Listas são sempre polêmicas, mas a gente adora produzir por aqui. No texto de hoje, elencamos os melhores laterais-esquerdos da Espanha na atualidade e na história.
Na primeira parte, selecionamos oito nomes que se destacaram na temporada 2023-24 da La Liga. Levamos em conta todas as nacionalidades.
Na segunda parte, ranqueamos oito jogadores que podem ser considerados os melhores de sua posição em todos os tempos – aí sim, apenas espanhóis.
Fique livre para concordar ou discordar, tá? A aba de comentários é justamente pra gente trocar uma ideia bacana. Sem mais delongas, bora lá!
Melhores laterais-esquerdos da La Liga na atualidade
- Ferland Mendy
- José Luis Gayà
- Alejandro Balde
- Miguel Gutiérrez
- Fran García
- Alberto Moreno
- Alfonso Pedraza
- Kieran Tierney
Kieran Tierney (8º lugar)
- País: Escócia
- Clube: Real Sociedad
- Idade: 27 anos
Em 27 de agosto de 2023, Tierney ingressou no clube da La Liga, Real Sociedad, por empréstimo de uma temporada. Ele fez sua estreia completa em uma vitória por 5 a 3 sobre o Granada, pela qual foi rotulado de ‘excepcional' pelo chefe da Real Sociedad, Imanol Alguacil.
Tierney seguiu isso com uma performance impressionante contra o Real Madrid em 17 de setembro. Sua temporada foi interrompida por duas lesões no tendão de Aquiles, ocorridas em setembro e janeiro, no entanto, teve destaque enquanto participou das partidas ao longo da La Liga 2023/24.
Alfonso Pedraza (7º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Villarreal
- Idade: 28 anos
O defensor do Villarreal teve momentos muito bons nesta temporada, o que o levou a ser convocado para a Seleção Espanhola.
Alberto Moreno (6º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Villarreal
- Idade: 31 anos
Desde que retornou à sua terra natal, Alberto Moreno recuperou seu bom futebol. Moreno fez parte da equipe rotativa do Villarreal e, quando esteve saudável durante a temporada, foi consistente no lado esquerdo da defesa.
Fran García (5º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Real Madrid
- Idade: 24 anos
O jogador da base do Real Madrid iniciou a temporada como titular, mas aos poucos foi perdendo espaço após Mendy recuperar sua melhor forma. Apesar de ter diminuido os minutos em campo, sempre que entra, contribui muito no aspecto ofensivo. García já foi convocado para a Seleção Espanhola.
Miguel Gutiérrez (4º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Girona
- Idade: 22 anos
A temporada com o Girona foi o seu verdadeiro momento de descoberta, especialmente pelo fato de que sua equipe foi uma das surpresas do ano no futebol europeu. Um lateral muito versátil que se encaixou perfeitamente na equipe catalã e seu futuro ainda está em aberto, com a possibilidade de retornar ao Real Madrid em consideração.
Alejandro Balde (3º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Barcelona
- Idade: 20 anos
Infelizmente, o jovem espanhol teve que interromper seu progresso devido a uma lesão que o manterá afastado dos campos por um tempo. No entanto, o lateral do FC Barcelona tem um futuro promissor, e se Alejandro se recuperar e atingir seu nível máximo, será um ativo a ser considerado até mesmo na seleção nacional.
José Luis Gayà (2º lugar)
- País: Espanha
- Clube: Valencia
- Idade: 29 anos
Quando está em boa forma, sua presença na Seleção Espanhola é indiscutível, dada sua contribuição tanto na defesa quanto no ataque, além de sua liderança. As lesões foram um problema na tentativa de José Luis Gayà disputar a Euro 2024, no entanto, o lateral é reconhecido como um dos melhores da La Liga.
Ferland Mendy (1º lugar)
- País: França
- Clube: Real Madrid
- Idade: 29 anos
Uma das grandes contratações do Real Madrid dos últimos tempos, o francês Ferland Mendy se consolidou como um grande lateral do clube merengue após saída do ídolo Marcelo. Quando saudável, Mendy é indiscutivelmente o dono da posição e um dos laterais mais eficientes do campeonato.
Leia mais sobre futebol:
- Quiz: Consegue escalar o Brasil da final da Copa de 2002?
- Conheça tudo sobre a história da Copa Libertadores da América
- Quiz: 10 maiores artilheiros brasileiros da Premier League
- Presentes de futebol: 16 sugestões com garantia de sucesso!
- Quiz: Escale o Liverpool campeão da Champions 2004-05
Melhores laterais-esquerdos espanhóis da história
- José Antonio Camacho
- Rafael Gordillo
- Jordi Alba
- Sergi Barjuán
- Julio Alberto
- Joan Capdevila
- Marcos Alonso
- Agustín Aranzábal
Agustín Aranzábal (8º lugar)
- Período: 1992-2010
- Clubes: Real Sociedad, Zaragoza, Vera, Kitchee
- Títulos: 1x Supercopa da Espanha
Abrimos a lista de melhores laterais-esquerdos espanhóis da história com Agustín Aranzábal. Famoso pela lealdade à Real Sociedad, por onde acumulou mais de 300 partidas, não ganhou títulos expressivos, mas marcou época nos anos 90.
Sua única taça na carreira foi uma Supercopa da Espanha pelo Zaragoza. Disputou uma Copa do Mundo, uma Euro e 28 jogos pela Fúria. Ficou conhecido pelos cruzamentos sempre precisos e raça dentro de campo.
Marcos Alonso (7º lugar)
- Período: 2008-presente
- Clubes: Real Madrid, Bolton, Fiorentina, Sunderland, Chelsea
- Títulos: 1x Europa League, 1x Premier League, 1x Copa da Inglaterra
Temos aqui um exemplo de jogador espanhol que foi alçar voos maiores fora do país. Revelado no Real Madrid, Marcos Alonso chegou ainda jovem na Inglaterra. Encontrou o seu lugar ao sol no Chelsea e colecionou atuações consistentes pelos Blues.
Sua temporada de ouro foi a 2017-18, quando faturou a Copa da Inglaterra e foi eleito melhor lateral-esquerdo da Premier League pela PFA. Alonso tem ainda um Campeonato Inglês e uma Europa League na conta.
Joan Capdevila (6º lugar)
- Período: 1996-2017
- Clubes: Tàrrega, Espanyol, Atlético de Madrid, Deportivo La Coruña, Villarreal, Benfica, NorthEast United, Lierse, Santa Coloma
- Títulos: 1x Copa do Mundo, 1x Eurocopa, 1x Campeonato Andorrano, 1x Copa do Rei, 1x Taça da Liga, 1x Supercopa da Espanha
Joan Capdevila exerceu um papel fundamental na seleção espanhola, já que foi o lateral-esquerdo titular nas conquistas da Euro 2008 e da Copa do Mundo 2010. Jogador seguro, confiável e que poucas vezes comprometia.
O defensor acumulou passagens interessantes por Villareal (140 jogos) e Deportivo La Coruña (179 jogos). Capdevila não era rápido e explosivo, mas possuía técnica refinada. Não à toa, seus principais atributos eram o passe e a construção de jogadas.
Julio Alberto (5º lugar)
- Período: 1977-1991
- Clubes: Recreativo, Atlético de Madrid, Barcelona
- Títulos: 1x Recopa Europeia, 2x La Liga, 3x Copa do Rei, 2x Copa da Liga Espanhola, 1x Supercopa da Espanha
Julio Alberto foi um dos melhores laterais-esquerdos da Espanha em todos os tempos. O defensor se destacou no Barcelona na era que antecedeu ao surgimento do “Dream Team” comandado por Koeman, Laudrup, Stoichkov e outros craques.
