Liverpool x Milan em 2005, Man United x Bayern em 1999 e mais: elencamos as 10 melhores finais da Champions League da história

Alô, alô, amantes do futebol europeu! A tarefa foi difícil, mas passamos um pente fino na história da competição e elencamos as 10 melhores finais da Champions League de todos os tempos.

Levamos em consideração todas as temporadas do torneio, ou seja, das saudosas Copas Europeias até o atual presente – a Liga dos Campeões como de fato conhecemos.

Você encontrará abaixo, em formato de ranking, o resultado das partidas, os estádios onde foram realizadas, autores dos gols e diversas curiosidades!

Não se esqueça de deixar nos comentários se você gostou da lista. Faltou algum confronto? Mudaria a ordem das posições? Venha debater conosco!

Melhores finais da Champions League

  1. Liverpool 3×3 Milan (2005)
  2. Manchester United 2×1 Bayern de Munique (1999)
  3. Real Madrid 4×1 Atlético de Madrid (2014)
  4. Real Madrid 7×3 Eintracht Frankfurt (1960)
  5. Milan 4×0 Barcelona (1994)
  6. Real Madrid 2×1 Bayer Leverkusen (2002)
  7. Chelsea 1×1 Bayern de Munique (2012)
  8. Liverpool 3×1 Borussia Monchengladbach (1977)
  9. Barcelona 3×1 Manchester United (2011)
  10. Barcelona 2×1 Arsenal (2006)

10º – Barcelona 2×1 Arsenal (2006)

barcelona arsenal champions 2006
Barcelona campeão da UCL em 2006
  • Estádio: Stade de France
  • Sede: Paris, França
  • Gols: Eto’o, Belletti, Campbell

Começamos a lista de finais mais marcantes da Champions League com Barcelona 2×1 Arsenal em 2006. De um lado, os Invictos de Arsène Wenger – um esquadrão recheado de craques como Thierry Henry e Robert Pirès. Do outro, a magia de Ronaldinho Gaúcho.

Com um jogador a menos, tendo em vista que o goleiro Jans Lehmann foi expulso ainda no primeiro tempo, os ingleses foram valentes, abriram o placar com Sol Campbell aos 37 e até sobreviveram bastante tempo, mas o inevitável estava por vir.

Samuel Eto’o empatou o marcador aos 76 e, apenas cinco minutos depois, o brasileiro Juliano Belletti tratou logo de compensar a diferença numérica em campo. Aquele foi o segundo título de Champions League dos Catalães em sua história.

9º – Barcelona 3×1 Manchester United (2011)

barcelona man united 2011
Barcelona campeão da UCL em 2011
  • Estádio: Wembley
  • Sede: Londres, Inglaterra
  • Gols: Pedro, Messi, Villa, Rooney

E vamos de mais Barcelona! A vitória por 3×1 sobre o Manchester United na final de 2011 foi incrível não pelo equilíbrio, mas pela beleza do futebol orquestrado por Lionel Messi, Xavi Hernández e Andrés Iniesta.

Naquela partida, talvez tenhamos assistido a melhor versão de Pep Guardiola na carreira. O tiki-taka dos espanhóis deixou os Red Devils no chinelo e até Sir Alex Ferguson admitiu isso. Segundo o próprio, ninguém havia derrotado o United daquele jeito.

Com gols de Messi, David Villa e Pedro Rodríguez – Rooney descontou para os ingleses – o clube da Catalunha faturou sua terceira orelhuda. Além disso, marcou a história do futebol com um estilo de jogo vistoso, intenso e implacável.

8º – Liverpool 3×1 Borussia Monchengladbach (1977)

liverpool 1977
Liverpool campeão da UCL em 1977
  • Estádio: Stadio Olimpico
  • Sede: Roma, Itália
  • Gols: McDermott, Smith, Neal, Simonsen

Continuamos a lista de melhores finais da Champions League de todos os tempos com Liverpool 3×1 Borussia Mönchengladbach em 1977. Começava ali um grande período de dominância inglesa, que terminaria apenas em 1983 com o título do Hamburgo.

Os Reds, do lendário treinador Bob Paisley, bateram o poderoso Mönchengladbach de Jupp Heynckes e Berti Vogts em grandíssima partida na Itália. Os gols foram marcados por Terry McDermott, Tommy Smith e Phil Neal.

Foi a primeira vez que vimos o Liverpool se portar como grande potência europeia. Tanto é que, na temporada seguinte, sagraria-se bicampeão do torneio. Nottingham Forest e Aston Villa também faturaram títulos naquela que ficou conhecida como a era de ouro da Inglaterra.

7º – Chelsea 1×1 Bayern de Munique (2012)

chelsea bayern 2012
Real Madrid campeão da UCL em 2012
  • Estádio: Allianz Arena
  • Sede: Munique, Alemanha
  • Gols: Müller, Drogba

Voltando para tempos um pouco mais recentes, é hora de falar da primeira Champions vencida pelo Chelsea, em 2012. Faltava aos Blues, que já haviam conquistado tudo na Inglaterra pós-compra do magnata Roman Abramovich, o principal troféu da Europa.

Assim como em 2008, quando os londrinos foram derrotados pelo rival Manchester United, a grande final foi para os pênaltis. Só que dessa vez, contra o Bayer de Munique, o Chelsea levou a melhor: 4×3 nas cobranças. Mas o que faz deste confronto tão especial?

Hora, pelo jeito como a partida se encaminhou para as penalidades. Jogando em casa, os Bávaros abriram o placar aos 83 com Thomas Müller. Aos 88, tomaram o empate de Didier Drogba, mas ainda cobraram um pênalti – defendido por Petr Čech. Parece que tava escrito. O título era pra ser do Chelsea mesmo.

6º – Real Madrid 2×1 Bayer Leverkusen (2002)

real bayer leverkusen 2002
Real Madrid campeão da UCL em 2002
  • Estádio: Hampden Park
  • Sede: Glasgow, Escócia
  • Gols: Lúcio, Rául, Zidane

Falaremos muito de Real Madrid a partir de agora, então já vá se acostumando. Dito isso, é com a taça de 2002 que prosseguimos nossa lista de finais mais marcantes da Champions League, decidida nos pés de Zinedine Zidane.

Há quem diga que aquele foi o auge dos Galáticos, que também contavam com Raúl González, Luís Figo, Roberto Carlos e Claude Makélélé. A propósito, foi dos pés do espanhol que os Merengues abriram o placar contra o Bayer Leverkusen.

O brasileiro Lúcio empatou para os alemães, mas Zidane entrou em ação com um chutaço de primeira, considerado um dos gols mais bonitos da história da Champions – tudo isso no primeiro tempo. O placar se encerrou desta forma com mais uma orelhuda na conta do Real.

Leia mais sobre futebol:

5º – Milan 4×0 Barcelona (1994)

Melhores finais da Champions League
Milan campeão da UCL em 1994
  • Estádio: Estádio Olímpico de Atenas
  • Sede: Atenas, Grécia
  • Gols: Massaro (2), Savićević, Desailly

Em 1994, o Milan não teve dó nem piedade do Barcelona. Os italianos, comandados pelo técnico Fabio Capello, derrotaram os adversários por 4×0, mas acontece que não era simplesmente um time comum do outro lado.

O Barça era uma máquina naquela época e tinha jogadores do porte de Hristo Stoichkov, Ronald Koeman, Andoni Zubizarreta e o baixinho Romário. Esperava-se um duelo mais equilibrado, mas o Milan simplesmente não deu chances.

Os italianos ergueram seu quinto troféu de Champions com gols de Dejan Savićević, Marcel Desailly e Mauro Tassotti, duas vezes. Atuação perfeita dos Rossoneri!

