Hora de dar início a mais um capítulo da nossa saga sobre craques germânicos! Desta vez, selecionamos os melhores atacantes da Alemanha no presente e no passado.
Primeiro, fizemos uma seleção de dez nomes da posição que estão arrebentando na temporada 2019-20 da Bundesliga. São jogadores de todas as nacionalidades.
Depois, fechamos o texto com chave de ouro. Ranqueamos os dez maiores de todos os tempos. Aí sim apenas atletas nascidos no país. Vamos ver como ficou?
Melhores atacantes da Bundesliga na atualidade
- Jadon Sancho
- Robert Lewandowski
- Timo Werner
- Erling Haaland
- Filip Kostić
- Marcus Thuram
- Serge Gnabry
- Alassane Pléa
- Jhon Córdoba
- Wout Weghorst
Wout Weghorst (10º lugar)
- Time: Wolfsburg
- Idade: 27 anos
- País: Holanda
Se o Wolfsburg está em sexto lugar brigando por vaga em competições europeias, muito se deve às ótimas atuações de Wout Weghorst. É com o craque dos Lobos que abrimos a lista de melhores atacantes da Bundesliga na atualidade. O holandês é inteligente, tem qualidade técnica acima da média e faro de gol. Na atual edição, acumula 12 gols e três assistências.
Jhon Córdoba (9º lugar)
- Time: Colônia
- Idade: 27 anos
- País: Colômbia
É verdade que o Colônia não vive boa fase e anda flertando com o rebaixamento (mais uma vez), mas alguns atletas têm se destacado individualmente. É o caso do atacante Jhon Córdoba, de 27 anos. Todas as ações ofensivas da equipe passam pelos pés do colombiano, que é a maior ameaça do setor. Em 20 jogos disputados, anotou 12 tentos.
Alassane Pléa (8º lugar)
- Time: Borussia Mönchengladbach
- Idade: 27 anos
- País: França
Alassane Pléa trouxe vitalidade ao comando ofensivo do Borussia Mönchengladbach. Ele foi o quarto jogador das quatro principais ligas de futebol do mundo a alcançar dígitos duplos tanto em gols quanto assistências nesta temporada. O atacante francês já contribuiu com dez tentos e dez passes para gol na Bundesliga.
Serge Gnabry (7º lugar)
- Time: Bayern de Munique
- Idade: 24 anos
- País: Alemanha
Na quinta colocação temos Serge Gnabry, certamente um dos melhores atacantes da Alemanha na atualidade. Após passagens mal-sucedidas por alguns times no início da carreira, finalmente conseguiu mostrar o seu potencial no Bayern – onde é titular absoluto. Veloz, incisivo e habilidoso, o winger acumula 12 gols e dez assistências na liga.
Marcus Thuram (6º lugar)
- Time: Borussia Mönchengladbach
- Idade: 22 anos
- País: França
Marcus Thuram, o filho do icônico Lilian Thuram, parece ter herdado as habilidades da família, pois está jogando muita bola com a camisa do Borussia Mönchengladbach – principalmente quando está ao lado do parceiro de ataque, Alassane Pléa. Combinados, os franceses já acumulam 20 gols e 18 assistências na Bundesliga até agora. Dupla vital!
Filip Kostić (5º lugar)
- Time: Eintracht Frankfurt
- Idade: 27 anos
- País: Sérvia
Filip Kostić é um dos grandes nomes da boa equipe do Eintracht Frankfurt. O winger joga pelo lado esquerdo do campo e sempre está preparado para abastecer os colegas de ataque. Das suas dez assistências distribuídas até o momento (líder do time na temporada), nove foram através de cruzamentos – mais do que qualquer outro atleta na liga.
Erling Haaland (4º lugar)
- Time: Borussia Dortmund
- Idade: 19 anos
- País: Noruega
Erling Haaland vive uma explosão meteórica no futebol europeu. Após se destacar no RB Salzburg, foi comprado pelo Borussia Dortmund e, logo de cara, já deu as cartas. Não sentiu a pressão, virou titular incontestável de Lucien Favre e rapidamente se tornou vital ao clube Aurinegro. A promessa norueguesa já tem dez tentos acumulados na liga!
Timo Werner (3º lugar)
- Time: RB Leipzig
- Idade: 24 anos
- País: Alemanha
Abrimos o pódio de melhores atacantes da Alemanha na atualidade com Timo Werner, a sensação do momento. O astro do RB Leipzig tem apenas 24 anos, mas já se mostrou maduro o suficiente para assumir a responsabilidade na ótima equipe de Julian Nagelsmann. Não á toa, é o vice-artilheiro do atual Campeonato Alemão com 25 gols.
Robert Lewandowski (2º lugar)
- Time: Bayern de Munique
- Idade: 31 anos
- País: Polônia
Achou que Robert Lewandowski perderia o fôlego após completar 30 anos? Achou errado! O centroavante polonês continua responsável por marcar a maior parte dos gols do Bayern de Munique. É o atual artilheiro disparado da atual edição da Bundesliga com 30 gols em 28 partidas disputadas. Nossa medalha de prata está em ótimas mãos!
Jadon Sancho (1º lugar)
- Time: Borussia Dortmund
- Idade: 20 anos
- País: Inglaterra
Jadon Sancho é o melhor atacante de Bundesliga até o momento. Isso é inquestionável! Tanto é que se tornou o favorito a receber o prêmio de melhor jogador da temporada. Atuando pelos lados do campo, a joia inglesa se destaca pelo drible, velocidade e passes cerebrais. Atleta completaço! E dono do Borussia Dortmund.
Leia mais textos sobre futebol:
- 10 melhores estrangeiros do futebol brasileiro na história
- Melhores atacantes da Espanha: top 10 atual e da história
- Relembre as 10 maiores zebras do futebol na história
- Conheça os 10 melhores jogadores africanos da história
- Frases de futebol dos maiores jogadores e técnicos da história
Melhores atacantes alemães da história
- Gerd Müller
- Fritz Walter
- Uwe Seeler
- Jürgen Klinsmann
- Miroslav Klose
- Max Morlock
- Jupp Heynckes
- Karl-Heinz Rummenigge
- Rudi Völler
- Klaus Fischer
Klaus Fischer (10º lugar)
- Período: 1968-1988
- Clubes: 1860 Munique, Schalke 04, Colônia e Bochum
- Copa da Alemanha: 2x (1972 e 1983)
Iniciamos a lista de melhores atacantes da Alemanha da história com Klaus Fischer. Era um centroavante diferente para os padrões da época. Ao invés de se destacar na força física, era mais leve, ágil e especialista em jogadas acrobáticas. Não ganhou muitos títulos (apenas duas Copas da Alemanha), mas certamente merece ser lembrado por aqui.
Rudi Völler (9º lugar)
- Período: 1977-1996
- Clubes: Kickers Offenbach, 1860 Munique, Werder Bremen, Roma, Olympique Marseille e Bayer Leverkusen
- Copa do Mundo: 1x (1990)
- Champions League: 1x (1993)
- Copa da Itália: 1x (1991)
Conhecido pelo bigode infame e penteado característico, Rudi Völler é um dos jogadores alemães mais queridos e respeitados do mundo. O simpático centroavante é reverenciado pelos diversos clubes os quais defendeu na carreira, como, por exemplo, o Olympique de Marseille – onde foi campeão da Champions. Anotou mais de 300 gols e marcou época.
Karl-Heinz Rummenigge (8º lugar)
- Período: 1974-1989
- Clubes: Bayern de Munique, Inter de Milão e Servette
- Eurocopa: 1x (1980)
- Champions League: 2x (1975 e 1976)
- Mundial de Clubes: 1x (1976)
- Bundesliga: 2x (1980 e 1981)
- Copa da Alemanha: 2x (1982 e 1984)
Continuamos o ranking com Karl-Heinz Rummenigge, o maior craque da Alemanha nos anos 80. Viveu fase fenomenal no Bayern de Munique combinando técnica, habilidade e finalização. Reinou na terra natal, reinou na Europa e depois foi se aventurar na Itália. Recebeu a Bola de Ouro duas vezes e foi artilheiro da Bundesliga em três temporadas.
Jupp Heynckes (7º lugar)
- Período: 1963-1978
- Clubes: Borussia Mönchengladbach e Hannover 96
- Copa do Mundo: 1x (1974)
- Eurocopa: 1x (1972)
- Bundesliga: 4x (1971, 1975, 1976 e 1977)
- Copa da Alemanha: 1x (1973)
Jupp Heynckes não poderia ficar de fora em nossa lista de melhores atacantes da Alemanha em todos os tempos! A lenda do Borussia Mönchengladbach só não fez chover nos anos 70, quando empilhou troféus pelo clube e pela seleção alemã. Foi artilheiro das três principais competições europeias do futebol: Champions League, Europa League e Recopa Europeia. O único atleta a ter realizado esse feito no esporte.
Max Morlock (6º lugar)
- Período: 1940-1964
- Clube: Nurembergue
- Copa do Mundo: 1x (1954)
- Bundesliga: 2x (1948 e 1961)
- Copa da Alemanha: 1x (1962)
Você provavelmente nunca ouviu falar de Max Morlock. Afinal, ele viveu o seu auge no período Entre Guerras. O astro do Nurembergue entrou em campo em aproximadamente 900 partidas, anotou cerca de 700 gols e faturou dois títulos da Bundesliga, além de ter erguido o troféu da primeira Copa da Mundo da história.
Miroslav Klose (5º lugar)
- Período: 1998-2016
- Clubes: Homburg, Kaiserslautern, Werder Bremen, Bayern de Munique e Lazio
- Copa do Mundo: 1x (2014)
- Bundesliga: 2x (2008 e 2010)
- Copa da Alemanha: 2x (2008 e 2010)
- Copa da Liga Alemã: 2x (2006 e 2007)
- Supercopa da Alemanha: 1x (2010)
- Copa da Itália: 1x (2013)
Olha quem vem na quinta colocação! Simplesmente o maior artilheiro da história das Copas com 16 gols. Sim! Estamos falando de Miroslav Klose. O atacante é também o principal goleador da seleção em todos os tempos com 68 tentos em 137 compromissos oficiais. A Alemanha nunca perdeu uma partida em que o centroavante marcou.
Jürgen Klinsmann (4º lugar)
- Período: 1981-2003
- Clubes: Stuttgarter Kickers, Stuttgart, Inter de Milão, Mônaco, Tottenham, Bayern de Munique, Sampdoria e Orange County Blue Star
- Copa do Mundo: 1x (1990)
- Eurocopa: 1x (1996)
- Europa League: 2x (1996 e 1991)
- Bundesliga: 1x (1997)
- Supercopa da Itália: 1x (1989)
Jürgen Klinsmann foi um dos melhores atacantes da Alemanha na história. Com passagens por diversos clubes de ponta da Europa como Inter, Tottenham, Mônaco e Bayern, o centroavante se destacou pela inteligência, senso de posicionamento e, sobretudo, raça. Um legítimo homem de referência. Venceu Copa do Mundo, Euro e várias taças nacionais.
Uwe Seeler (3º lugar)
- Período: 1953-1972
- Clubes: Hamburgo e Cork Celtic
- Bundesliga: 1x (1960)
- Copa da Alemanha: 1x (1963)
Bora pro pódio! Uwe Seeler foi o escolhido para ostentar nossa medalha de bronze. Considerado um dos centroavantes mais letais da história, o alemão atuou entre os anos 50 e 70 pelo Hamburgo. Mesmo com ofertas de vários clubes da Europa, manteve-se fiel ao clube praticamente a carreira inteira. Líder, consistente e feroz no jogo aéreo.
Fritz Walter (2º lugar)
- Período: 1937-1959
- Clube: Kaiserslautern
- Copa do Mundo: 1x (1954)
- Bundesliga: 2x (1951 e 1953)
No segundo lugar do pódio está Fritz Walter. O lendário atacante do Kaiserslautern capitaneou a Alemanha na Copa do Mundo de 1954, venceu duas Bundesligas e ficou eternizado na história do futebol. Não à toa, o estádio do seu clube de coração foi rebatizado de Fritz-Walter-Stadion em 1985. Que moral, hein?
Gerd Müller (1º lugar)
- Período: 1963-1981
- Clubes: Nördlingen, Bayern de Munique e Fort Lauderdale Strikers
- Copa do Mundo: 1x (1974)
- Eurocopa: 1x (1972)
- Champions League: 3x (1974, 1975 e 1976)
- Recopa Europeia: 1x (1967)
- Mundial de Clubes: 1x (1976)
- Bundesliga: 4x (1969, 1972, 1973 e 1974)
- Copa da Alemanha: 4x (1966, 1967, 1969 e 1971)
Chegamos ao fim! A medalha de ouro ficou com Gerd Müller, o melhor atacante da Alemanha em todos os tempos. “Der Bomber” é o maior artilheiro da história da seleção (68 gols em 62 jogos) e da Bundesliga (365 gols em 427 jogos). Médias impressionantes, não? Para completar, foi o goleador máximo da Copa do Mundo de 70.
Agora queremos saber: você concorda com as listas do presente e do passado? Colocaria um nome não citado? Trocaria alguém de posição? Participe nos comentários!
Que tal ficar por dentro de outros esportes?
- Relembre as 10 melhores partidas de tênis da história
- Os 10 melhores pilotos alemães da Fórmula 1 na história
- Melhores opostos do vôlei: conheça o top 10 da história
- Conheça as 10 maiores rivalidades da NBA na história
- Veja 10 curiosidades do Free Fire que talvez você não saiba
*Última atualização feita em 10 de junho de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!