Sabe qual foi a maior goleada da história da Copa do Brasil? Foi em 1991 e coube a um clube mineiro, no estádio Independência, contra um time do Piauí!
Também reunimos outros placares elásticos da competição com informações completas: data, local, autores dos gols e curiosidades! Segue o fio.
Qual foi a maior goleada da Copa do Brasil?
A maior goleada da Copa do Brasil em toda a história da competição aconteceu em 1991, quando o Atlético Mineiro venceu o Caiçara, do Piauí, no Independência, por 11×0. Gérson (5), Marquinhos (3), Edu Zanelo (2) e Sérgio Araújo foram os autores dos gols.
Maiores goleadas da Copa do Brasil
- Atlético-MG 11×0 Caiçara (1991)
- São Paulo 10×0 Botafogo-PB (2001)
- Santos 10×0 Naviraiense (2010)
- Internacional 9×1 Ji-Paraná (1993)
- São Paulo 9 x 1 4 de Julho (2021)
- Flamengo 8×0 Kaburé (1995)
- Sergipe 0x8 Palmeiras (1996)
- Portuguesa 8×0 Kaburé (1997)
- Vasco 8×0 Picos (1998)
- Interporto 0x8 Bahia (2000)
Atlético-MG 11×0 Caiçara (1991)
- Data: 28 de fevereiro de 1991
- Estádio: Independência
- Gols: Gérson (5), Marquinhos (3), Edu Zanelo (2) e Sérgio Araújo
Com dissemos anteriormente, Atlético Mineiro 11×0 Caiçara foi a maior goleada da Copa do Brasil de todos os tempos. O Galo passou o rolo compressor na equipe do Piauí e viu Gérson marcar cinco gols no Independência, além do hat-trick de Marquinhos.
Apesar da boa performance na primeira fase do torneio, o alvinegro não chegou longe. Foi eliminado pelo Criciúma na etapa seguinte, que venceu as duas partidas por 1×0.
São Paulo 10×0 Botafogo-PB (2001)
- Data: 28 de março de 2001
- Estádio: Morumbi
- Gols: França (3), Luiz Fabiano (2), Júlio Baptista (2), Gustavo Nery, Kaká e Fabiano Souza
Continuamos a lista de maiores goleadas da Copa do Brasil com um chocolate do São Paulo pra cima do Botafogo da Paraíba! Em março de 2001, o tricolor paulista não tomou conhecimento dos adversários e aplicou um sonoro 10×0 no Morumbi.
Pra quem gosta de nostalgia, olha a lista de quem fez gols: França, Luiz Fabiano, Júlio Baptista e Kaká, que naquela época ainda era conhecido como Cacá. Depois do baile, o São Paulo eliminou outros dois nordestinos, mas caiu nas quartas para o Grêmio.
Santos 10×0 Naviraiense (2010)
- Data: 10 de março de 2010
- Estádio: Vila Belmiro
- Gols: André (3), Neymar (2), Madson (2), Robinho, Ganso e Marquinhos
Da lista de placares mais elásticos da competição, Santos 10×0 Naviraiense é o mais recente. Muita gente se lembra: em 2010 o Peixe tinha um timaço comandando por Neymar e Paulo Henrique Ganso.
O duelo na Vila Belmiro foi recheado de golaços, dribles e jogadas plásticas. Foi algo lindo de se ver. A molecada do literal paulista ainda se sagraria campeão do campeonato derrotando o Vitória em dois jogos emocionantes.
Internacional 9×1 Ji-Paraná (1993)
- Data: 6 de abril de 1993
- Estádio: Beira-Rio
- Gols: Não encontramos
Internacional 9×1 Ji-Paraná, em 1993, no Beira-Rio, também está no hall. Infelizmente não conseguimos encontrar muitos dados sobre o cotejo, mas o placar foi realmente esse.
O Colorado foi a campo com Fernandez; Célio Lino, Pinga, Ricardo e Daniel; Baron, Caíco, Silas e Jandir; Jairo Lenzi e Rudinei. Norton e Elson entraram no segundo tempo.
Apesar do início com o pé direito, os gaúchos acabaram deixando a competição na etapa seguinte, perdendo para o Londrina por 2×1 no agregado.
Leia mais textos sobre futebol:
- Quando o Grêmio foi imortal: a história da Batalha dos Aflitos
- Campeonato Turco: campeões, artilheiros e mais
- Melhores zagueiros do FM: conheça 10 jovens para lapidar
- Melhores atacantes do FM: conheça 10 jovens para lapidar
São Paulo 9×1 4 de Julho (2021)
- Data: 08 de junho de 2021
- Estádio: Morumbi
- Gols: Pablo (3), Luciano (2), Gabriel Sara, Emiliano Rigoni, Bruno Alves e Chico Bala (Contra), todos esses para o São Paulo e Dudu Beberibe para o 4 de Julho.
A goleada mais recente de nossa lista aconteceu em 2021, com o São Paulo atropelando o 4 de Julho pela terceira fase da competição nacional. No total dos dois confrontos o placar agredado ficou em 11 x 4 para o Tricolor do Morumbi, já que o time do Piauí venceu o jogo de ida por 3 x 2.
Com show de Pablo e Luciano, a equipe do Morumbi virou a partida após sofrer o primeiro gol do jogo aos 29 segundos. Assim, eliminou o 4 de Julho e se classificou às oitavas de final do torneio, sendo eliminados posteriormente nas quartas de final pelo Fortaleza.
Flamengo 8×0 Kaburé (1995)
- Data: 26 de abril de 1995
- Estádio: Gávea
- Gols: Sávio (3), Rodrigo Mendes (2), Marquinhos, Charles Guerreiro e Branco
Em 1995, foi a vez do Flamengo aplicar uma goleada histórica. O Rubro-Negro superou o modesto Kaburé, do Tocantins, por 8×0. Interessante ressaltar que o confronto foi uma das oitavas de finais, o que confirma a campanha surpreendente do clube nortenho.
Com partida impecável de Sávio, autor de três tentos, e um a mais no campo, devido a expulsão de um atleta adversário, o Rubro-Negro despachou o Kaburé e só seria eliminado nas semifinais, pelo Grêmio.
Sergipe 0x8 Palmeiras (1996)
- Data: 28 de fevereiro de 1996
- Estádio: Batistão
- Gols: Luizão (4), Djalminha (2), Rivaldo e Cafu
Primeira vitória fora de casa desse ranking, Sergipe 0x8 Palmeiras também deu o que falar. O alviverde foi até ao Batistão, em Aracaju, e simplesmente destruiu os adversários.
Luizão foi o nome do cotejo com incríveis quatro gols marcados. Djalminha também se destacou com dois. O Verdão da Parmalat marcou época naquela temporada, mas não ao ponto de vencer a Copa do Brasil, que ficou com o Cruzeiro.
Portuguesa 8×0 Kaburé (1997)
- Data: 4 de março de 1998
- Estádio: Canindé
- Gols: Alex Alves (2), Valdonês (contra), Marcelo Miguel, Rodrigo Fabri, McLaren, Zinho e Clemer
Olha só quem apareceu de novo! Em 1997, o Kaburé voltou a aparecer na Copa do Brasil. E novamente tomou um sacode, desta vez para a Portuguesa de Desportos.
Os paulistas venceram por 8×0 e a partida ficou famosa pelo gol de pênalti do goleiro Clemer, aquele mesmo do Internacional. Foi ele quem fechou o placar nos minutos finais. Fica aí o questionamento se foi desrespeito ou não.
Vasco 8×0 Picos (1998)
- Data: 10 de fevereiro de 1998
- Estádio: São Januário
- Gols: Luizão (3), Pedrinho (3), Nasa e Felipe
Prosseguimos a lista de maiores goleadas da Copa do Brasil com Vasco 8×0 Picos, em 1998, no São Januário. Recheada de craques que viriam a conquistar a Libertadores na mesma temporada, bem no ano do centenário, a equipe cruzmaltina dava show em campo.
Luizão e Pedrinho marcaram três gols cada contra a singela agremiação do Piauí. Nasa e Felipe deram números finais ao placar. Que timaço era aquele, hein?
Interporto 0x8 Bahia (2000)
- Data: 15 de março de 2000
- Estádio: General Sampaio
- Gols: Não encontramos
Chegamos ao fim da lista com Interporto 0x8 Bahia, outra vitória fora de casa. Também não encontramos muitos dados sobre o duelo, apenas o placar – e que foi disputado no estádio General Sampaio, em Tocantins.
Pronto! Agora você conhece a maior goleada da Copa do Brasil e os placares mais elásticos da história da competição. Deixe seu comentário se gostou deste texto!
- Saiba tudo sobre a Copa do Mundo de Basquete Masculino
- As 10 melhores jogadoras da Superliga Feminina de Vôlei
- Glossário da Fórmula 1: os principais termos utilizados
- Bia Haddad: títulos, suspensão, melhor ranking e biografia
*Última atualização feita em 22 de novembro de 2023
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!