Harry Kane, Jimmy Greaves, Michael Owen e mais: saiba quais são os melhores atacantes da Inglaterra no passado e presente

Nossa série especial de craques da terra da rainha está chegando ao fim! O penúltimo capítulo da saga é sobre os melhores atacantes da Inglaterra. Tá preparado?

Na primeira parte do texto, selecionamos dez jogadores (de todas as nacionalidades) que estão brilhando na temporada 2019/20 da Premier League.

Na segunda parte, elencamos dez craques que marcaram época. Aí sim todos exclusivamente ingleses! Vamos relembrar várias feras do passado.

Lembrando que os nomes estão organizados em ordem alfabética. Justamente para você escolher o top 10 perfeito nos comentários. Simbora!

Melhores atacantes da Premier League na atualidade

  • Harry Kane
  • Jamie Vardy
  • Mohamed Salah
  • Pierre-Emerick Aubameyang
  • Raúl Jiménez
  • Richarlison
  • Raheem Sterling
  • Roberto Firmino
  • Sergio Agüero
  • Sadio Mané

Harry Kane

harry kane tottenham
Harry Kane é letal na pequena área

Abrimos a lista de melhores atacantes da Inglaterra na atualidade com Harry Kane. O centroavante de 26 anos se machucou na temporada 2019/20, mas merece ser lembrado por aqui. Afinal, é um dos mais consistentes dos últimos tempos.

Kane é o melhor atleta do Tottenham e um dos centroavantes mais letais do mundo. Tem habilidade para se deslocar nas linhas defensivas e finalização certeira para fazer gols de todos os lugares. Esse sabe balançar as redes como ninguém!

Jamie Vardy

melhores atacantes da inglaterra vardy
Jamie Vardy é o atual artilheiro da Premier League

Jamie Vardy é o atual artilheiro da Premier League com 19 gols em 26 partidas. O centroavante do Leicester City comprova aquele ditado que fala o seguinte: “quanto mais velho o vinho, melhor”.

Isso porque o atleta inglês tem 33 anos e segue anotando tentos atrás de tentos no Campeonato Inglês. É explosivo, rápido e exímio finalizador. O principal jogador dos Foxes em atividade, sem dúvida nenhuma.

Mohamed Salah

melhores atacantes da inglaterra salah
Salah é um dos melhores atacantes da Inglaterra hoje

Muita gente pensou que Mohamed Salah seria o famoso “one season wonder”, ou seja, jogador de uma temporada só. Mas o artilheiro egípcio está mostrando que é um dos melhores atacantes do mundo em atividade.

Em três edições de Premier League vestindo a camisa do Liverpool, Salah marcou 70 gols em 100 compromissos realizados. Uma média absurda! E olha que nem estamos considerando outros torneios como a Champions League.

Pierre-Emerick Aubameyang

melhores atacantes da inglaterra aubameyang
Aubameyang é o atual vice-artilheiro da Premier League

Continuamos a lista com o melhor jogador do Arsenal na atual temporada: Pierre-Emerick Aubameyang! O centroavante gabonês é o atual vice-artilheiro da Premier League com 17 gols – atrás apenas de Jamie Vardy (19).

Auba tem talento de sobra. Suas principais características são a velocidade, o drible e o poder de finalização. Ao lado de Alexandre Lacazette, costuma atormentar – e muito – as defesas do Campeonato Inglês.

Raúl Jiménez

jimenez wolves
Jiménez tanto marca gols como distribui assistências

Poucos centroavantes no mundo são tão preparadores de jogadas como Raúl Jiménez. Contratado em definitivo pelo Wolverhampton em 2019 – se tornando o reforço mais caro da história do clube – o mexicano está fazendo valer a pena cada centavo investido.

Jiménez combina técnica e faro de gol. Faz o pivô como ninguém e sempre está abastecendo jogadores que chegam de trás. Não à toa, tem seis assistências na atual edição da elite inglesa – fora os 13 gols acumulados até o momento.

Richarlison

richarlison everton
Richarlison é um dos melhores atacantes da Premier League

É claro que o nosso querido Pombo apareceria por aqui, né? Richarlison já se acostumou com o peso da camisa do Everton e está colecionando boas atuações na Premier League. É o principal atleta do time treinado por Carlo Ancelotti.

O brasileiro é o vice-artilheiro dos Toffees na atual edição do Campeonato Inglês. Ele anotou dez tentos em 27 jogos – e também contribuiu com três assistências. Pode atuar tanto como ponta quanto centroavante.

Raheem Sterling

sterling england
Sterling é um dos melhores atacantes da Inglaterra em atividade

Raheem Sterling é facilmente um dos melhores atacantes da Inglaterra hoje. O ponta-direito do Manchester City é uma das principais peças do elenco comandado por Pep Guardiola, sempre contribuindo com gols e assistências.

O inglês de 25 anos tem a velocidade como marca registrada. Atuando espetado pelos lados do campo, consegue quebrar linhas de marcação e infiltrar nas defesas mais sólidas da liga. Já acumula 11 gols na atual temporada.

Roberto Firmino

melhores atacantes da inglaterra firmino
Firmino tem um QI de futebol elevadíssimo

Roberto Firmino é um centroavante que facilmente poderia atuar como meio-campista. Afinal, é um dos atacantes com mais qualidade técnica do mundo. Faz lá os seus golzinhos, claro, mas sua importância tática vai além dos números.

Bobby se posiciona bem no ataque, abre espaço para companheiros, dá assistências e sempre arruma um toque de primeira para desmoronar defesas. Possui um QI de futebol elevadíssimo. Realmente diferenciado!

Sergio Agüero

aguero city
Agüero é o maior artilheiro estrangeiro da liga inglesa

Prosseguimos com Sergio Agüero, considerado por muitos o melhor jogador da história do Manchester City. O centroavante argentino é outro atleta com qualidade técnica refinada e pode de decisão acima da média.

Sempre representa os Citizens nas tabelas de artilharia. Na Premier League, já bateu dois recordes: estrangeiro com mais gols e atleta com mais hat-tricks anotados desde a criação da liga. Ao todo, são 180 tentos em 261 partidas disputadas.

Sadio Mané

melhores atacantes da inglaterra mane
Mané está sendo o jogador mais consistente dos Reds no setor ofensivo

Fechamos a lista de melhores atacante da Premier League na atualidade com Sadio Mané, titular absoluto do Liverpool. O senegalês é um dos atletas mais rápidos do mundo!

Na edição 2019/20, é o jogador mais consistente dos Reds no setor ofensivo. É o vice-artilheiro da equipe com 16 gols e, de quebra, ainda acumulou sete assistências. Está cotado a receber o prêmio de melhor da temporada da PFA.

Amplie seu conhecimento sobre futebol:

Melhores atacantes ingleses da história

  • Alan Shearer
  • Gary Lineker
  • Geoff Hurst
  • Jimmy Greaves
  • John Barnes
  • Kevin Keegan
  • Michael Owen
  • Nat Lofthouse
  • Stanley Matthews
  • Wayne Rooney

Camisas de Futebol

Alan Shearer

maiores times da inglaterra newcastle
Shearer é o maior artilheiro da era Premier League

Opa! Tá na hora da segunda parte do texto. Agora, listaremos os melhores atacantes ingleses de todos os tempos. E nada mais justo que começar com ele. A lenda. O mito. Sim, Alan Shearer! O maior artilheiro da história da Premier League.

O centroavante acumulou a incrível marca de 260 gols em 441 partidas na era moderna do Campeonato Inglês. Além disso, é o segundo atleta com mais hat-tricks na liga (11), perdendo apenas para Sergio Agüero (12).

Shearer atuou de 1988 a 2006 por três clubes: Southampton, Blackburn e Newcastle. Foi campeão na temporada 1994/95, duas vezes eleito o melhor jogador do ano pela PFA e medalha de bronze no Ballon d’Or 1996.

Gary Lineker

melhores atacantes da inglaterra lineker
Lineker foi o artilheiro da Copa do Mundo de 86

Gary Lineker foi outro grande atacante com faro de gol. Não à toa, se tornou o terceiro maior artilheiro da história do English Team com 48 tentos – perdendo apenas para Bobby Charlton (49) e Wayne Rooney (53).

Por clubes, jogou profissionalmente entre 1978 e 1994. Se destacou, sobretudo, por Leicester City, Barcelona e Everton. Seu único título de grande expressão na terra natal foi a Copa da Inglaterra de 1990/91.

Lineker, no entanto, brilhou individualmente. Foi eleito o melhor jogador da temporada pela PFA em 1985/86, artilheiro da Copa do Mundo em 1986 e medalha de prata no Ballon d’Or no mesmo ano.

Geoff Hurst

melhores atacantes da inglaterra hurst
Hurst foi o único a marcar três gols em uma final de Copa do Mundo

Geoff Hurst foi o único jogador a ter marcado um hat-trick em final de Copa do Mundo. O feito foi realizado em 1966, no Wembley, quando a Inglaterra sagrou-se campeã do torneio em cima da Alemanha Ocidental.

Seu clube de longa data foi o West Ham, por onde permaneceu 13 anos. Em sequência, acumulou passagens por times como Stoke City e West Bromwich Albion até se aposentar definitivamente em 1976.

Faturou a Copa da Inglaterra de 1963/64, a Supercopa da Inglaterra de 1964 e a Recopa Europeia de 1964/65. Ao todo, disputou 674 jogos e marcou 299 tentos.

Jimmy Greaves

melhores atacantes da inglaterra greaves
Greaves é o maior artilheiro da história do Tottenham

Continuamos a lista de melhores atacantes ingleses de todos os tempos com Jimmy Greaves, o maior artilheiro da história do Tottenham. O centroavante marcou 266 gols em 381 partidas com a camisa dos Spurs.