4º – Real Madrid 7×3 Eintracht Frankfurt (1960)

Finais da Champions League
Real Madrid campeão da UCL em 1960
  • Estádio: Hampden Park
  • Sede: Glasgow, Escócia
  • Gols: Puskás (4), Di Stéfano (3), Stein (2),  Kress

Como prometido, tem mais Real Madrid em nossa lista de melhores finais da Champions League de todos os tempos! O confronto em questão rolou em 1960, quando os Merengues bateram o Eintracht Frankfurt por 7×3.

Além do placar elástico, a atuação da dupla Ferenc Puskás e Alfredo Di Stéfano também é algo a ser destacado. O húngaro, autor de quatro gols, e o espanhol, de três, foram responsáveis pelos tentos do Real. Erwin Stein e Richard Kress descontaram para os alemães.

O título de 1960 encerrou a sequência de cinco conquistas consecutivas do Madrid, curiosamente as cinco primeiras temporadas da Champions League.

3º – Real Madrid 4×1 Atlético de Madrid (2014)

Finais da Liga dos Campeões
Real Madrid campeão da UCL em 2014
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Sede: Lisboa, Portugal
  • Gols: Godín, Ramos, Bale, Marcelo, Ronaldo

Nosso terceiro lugar ficou com Real Madrid 4×1 Atlético de Madrid. O clássico da capital espanhola, disputado em 2014, nos reservou algumas reviravoltas. Por isso, certamente merece uma posição no topo deste ranking!

Se liga no que aconteceu: o Atleti estava se sagrando campeão inédito da competição até o último minuto com gol solitário de Diego Godín. Acontece que havia um Sergio Ramos no meio do caminho.

O capitão dos Merengues simplesmente tirou um coelho da cartola, empatando o marcador nos momentos finais. Na prorrogação, o Real jogou tudo o que não havia jogado no tempo regulamentar, anotando três tentos e confirmando mais uma orelhuda.

2º – Manchester United 2×1 Bayern de Munique (1999)

Finais mais marcantes da Champions League
Man United campeão da UCL em 1999
  • Estádio: Camp Nou
  • Sede: Barcelona, Espanha
  • Gols: Basler, Sheringham, Solskjaer

O segundo lugar do nosso ranking de melhores finais da Champions League na história está bem representado nas mãos de Manchester United 2×1 Bayern de Munique. A virada dos Reds Devils em 1999 foi um dos duelos mais emocionantes e surpreendentes de todos os tempos.

São dois os fatores que tornaram esse jogo tão lendário. Primeiro: os Bávaros estavam ganhando o cotejo até os 91 minutos com gol de Mario Basler. O troféu estava na mão, mas os Reds Devils simplesmente viraram o placar com dois tentos nos acréscimos.

O segundo fato curioso é que os autores dos gols vieram do banco de reservas: Teddy Sheringham e Ole Gunnar Solskjaer, atual treinador do Manchester United. Simplesmente inexplicável!

1º – Liverpool 3×3 Milan (2005)

Lista de Todas as Finais da Champions League
Liverpool campeão da UCL em 2005
  • Estádio: Estádio Olímpico Atatürk
  • Sede: Istambul, Turquia
  • Gols: Crespo (2), Maldini, Gerrard, Alonso, Smicer

E por falar em impossível, chegou a hora de revelar a melhor final de Champions League de todos os tempos: Liverpool 3×3 Milan. Cá entre nós? Não poderia ser outra partida.

O contexto era este: os italianos terminaram a primeira etapa à frente por 3×0. O que era de se esperar? Torcida vaiando a performance do time. Só que os adeptos do Liverpool presentes na Turquia fizeram o contrário – eles cantaram You’ll Never Walk Alone a plenos pulmões.

Se aquilo foi um click para mudar a postura dos Reds nós nunca saberemos. O que sabemos é que a equipe de Rafa Benítez buscou o empate no segundo tempo e derrotou o Milan nas penalidades máximas. O impossível se tornou realidade. E aquela final ficou conhecida eternamente como Milagre de Istambul.

Lista de todas as finais da Champions League

Ano Campeão Placar Vice
1955-56 Real Madrid 4×3 Reims
1956-57 Real Madrid 2×0 Fiorentina
1957-58 Real Madrid 3×2 Milan
1958-59 Real Madrid 2×0 Reims
1959-60 Real Madrid 7×3 Eintracht Frankfurt
1960-61 Benfica 3×2 Barcelona
1961-62 Benfica 5×3 Real Madrid
1962-63 Milan 2×1 Benfica
1963-64 Inter de Milão 3×1 Real Madrid
1964-65 Inter de Milão 1×0 Benfica
1965-66 Real Madrid 2×1 Partizan
1966-67 Celtic 2×1 Inter de Milão
1967-68 Manchester United 4×1 Benfica
1968-69 Milan 4×1 Ajax
1969-70 Feyenoord 2×1 Celtic
1970-71 Ajax 2×0 Panathinaikos
1971-72 Ajax 2×0 Inter de Milão
1972-73 Ajax 1×0 Juventus
1973-74 Bayern de Munique 4×0 Atlético de Madrid
1974-75 Bayern de Munique 2×0 Leeds United
1975-76 Bayern de Munique 1×0 Saint-Étienne
1976-77 Liverpool 3×1 Borussia Mönchengladbach
1977-78 Liverpool 1×0 Club Brugge
1978-79 Nottingham Forest 1×0 Malmö
1979-80 Nottingham Forest 1×0 Hamburgo
1980-81 Liverpool 1×0 Real Madrid
1981-82 Aston Villa 1×0 Bayern de Munique
1982-83 Hamburgo 1×0 Juventus
1983-84 Liverpool 1×1 Roma
1984-85 Juventus 1×0 Liverpool
1985-86 Steaua Bucaresti 0x0 Barcelona
1986-87 Porto 2×1 Bayern de Munique
1987-88 PSV 0x0 Benfica
1988-89 Milan 4×0 Steaua Bucaresti
1989-90 Milan 1×0 Benfica
1990-91 Estrela Vermelha 0x0 Marseille
1991-92 Barcelona 1×0 Sampdoria
1992-93 Marseille 1×0 Milan
1993-94 Milan 4×0 Barcelona
1994-95 Ajax 1×0 Milan
1995-96 Juventus 1×1 Ajax
1996-97 Borussia Dortmund 3×1 Juventus
1997-98 Real Madrid 1×0 Juventus
1998-99 Manchester United 2×1 Bayern de Munique
1999-00 Real Madrid 3×0 Valencia
2000-01 Bayern de Munique 1×1 Valencia
2001-02 Real Madrid 2×1 Bayer Leverkusen
2002-03 Milan 0x0 Juventus
2003-04 Porto 3×0 Mônaco
2004-05 Liverpool 3×3 Milan
2005-06 Barcelona 2×1 Arsenal
2006-07 Milan 2×1 Liverpool
2007-08 Manchester United 1×1 Chelsea
2008-09 Barcelona 2×0 Manchester United
2009-10 Inter de Milão 2×0 Bayern de Munique
2010-11 Barcelona 3×1 Manchester United
2011-12 Chelsea 1×1 Bayern de Munique
2012-13 Bayern de Munique 2×1 Borussia Dortmund
2013-14 Real Madrid 4×1 Atlético de Madrid
2014-15 Barcelona 3×1 Juventus
2015-16 Real Madrid 1×1 Atlético de Madrid
2016-17 Real Madrid 4×1 Juventus
2017-18 Real Madrid 3×1 Liverpool
2018-19 Liverpool 2×0 Tottenham
2019-20 Bayern de Munique 1×0 Paris Saint-Germain
2020-21

Agora que você conhece as 10 melhores finais da Champions League de todos os tempos, que tal dar uma olhadinha em outros textos?

*Última atualização feita em 7 de maio 2021

Salvar