Lucas Paquetá é amplamente reconhecido pela sua criatividade em campo.

Um dos melhores produtos do futebol brasileiros de sua geração, Paquetá é um dos meio campistas mais observados do futebol mundial.

Confira a história do cria do Flamengo.

História de Lucas Paquetá

Divulgação
Divulgação

Lucas Paquetá, cujo nome completo é Lucas Tolentino Coelho de Lima, nasceu em 27 de agosto de 1997.

Ele é um renomado jogador de futebol brasileiro que atualmente desempenha a posição de meio-campista ofensivo no clube da Premier League, West Ham United, e integra a seleção brasileira.

Sua trajetória na seleção nacional inclui participação na Copa América, onde foi campeão em 2019, e uma Copa do Mundo.

Paquetá deu início à sua carreira em 2007 no CR Flamengo, onde se destacou conquistando o título da Copa São Paulo de Júniores em 2016.

Além disso, ele teve passagens por clubes como Flamengo, AC Milan e Lyon.

Início de carreira

Divulgação
Divulgação

Em 2007, Lucas Paquetá ingressou no Flamengo quando tinha apenas 10 anos de idade.

Aos 15 anos, embora demonstrasse habilidade técnica, sua estatura física não se comparava à de outros jogadores de sua faixa etária, medindo apenas 1,52 metros.

No entanto, aos 18 anos, deu um salto de crescimento de 27 centímetros. Enquanto fazia parte da equipe de base do Flamengo, ele se destacou ao conquistar o título da Copa São Paulo de Júniores em 2016, um dos torneios de base mais prestigiosos do Brasil.

Ao lado de outros jovens talentos, como Léo Duarte, Felipe Vizeu e Ronaldo, Lucas foi imediatamente promovido para integrar a equipe profissional do clube após essa competição.

Flamengo

Divulgação
Divulgação

Em 2018, durante o Campeonato Carioca, Lucas Paquetá teve um desempenho notável. Ele foi eleito o melhor ponta esquerda do torneio, destacando-se como o único jogador do Flamengo a ser escolhido para a equipe do campeonato.

No entanto, sua trajetória no Flamengo incluiu momentos memoráveis, como quando marcou na final da Copa do Brasil de 2017, resultando em um empate por 1 a 1 contra o Cruzeiro no Estádio do Maracanã.

Além disso, ele também marcou na final da Copa Sul-Americana de 2017, em outro empate por 1 a 1 no Maracanã, dessa vez contra o Independiente.

Embora o Flamengo tenha terminado em segundo lugar em ambas as competições, Lucas Paquetá se destacou e foi eleito o melhor jogador do Flamengo na final da Copa Sul-Americana.

Seu percurso no clube começou em março de 2016, quando foi promovido para a equipe profissional e estendeu seu contrato até 2020.

Nesse mesmo mês, Lucas Paquetá estreou como titular, contribuindo para a vitória por 3 a 1 sobre o Bangu em uma partida do Campeonato Carioca de 2016.

Mais tarde, em fevereiro de 2017, Paquetá marcou seu primeiro gol como profissional em uma vitória por 4 a 0 contra o Madureira, realizada no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.

AC Milan

Divulgação
Divulgação

A estreia de Lucas Paquetá pelo clube ocorreu em 12 de janeiro de 2019, quando ele jogou 85 minutos antes de ser substituído por Fabio Borini.

Nesse jogo, o Milan venceu a Sampdoria por 2 a 0 na prorrogação da Coppa Italia. Quatro dias depois, Paquetá participou da Supercoppa Italiana de 2018, que foi realizada no King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita. No entanto, a Juventus venceu o Milan por 1 a 0.

Em 21 de janeiro de 2019, Lucas Paquetá fez sua estreia na Serie A, contribuindo para uma vitória por 2 a 0 sobre o Genoa no Stadio Luigi Ferraris.

Durante o jogo, Paquetá executou uma jogada notável chamada “folha seca” sobre o adversário Daniel Bessa, levantando a bola rolando e a impulsionando sobre a cabeça do oponente.

Seu primeiro gol pelo Milan foi marcado em uma vitória por 3 a 0 sobre o Cagliari, em que ele marcou o segundo gol.

Esse gol foi dedicado às vítimas de um incêndio que ocorreu em seu antigo clube, o Flamengo, e que afetou todos os membros da equipe sub-15.

Lyon

Divulgação
Divulgação

Em 30 de setembro de 2020, o clube francês Lyon oficializou a contratação de Paquetá, com um acordo de €20 milhões e um contrato de cinco anos.

Durante a temporada 2021–22, o meio-campista foi eleito o melhor jogador estrangeiro da Ligue 1 em uma votação popular que contou com o apoio de mais de 20.000 pessoas.

Na disputa, Lucas Paquetá, com 25 anos de idade, competiu com o defensor Marquinhos do PSG, o meio-campista marfinense Fofana do Lens e o atacante canadense Jonathan David do Lille.

West Ham United

Divulgação
Divulgação

Sua estreia no West Ham e na Premier League aconteceu em 31 de agosto, quando o clube enfrentou o Tottenham Hotspur e empatou em 1 a 1.

Posteriormente, em 4 de janeiro de 2023, Lucas Paquetá marcou seu primeiro gol na Premier League e pelo West Ham no confronto contra o Leeds United, que terminou empatado em 2 a 2.

No dia 7 de junho de 2023, Lucas Paquetá deu uma assistência decisiva para o gol de Jarrod Bowen nos acréscimos da final da UEFA Europa Conference League de 2023, em uma emocionante vitória por 2 a 1 contra a Fiorentina, realizada em Praga.

No dia seguinte, Lucas Paquetá foi nomeado para a equipe da temporada da UEFA nesta competição.

Manchester City

Divulgação
Divulgação

Após se destacar no West Ham, o talentoso meia-atacante brasileiro despertou o interesse de longa data dos Cityzens. Embora uma possível transferência estivesse próxima de se concretizar na última janela de transferências, um impasse relacionado a alegações de envolvimento em esquemas de apostas acabou por adiar o negócio.

Segundo informações do site ‘FootMercato', dirigentes do Manchester City e representantes de Paquetá chegaram a um acordo que satisfez ambas as partes no dia 08 de abril de 2024. A proposta apresentada pelo City foi aceita sem grandes objeções, refletindo a vontade mútua de concretizar o negócio.

Inicialmente, o Manchester City ofereceu 90 milhões de euros, mas o West Ham elevou sua pedida para 100 milhões. Em uma tentativa de atender às demandas, o City concordou, apenas para se deparar com uma nova exigência do clube londrino, que agora pede 110 milhões de euros, gerando certa irritação na equipe de Manchester.

Com o desfecho dessa saga ainda incerto, resta aguardar os próximos capítulos dessa história. O contrato de Paquetá com o West Ham se estende até junho de 2027, e seu valor de mercado, segundo o site Transfermarkt, é estimado em 65 milhões de euros.

Carreira internacional

Divulgação
Divulgação

Em 17 de agosto de 2018, Lucas Paquetá foi convocado pela primeira vez para a seleção brasileira por Tite, para participar de amistosos contra os Estados Unidos e El Salvador em setembro.

No dia 7 de setembro, ele fez sua estreia na seleção nacional, substituindo Philippe Coutinho aos 71 minutos durante um amistoso contra os Estados Unidos.

Em 23 de março de 2019, marcou seu primeiro gol em um amistoso, contribuindo para o empate por 1 a 1 contra o Panamá, enquanto vestia a icônica camisa número 10 do Brasil.

Em maio de 2019, ele foi selecionado como um dos 23 jogadores que representariam o Brasil na Copa América de 2019.

Destacando-se em 2 de julho de 2021, durante as quartas de final da Copa América de 2021 contra o Chile, Lucas Paquetá entrou como substituto no intervalo e marcou um gol aos 47 minutos, assegurando a vitória do Brasil por 1 a 0.

Em 6 de julho de 2021, repetiu a performance ao marcar o único gol da partida, após receber uma assistência de Neymar Junior, na semifinal contra o Peru.

Finalmente, em 7 de novembro de 2022, Lucas Paquetá foi convocado para a seleção brasileira que participaria da Copa do Mundo de 2022.

Curiosidades

Divulgação
Divulgação

Lucas Paquetá possui um irmão mais velho chamado Matheus, que também é jogador de futebol.

Seu apelido, Paquetá, deriva da Ilha de Paquetá e do bairro de mesmo nome onde ele passou sua infância.

Além disso, ele é um entusiasta do funk carioca e ocasionalmente incorpora passos de dança desse gênero em suas celebrações de gol.

Títulos

Divulgação
Divulgação

Flamengo

  • Campeonato Carioca 2017

West Ham United

  • UEFA Europa Conference League 2022–23

Brasil

  • Copa América 2019

Prêmios individuais

  • Bola de Prata: 2018
  • Melhor Meia-atacante no Brasil: 2018
  • Equipe do Ano do Campeonato Brasileiro Série A: 2018
  • Equipe do Ano do Campeonato Carioca: 2018
  • Equipe do Ano da UNFP Ligue 1: 2020–21
  • Equipe da Temporada da UEFA Europa Conference League: 2022–23

Você ama outros esportes? Aqui no Esportelândia também falamos sobre: