Conheça a história e trajetória de Manuel Neuer, goleiro alemão de 37 anos que atua pelo Bayern de Munique e foi campeão mundial pela Alemanha, em 2014. Veja também seus títulos conquistados.

Início da carreira no Schalke 04

Manuel Neuer começou sua carreira nas categorias de base do Schalke 04 e, após 10 anos, em 2005, assinou seu primeiro contrato como profissional com a equipe. Sua estreia na Bundesliga foi na 2ª rodada da temporada 2006/07. Com isso, o goleiro foi ocupando a meta que, até então, era ocupada por Frank Rost.

O goleiro permaneceu no Schalke 04 até a temporada 2011/12, quando se transferiu para o Bayern de Munique. Pelo clube que o revelou, Neuer atuou em 203 jogos e conquistou a Copa da Alemanha, na temporada 2010/11.

Chegada ao Bayern de Munique

Manuel Neuer assinou com o Bayern de Munique em junho de 2011, em uma negociação que girou em torno de 18 milhões de euros, por cinco temporadas. Aliás, que foram se estendendo e o goleiro permanece no clube até hoje.

Assim, Neuer está iniciando sua 13ª temporada pelo clube alemão, com quase 500 partidas. Além disso, são vários títulos no currículo. Com destaque para o Campeonato Alemão, com 11 conquistas seguidas, sendo a primeira na temporada 2012/13.

Nesta temporada, o Bayern de Munique também conquistou a Liga dos Campeões ao vencer o Borussia Dortmund, por 2 x 1. Já o segundo título dessa competição veio em 2019/20.

Dos títulos nacionais conquistados pelo Bayern de Munique, Manuel Neuer também esteve presente nas seis Supercopas da Alemanha e nas cinco Copas da Alemanha. E nos títulos internacionais, foram duas Supercopas Europeias e dois Mundiais de Clubes, ambos nos anos 2013 e 2020.

Seleção Alemã

Pela equipe principal da Seleção Alemã, Neuer fez sua estreia em junho de 2009, contra os Emirados Árabes. No ano seguinte, esteve entre os jogadores convocados pela Copa do Mundo.  Foi titular em todas as partidas. No entanto, a Alemanha foi eliminada pela Espanha na semifinal e ficou fora da decisão.

Por outro lado, na edição de 2014 da Copa do Mundo, Neuer também foi titular na campanha que sagrou os alemães os grandes vencedores. Vale lembrar que foi neste ano que o Brasil foi goleado pela Alemanha, por 7 x 1, na semifinal. Para completar, o goleiro também ganhou o prêmio Luva de Ouro de melhor goleiro.

Neuer também foi convocado para mais duas edições da Copado Mundo, 2018 e 2022. No entanto, nas duas a Alemanha não conseguiu passar da fase de grupos.

Mas Neuer atingiu uma marca importante no último mundial. Visto que se tornou o goleiro com maior número de jogos em Copa do Mundo na partida contra a Costa Rica, vencida, por 4 x 2. Essa foi sua partida de número 19 e, com isso, ultrapassando Sepp Maier e Taffarel, que tinham, cada um, 18 jogos em Copas do Mundo.