Com uma média dessas, já dá pra imaginar o que ele já conquistou individualmente na carreira, né? Eles foi simplesmente o maior goleador da temporada em seis edições de Campeonato Inglês!

Greaves jogou entre 1957 e 1980. Também defendeu Chelsea, Milan, West Ham e outras equipes. Faturou duas Copas da Inglaterra, uma Recopa Europeia e a Copa do Mundo de 66 com o English Team.

John Barnes

melhores atacantes da inglaterra barnes
Barnes foi um dos melhores atacantes da Inglaterra na história

John Barnes é o próximo da lista. Jogando originalmente como ponta-esquerdo (e deslocado para o meio-campo no final da carreira), o craque inglês se destacou, principalmente, por Watford (1981-1987) e Liverpool (1987-1997).

Pelos Reds, ganhou dois títulos da primeira divisão, duas Copas da Inglaterra e uma Copa da Liga. Além disso, foi eleito o melhor atleta da temporada pela PFA em 1988.

No English Team, jogou as Copas de 86 e 90. Acumulou 11 gols em 79 compromissos realizados. Barnes era um winger veloz, incisivo e bastante habilidoso.

Kevin Keegan

melhores atacantes da inglaterra keegan
Keegan foi eleito o melhor jogador do mundo duas vezes

Duas vezes melhor do mundo (1978 e 1979). Uma vez melhor da Inglaterra (1982). Tricampeão da primeira divisão inglesa e bicampeão da Europa League. Campeão da Copa da Inglaterra e da Champions League. Prazer, Kevin Keegan!

O atacante inglês foi um dos melhores jogadores da década de 70. Atuou por Liverpool (onde conquistou suas taças mais importantes), Hamburgo, Southampton e Newcastle. Aposentou-se em 1985 e tornou-se treinador.

Pela seleção inglesa, atuou 63 vezes e anotou 21 gols. Jogou a Copa do Mundo de 1982 e foi capitão do English Team na Euro de 1980.

Michael Owen

michael owen liverpool
Owen foi revelado nas categorias de base do Liverpool

Você sabia que Michael Owen conquistou a Bola de Ouro em 2001? Pois é! Considerado uma das principais promessas dos anos 90, o atacante inglês gerou expectativas, mas não conseguiu manter a boa forma devido às constantes lesões.

Enquanto esteve saudável, foi fenomenal. A joia do Liverpool, revelada nas categorias de base do clube, jogou por lá entre 1996 e 2004, colocando no currículo uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga e uma Europa League.

Mais tarde, após passagens apagadas por Real Madrid e Newcastle, chocou o país ao se juntar ao rival Manchester United. Nos Reds Devils, Owen faturou o título que faltava na coleção: a Premier League de 2010/11.

Nat Lofthouse

nat lofthouse
Nat Lofthouse jogou no Bolton entre 1946 e 1960

Nat Lofthouse, além de ter sido um dos melhores atacantes da Inglaterra de todos os tempos, se destacou por atuar apenas em um clube: Bolton Wanderers. O atleta jogou por lá entre 1946 e 1960, acumulando 452 partidas e 255 gols.

Seu único título na carreira foi uma Copa da Inglaterra, mas isso não ofusca o seu desempenho. Pelo English Team, disputou 33 compromissos e anotou 30 tentos. Uma das melhores médias de gols da história da seleção!

Stanley Matthews

stanley matthews
Matthews jogou bola até os 50 anos de idade!

O “interminável” Stanley Matthews também merece ser lembrado por aqui. O ponta-direito é o atleta mais velho a ter atuado na primeira divisão inglesa (50 anos e 5 dias) e a ter vestido a camisa da seleção (42 anos e 104 dias).

Atuou profissionalmente de 1932 a 1965, passando por Stoke , Blackpool e Toronto City. Por clubes, disputou 803 partidas e anotou 80 gols. Venceu uma Copa da Inglaterra e foi eleito o melhor jogador do mundo em 1956.

Wayne Rooney

wayne rooney premier league
Rooney é o maior artilheiro do Manchester United e do English Team

Finalizamos a lista de melhores atacantes ingleses da história com Wayne Rooney, o maior artilheiro da história do Manchester United (253 gols) e do English Team (53).

Revelado no Everton, o atleta começou a carreira como atacante e, com o passar do tempo, começou a atuar mais recuado. Certamente uma lenda do futebol!

Foi nos Red Devils que “Shrek” alcançou suas maiores glórias. Anota aí: cinco Premier Leagues, uma Copa da Inglaterra, três Copas da Liga, quatro Supercopas da Inglaterra, uma Champions League, uma Europa League e um Mundial.

Leia mais sobre esportes:

*Última atualização feita em 22 de maio de 2020

Comentários

Salvar