A história do RB Bragantino, também chamado de Massa Bruta, começa antes da fusão de dois clubes, mas suas glórias se estendem tanto antes quanto depois dessa união. O Bragantino original, fundado em 1928, já conquistou títulos importantes, incluindo a Série B do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Em 2019, ocorreu a fusão com o Red Bull Brasil, formando o RB Bragantino, que trouxe novas perspectivas e investimentos para a equipe. Desde então, o clube tem se destacado no cenário nacional, conquistando a Série B em 2019 e se firmando na Série A do Campeonato Brasileiro.
O RB Bragantino se destaca não apenas pelos títulos, mas também pela filosofia de jogo e pela formação de novos talentos, sempre buscando um lugar de destaque no futebol brasileiro. Conheça mais sobre essa trajetória cheia de conquistas e desafios.
Ver essa foto no Instagram
Início e história do RB Bragantino
O RB Bragantino, anteriormente chamado apenas de Bragantino, foi fundado em 8 de janeiro de 1928. Mas, em 2019, passou a ser administrado pela empresa Red Bull. Mudando, também, suas cores iniciais.
Antes da mudança, o RB Bragantino conquistou um Campeonato Paulista, em 1990. Naquela edição, o Massa Bruta teve o Novorizontino como adversário na grande decisão. Também vale destacar que, nos anos de 1965 e 1988, a equipe venceu o Campeonato Paulista A2.
Em títulos nacionais, o RB Bragantino venceu a Série B do Campeonato Brasileiro em 1989. Na final, o adversário foi o São José e a equipe venceu os dois jogos, por 1 x 0 e 2 x 1. Além de ter também uma Série C, em 2007. O título veio após o Massa Bruta terminar na liderança da fase final da competição.
Em 2019, o Bragantino foi campeão da Série B novamente. Já na fase de pontos corridos, a equipe terminou na ponta da competição, com 75 pontos conquistados, sete a mais que o Sport, que ficou com a 2ª posição na tabela.
Apesar de não ter títulos internacionais, o Massa Bruta teve algumas experiências nessas competições. A única vez que disputou a Libertadores foi em 2022. No entanto, não passou da fase de grupos. Já que foi o quarto colocado no Grupo C, com apenas cinco pontos.
Na Copa Sul-Americana, a equipe de Bragança Paulista fez melhores campanhas. Em 2021, chegou à grande final. Mas foi derrotado pelo Athletico-PR, por 1 x 0. Já em 2023 foi eliminado pelo América-MG, nos pênaltis, nas oitavas de final.
Estádio
O RB Bragantino manda seus jogos no Estádio Nabi Abi Chedid, popularmente conhecido como “Nabizão”. Localizado em Bragança Paulista, o estádio foi inaugurado em 1949 e passou por diversas reformas ao longo dos anos para se modernizar e atender às exigências das competições.
Atualmente, o Bragantão tem capacidade para cerca de 30 mil torcedores e oferece uma boa infraestrutura, com áreas para a torcida, vestiários e outros espaços que garantem conforto durante os jogos.
O ambiente é sempre vibrante, especialmente nas partidas decisivas, onde a torcida da Massa Bruta faz a festa e apoia o time incondicionalmente. O estádio também é um local histórico para o clube, sendo testemunha de muitos momentos importantes da sua trajetória.
Principais ídolos
Paulinho
Atuou em apenas 45 partidas pelo Massa Bruta, em 2009, mas marcou 14 gols. Assim, participou das campanhas da equipe na Série B do Brasileirão daquele ano e no Campeonato Paulista do ano seguinte.
Mauro Silva
Sua passagem pelo RB Bragantino teve início em 1989 e, no ano seguinte, conquistou o Campeonato Paulista e foi vice no Brasileiro de 1991.
Hélio Burini
Chegou ao Massa Bruta em 1964, e foi um dos responsáveis pela conquista do Campeonato Paulista em 1965. O jogador fez o gol do jogo de ida da decisão, quando a equipe venceu o Barretos, por 1 x 0.
Autor do gol da vitória sobre o Barretos, no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista de 65, Hélio Burini nos deixou nesta sexta-feira 😢. O Red Bull Bragantino presta sua homenagem ao eterno ídolo da torcida #MassaBruta e deseja força aos familiares e amigos do ex-jogador. pic.twitter.com/hc6kZHES19
— Red Bull Bragantino (@RedBullBraga) February 5, 2021
Wilsinho Acedo
Começou sua carreira como profissional no Bragantino, em 1964. E se tornou ídolo no ano seguinte, ao ser campeão da divisão de acesso do futebol paulista, além do artilheiro da equipe e vice-artilheiro da competição.
Gil Baiano
Fez parte da equipe vencedora dos anos 90, sendo campeão paulista e vice-campeão no Brasileiro. Sua primeira passagem foi até 1993, mas retornou ao clube outras duas vezes, em 1999 e 2002.
Títulos (pós-fusão)
- Campeonato Brasileiro Série B: 1 (2019)
- Campeonato Paulista do Interior: 1 (2020)
Artilheiros
- Lincom – 73 gols
- Ytalo – 58 gols
- Artur – 38 gols
- Claudinho – 31 gols
- Léo Jaime – 27 gols
Veja mais sobre outros times do futebol brasileiro:
- Tudo sobre o Goiás [2024]: história, títulos e ídolos
- Santos [2024]: história, títulos e ídolos
- Tudo sobre o Coritiba [2024]: história, títulos e ídolos
Repórter da Web Rádio Bate Fundo Esportivo, que conta com mais de 700 mil inscritos no YouTube. Com experiência em veículos como Futebol na Veia, SPFC 24 Horas, PL Brasil e Minha Torcida. Colabora com Lakers Brasil e Esportelândia desde 2023.