Voltamos com mais uma lista especial aqui na Esportelândia! Desta vez, elencamos os melhores jogadores do Campeonato Espanhol.
Separamos o texto em dois momentos: os 10 maiores atletas em atividade – levando em consideração a temporada 2023/24 – e os 10 maiores atletas da história.
Ah, vale lembrar que não colocamos em formato de ranking (melhor para o pior). Combinado?
Os melhores jogadores do Campeonato Espanhol
- Fede Valverde
- Jan Oblak
- Ter Stegen
- Toni Kroos
- Luka Modric
- Antoine Griezmann
- Robert Lewandowski
- Rodrygo
- Jude Bellingham
- Vinícius Júnior
Fede Valverde
Revelado nas categorias de base do Peñarol, Fede Valverde chegou ao Real Madrid mostrando muita personalidade dentro de campo, se tornando um principais destaques do Campeonato Espanhol nas últimas temporadas.
Versátil e extremamente habilidoso, Valverde é capaz de atuar em diversas posições no meio-campo, sendo uma armas de Carlo Ancelotti. Dono de um chute poderoso, o jovem uruguaio se destaca principalmente pelas finalizações de longa distância.
Jan Oblak
Jan Oblak foi facilmente um dos melhores goleiros do mundo nas últimas temporadas, se notabilizando na La Liga. Brilhando no Atlético de Madrid desde 2014, o goleiro esloveno é um dos maiores ídolos da história recente do Atleti.
Oblak é seguro no jogo aéreo, ágil na saída do gol e dono de reflexos incríveis quando está cara a cara com os adversários. Com o Atlético de Madrid, o camisa 13 conquistou o Campeonato Espanhol 2020/21.
Ter Stegen
Se de um lado temos Jan Oblak, do outro temos Ter Stegen, um dos principais goleiros do futebol espanhol. Chegando ao Barcelona em 2014, o goleiro já conquistou a La Liga em cinco oportunidades ao longo da carreira.
O goleiro do Barcelona é alto, ágil e consistente nas defesas. Ter Stegen possui a habilidade de neutralizar adversários no mano a mano, tomando decisões precisas, mostrando segurança nas bolas aéreas. Além disso, o arqueiro alemão se comunica de forma eficiente com o sistema defensivo.
Toni Kroos
Dando continuidade a lista dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol, não podemos esquecer de Toni Kroos, o maestro do meio-campo merengue. Dono de uma visão de jogo invejável, o alemão segue vivendo um grande momento pelo Real Madrid.
Kroos é consistente e, ao contrário do colega Luka Modric, ainda não deu sinais de estar perdendo fôlego na equipe titular. Sua técnica, habilidade com passes, lançamentos e enfiadas de bola ainda ajudam o esquema organizado por Carlo Ancelotti.
Luka Modric
Pilar do Real Madrid nas últimas temporadas, Luka Modric se consolidou como um dos principais ídolos da história do clube merengue. Atuando ao lado de Toni Kroos, o meia croata já conquistou 25 títulos oficiais desde que chegou ao time espanhol em 2012.
Aos 38 anos, Modric viu seu papel como titular no Real Madrid diminuir nas últimas temporadas. No entanto, o camisa 10 continua sendo uma peça valiosa para Carlo Ancelotti, sendo frequentemente utilizado para entrar em campo nas na reta final das partidas.
Antoine Griezmann
Um dos principais ídolos do Atlético de Madrid, Griezmann é o maior artilheiro da história do clube espanhol. Somando duas passagens pelo Atleti, o astro francês também merece destaque na lista.
Conquistando a Liga Europa 2017/18 pelo Atlético de Madrid, Griezmann também ajudou os Colchoneros a levantarem o título da Supercopa da Espanha 2014 e a Supercopa da UEFA 2018.
Robert Lewandowski
Multicampeão pelo Bayern de Munique, Robert Lewandowski chegou ao Barcelona em julho de 2022 para assumir a responsabilidade do ataque. Além de conquistar a La Liga 2022/23, o centroavante terminou a competição como o principal goleador, marcando 23 gols.
Lewandowski mantém sua posição como um dos principais atacantes do futebol mundial atualmente. Conhecido dentro de campo como um grande finalizador, o camisa 9 espera continuar trilhando uma linda história pelo Barcelona, recolocando os espanhóis entre os melhores clubes da Europa.
Rodrygo
Revelado pelo Santos, Rodrygo chegou ao Real Madrid em 2019/20 para dividir o protagonismo com Vinícius Júnior. Se adaptando ao futebol espanhol durante as primeiras temporadas, o brasileiro conseguiu brilhar no time merengue após a chegada de Carlo Ancelotti.
Titular absoluto do Real Madrid, Rodrygo atravessa um momento espetacular na Europa. Ajudando a equipe merengue em todas as competições, o camisa 11 tem dividido o protagonismo com o Vini Jr e Jude Bellingham.
Jude Bellingham
Um dos maiores astros do Real Madrid na atualidade, Jude Bellingham foi contratado por 103 milhões de euros (R$ 543 milhões na cotação da época). Se destacando rapidamente no futebol espanhol, o astro britânico já iniciou sua trajetória com o pé direito, vencendo a La Liga 2023/24.
Formando um poderoso trio ao lado de Rodrygo e Vini Jr, Bellingham está disputando a artilharia do Campeonato Espanhol. Até o momento, camisa 5 já marcou 19 gols em 27 partidas disputadas.
Vinícius Júnior
Vivendo um momento especial na carreira, Vinícius Júnior tem brilhado pelo Real Madrid nos últimos anos. Assumindo o protagonismo no time merengue, o astro brasileiro segue chamando a atenção dentro das quatro linhas, sendo um dos melhores jogadores do mundo na atualidade.
Além de colecionar marcas importantes no futebol europeu, Vini Jr já conquistou 11 títulos pelo Real Madrid. Entre as principais conquistas, podemos citar a UEFA Champions League 2021/22.
Ver essa foto no Instagram
Amplie seu conhecimento sobre futebol:
- Melhor lateral-esquerdo do mundo: Top 10 da história e atual
- Jogadores de futebol mais bem pagos do mundo: veja top 10
- Melhor técnico do mundo: Top 10 da história e da atualidade
- Melhor zagueiro do mundo: Veja o Top 10 da história
- Conheça as 12 camisas de times europeus mais bonitas da Nike
Os melhores jogadores do Campeonato Espanhol na história
- Alfredo Di Stéfano
- Andrés Iniesta
- Cristiano Ronaldo
- Francisco Gento
- Laszlo Kubala
- Lionel Messi
- Raúl González
- Ronaldinho Gaúcho
- Telmo Zarra
- Xavi
Alfredo Di Stéfano
Nada mais justo que abrir a lista de melhores jogadores do Campeonato Espanhol na história com Alfredo Di Stéfano. O atacante argentino é o terceiro maior artilheiro da história do Real Madrid (216) e o sexto maior goleador da La Liga (227).
“Saeta Rubia”, como ficou conhecido no planeta bola, era um centroavante prolífico. Tinha resistência, força física, velocidade, habilidade, criatividade, visão de jogo e inteligência.
Di Stéfano ajudou os Merengues a dominar a Europa nos anos 50. Foi campeão da Primeira Divisão (8x), Copa do Rei (1x), Champions League (5x) e Mundial (1x).
Andrés Iniesta
O segundo nome da lista de melhores jogadores do Campeonato Espanhol da história é Andrés Iniesta. O craque espanhol, criado nas categorias de base do Barcelona, se tornou um dos maiores ídolos do clube catalão.
O meia se destacou, sobretudo, sob o comando técnico de Pep Guardiola. Junto de Lionel Messi, Xavi e outros grandes pilares do “tiki-taka”, dominou não só a Espanha, mas também a Europa nos anos 2000.
As taças acumuladas por Iniesta mal cabem em seu armário. Foram nove títulos da La Liga, seis Copas do Rei, sete Supercopas da Espanha, quatro Champions League, três Supercopas da UEFA e três Mundias de Clubes.
Cristiano Ronaldo
O que Cristiano Ronaldo fez no Real Madrid poucos atletas repetiram na história. Saindo do Manchester United para os Merengues no ápice de sua carreira, “Robozão” mostrou que o verdadeiro ponto alto ainda estava por vir.
No futebol espanhol, o atacante português se tornou um atleta ainda mais completo. Largou as firulas de lado, focou no desempenho e foi o grande líder do Real durante as nove temporadas de serviços prestados.
Ronaldo faturou dois títulos do Campeonato, duas Copas do Rei, duas Supercopas da Espanha, quatro Champions League, duas Supercopas da UEFA e três Mundiais. Também empilhou quatro Bolas de Ouro no período que esteve em Madrid.
Francisco Gento
Francisco Gento é um dos grandes ícones do futebol espanhol. O ponta-esquerdo jogou no Real Madrid na mesma época em que Alfredo Di Stéfano. Aquela equipe era imoral!
Pelos Merengues, “La Galerna del Cantábrico” disputou 428 partidas e marcou 130 gols. Antes, havia passado pelo Racing Santander entre 1952 e 1953.
Gento combinava finalização e criatividade. Tanto criava quanto finalizava. Se despediu da carreira profissional com status de jogador mais vencedor da história da La Liga (12 títulos). Também faturou duas Copas do Rei, seis Champions League e um Mundial.
Laszlo Kubala
Antes da geração Pep Guardiola e o surgimento de Lionel Messi, Laszlo Kubala era considerado o melhor jogador da história do Barcelona. Um verdadeiro herói!
O húngaro jogou no clube catalão entre 1951 e 1961. Se destacou pelos dribles, compostura dentro de campo, finalizações sempre precisas e cobranças de bola parada.
Kubala venceu quatro edições do Campeonato Espanhol, cinco Copas do Rei e alguns títulos já extintos, como a Taça das Feiras.
Lionel Messi
Um dos maiores ídolos da história do Barcelona, Lionel Messi deixou o seu nome marcado na La Liga. Brilhando pelo Barça entre 2004 e 2021, o camisa 10 conquistou o título espanhol em 10 oportunidades diferentes ao longo da carreira.
Além de conquistar inúmeros títulos marcantes pelo Barcelona, Messi também se destacou individualmente ao ser o artilheiro do Campeonato Espanhol em oito temporadas.
Raúl González
Segundo maior artilheiro do Real Madrid com 323 gols marcados, 16 anos de serviços prestados e jogador com maior número de partidas disputadas (741). Raúl González é, decerto, um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol de todos os tempos.
O centroavante camisa sete era letal na pequena área. Sabia fazer gols de todos os jeitos. Além da finalização sempre calibrada, também se destacava no controle de bola e no ar.
Fez parte dos Galáticos no começo dos anos 2000 e ganhou quase tudo com a camisa dos Merengues: La Liga (6x), Supercopa da Espanha (4x), Champions League (3x), Supercopa da UEFA (1x) e Mundial de Clubes (1x).
Ronaldinho Gaúcho
Não tem como, né? Ronaldinho é certamente um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol que já pisaram nos gramados da La Liga. O “Bruxo” chegou ao Barcelona em 2003 e trouxe toda a sua magia para o clube catalão.
O meia brasileiro encantou a todos com seus dribles plásticos, lançamentos precisos, enfiadas de bola e malabarismos com a bola, a ponto de deixar o Santiago Bernabéu estarrecido de palmas.
Pelo Barça, Gaúcho venceu dois títulos do torneio, duas Supercopas da Espanha e aquela inesquecível Champions League em cima do Arsenal. Também foi eleito o melhor jogador do mundo em 2005.
Telmo Zarra
Telmo Zarra também tem um lugar especial na lista de melhores da história da La Liga. O centroavante espanhol jogou entre 1940 e 1955 no Athletic Bilbao – clube pelo qual mais se destacou na carreira. Jogou 277 vezes e balançou as redes em 251 oportunidades!
O atacante é o terceiro maior artilheiro da primeira divisão, ficando apenas atrás de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Seu apelido era “O Tímido”.
Zarra foi um atacante clássico, que se sobressaía, sobretudo, no jogo aéreo. Marcou vários tentos de cabeça e atormentou defesas em bolas alçadas na área. Venceu o Campeonato Espanhol em 1943 e faturou a Copa do Rei em cinco temporadas.
Xavi
Xavi é outro representante da Era Guardiola que merece estar na lista de melhores jogadores do Campeonato Espanhol de todos os tempos! O habilidoso meia box-to-box foi uma das grandes cabeças pensantes do Barcelona.
Humilde, ético e companheiro, o atleta do clube catalão nunca precisou de holofotes para ser reconhecido no futebol mundial. Suas principais características eram o passe, a visão de jogo, o lançamento à longa distância e a inteligência tática.
Xavi jogava de terno! Conquistou o octa da La Liga, o tri da Copa do Rei, o hexa da Supercopa da Espanha, o tetra da Champions League, o bi da Supercopa da UEFA e o bi do Mundial de Clubes. Tá bom pra você?
Agora que você conhece os melhores jogadores do Campeonato Espanhol, que tal dar uma conferida em outros esportes? Falamos sobre tudo na Esportelândia!
- Luiz Francisco: biografia e títulos do skatista brasileiro
- Arthur Nory: biografia e medalhas do ginasta brasileiro
- Cristiane: biografia, times e títulos da jogadora de futebol
- 10 camisas mais bonitas do Los Angeles Lakers na história
- Melhores pilotos da MotoGP: conheça o top 10 da história!