Cristiano Ronaldo, Paolo Maldini e mais: saiba quem são os 10 melhores jogadores do Campeonato Italiano do passado e do presente!

Elencamos os maiores atletas do Campeonato Inglês e do Campeonato Espanhol. Chegou a hora de viajarmos para a Bota e escolhermos os melhores jogadores do Campeonato Italiano! No mesmo esquema de sempre: top 10 da atualidade e da história.

No presente, levamos em consideração apenas atuações da temporada 2019/20. No passado, englobamos todas as edições já realizadas até hoje. Lhe garantimos um momento nostalgia com várias lendas da Itália como Diego Maradona e Alessandro Del Piero.

Ah, vale lembrar que os nomes não estão em formato de ranking. Organizamos tudo em ordem alfabética, justamente para você ter a chance de montar uma relação do melhor para o pior. Topa o desafio? Então vem conosco!

10 melhores jogadores do Campeonato Italiano na atualidade

  • Ciro Immobile
  • Cristiano Ronaldo
  • Francesco Acerbi
  • Josip Ilicic
  • Lautaro Martínez
  • Luis Alberto
  • Papu Gómez
  • Paulo Dybala
  • Romelu Lukaku
  • Stefan de Vrij

Ciro Immobile

melhores jogadore do campeonato italiano immobile
Immobile é o atual artilheiro da Serie A

Nada mais justo que abrir a lista com Ciro Immobile, o atual artilheiro da temporada 2019/20. O centroavante da Lazio conseguiu a proeza de marcar 27 gols em 26 rodadas, ou seja, média superior a um tento por partida!

Immobile é um dos pilares do elenco treinado por Simone Inzaghi, o irmão mais novo de “Pippo”. Exímio finalizador, o atacante sabe se posicionar na área como ninguém. É a principal força ofensiva do esquadrão Aquilotto.

Camisas de Futebol

Cristiano Ronaldo

maiores transferências do futebol cristiano ronaldo
Cristiano é um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano

Chega a ser até chato, né? Enquanto estiver atuando do jeito que está, mesmo com 35 anos de idade, Cristiano Ronaldo sempre estará na lista de melhores jogadores de qualquer torneio.

Foi assim na Primeira Liga, na Premier League, na La Liga e, agora, no calcio. Comprado pela Juventus em 2018, “Robozão” rapidamente puxou o protagonismo da Vecchia Signora para si. É o segundo maior artilheiro da Serie A na atualidade com 21 gols.

Francesco Acerbi

acerbi lazio
Acerbi é o grande pilar defensivo da Lazio

Se Immobile faz a bola entrar lá na frente, Francesco Acerbi é responsável por dar consistência ao sistema defensivo da Lazio. O zagueiro tem sido um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano na atualidade.

Com 32 anos de idade – e de certa forma um pouco experiente – Acerbi mostrou ao mundo que ainda tem muita lenha pra queimar. Principalmente após se recuperar duas vezes de um câncer. Exemplo para qualquer jogador de futebol.

Josip Ilicic

melhores jogadore do campeonato italiano ilicic
Ilicic tem atuado de forma consistente na atual temporada

Se a Atalanta é a grata surpresa das últimas temporadas, muito se deve às atuações espetaculares de Josip Ilicic. O segundo atacante da equipe bergamasca tem contribuído – e muito – com jogadas ofensivas em velocidade, finalizações perigosas e, sobretudo, gols.

Uma lesão o fez perder parte da temporada, mas Ilicic já está de volta à todo vapor. Sei que estamos falando de Serie A, mas suas apresentações na Champions League também têm dado o que falar. Somente contra o Valencia, o esloveno marcou quatro tentos.

Lautaro Martínez

melhores jogadore do campeonato italiano lautaro
Lautaro é titular incontestável da Inter

Quando Lautaro Martínez surgiu no Racing em 2015, já dava pra saber que o seu futuro estava longe do futebol sul-americano. Bom, as expectativas sobre o jogador argentino estavam mais do que certas. E o atacante se transferiu para a Internazionale.

Com pouco tempo, Lautaro já assumiu a responsabilidade de ser um dos principais arsenais ofensivos dos Nerazzurri. Tem dialogado muito bem com Romelu Lukaku no setor, ajudando a equipe com gols, assistências e contra-ataques fulminantes.

Luis Alberto

luis alberto lazio
Luis Alberto é o jogador com mais assistências na temporada

Luis Alberto é outro representante Aquilotto na lista de melhores jogadores do Campeonato Italiano em atividade. O meio-campista é responsável por dar forma a incrível campanha da Lazio que, até o momento, culmina na vice-colocação.

O habilidoso espanhol de 27 anos é a válvula criativa do time, sempre abastecendo o setor ofensivo com passes, lançamentos e construção de jogadas perigosas. Não é à toa que é o maior garçom da Serie A 2019/20 com 12 assistências distribuídas.

Papu Gómez

papu gomez atalanta
Gómez é um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano em atividade

Outro jogador que tem arrasado com a camisa da Atalanta é o atacante Papu Gómez, companheiro do esloveno Josip Ilicic no setor ofensivo. O argentino tem seis gols e dez assistências na atual temporada – o segundo maior garçom da Serie A.

Gómez é um jogador dinâmico. Tem criatividade para construir jogadas, habilidade para quebrar linhas defensivas e bom arremate de média distância. Completo, eu diria.

Paulo Dybala

melhores jogadore do campeonato italiano dybala
Dybala tem acumulado ótimas apresentações na Juve

Quando Cristiano Ronaldo não estava 100% fisicamente, Paulo Dybala chegou a ofuscar o craque português com ótimas apresentações. Só aí já dá pra ver que o argentino é um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano na temporada 2019/20.

O atacante se encaixou muito bem no esquema armado por Maurizio Sarri, com liberdade para flutuar entre CR7 e Gonzalo Higuaín – este último o homem de referência no ataque. Sempre com um drible na manga, Dybala tem ajudado – e muito – a Juventus lá na frente.

Romelu Lukaku

melhores jogadore do campeonato italiano lukaku
Lukaku reencontrou o caminho do gol na Inter

Encostado no Manchester United, Romelu Lukaku reencontrou o caminho do gol com a camisa da Internazionale. Junto com Lautaro Martínez, tem acumulado diversas performances consistentes na atual temporada.

O centroavante belga, que tem como principais características a força física, o pivô, o jogo aéreo e a finalização, é o terceiro maior artilheiro do Campeonato Italiano 2019/20. Ele marcou 17 gols até o momento, ficando apenas atrás de Ronaldo e Immobile.

Stefan de Vrij

Stefan de Vrij
De Vrij é um dos melhores zagueiros da atualidade

Finalizamos a lista de melhores jogadores do Campeonato Italiano na atualidade com Stefan de Vrij, zagueiro da Internazionale. O holandês é um dos maiores defensores da atualidade e já falamos disso por aqui.

De Vrij é seguro no jogo terrestre, taticamente inteligente e forte nas bolas aéreas. Junto com Milan Skriniar, transformou a defesa Nerazzurra em um das mais confiáveis do mundo.

Amplie seu conhecimento sobre futebol:

10 melhores jogadores do Campeonato Italiano na história

  • Alessandro Del Piero
  • Diego Maradona
  • Francesco Totti
  • Franco Baresi
  • Gianluigi Buffon
  • Giuseppe Meazza
  • Javier Zanetti
  • Michel Platini
  • Paolo Maldini
  • Valentino Mazzola

Alessandro Del Piero

melhores jogadore do campeonato italiano del piero
Del Piero é o maior artilheiro da história da Juventus

Alessandro Del Piero marcou época entre os anos 90 e 2000. Considerado o “herdeiro” de Roberto Baggio, o atacante italiano trilhou uma carreira brilhante na Juventus e definitivamente precisa estar entre os melhores jogadores do Campeonato Italiano.

Dono de uma técnica inigualável, finalizações certeiras e cobranças de falta magistrais, Del Piero cansou de balançar as redes. Não à toa, é o maior artilheiro da história da Vecchia Signora com 290 gols marcados, dos quais 188 anotados na Serie A.

“Pinturicchio”, como ficou conhecido na Itália, conquistou seis títulos da primeira divisão (duas taças foram revogadas devido ao escândalo de 2006), uma Copa da Itália, uma Champions League e diversas recopas, tanto nacionais quanto europeias.

Diego Maradona

melhores jogadore do campeonato italiano maradona
Maradona é o maior jogador da história do Napoli

Diego Maradona deixou um legado em Nápoles após explodir como grande craque da seleção argentina na Copa do Mundo de 1986. O meia-atacante se destacou em solo italiano com suas arrancadas características e dribles desconcertantes.

O melhor jogador da história do Napoli finalizou sua passagem no sul da Bota com 115 gols, se tornando o terceiro maior artilheiro do clube. Editou grande parceria com os companheiros Bruno Giordano e Careca – trio que ficou conhecido como “MaGiCa”.

Em sua estadia no país europeu, “Pibe d’Oro” faturou dois títulos da Serie A, uma Copa da Itália, uma Copa da UEFA e uma Supercopa Italiana. A idolatria foi tamanha que o Napoli decidiu aposentar a camisa de número 10 em homenagem ao craque sul-americano.

Francesco Totti

melhores jogadore do campeonato italiano totti
Totti é o segundo maior artilheiro do Campeonato Italiano

Leal à Roma do início a o fim da carreira, Francesco Totti certamente merece compor a lista de melhores jogadores do Campeonato Italiano na história. Torcedor do clube desde criança, o meia-atacante nunca deixou de dar a vida pelo time.

“Pupone” é o segundo maior artilheiro do Campeonato Italiano com 250 gols acumulados em 618 partidas realizadas. Começou a carreira como segundo atacante, mas também jogou como centroavante, sempre contribuindo com tentos e assistências.

O “Rei” de Roma é, sem dúvidas, o jogador mais importante da história da agremiação. Levou para a casa títulos como Serie A (1x), Copa da Itália (2x) e Supercopa Italiana (2x).

Franco Baresi

Franco Baresi
Baresi é um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano na história

Franco Baresi também foi atleta de um time só. Jogou no Milan entre 1960 e 1977, tornou-se capitão do clube com apenas 22 anos e conquistou os principais títulos do futebol mundial vestindo a camisa Rossonera.

O zagueiro foi um dos maiores líberos que o futebol já viu. Sempre seguro e bem posicionado, era arrasador nas antecipações e desarmes. Tudo isso com 1,76m – altura bem abaixo do padrão para defensores naquela época.

Baresi foi hexacampeão da Serie A, tetracampeão da Supercopa Italiana, tricampeão da Champions League e bicampeão Mundial, entre outros títulos. Seu auge na carreira foi sob o comando técnico do lendário comandante Arrigo Sacchi.

Gianluigi Buffon

melhores jogadore do campeonato italiano buffon
Buffon conquistou nove títulos da Serie A

Dono de vários recordes na Bota, Gianluigi Buffon é, na história, um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano e o maior goleiro que o calcio já presenciou. O arqueiro se tornou titular do Parma com apenas 17 anos e depois se transferiu para a Juventus.

Na Vecchia Signora, transformou-se em um verdadeiro herói. Foi o segundo jogador que mais vestiu a camisa do clube Crociata e, com nove scudetti acumulados na conta, virou o atleta com mais títulos da Serie A em todos os tempos.

Seguro debaixo das traves e um verdadeiro líder nos gramados, Buffon fazia muitos atacantes tremerem com sua envergadura e senso de posicionamento. Além da primeira divisão, também faturou títulos como Copa da Itália (4x) e Supercopa Italiana (5x).

