhor e bateu a França de Zidane na final. O craque que, assim como a equipe francesa, havia feito uma primeira fase sem muito brilho. A partir do mata-mata começou a jogar bola, passou por cima de Espanha, Brasil, Portugal e só parou na Itália.

Copa do Mundo 2010 – África do Sul

Depois de Copas do Mundo na América do Sul, Europa, América do Norte e Ásia, o torneio chegou pela primeira vez ao continente sul-africano. Desde a França em 1998 que a competição não tinha um campeão inédito, até a Espanha levar.

Em meio as vuvuzelas, os espanhóis bateram a Holanda na decisão com gol de Iniesta. Os holandeses acumulariam três vice-campeonatos em Copas do Mundo com a derrota. O Brasil? foi derrotado pela própria Holanda nas quartas de finais.

Copa do Mundo 2014 – Brasil

Pela segunda vez, o Brasil recebia a Copa do Mundo, seria a oportunidade perfeita de espantar o fantasma de 1950 e vencer o torneio pela primeira vez dentro do país. Contudo, a seleção não só perdeu o título, como também passou pelo maior vexame de sua história: perdeu de 7 x 1 para a Alemanha na semifinal.

Os alemães então, bateram a Argentina de Messi no Maracanã. Foi a terceira final da história entre alemães e argentinas e pela segunda vez os europeus levaram a melhor. O tetra veio 24 anos depois do título na Itália em 1990.

Copa do Mundo 2018 – Rússia

A Rússia recebia pela primeira vez a competição em sua história, os donos da casa fizeram até um excelente resultado, parando somente nas quartas de final. Os franceses venceram o torneio pela segunda vez em sua história batendo a Croácia na decisão.

O jovem Mbappé se igualou ao Rei Pelé ao fazer dois gols na final com menos de 20 anos. A França fez a fila andar novamente depois de 20 anos de 1998. O inglês Harry Kane terminou como artilheiro da Copa com seis gols marcados.

 Copa do Mundo 2022 – Catar

Muito se discutia a respeito do argentino Lionel Messi, se um dia entraria para a prateleira dos grandes jogadores de futebol com Copa do Mundo. Em 2022, depois de uma derrota dura para a Arábia Saudita, os argentinos souberam se reinventar e chegaram novamente a uma final depois de 2014.

Na grande decisão, bateram os atuais campeões, a França, naquele que é considerada a  maior final da história das Copas do Mundo. A partida terminou em 3 x 3, mas Argentina terminou levando a melhor naquele que foi a terceira disputa de pênaltis da história em finais de Copa do Mundo.

Copa do Mundo 2026 – EUA, México e Canadá

A próxima edição de Copa do Mundo vai acontecer em três sedes diferentes pela primeira vez na história. Além disso, vai contar também com 48 seleções.

Copa do Mundo 2030 – Espanha, Marrocos e Portugal

A FIFA definiu que a Copa do Mundo de 2030 vai acontecer em três sedes em três sedes: Espannha, Marrocos e Portugal. Mas, em homenagem ao centenário da primeira edição, haverá três partidas inaugurais na Argentina, Paraguai e Uruguai.

Copa do Mundo 2034 – Arábia Saudita

Por fim, a sede do Mundial de 2034 já foi definido e será na Arábia Saudita. É a segunda vez que o torneio vai para o Oriente Médio.

Agora que já conhece todas as sedes da Copa do Mundo, continue no mundo do futebol e veja mais de nossos conteúdos: