Voltamos com mais uma lista especial aqui na Esportelândia! Desta vez, elencamos os melhores jogadores do Campeonato Espanhol.
Separamos o texto em dois momentos: os 10 maiores atletas em atividade – levando em consideração a temporada 2019/20 – e os 10 maiores atletas da história.
Ah, vale lembrar que não colocamos em formato de ranking (melhor para o pior). Deixamos em ordem alfabética para você escolher o seu top 10 perfeito. Combinado?
10 melhores jogadores da La Liga na atualidade
- Casemiro
- Dani Parejo
- Federico Valverde
- Felipe
- Jan Oblak
- Karim Benzema
- Lionel Messi
- Marc-André ter Stegen
- Martin Odegaard
- Toni Kroos
Casemiro
Casemiro abre a nossa lista de melhores jogadores do Campeonato Espanhol na atualidade. O brasileiro vem colecionando boas temporadas com a camisa do Real Madrid desde que chegou ao clube em 2013, vindo do São Paulo.
Primeiro volante, bom marcador e dono de um ótimo posicionamento tático, o paulista de São José dos Campos se tornou peça importantíssima do esquema armado por Zidane. Não à toa, já conquistou vários títulos importantes como La Liga (1x) e Champions League (4x).
Dani Parejo
Certa vez, Alfredo Di Stéfano previu que Dani Parejo seria um ótimo meio-campista no futuro. E o lendário atacante estava certo! Ainda que não tenha mostrado serviço no Real Madrid quando jovem, o espanhol se transferiu para o Valencia e por lá se firmou.
Além de ter se tornado o principal alicerce técnico do meio-campo da equipe, Parejo também foi presenteado com a braçadeira de capitão. Em 2018/19, conduziu o time ao título da Copa do Rei – seu único troféu na carreira até então.
Federico Valverde
Revelado nas categorias de base do Peñarol, o jovem Federico Valverde, de apenas 21 anos, chegou no Real Madrid com personalidade e já se transformou-se em um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol em atividade.
Valverde tomou o lugar de Luka Modric e conseguiu revitalizar o setor. O volante uruguaio tanto se aplica defensivamente quanto consegue pisar na área para finalizar, dar passes e construir jogadas. Suas arrancadas e dribles rápidos vem impressionando a todos.
Felipe
Felipe é um dos maiores zagueiros da atualidade. O brasileiro cravou a titularidade no esquadrão comandado por Diego Simeone e vem melhorando a sua performance a cada partida disputada.
O defensor do Atlético de Madrid se destaca pela força, velocidade e segurança no jogo aéreo. Podemos afirmar com tranquilidade que o atleta já é um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol na atualidade.
Jan Oblak
Jan Oblak foi facilmente um dos melhores goleiros do mundo nas últimas três temporadas. O esloveno se tornou titular absoluto do Atlético de Madrid após a saída de Thibaut Courtois e não decepcionou! Uma verdadeira muralha de 1,88m de altura.
Oblak é seguro no jogo aéreo, ágil na saída do gol e dono de reflexos incríveis quando está cara a cara com os adversários. Com o Atleti, venceu uma Europa League, uma Supercopa da Espanha e uma Supercopa da UEFA.
Karim Benzema
Karim Benzema é o centroavante titular do Real Madrid desde 2009, quando chegou aos Merengues vindo do Lyon. Após mais de uma década na Espanha, o francês ainda consegue manter um bom nível e o faro de gol dentro da pequena área.
Até o momento, Benzema disputou 338 partidas e marcou 162 gols. Na temporada 2019/20, é o grande artilheiro do clube na La Liga com 14 tentos acumulados.
Lionel Messi
Lionel Messi dispensa comentários. É um dos maiores jogadores da história do futebol e o maior vencedor da Bola de Ouro com seis taças conquistadas.
O atacante argentino é o maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol (438), o maior goleador da história do Barcelona (627) e campeão de todos os títulos possíveis. Só de La Liga, Messi já empilhou dez troféus.
Marc-André ter Stegen
Se de um lado temos Jan Oblak, do outro temos Marc-André ter Stegen. O goleiro alemão é um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol em atividade.
O arqueiro do Barcelona é alto, ágil e consistente nas defesas. Tem capacidade de parar adversários no mano a mano, toma decisões sempre corretas e não decepciona nas bolas aéreas. Também se comunica de forma efetiva com o sistema defensivo.
Martin Odegaard
Após chegar ao Real Madrid em 2015 e peregrinar por Heerenveen e Vitesse, a eterna promessa Martin Odegaard finalmente conseguiu se firmar na Real Sociedad.
O norueguês já acumula quatro gols e cinco assistências na temporada 2019/20. É o verdadeiro maestro do meio-campo, sempre quebrando linhas defensivas com dribles, infiltrações e jogadas rápidas. Vale lembrar que ele ainda pertence aos Merengues.
Toni Kroos
Finalizamos a lista de melhores jogadores da La Liga com Toni Kroos, o maestro do meio-campo Merengue. Dono de uma visão de jogo invejável, o alemão é quem constrói a maioria das jogadas do Real Madrid. É talento de sobra nos pés do jogador!
Kroos é consistente e, ao contrário do colega Luka Modric, ainda não deu sinais de estar perdendo fôlego na equipe titular. Sua técnica, habilidade com passes, lançamentos e enfiadas de bola, além das cobranças de falta, ainda ajudam – e muito – o esquema organizado pelo técnico Zidane.
Amplie seu conhecimento sobre futebol:
- Melhor lateral-esquerdo do mundo: Top 10 da história e atual
- Jogadores de futebol mais bem pagos do mundo: veja top 10
- Melhor técnico do mundo: Top 10 da história e da atualidade
- Melhor zagueiro do mundo: Veja o Top 10 da história
- Conheça as 12 camisas de times europeus mais bonitas da Nike
10 melhores jogadores da La Liga na história
- Alfredo Di Stéfano
- Andrés Iniesta
- Cristiano Ronaldo
- Francisco Gento
- Laszlo Kubala
- Lionel Messi
- Raúl González
- Ronaldinho Gaúcho
- Telmo Zarra
- Xavi
Alfredo Di Stéfano
Nada mais justo que abrir a lista de melhores jogadores do Campeonato Espanhol na história com Alfredo Di Stéfano. O atacante argentino é o terceiro maior artilheiro da história do Real Madrid (216) e o sexto maior goleador da La Liga (227).
“Saeta Rubia”, como ficou conhecido no planeta bola, era um centroavante prolífico. Tinha resistência, força física, velocidade, habilidade, criatividade, visão de jogo e inteligência.
Di Stéfano ajudou os Merengues a dominar a Europa nos anos 50. Foi campeão da Primeira Divisão (8x), Copa do Rei (1x), Champions League (5x) e Mundial (1x).
Andrés Iniesta
O segundo nome da lista de melhores jogadores do Campeonato Espanhol da história é Andrés Iniesta. O craque espanhol, criado nas categorias de base do Barcelona, se tornou um dos maiores ídolos do clube catalão.
O meia se destacou, sobretudo, sob o comando técnico de Pep Guardiola. Junto de Lionel Messi, Xavi e outros grandes pilares do “tiki-taka”, dominou não só a Espanha, mas também a Europa nos anos 2000.
As taças acumuladas por Iniesta mal cabem em seu armário. Foram nove títulos da La Liga, seis Copas do Rei, sete Supercopas da Espanha, quatro Champions League, três Supercopas da UEFA e três Mundias de Clubes.
Cristiano Ronaldo
O que Cristiano Ronaldo fez no Real Madrid poucos atletas repetiram na história. Saindo do Manchester United para os Merengues no ápice de sua carreira, “Robozão” mostrou que o verdadeiro ponto alto ainda estava por vir.
No futebol espanhol, o atacante português se tornou um atleta ainda mais completo. Largou as firulas de lado, focou no desempenho e foi o grande líder do Real durante as nove temporadas de serviços prestados.
Ronaldo faturou dois títulos do Campeonato, duas Copas do Rei, duas Supercopas da Espanha, quatro Champions League, duas Supercopas da UEFA e três Mundiais. Também empilhou quatro Bolas de Ouro no período que esteve em Madrid.
Francisco Gento
Francisco Gento é um dos grandes ícones do futebol espanhol. O ponta-esquerdo jogou no Real Madrid na mesma época em que Alfredo Di Stéfano. Aquela equipe era imoral!
Pelos Merengues, “La Galerna del Cantábrico” disputou 428 partidas e marcou 130 gols. Antes, havia passado pelo Racing Santander entre 1952 e 1953.
