Tudo sobre o ranking da FIFA: como funciona, quais são as pontuações e a classificação das melhores seleções masculinas e femininas

A Seleção Brasileira de Futebol, pentacampeã mundial, é a melhor do mundo, certo? Pelo ranking da FIFA, nem sempre.

Dinâmico e um tanto complexo, o ranking de seleções da entidade que regulariza o futebol do planeta mudou recentemente os seus métodos. Baseando-se no xadrez, ele espera ser agora mais justo e conectado com a realidade e com o momento das equipes nacionais.

No texto a seguir, vamos explicar como funciona o ranking da FIFA e suas pontuações. Vamos também listar as seleções melhor classificadas, tanto no futebol masculino quanto no feminino.

Ranking de Seleções da FIFA

Ranking de Seleções Masculinas

  1. Bélgica
  2. França
  3. Brasil
  4. Inglaterra
  5. Portugal
  6. Espanha
  7. Uruguai
  8. Argentina
  9. Croácia
  10. Colômbia
  11. México
  12. Itália
  13. Dinamarca
  14. Alemanha
  15. Holanda
  16. Suíça
  17. Chile
  18. Polônia
  19. Suécia
  20. País de Gales

Ranking de Seleções Femininas

  1. Estados Unidos
  2. Alemanha
  3. França
  4. Holanda
  5. Suécia
  6. Inglaterra
  7. Austrália
  8. Brasil
  9. Canadá
  10. Coreia do Norte
  11. Japão
  12. Noruega
  13. Espanha
  14. Itália
  15. China
  16. Dinamarca
  17. Bélgica
  18. Coreia do Sul
  19. Islândia
  20. Suíça

O que é o ranking da FIFA?

O ranking da FIFA é a lista que indica quais são as melhores seleções nacionais do mundo em termos de resultados recentes. Por isso, é atualizada ao fim das chamadas “datas FIFA”, espaços no calendário do futebol mundial reservados à jogos oficiais entre seleções, sejam eles amistosos ou torneios, como a Copa América ou a Copa do Mundo.

Como funciona o ranking da Fifa

Foto da comemoração dos EUA pelo título da Copa do Mundo de 2019
(Reuters/Bernadett Szabo)

O ranking da FIFA funciona atribuindo pontos aos resultados das seleções em partidas oficiais, que podem ser amistosos ou jogos competitivos, de torneios ou eliminatórias.

Em 2018, a entidade estabeleceu um novo modelo para a lista, baseado no método de ranqueamento dos enxadristas, chamado “ELO”. Como, no entanto, futebol não é xadrez, ele foi adaptado a partir um algoritmo para as especificidades da bola, chamado “SUM”.

Esse algoritmo coloca nos cálculos diversos fatores, como a importância de uma partida, a classificação do ranking dos times que se enfrentam e até a ocasião, isto é, se o jogo é um amistoso, se é válido por um torneio, por eliminatórias, enfim.

Ainda assim, por mais complicado que pareça ser, o ranking da FIFA teve uma mudança de fato significativa. Antes, as seleções eram listadas a partir da média de pontos que somavam.

Quem sabe de médias sabe que por vezes elas não mostram exatamente a realidade. Um time, por exemplo, que jogar três partidas e vencer as três tem uma média melhor do que um que joga 20 e vence 15.

Outro problema criticado no modelo anterior era a difícil situação das equipes dos países sede da Copa, que não jogam as eliminatórias, além da supervalorização de federações mais tradicionais como a da Europa e a da América do Sul.

Por isso, o ranking agora adiciona ou subtrai pontos a partir de cada resultado dentro de de mais ou menos um mês, no caso equivalente à atualização periódica das posições e pontuações. No site da FIFA, você pode conferir o histórico mensal da lista.

De uma maneira um pouco mais específica, o cálculo soma a pontuação de uma seleção antes do jogo com o resultado da multiplicação da importância do jogo com um coeficiente que dita a dificuldade do confronto. Você pode entender a aplicação da fórmula aqui.

Vá além do Futebol:

Pontuação do ranking da Fifa

Títulos do Brasil na Copa América

São dois valores importantes para a pontuação do ranking da FIFA, a pontuação de resultado e a importância do jogo. Ambos entram no cálculo como o coeficiente a ser somado (ou subtraído, se der negativo) na pontuação anterior da seleção.

Nos resultados, você consegue decorar fácil:

  • Vitória: 1 ponto
  • Empate: 0,5 ponto
  • Derrota: Nenhum ponto, obviamente

Quando há disputa de pênaltis a lógica muda um pouco. Ambos ganham pontos de empate e o time vitorioso sai com mais “meia vitória”.

  • Vitória nos pênaltis: 0,75 ponto
  • Derrota nos pênaltis: 0,5 ponto

Quanto à importância da partida, ela considera, como falamos, a ocasião. Isso quer dizer que quanto maior o prestígio e competitividade da partida, maior os pontos que valem.

Tipo de partida Pontos
Amistosos fora da Data FIFA 5 pontos
Amistosos Data FIFA 10 pontos
Fase de grupos da Liga das Nações 15 pontos
Playoffs e finais da Liga das Nações 25 pontos
Eliminatórias de Copa do Mundo ou Copas continentais (Eurocopa, Copa Africana de Nações, Copa da Ásia) 25 pontos
Copas continentais até as quartas de final 35 pontos
Copas continentais a partir das quartas e Copa das Confederações (inteira) 40 pontos
Copa do Mundo até as quartas de final 50 pontos
Copa do Mundo a partir das quartas de final 60 pontos

O ranking da FIFA e os cabeças de chave da Copa do Mundo

Camisa da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018

O ranking da FIFA tem uma importância maior do que estabelecer qual a melhor seleção do mundo em dado mês. Suas posições, por exemplo, definem alguns critérios burocráticos dentro de ligas nacionais. Mais importante, porém, é a sua influência no sorteio da Copa do Mundo.

O sorteio da Copa do Mundo é bastante comum. Baseia-se em potes e as equipes de cada pote não se enfrentam na fase de grupos. Esses potes são graduados, isto é, o pote 1 conta com as melhores equipes, o 2 com as melhores equipes depois do pote 1 e por aí vai.

Quanto menor o número do seu pote, menores as chances de você enfrentar as melhores seleções do mundo na fase de grupos. E o que estabelece quem vai para cada pote? Isso mesmo, o ranking da FIFA.

Com exceção do país sede do torneio, que tem uma vaga automática no pote 1 — o pote dos cabeças de chave — os demais são definidos pela posição do ranking no mês em que há essa definição. Para a Copa do Mundo de 2018, por exemplo, valeu a lista do mês de setembro.

Depois de entender o ranking da FIFA, aproveite para conferir outros conteúdos sobre futebol:

* Última atualização em 8 de novembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin