Nossa série especial de craques da Alemanha continua! No texto de hoje: os melhores jogadores da Bundesliga. Atualidade e história. Presente e passado.
Na primeira parte do texto, reunimos os atletas que mais estão se destacando na liga hoje. Levamos em consideração todas as nacionalidades. Em um segundo momento, reunimos as maiores estrelas de todos os tempos. Aí sim só aqueles nascidos no país.
São 20 nomes no total – organizados em ordem alfabética. Todos os dados aqui colhidos são referentes ao Campeonato Alemão. Partiu, então?
Melhores jogadores da Bundesliga na atualidade
- Christopher Nkunku
- Erling Haaland
- Jadon Sancho
- Joshua Kimmich
- Kai Havertz
- Marco Reus
- Robert Lewandowski
- Serge Gnabry
- Thomas Müller
- Timo Werner
Christopher Nkunku
- Time: RB Leipzig
- País: França
- Posição: Meia
Abrimos a lista de melhores jogadores da Bundesliga na atualidade com Christopher Nkunku. Após colecionar atuações instáveis no PSG, o habilidoso meia francês está dando o que falar com a camisa do RB Leipzig. Se tornou peça fundamental de Julian Nagelsmann e até o momento já contribuiu com cinco gols e 13 assistências em 27 partidas.
Erling Haaland
- Time: Borussia Dortmund
- País: Noruega
- Posição: Centroavante
Erling Haaland explodiu no futebol como um verdadeiro fenômeno. O jovem centroavante norueguês tem apenas 19 anos, mas já mostrou personalidade o suficiente para se consolidar como um dos atacantes mais letais da atualidade. É alto, rápido, forte e exímio finalizador. Reúne todas as principais características de um legítimo matador!
Jadon Sancho
- Time: Borussia Dortmund
- País: Inglaterra
- Posição: Ponta-direito
Há quem diga que Jadon Sancho é o melhor jogador da Bundesliga hoje. A joia inglesa de 20 anos é o craque do Borussia Dortmund. Até o momento, marcou 17 gols e distribuiu 16 assistências – números absolutamente fantásticos para alguém tão novo. Está cotado a receber o prêmio de Player of the Season do Campeonato Alemão.
Joshua Kimmich
- Time: Bayern de Munique
- País: Alemanha
- Posição: Meia/Lateral
Não há ninguém mais importante que Joshua Kimmich, hoje, no Bayern de Munique. É claro que o meia/lateral não marca tantos gols como Robert Lewandowski – e tampouco distribui tantas assistências como Thomas Müller – mas é a principal engrenagem do elenco comandado por Hans-Dieter Flick. Tá jogando o fino da bola!
Kai Havertz
- Time: Bayer Leverkusen
- País: Alemanha
- Posição: Meia
Continuamos a lista com Kai Havertz, certamente um dos melhores jogadores da Bundesliga em atividade. E olha só: outra grande promessa do futebol mundial! O talentosíssimo meia alemão é o principal toque de criatividade do Bayer Leverkusen atualmente. Não à toa, possui 11 gols marcados e cinco assistências acumuladas.
Marco Reus
- Time: Borussia Dortmund
- País: Alemanha
- Posição: Meia
Marco Reus é um dos grandes líderes do Borussia Dortmund atualmente. Meia de extrema qualidade técnica no passe, visão de jogo e habilidade, é o capitão e grande ídolo dos Aurinegros. Vem executando ótima parceria no ataque com Jadon Sancho e Erling Haaland. Tem 11 tentos e cinco passes para gol na temporada.
Robert Lewandowski
- Time: Bayern de Munique
- País: Polônia
- Posição: Centroavante
Robert Lewandowski, artilheiro da Bundesliga, tem sido fenomenal nos gramados alemães. O centroavante do Bayern de Munique acumula 29 gols em 27 duelos realizados até o momento. É mais tento do que partida disputada! Já parou para imaginar? O polonês está “on fire” e muito possivelmente terminará a temporada com a Chuteira de Ouro.
Serge Gnabry
- Time: Bayern de Munique
- País: Alemanha
- Posição: Ponta-direito
Serge Gnabry começou a carreira profissional no Arsenal e perambulou por alguns empréstimos mal-sucedidos, mas finalmente se tornou um jogador top class. O ponta-direito firmou-se como titular no Bayern de Munique e muito tem contribuído com sua velocidade, drible e profundidade. Ninguém segura quando ele dispara pelos flancos!
Thomas Müller
- Time: Borussia Dortmund
- País: Alemanha
- Posição: Meia
O veterano Thomas Müller parece ter se reinventado no Bayern de Munique. Foi deslocado para a faixa central do campo, ficou mais longe do gol, mas tem contribuído – e muito – com sua experiência, e, sobretudo, qualidade técnica. O resultado está aí para todo mundo ver: líder de assistências da Bundesliga com 18 passes em 22 partidas.
Timo Werner
- Time: RB Leipzig
- País: Alemanha
- Posição: Centroavante
Finalizamos a lista de melhores jogadores do Campeonato Alemão na atualidade com Timo Werner, vice-artilheiro da temporada com 25 gols. As estatísticas já dizem por si só: definitivamente um dos centroavante mais consistentes da Europa. Vem recebendo sondagens de gigantes do continente e não deve permanecer no RB Leipzig.
Amplie sua visão sobre o futebol:
- Técnicos da seleção brasileira: conheça todos da história
- Conheça os 10 melhores jogadores africanos da história
- Melhores goleiros da Alemanha: top 10 atual e do passado
- Melhores meias da Alemanha: top 10 da história e atualidade
- Conheça os 10 jogadores jovens mais promissores do mundo
Melhores jogadores alemãs da história
- Franz Beckenbauer
- Fritz Walter
- Gerd Müller
- Günter Netzer
- Jupp Heynckes
- Karl-Heinz Rummenigge
- Lothar Matthäus
- Oliver Kahn
- Sepp Maier
- Uwe Seeler
Franz Beckenbauer
- Período: 1964-1983
- Posição: Zagueiro
- Bundesligas: 5x (1969, 1972, 1973, 1974 e 1982)
Abrimos a lista de craques do passado com Franz Beckenbauer, considerado por muitos o melhor jogador da história do Campeonato Alemão. Zagueiro de extrema capacidade técnica e liderança, revolucionou o futebol entre os anos 60 e 70. Ganhou a Euro de 72, a Copa do Mundo de 74, seis Bundesligas e virou ídolo no Bayern de Munique.
Fritz Walter
- Período: 1937-1959
- Posição: Atacante
- Bundesligas: 2x (1951 e 1953)
Fritz Walter ergueu a taça da Copa de 1954 como capitão da Alemanha e foi o maior jogador da história do Kaiserslautern – único clube que defendeu em toda a sua carreira. O atacante anotou 539 gols em 425 compromissos oficiais disputados. Dá pra acreditar? Artilheiro nato que sabia balançar as redes como ninguém.
Gerd Müller
- Período: 1963-1981
- Posição: Atacante
- Bundesligas: 4x (1969, 1972, 1973 e 1974)
E por falar em artilheiro, impossível não listar Gerd Müller por aqui, né? O lendário atacante do Bayern de Munique atuou junto de Franz Beckenbauer e só não fez chover. Venceu a Copa de 74, três Champions Leagues, quatro Bundesligas e por aí vai. De quebra, é o maior goleador da história do Campeonato Alemão com 365 gols.
Günter Netzer
- Período: 1963-1977
- Posição: Meia
- Bundesligas: 2x (1970 e 1971)
Günter Netzer também foi um dos melhores jogadores do Campeonato Alemão em todos os tempos. Construiu um legado no Borussia Mönchengladbach entre as décadas de 60 e 70, se transferiu para o Real Madrid posteriormente e marcou presença no título germânico na Copa de 74. Era um meia-armador clássico com técnica, visão de jogo e passe apurado.
Jupp Heynckes
- Período: 1963-1978
- Posição: Atacante
- Bundesligas: 4x (1971, 1975, 1976 e 1977)
Você provavelmente deve saber que Jupp Heynckes foi um técnico de renome. E nos gramados? Ah, ele também arrasou! Atuou na era de ouro do Borussia Mönchengladbach, venceu quatro Bundesligas, a Copa de 74 e se tornou o quarto maior artilheiro da história do Campeonato Alemão. Anota aí: 220 gols no total!
Karl-Heinz Rummenigge
- Período: 1974-1989
- Posição: Atacante
- Bundesligas: 2x (1980 e 1981)
Continuamos a lista com Karl-Heinz Rummenigge, um dos melhores jogadores alemães da Bundesliga que já tivemos a oportunidade de assistir. O atacante marcou época no Bayern de Munique, foi um dos atletas mais habilidosos da década de 80 e levantou duas salvas de prata. Pela seleção, venceu a Euro de 80 e amargou dois vices da Copa (82 e 86).
Lothar Matthäus
- Período: 1979-2000
- Posição: Meia
- Bundesligas: 7x (1985, 1986, 1987, 1994, 1997, 1999 e 2000)
Lothar Matthäus foi um dos melhores jogadores alemães de todos os tempos. Ao lado de Rafa Márquez, do México, é o único atleta a ter disputado cindo edições de Copa do Mundo. Ele também detém o recorde de mais partidas jogadas no torneio (25). Trilhou carreira de sucesso no Bayern, sagrou-se heptacampeão da Bundesliga e foi capitão no Mundial de 90.
Oliver Kahn
- Período: 1987-2008
- Posição: Goleiro
- Bundesligas: 8x (1997, 1999, 2000, 2001, 2003, 2005, 2006 e 2008)
Oliver Kahn foi um dos goleiros mais icônicos do futebol. Ídolo do Bayern de Munique, por onde jogou 14 temporadas, é o terceiro atleta que mais disputou partidas de Bundesliga na história (557). O eterno capitão da Alemanha tem no currículo oito salvas de prata, uma Euro (1996) e o amargo vice-campeonato da Copa do Mundo de 2002.
Sepp Maier
- Período: 1962-1980
- Posição: Goleiro
- Bundesligas: 4x (1969, 1972, 1973 e 1974)
Outro craque do Bayern de Munique nos anos 70. Outra figurinha icônica da Alemanha na conquista de 74. Sepp Maier certamente foi um dos melhores jogadores da Bundesliga na história! Conhecido pela simpatia fora dos gramados e reflexos apurados dentro deles, o goleirão tem quatro títulos do Campeonato Alemão na conta e merece ser lembrado.
Uwe Seeler
- Período: 1953-1972
- Posição: Atacante
- Bundesligas: 1x (1960)
Finalizamos a lista de melhores jogadores da história do Campeonato Alemão com Uwe Seeler. Você sabia que ele faturou o Ballon d'Or em 1960? Era um atacante prolífico dentro da pequena área. Sabia marcar gols de todos os jeitos. Ganhou status de lenda no Hamburgo e ajudou o clube a vencer o seu terceiro título da Bundesliga em 1960.
Conheça a história de mais esportes:
- Conheça todos os detalhes e história do voleibol
- 8 melhores quarterbacks do San Francisco 49ers na história
- Conheça todas as diferenças entre rugby e futebol americano
- Melhores jogadas da NFL: confira o top 10 da história
- Melhores jogadas de CS:GO: confira o top 10 da história
*Última atualização feita em 1 de junho de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!