Giuseppe Meazza

melhores jogadore do campeonato italiano meazza
Meazza

Giuseppe Meazza, aquele mesmo que dá nome ao estádio de Milão, foi um verdadeiro craque dentro dos gramados. O atacante atuou profissionalmente entre 1927 e 1947, sobressaindo-se como atleta da Internazionale.

“Il Peppino” tinha como principais características o drible e a finalização. Não à toa, é o quarto maior artilheiro da história da Serie A com 216 gols – empatado com José Altafini. O jogador também era conhecido pela vida boêmia que levava fora do futebol.

Meazza tem no currículo três títulos da primeira divisão e uma Copa da Itália – todos conquistados com a Inter de Milão. Também foi bicampeão do mundo com a seleção.

Javier Zanetti

melhor lateral direito do mundo javier zanetti
Zanetti jogou na Inter entre 1995 e 2014

Javier Zanetti foi um dos maiores laterais do futebol e um dos melhores jogadores do Campeonato Italiano. Leal à Internazionale, por lá ficou entre 1995 e 2014, conquistando, inclusive, a pesadíssima faixa de capitão Nerazzurra.

Técnico, bom marcador, resistente e inteligente, “Pupi” é o quarto jogador que mais disputou partidas de Serie A (615) e o estrangeiro que mais realizou partidas na liga.

Zanetti colecionou 16 títulos, entre os quais, cinco troféus da Primeira Divisão, quatro Copas da Itália, quatro Supercopas Italianas e uma Champions League.

Michel Platini

michel platini juventus
Platini foi artilheiro da Serie A e Bola de Ouro três vezes seguidas

Michel Platini jogou apenas cinco temporadas pela Juventus, mas o período vivido em Turim foi o suficiente para se tornar ídolo da torcida. Durante a estadia na Vecchia Signora, o francês foi artilheiro do Campeonato Italiano e Bola de Ouro três vezes seguidas.

O meia-atacante é considerado um dos maiores passadores e cobradores de falta da história do futebol. Sua técnica refinada lhe permitia distribuir assistências, lançar jogadores e cruzar bolas na medida. Um verdadeiro maestro!

Pela Juve, Platini empilhou duas taças da primeira divisão, uma Copa da Itália, uma Champions League e uma Recopa Europeia, sem mencionar outros títulos de menor expressão. Fora dos gramados, foi técnico da França e presidente da UEFA.

Paolo Maldini

melhor zagueiro do mundo Paolo Maldini
Maldini é um melhores zagueiros do mundo de todos os tempos

Há quem diga que Paolo Maldini foi o melhor jogador da história do Campeonato Italiano. E não há nada de errado pensar desse jeito! Zagueiro e lateral-esquerdo de extrema capacidade técnica, sabia marcar e defender como ninguém.

Em 25 anos de carreira pelo Milan, o craque realizou 902 partidas e faturou 26 títulos, dentre os quais: sete scudetti, uma Copa da Itália e cinco Champions League.

Maldini é também o jogador que mais entrou em campo na primeira divisão, com 647 compromissos disputados. Também cravou o seu nome no terceiro lugar da Bola de Ouro em 1994 e 2003 – feito difícil para um zagueiro.

Valentino Mazzola

Valentino Mazzola
Mazzola foi um dos grandes pilares do Grande Torino

Finalizamos a lista com Valentino Mazzola, que, infelizmente, nos deixou de forma precoce no Desastre de Superga, acidente aéreo que matou todos os integrantes do Torino em 1949.

O atacante era um dos principais símbolos da equipe italiana que dominava tudo nos anos 40. Feroz na pequena área e finalizador nato, o italiano disputou 195 partidas pelo clube e anotou 118 gols. Poderia ter sido mais. Bem mais.

O esquadrão vitorioso, que faturou cinco títulos da Serie A e duas Copas da Itália, ficou conhecido na história como Grande Torino.

Agora que você conhece os melhores jogadores do Campeonato Italiano, que tal conferir outros conteúdos da Esportelândia? Se liga nessas sugestões:

*Última atualização em 27 de março de 2020

Comentários

Salvar