Alberto foi um dos principais responsáveis pelo título da La Liga 1984-85. Além disso, fez um gol contra a Juventus que encaminhou a classificação dos Catalães para as semifinais da Champions League 1985-86. Pela Fúria, disputou a Euro 84 e a Copa de 86.
Sergi Barjuán (4º lugar)
- Período: 1990-2005
- Clubes: Barcelona, Atlético de Madrid
- Títulos: 1x Recopa Europeia, 1x Supercopa da UEFA, 3x La Liga, 2x Copa do Rei, 2x Supercopa da Espanha
Outro lateral-esquerdo que fez sucesso no Barcelona foi Sergi Barjuán. Fruto da base catalã, o jogador se destacou no final dos anos 90 e começo dos anos 2000. Foi lapidado por Johan Cruyff e faturou títulos de grande calibre, por exemplo, a Recopa Europeia.
Barjuán foi autor de um gol histórico que aconteceu nas quartas de final da Europa League 1995-96, quando o time espanhol empatava com o PSV por 2×2. Aos 80 minutos, Sergi interceptou passe do zagueiro, venceu o goleiro e carimbou a classificação.
Jordi Alba (3º lugar)
- Período: 2007-presente
- Clubes: Gimnàstic, Valencia, Barcelona
- Títulos: 1x Eurocopa, 1x Champions League, 1x Mundial, 5x La Liga, 4x Copa do Rei, 3x Supercopa da Espanha
Olha ele aí de novo! Jordi Alba não só se firmou como um dos maiores da posição, como também marcou o seu nome no hall de melhores laterais-esquerdos espanhóis da história. Jogando pelo Barcelona, ergueu os principais troféus do futebol como peça titular.
Há muito não se via um defensor canhoto tão completo. Desde a saída de Capdevila, a lacuna custou a ser preenchida. Isso só se tornou possível com a ascensão de Alba: campeão mundial, europeu e cinco vezes rei da La Liga.
Rafael Gordillo (2º lugar)
- Período: 197501996
- Clubes: Triana Balompié, Real Betis, Real Madrid, Écija
- Títulos: 1x Europa League, 5x La Liga, 2x Copa do Rei, 3x Supercopa da Espanha
Rafael Gordillo foi um senhor jogador! Seja atuando como lateral-esquerdo ou ponta-esquerdo, o espanhol se tornou o maior ídolo da história do Betis. Foram 275 partidas, 23 gols e a Copa do Rei 1976-77 no currículo.
Gordillo também atuou no Real Madrid, sagrando-se hexacampeão da La Liga e campeão da Europa League 1985-86. Veloz, letal e ótimo apoiador, ficou conhecido por jogar com o meião sempre abaixo da canela!
José Antonio Camacho (1º lugar)
- Período: 1972-1989
- Clubes: Albacete, Real Madrid
- Títulos: 2x Europa League, 9x La Liga, 5x Copa do Rei, 1x Copa da Liga Espanhola, 2x Supercopa da Espanha
Não há discussão: José Antonio Camacho é o melhor lateral-esquerdo espanhol da história. O defensor era extremamente eficiente na marcação e nunca deixou de se doar em campo. Raça, liderança e senso de posicionamento eram os seus sobrenomes.
Camacho jogou na mesma época em que Rafael Gordillo – o segundo colocado do nosso ranking. Seu parceiro foi deslocado para a ponta esquerda e os colegas realizaram dobradinha fenomenal por aquele setor.
Camacho tem incontáveis títulos na coleção, todos conquistados com a camisa do Real Madrid. O que mais impressiona é a quantidade de La Ligas faturadas. Foram nove no total! Certamente um dos mais vitoriosos de todos os tempos.
Mergulhe no mundo de outros esportes:
- Tudo sobre Valorant: armas, regras e dicas para jogar
- Tudo sobre Call of Duty: conheça a história da franquia!
- Os 10 melhores jogadores em fim de contrato no FIFA 20
- Quiz: Consegue acertar todos os campeões da F1 na história?
- Maiores streamers do mundo: veja o top 12 da atualidade