Anderson Hernanes, mais conhecido como Hernanes, ganhou fama atuando como meio-campista, sendo o São Paulo o clube onde mais se destacou.
Conhecido como “Profeta”, ele teve duas passagens marcantes pelo Tricolor paulista e defendeu a Seleção brasileira em algumas oportunidades.
Início da carreira
Nascido em Recife, Pernambuco, Hernanes iniciou sua trajetória no futsal, jogando pelo Santa Cruz em 1996, onde permaneceu até 1998. Em 1999, atuou pelo Unibol, time de seu estado, chamando a atenção do São Paulo.
No clube paulista, integrou as categorias de base de 2001 a 2004, até ser promovido ao elenco profissional. Em 2005, participou de 17 partidas pelo São Paulo, marcando três gols, todos pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.
No ano seguinte, Hernanes foi emprestado ao Santo André. Durante sua passagem pelo clube, disputou 32 jogos e marcou oito gols, sendo um no Campeonato Paulista, um na Copa do Brasil e seis no Campeonato Brasileiro.
Passagem pelo São Paulo
Em 2007, Hernanes iniciou uma fase vitoriosa no São Paulo, que se estendeu até 2010. Durante esse período, ele disputou 198 partidas pelo clube e marcou 32 gols.
Hernanes também foi bicampeão brasileiro, conquistando o título em 2007 e 2008. Vale lembrar que o São Paulo já havia vencido o campeonato em 2006, assegurando o tricampeonato sob a liderança do técnico Muricy Ramalho.
Ver essa foto no Instagram
Experiência na Itália
Com seu ótimo desempenho, Hernanes chamou a atenção do futebol europeu, especialmente da Itália, onde atuou por sete anos, defendendo três clubes. O primeiro foi a Lazio, na temporada 2010/11, após uma negociação com o São Paulo por 13,5 milhões de euros.
Sua estreia aconteceu em um amistoso contra o Deportivo La Coruña, partida em que a Lazio venceu por 3 a 1, com um gol de pênalti e uma assistência de Hernanes. Em competições oficiais, fez seu primeiro jogo contra a Sampdoria, em uma derrota por 2 a 0, mas teve uma boa performance individual.
Ao longo de sua passagem pela Lazio, Hernanes disputou 156 partidas e marcou 41 gols. Ele também foi campeão da Coppa Italia na temporada 2012/13.
A segunda equipe italiana de sua carreira foi a Internazionale, em uma transferência de 20 milhões de euros. Durante duas temporadas no clube, ele jogou 52 vezes e marcou sete gols, mas não conquistou títulos.
Na Juventus, Hernanes permaneceu por um curto período, porém foi onde acumulou mais conquistas. Ele venceu dois Campeonatos Italianos e duas Coppa Italia, nas temporadas 2015/16 e 2016/17. Individualmente, fez 35 jogos e marcou apenas dois gols.
Futebol chinês e retorno ao São Paulo
No início de 2017, Hernanes foi negociado com o Hebei China Fortune, da China, por 8 milhões de euros. Mas logo foi emprestado ao São Paulo, tendo ajudado a equipe a se livrar de um rebaixamento tido por muitos como quase que certo.
E após retornar ao clube chinês, voltou ao Soberano no final de 2018, com o clube pagando 3 milhões de europeus pela venda, em contrato de três anos.
Entre 2019 e 2020, Hernanes disputou mais 86 jogos pelo São Paulo e marcou mais quatro gols. Seu último título pelo clube foi o Campeonato Paulista, em 2021.
Veja os 10 gols mais bonitos de Hernanes pelo São Paulo
Sport e aposentadoria
Chegou ao Sport na metade de 2021, após rescindir com o São Paulo. Contudo, atuou em apenas 17 partidas, sendo a última no início de dezembro, no empate, em 1 x 1, com o Flamengo. Já o anúncio oficial de sua aposentadoria veio em 2 de maio de 2022, aos 36 anos.
Sairás de casa e conquistarás o mundo, mas um dia voltarás para tua terra. A profecia foi escrita e está sendo cumprida. Bem-vindo, @hernanes. Pernambuco e o Sport te recebem de braços abertos. #Profetizou #Profeta08 pic.twitter.com/elEKZD9qmB
— Sport Club do Recife (@sportrecife) August 3, 2021
Retorno aos gramados
Em outubro de 2023, Hernanes resolveu voltar aos gramados. Seu destino foi novamente a Itália, no Sale, clube que disputa a sétima divisão do país.
A estreia foi contra o Monferrato. Após começar no banco, o jogador entrou já nos minutos finais da partida e marcou o gol da vitória, por 2 x 1.
Seleção Brasileira
Hernanes também teve uma trajetória com a Seleção Brasileira. Sua primeira convocação para a equipe principal ocorreu em 2008, para um amistoso contra a Suécia. Ao longo de sua carreira com a camisa da Seleção, ele disputou 27 partidas e marcou dois gols: um na vitória por 2 a 0 sobre o Gabão, em 2011, e outro no triunfo por 3 a 0 contra a França, em 2013, ambos em amistosos.
O meio-campista também integrou o elenco campeão da Copa das Confederações em 2013 e esteve na equipe que disputou a Copa do Mundo de 2014, quando o Brasil foi eliminado pela Alemanha após a histórica derrota por 7 a 1.
Agora que você conhece mais sobre o ídolo tricolor, Hernane, veja mais textos sobre futebol
- Técnicos livres no mercado: veja a lista de treinadores sem clubes
- Copa do Rei da Espanha: história, campeões e artilheiros
- Cristiano Ronaldo [2024]: gols, títulos, recordes e biografia
- Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história [2024]
- Ceni mais 9: os 10 maiores jogadores do São Paulo na história
Sou jornalista formado pela Universidade Guarulhos e um verdadeira apaixonado por futebol e esportes olímpicos! Com experiência em portais como Premier League Brasil, Futebol Na Veia, Minha Torcida e a três anos no Esportelândia, e tenho o compromisso em trazer a melhor análise e cobertura do mundo dos esportes, sempre com entusiasmo e dedicação!