Gento combinava finalização e criatividade. Tanto criava quanto finalizava. Se despediu da carreira profissional com status de jogador mais vencedor da história da La Liga (12 títulos). Também faturou duas Copas do Rei, seis Champions League e um Mundial.
Laszlo Kubala
Antes da geração Pep Guardiola e o surgimento de Lionel Messi, Laszlo Kubala era considerado o melhor jogador da história do Barcelona. Um verdadeiro herói!
O húngaro jogou no clube catalão entre 1951 e 1961. Se destacou pelos dribles, compostura dentro de campo, finalizações sempre precisas e cobranças de bola parada.
Kubala venceu quatro edições do Campeonato Espanhol, cinco Copas do Rei e alguns títulos já extintos, como a Taça das Feiras.
Lionel Messi
Já falamos sobre Lionel Messi na primeira parte deste texto. O atacante argentino é um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol de toda a história. Corre lá pra ler!
Raúl González
Segundo maior artilheiro do Real Madrid com 323 gols marcados, 16 anos de serviços prestados e jogador com maior número de partidas disputadas (741). Raúl González é, decerto, um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol de todos os tempos.
O centroavante camisa sete era letal na pequena área. Sabia fazer gols de todos os jeitos. Além da finalização sempre calibrada, também se destacava no controle de bola e no ar.
Fez parte dos Galáticos no começo dos anos 2000 e ganhou quase tudo com a camisa dos Merengues: La Liga (6x), Supercopa da Espanha (4x), Champions League (3x), Supercopa da UEFA (1x) e Mundial de Clubes (1x).
Ronaldinho Gaúcho
Não tem como, né? Ronaldinho é certamente um dos melhores jogadores do Campeonato Espanhol que já pisaram nos gramados da La Liga. O “Bruxo” chegou ao Barcelona em 2003 e trouxe toda a sua magia para o clube catalão.
O meia brasileiro encantou a todos com seus dribles plásticos, lançamentos precisos, enfiadas de bola e malabarismos com a bola, a ponto de deixar o Santiago Bernabéu estarrecido de palmas.
Pelo Barça, Gaúcho venceu dois títulos do torneio, duas Supercopas da Espanha e aquela inesquecível Champions League em cima do Arsenal. Também foi eleito o melhor jogador do mundo em 2005.
Telmo Zarra
Telmo Zarra também tem um lugar especial na lista de melhores da história da La Liga. O centroavante espanhol jogou entre 1940 e 1955 no Athletic Bilbao – clube pelo qual mais se destacou na carreira. Jogou 277 vezes e balançou as redes em 251 oportunidades!
O atacante é o terceiro maior artilheiro da primeira divisão, ficando apenas atrás de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Seu apelido era “O Tímido”.
Zarra foi um atacante clássico, que se sobressaía, sobretudo, no jogo aéreo. Marcou vários tentos de cabeça e atormentou defesas em bolas alçadas na área. Venceu o Campeonato Espanhol em 1943 e faturou a Copa do Rei em cinco temporadas.
Xavi
Xavi é outro representante da Era Guardiola que merece estar na lista de melhores jogadores do Campeonato Espanhol de todos os tempos! O habilidoso meia box-to-box foi uma das grandes cabeças pensantes do Barcelona.
Humilde, ético e companheiro, o atleta do clube catalão nunca precisou de holofotes para ser reconhecido no futebol mundial. Suas principais características eram o passe, a visão de jogo, o lançamento à longa distância e a inteligência tática.
Xavi jogava de terno! Conquistou o octa da La Liga, o tri da Copa do Rei, o hexa da Supercopa da Espanha, o tetra da Champions League, o bi da Supercopa da UEFA e o bi do Mundial de Clubes. Tá bom pra você?
Agora que você conhece os melhores jogadores do Campeonato Espanhol, que tal dar uma conferida em outros esportes? Falamos sobre tudo na Esportelândia!
- Luiz Francisco: biografia e títulos do skatista brasileiro
- Arthur Nory: biografia e medalhas do ginasta brasileiro
- Cristiane: biografia, times e títulos da jogadora de futebol
- 10 camisas mais bonitas do Los Angeles Lakers na história
- Melhores pilotos da MotoGP: conheça o top 10 da história!
*Última atualização em 26 de março de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!