Você sabe quem é o melhor batedor de pênalti do mundo? Confira os 10 maiores cobradores da história e quem nunca perdeu uma cobrança

Para ser considerado o melhor batedor de pênalti do mundo, não basta só ter técnica e sangue frio. É essencial ter precisão e consistência — em outras palavras, bater bem sempre.

Mas quem merece esse posto no futebol mundial? É o que tentamos responder nesse texto, em que elencamos os 10 maiores cobradores de pênalti do futebol mundial.

Dentro dos desafios de obtenção de dados confiáveis, juntamos atletas na ativa e aposentados, assim como respondemos algumas dúvidas recorrentes, que acabam servindo para fazer menções honrosas aos “cortados” da seleção abaixo.

Para produzir essa lista, foi necessário ser frio, preciso e consistente. Como o melhor batedor de pênalti do mundo. Quem quer que ele seja.

A metodologia

São inúmeros os desafios de montar um tipo de lista que elege o melhor batedor de pênalti do mundo, como você deve imaginar.

Para jogadores antigos e que atuaram fora da Europa, os dados não são facilmente encontrados — a maioria dos números foi tirado do Transfermarkt, da UEFA e da InStat — e por isso o perfil “jovem e europeu” da lista.

Ainda assim, foram necessários alguns critérios para definir o melhor batedor de pênalti do mundo e os maiores de todos os tempos. Para começar, mais de 30 gols marcados, o que tira, por exemplo, o famoso Henrique Dourado do bolo.

A partir daí, a gradação é pela porcentagem de aproveitamento. Este critério foi o mais duro, tanto que tirou Messi e Cristiano Ronaldo da jogada. Por fim, em caso de empate, a vantagem vai para quem tem mais gols — que por sua vez tirou Kaká da lista.

Maiores cobradores de pênalti de todos os tempos

  1. Ledio Pano
  2. Matt Le Tissier
  3. Rickie Lambert
  4. Alan Shearer
  5. Robert Lewandowski
  6. Landon Donovan
  7. Ronaldo
  8. Mario Balotelli
  9. Harry Kane
  10. Frank Lampard

Frank Lampard (10º)

frank lampard chelsea

Ele pode não ter sido o melhor batedor de pênalti do mundo, mas Frank Lampard foi o melhor jogador do Chelsea na marca da cal — talvez em todos os outros lugares do campo também. Craque.

Em 22 anos de carreira, 13 deles dedicados ao time de Stamford Bridge, o inglês cobrou 70 pênaltis e acertou 60 deles, um aproveitamento de 85% nas batidas.

Uma das penalidades mais importantes convertidas por Lampard foi no dia 19 de maio de 2012, a terceira da série que decidiu a Liga dos Campeões para os Blues.

Harry Kane (9º)

Harry Kane artilheiro da Copa 2018
Harry Kane foi artilheiro da Copa de 2018, com 6 gols Crédito: EPA/EFE

Seguimos nossa lista com outro inglês, no caso Harry Kane. Jovem e ambicioso, pode até não se tornar o melhor batedor de pênalti do mundo, mas tem todas as chances de se tornar o melhor cobrador de pênalti de sua geração. É um dos poucos desta lista em atividade, afinal — e o mais jovem.

Kane tem um aproveitamento das penalidades na casa dos 86%. Para ir para o topo, precisa aumentar o número de cobranças. Quem sabe se sair do Tottenham…

Mario Balotelli (8º)

Balotelli foi, por algum tempo, o melhor batedor de pênalti do mundo

Houve um tempo em que Mario Balotelli era o melhor batedor de pênalti do mundo. O jogador simplesmente não errava. Então veio o dia 14 de abril de 2013, que encerrou a sequência de 26 acertos consecutivos em penalidades.

O “Super Mario” parou em Pepe Reina numa partida entre o Milan do italiano e o Napoli do goleiro espanhol. Desde então, Balotelli perdeu mais quatro pênaltis, o que continua pouco para mais de sete anos. O aproveitamento atual é de 88% das cobranaças.

Ronaldo (7º)

Ronaldo melhor jogador do mundo de 1997

É engraçado que Ronaldo foi tão monstruoso como jogador, capaz de jogadas memoráveis, dribles desconcertantes e finalizações inacreditáveis, que as vezes esquecemos do básico. No caso que ele foi (na verdade, ainda é) um dos maiores cobradores de pênalti de todos os tempos.

Segundo o Transfermarkt, o Fenômeno foi 50 vezes para a marca da cal. Em 45 delas, alterou o placar. O seu aproveitamento de 90% é o maior de um jogador brasileiro, pelo menos dentro dos critérios que colocamos.

Um dado curioso: o goleiro que mais vezes defendeu as cobranças do atacante é Gianluigi Buffon, curiosamente um dos 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol. O italiano agarrou duas cobranças do Fenômeno.

Landon Donovan (6º)

Landon Donovan

Se nos esquecemos de Ronaldo quando o assunto é penalidades, certamente não paramos para lembrar de Landon Donovan, o grande jogador — e o melhor cobrador de pênalti — da história dos EUA.

O meia, que dá o nome ao prêmio de craque da temporada da MLS tem um ótimo aproveitamento na marca da cal, de 90,7%. Para chegar nele, foram precisas 54 cobranças e 49 acertos.

Vá além do futebol! Confira:

Robert Lewandowski (5º)

jogadores de futebol mais bem pagos do mundo lewandowski

Chegamos ao principal nome das penalidades do dia de hoje. Além de um dos grandes atacantes do futebol mundial, Robert Lewandowski é o melhor batedor de pênaltis do mundo atualmente.

O polonês, que em 2020 levou o prêmio da FIFA de Melhor Jogador do Mundo, tem um enorme aproveitamento de penalidades, na casa dos 93%. O atacante do Bayern de Munique chegou a ficar quatro anos (2014-2018) sem perder um pênalti sequer, e olha que bateu 31 deles nesse período.

Rickie Lambert (4º)

Rickie Lambert é o melhor batedor de pênalti do mundo do século XXI
(Ben Hoskins/Getty Images)

Talvez seja Rickie Lambert o mais surpreendente jogador da lista de maiores cobradores de pênaltis de todos os tempos, especialmente na colocação que está.

Atacante que se consagrou no Southampton mas não virou no Liverpool, Lambert não foi dos mais técnicos ou talentosos de sua geração. Longe disso, na verdade. Mas que sabia bater pênaltis, ah sabia.

O inglês perdeu errou apenas três cobranças em sua carreira de 18 anos no futebol. Foram 53 penalidades batidas no total, e portanto 50 convertidas. O aproveitamento de 94,3%, quase o mesmo do próximo jogador da lista.

Alan Shearer (3º)

alan shearer newcastle

Realmente, os ingleses sabem o que fazem na marca cal. Quer dizer, menos David Beckham. E olha que ele é um dos maiores batedores de falta de todos os tempos. Mas estamos aqui para falar de Alan Shearer, o terceiro maior batedor de pênalti do mundo em todos os tempos.

O inglês só perdeu quatro pênaltis em uma carreira de 18 anos. Foram 74 batidos no total, e portanto 70 muito bem convertidos. O aproveitamento de Shearer é incrível: 94,5%. Assim como sua técnica.

Matt Le Tissier (2º)

Matt Le Tissier foi o melhor batedor de pênati do mundo nos anos 1990
(Laurence Griffiths/Empics)

Matt Le Tissier não é inglês, mas bem que poderia ser. Formado na base do Southampton (parece que o pessoal sabe ensinar a bater pênaltis por lá), passou 15 anos da sua carreira no clube do sul da Inglaterra.

Vestindo as listas alvirrubras, Matt perdeu, pasmem, apenas um pênalti em todos os seus 16 anos no futebol. Foram 49 penalidades cobradas e 48 acertadas e o absurdo aproveitamento de 97%, digno de melhor batedor de pênalti do mundo, não fosse pelo próximo jogador da lista.

Ledio Pano (1º)

Não se sinta mal por não conhecer Ledio Pano, o melhor cobrador de pênalti de todos os tempos. O albanês, filho de um dos craques de seu país, Panajot Pano, passou a carreira entre clubes gregos e albaneses. Mas não perdeu um pênalti sequer.

Segundo a apuração da UEFA foram 50 penalidades cobradas e 50 acertadas e o 100% de aproveitamento que o colocam na primeira colocação isolada dos maiores cobradores de pênalti da história do futebol.

Quem tem mais gols de pênalti no mundo?

O jogador que tem mais gols de pênalti no mundo é ninguém menos que Cristiano Ronaldo, que em 2021 passou das 130 penalidades convertidas. O pessoal chama de “Penaldo” de maneira pejorativa, mas fatos são fatos.

Quem nunca perdeu um pênalti?

Entre os cobradores de pênalti com um volume considerável de pênaltis, temos Ledio Pano, o albaniano que é o melhor batedor de pênalti do mundo em todos os tempos, que não errou nenhuma de suas cinquenta cobranças.

O francês Eric Cantona, ex-Manchester United, que teve 100% de aproveitamento em suas 19 cobranças, e Yaya Touré, que atuou pelo rival Manchester City e acertou todos os seus 15 pênaltis cobrados, completam a lista.

Maiores cobradores de pênalti do Brasil

  1. Henrique Dourado (92%)*
  2. Gabriel Barbosa (91%)*
  3. Ronaldo: 45 de 50 (90%)
  4. Kaká: 39 de 46 (84%)
  5. Ronaldinho Gaúcho: 69 de 86 (80%)
  6. Rogério Ceni: 69 de 89 (77%)
  7. Neymar (74%)*

*Ainda em atuação. Colocamos apenas o aproveitamento para não ficar desatualizado.

Depois de conhecer o melhor batedor de pênalti do mundo, que tal conferir outras listas de futebol? Acesse:

*Última atualização em 25 de maio de 2021

Salvar