Match Facts, parceria com a Amazon, compra de startups e mais: as inovações da Bundesliga e o uso de tecnologia no Campeonato Alemão

Em 2007, a Bundesliga inovou nas transmissões dos jogos do Campeonato Alemão pela TV. Naquela ocasião, foram penduradas câmeras nos estádios para fornecer novos ângulos aos torcedores que assistissem às partidas.

Já em dezembro de 2014, a organização da Bundesliga anunciou que utilizaria uma tecnologia na linha do gol para detectar se foi gol ou não.

Para indicar se a bola ultrapassou a linha, o sistema conta com 7 câmeras direcionadas para cada trave. Elas determinam com precisão de 5 milímetros a localização exata da bola.

Essa tecnologia, denominada “Hawk-Eye”, é a mesma usada nos principais torneios de tênis do mundo para verificar se a bola tocou o chão dentro ou fora da quadra.

A série de inovações na Bundesliga não parou por aí. Entre as diversas tecnologias usadas na liga alemão, existe uma que aponta até quais as chances de um jogador marcar um gol em determinada área do campo. Quer entender melhor como isso funciona? Continue com a gente!

Match Facts indica as chances de um gol ser marcado na Bundesliga

Você é capaz de indicar qual a chance de um atacante marcar um gol de determinada posição do campo? Na Bundesliga, isso se tornou possível.

A liga alemã desenvolveu o “Match Facts” (Fatos da Partida, em tradução livre), em parceria com a Amazon Web Services (AWS), empresa de tecnologia de nuvem ligada à Amazon.

O Match Facts ajuda a entender fatores envolvidos numa partida de futebol como se o time vencedor foi eficiente ou se o que perdeu vacilou nas chances de gol.

Quer um exemplo? O gol de Joshua Kimmich, do Bayern, na vitória por 1 a 0 sobre o Borussia Dortmund, tinha apenas 6% de chance de ser marcado.

Repare no vídeo abaixo como ele estava cercado por adversários, a distância para o gol e o posicionamento do goleiro. Tudo isso foi analisado com o Match Facts.


Confira em detalhes, no
infográfico produzido pela Betway, como funciona toda a tecnologia usada na Bundesliga!

Infográfico tecnologia e inovações na Bundesliga

Testes de tecnologia 5G na Bundesliga

Com tantas inovações, a Bundesliga tem sido palco até para o teste de novas tecnologias. Num jogo entre Wolfsburg e Hoffenheim, em setembro de 2020, em parceria com a Vodafone, a liga alemã testou a tecnologia 5G no estádio.

Uma partida da Bundesliga gera a transferência de 500 gigabytes de dados, o que provoca a necessidade de avanços na rede. Assim, os convidados puderam usar o 5G para ver, em tempo real, a velocidade de um jogador, qual a probabilidade de um gol e acessar gráficos de realidade aumentada.

Em entrevista à equipe do site de apostas online Betway, o vice-presidente de inovação digital da Bundesliga, Andreas Heyden, ressaltou que a intenção não é modificar a experiência de quem assiste aos jogos no estádio, mas sim oferecer novos recursos.

“Não haverá uma situação em que você precisa ter um aplicativo aberto para entender o jogo. É um jogo fácil (de entender). Vamos investir em nova tecnologia apenas para mídias? Sim. Porque 99,9% dos torcedores da Bundesliga nunca irão ao estádio. Temos 500 mil pessoas indo aos estádios e milhões ao redor do mundo”, destacou.

Bundesliga faz aquisição de empresas de tecnologia

A tecnologia tem sido um apoio para a Bundesliga brigar pelo interesse do público com outras ligas europeias, como Premier League e La Liga. Assim, os alemães têm investido na aquisição de outras companhias.

Há dois anos, a Bundesliga comprou parte da empresa israelense Track160, que desenvolve um sistema de análise com base em inteligência artificial,  e da Athletia, companhia de Colônia especializada em proteção de direitos autorais.

“Sempre que trabalhamos junto com uma empresa, o valor dela cresce. Ela tem acesso a nosso conteúdo, etc, etc. Se pudermos criar um modelo em que investimos em uma empresa, conteúdo, marca, rede, contato, e ajudamos essa empresa a crescer, e ela é vendida para o Google (por exemplo), teremos nossa parte. Então é uma potencial fonte adicional de renda”, explicou Andreas Heyden em entrevista à Betway.

Transmissão da Bundesliga por aplicativo para o Brasil

Os torcedores brasileiros que quiserem acompanhar a Bundesliga na edição 2020/2021 tem uma nova opção. A liga alemã agora é transmitida pelo aplicativo OneFootball e, ao menos por enquanto, de forma totalmente gratuita.

Toda a cadeia de produção das transmissões da Bundesliga é controlada pela própria liga. Com os avanços em tecnologia, o campeonato alemão tem crescido em arrecadação. O novo contrato de transmissão, válido entre 2021 e 2025, foi fechado por € 4,4 bilhões.

“Acredito que cada liga precisa definir seu próprio caminho e o nosso foi reconhecer que sucesso é cíclico. Às vezes, você vence a Champions League, às vezes não. Como podemos nos tornar um pouco independentes desse ciclo? Outros clubes, outras ligas, fazem de maneiras diferentes. Outras ligas vendem patrocínio para suas marcas. Nós queremos manter a nossa limpa”, acrescenta Andreas Heyden.

Diante dessa mentalidade, certamente, veremos mais inovações na Bundesliga nas próximas temporadas.

Quer ficar por dentro de mais avanços tecnológicos sendo aproveitados nos esportes? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin