Kylian Mbappé, ou simplesmente Mbappé, é um atacante francês que, atualmente, defende o Real Madrid e tem passagens pela Seleção Francesa. Conheça mais sobre o jogador que mesmo com a pouca idade é um dos principais jogadores do mundo.
Início no Monaco
Mbappé iniciou sua carreira no Monaco em 2015, aos 16 anos. Sua estreia aconteceu em 2 de dezembro, em uma partida contra o Caen, onde começou no banco e entrou nos minutos finais.
Sua primeira partida como titular foi em 20 de janeiro, contra o Evian TG, pela primeira fase da Copa da França. Na época, vestindo a camisa 39, o atacante não marcou gols.
O primeiro gol de Mbappé veio em 20 de fevereiro de 2016, em uma partida contra o Troyes. Ele começou no banco, entrou aos 28 minutos do segundo tempo, e marcou aos 48 minutos, selando a vitória do Monaco por 3 a 1, já mostrando o porquê já era considerado um atleta de muito futuro.
No jogo seguinte, o atacante começou como titular pela segunda vez, em um confronto contra o Nantes pela 28ª rodada da Ligue 1, e pela terceira vez em um jogo contra o Paris Saint-Germain na 31ª rodada.
Mbappé encerrou a temporada 2015/16 com 14 jogos disputados, sendo titular em apenas três. Marcou um gol e deu duas assistências, a última em seu último jogo da temporada, na goleada sobre o Lille.
Segundo ano no Monaco e título da Ligue 1
Na temporada 2016/17, Mbappé teve mais chances de mostrar seu talento. Seu segundo gol veio na vitória de 6 a 2 sobre o Montpellier na 10ª rodada da Ligue 1, onde também deu uma assistência.
Ele marcou e assistiu em outras goleadas do Monaco, como contra Nancy (6 a 0) e Bastia (5 a 0). Seu primeiro grande destaque foi na estreia da Copa da Liga, com um hat-trick na vitória por 7 a 0 sobre o Rennes. Mais tarde, fez outro hat-trick na goleada por 5 a 0 sobre o Metz na 25ª rodada da Ligue 1.
Mbappé encerrou a temporada campeão da Ligue 1, com 26 gols e 11 assistências em 44 jogos. No início da temporada 2017/18, ele jogou duas partidas pelo Monaco antes de ser emprestado ao Paris Saint-Germain em 31 de agosto de 2017.
Paris Saint-Germain
Em 8 de setembro de 2017, Mbappé estreou pelo Paris Saint-Germain como titular contra o Metz, contribuindo com um gol na vitória por 5 a 1.
Ele continuou se destacando com gols e assistências, como na vitória por 5 a 0 contra o Angers, onde marcou dois gols e deu uma assistência, e na goleada por 6 a 1 sobre o Rennes, com dois gols e duas assistências.
O atacante conquistou seu segundo título consecutivo da Ligue 1, agora pelo PSG, marcando 13 gols na competição, sendo o terceiro maior goleador do time, atrás de Neymar (19 gols) e Cavani (28 gols). No total da temporada, ele jogou 46 partidas, marcou 21 gols e fez 15 assistências, além de conquistar a Copa da França e a Taça da Liga Francesa.
Durante essa temporada, o jogador assumiu a camisa 7 do PSG, anteriormente usada por Lucas Moura, que se transferiu para o Tottenham e atualmente joga pelo São Paulo.
Mais dois títulos na Ligue 1 pelo PSG
A temporada 2018/19 não poderia ter começado melhor para Mbappé, que marcou 10 gols nos primeiros sete jogos. Um dos destaques foi a goleada por 5 a 0 sobre o Lyon na nona rodada da Ligue 1, onde Mbappé marcou quatro gols, seu primeiro poker.
Na 21ª rodada, o PSG goleou o Guingamp por 9 a 0, com três gols e uma assistência de Mbappé. Na 33ª rodada, ele marcou os três gols na vitória por 3 a 1 contra seu ex-time, o Monaco, fazendo valer a lei do ex.
O PSG conquistou novamente a Ligue 1, com Mbappé sendo o artilheiro da competição com 33 gols. Na temporada, ele marcou 39 gols e fez 15 assistências.
Na temporada seguinte, o PSG venceu a Ligue 1 com facilidade, e Mbappé foi novamente o artilheiro da competição com 18 gols. No total, ele marcou 30 gols em 37 jogos, com uma média de 0,81 gols por jogo. O PSG também venceu a Taça da Liga Francesa.
Mbappé e as médias impressionantes
Em 2020/21, o PSG não ficou com o título da Ligue 1, mas o jogador seguiu com médias altas de gols. Já que foram 42 gols marcados em 47 jogos, com média de 0,89 gols por jogo.
Na sequência, o PSG faturou mais uma Ligue 1 e o atacante foi o artilheiro, com 28 gols. Na temporada, 39 gols em 46 partidas, com média de 0,85.
Seguindo, na temporada 2022/23, título da Ligue 1 e Mbappé artilheiro, com 29 gols. E a média de gols no geral foi de 0,95, com 41 gols em 43 jogos.
A temporada 2023/24, Mbappé conquistou novamente a Ligue 1, sendo artilheiro com 27 gols em 29 partidas. O camisa 7 ainda faturou o título da Coupe de France.
The last one…❤️💙🥺 @PSG_inside pic.twitter.com/na5oKsVRya
— Kylian Mbappé (@KMbappe) May 25, 2024
Real Madrid
No dia 3 de junho de 2024, Kylian Mbappé foi anunciado como novo reforço do Real Madrid. O francês assinou um contrato por cinco temporadas e já se apresentou para a torcida, fazendo juras de amor a equipe espanhola.
Ver essa foto no Instagram
Seleção Francesa
Após sua passagem pela equipe sub-19, Mbappé estreou na seleção principal da França em 25 de março de 2017, contra Luxemburgo.
Ele começou no banco e entrou nos minutos finais, tornando-se, aos 18 anos e 95 dias, o jogador mais jovem a defender a França. Seu primeiro gol pela seleção veio em 31 de agosto de 2017, na goleada por 4 a 0 sobre a Holanda.
Copas do Mundo
O craque francês participou da Copa do Mundo de 2018 vestindo a camisa 10 da França. Aos 19 anos, cinco meses e 28 dias, ele se tornou o jogador mais jovem a disputar uma partida de Copa do Mundo e o mais jovem a marcar pela França em Copas do Mundo. A França foi campeã, e Mbappé marcou quatro gols no torneio.
Na Copa do Mundo de 2022, o jogador foi artilheiro com oito gols. Embora a Argentina tenha vencido a França na final, o atacante alcançou mais um feito importante, marcando todos os três gols da França no empate de 3 a 3 no tempo normal, antes da decisão por pênaltis.
Veja os gols de Mbappé em Copas do Mundo
Depois de conhecer mais sobre o craque francês Mbappé, que tal conferir outros conteúdos sobre futebol? Acesse:
- As 10 maiores torcidas da Argentina
- As 10 maiores rivalidades do futebol mundial
- As 10 maiores torcidas da França
- Campeonato Francês: maiores campeões, artilheiros e resultados
- Os 10 maiores jogadores da França de todos os tempos
Sou jornalista formado pela Universidade Guarulhos e um verdadeiro apaixonado por futebol e esportes olímpicos! Com experiência em portais como Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Minha Torcida e a três anos no Esportelândia, tenho o compromisso em trazer a melhor análise e cobertura do mundo dos esportes, sempre com entusiasmo e dedicação!