Gareth Southgate, Brian Clough, Alf Ramsey e mais: conheça os 5 melhores técnicos da Inglaterra no passado e no presente

Atingimos o último capítulo da série sobre os craques ingleses! Após listar os principais goleiros, defensores, meias e atacantes da terra da rainha, chegou a hora de apresentar os melhores técnicos da Inglaterra.

Na primeira parte do texto, listamos cinco treinadores que estão se destacando na atual temporada da Premier League – independente da nacionalidade.

Já na segunda, aí sim focamos em comandantes nascidos no país como Brian Clough, Alf Ramsey e outras lendas do passado. Lembrando que os nomes estão em ordem alfabética, beleza? Não elencamos do melhor para o pior.

Melhores técnicos da Inglaterra na atualidade

  • Brendan Rodgers
  • Gareth Southgate
  • Jürgen Klopp
  • Nuno Espírito Santo
  • Pep Guardiola

Brendan Rodgers

melhors tecnicos da premier league
Rodgers é um dos melhores técnicos da Inglaterra hoje

Brendan Rodgers sempre se mostrou um técnico à frente de seu tempo, mas ficou negativamente marcado pelo vice-campeonato com o Liverpool em 2013/14. Hoje no Leicester, está mostrando porque merece estar entre os melhores da Premier League.

Se os Foxes estão jogando bonito, ocupando a terceira posição do Campeonato Inglês e quase alcançando a classificação para a próxima Champions, muito disso é “culpa” de Rodgers. Treinador que joga pra frente e não tem medo do adversário.

Gareth Southgate

melhores tecnicos da selecao inglesa
Gareth Southgate é o atual técnico da seleção inglesa

Você provavelmente já ouviu falar frases como esta: “agora a geração inglesa vai vingar”. Não há como negar que o English Team formou ótimos esquadrões desde a conquista da Copa de 1966, mas título que é bom… nada.

Gareth Southgate talvez esteja no caminho certo para acabar com a “zica”. O atual treinador da seleção conseguiu dar um padrão de jogo a equipe e, como resultado, chegou às semifinais do último Mundial. It’s coming home?

Jürgen Klopp

jurgen klopp liverpool
Jürgen Klopp foi o melhor técnico de 2019

Jürgen Klopp foi eleito o melhor treinador do mundo em 2019. Portanto, já era de se esperar que ele aparecesse em nossa lista de melhores técnicos da Inglaterra na atualidade. O alemão conduziu o Liverpool ao sexto título da Champions e vem mais por aí!

Responsável por popularizar o modelo de jogo “gegenpressing”, Klopp restruturou o clube de Merseyside – que estava financeiramente quebrado desde o fim da gestão dos proprietários Tom Hicks e George Gillett.

Nuno Espírito Santo

melhores tecnicos da inglaterra
Espírito Santo é o atual comandante dos Wolves

Se tivéssemos que apontar um técnico “revelação” dos últimos dois anos de Premier League, esse com certeza seria Nuno Espírito Santo. O português – dentre os vários no clube – subiu para a primeira divisão com o Wolverhampton e não apenas permaneceu na liga!

O comandante conseguiu classificar os Lobos para a Europa League logo em sua primeira temporada. E como se não bastasse, o time já está garantido nos playoffs do campeonato. Uma escalada e tanto! Da segunda divisão ao topo da Europa.

Pep Guardiola

pep guardiola tecnico
Pep é um dos melhores técnicos da Inglaterra em atividade

Fechamos a lista com Pep Guardiola, definitivamente um dos melhores técnicos da história do futebol. Após transformar o Barcelona com o modelo “tiki-taka” e empilhar vários troféus com o Bayern de Munique, o espanhol resolveu se mudar para Manchester.

No City, Guardiola aplicou sua filosofia e fez com que o clube se tornasse temido tanto na Inglaterra quanto na Europa. Se destaca por imprimir trocas de passes envolventes e, claro, o jogo apoiado.

Aprenda mais sobre futebol!

Melhores técnicos ingleses da história

  • Alf Ramsey
  • Bob Paisley
  • Bobby Robson
  • Brian Clough
  • Don Revie

Camisas de Futebol

Alf Ramsey

melhores tecnicos da inglaterra alf ramsey
Ramsey treinou a Inglaterra entre 1963 e 1974

Agora iremos te apresentar os melhores técnicos ingleses da história, começando por Alf Ramsey. Ele foi o comandante do English Team entre 1963 e 1974, liderando a seleção ao título inédito da Copa do Mundo de 1966.

Além disso, Ramsey levou os Três Leões ao terceiro lugar da Euro 68 e às quartas de finais da Copa do Mundo de 70. Por clubes, treinou Ipswich Town e Birmingham City – se tornando vencedor do Campeonato Inglês em 62.

Bob Paisley

melhores tecnicos da inglaterra bob paisley
Paisley foi o técnico mais vitorioso da história do Liverpool

Bob Paisley foi o técnico mais vitorioso da história do Liverpool. Pupilo de Bill Shankly, outro eterno comandante dos Reds, o inglês revolucionou a equipe de Merseyside tendo como principais jogadores Kenny Dalglish e Ian Rush.

Se liga na lista de títulos: seis Campeonato Inglês, três Copas da Liga, seis Supercopas da Inglaterra, três Champions League (o primeiro de três treinadores a ter alcançado essa quantia no futebol), uma Europa League e uma Supercopa da UEFA.

Bobby Robson

melhores tecnicos da inglaterra bobby robson
Robson foi um dos melhores técnicos ingleses da história

Continuamos a lista de melhores técnicos da Inglaterra no passado com Bobby Robson. O comandante, além de ter dirigido a seleção inglesa e liderado o English Team às semifinais da Copa do Mundo de 1990, também se destacou por clubes.

Robson acumulou passagens por Fulham, Ipswich Town, PSV, Sporting, Porto, Barcelona e Newcastle em seus 35 anos de carreira. Os troféus de maior calibre foram: Copa da Inglaterra, Europa League, Eredivisie, Copa do Rei e Recopa Europeia.

Brian Clough

brian clough
Clough se destacou por Derby County e Nottingham Forest

Brian Clough foi um dos técnicos ingleses mais icônicos de todos os tempos. Além de ter acumulado glórias com Derby County e Nottingham Forest entre os anos 60 e 80, também ficou marcado pelas entrevistas polêmicas concedidas a rádios e canais de TV.

O inglês adicionou ao currículo dois títulos do Campeonato Inglês, quatro Copas da Liga e o surpreendente bicampeonato da Champions League. Sua história de vida pode ser conferia no filme “Maldito Futebol Clube”.

Don Revie

melhores tecnicos ingleses
Revie treinou o melhor Leeds da história entre 1961 e 1974

Finalizamos a lista de melhores técnicos da Inglaterra de todos os tempos com outra figura folclórica: Don Revie. O treinador foi responsável por liderar a melhor equipe do Leeds United da história entre 1961 e 1974.

Revie venceu dois títulos da primeira divisão, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Community Shield. O comandante também chegou a treinar o English Team entre 1974 e 1977, mas não alcançou resultados satisfatórios.

Confira mais textos:

*Última atualização feita em 25 de maio de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin