A Bundesliga 2023/2024 será marcada pela austeridade mas principalmente pela competência. Harry Kane chegou na Alemanha em busca de um título, mas encontrou um Bayer Leverkusen dominante.

Até onde vai a hegemonia do Bayern na Bundesliga?

Nos últimos 11 anos, o Bayern de Munique foi o campeão da Bundesliga. Na temporada passada pela primeira vez me muito tempo, parecia que não iria vencer. No entanto, contou com a ajuda do Borussia Dortmund para ficar com o título

Mas, em 2023/24, a equipe dominante não está mais sendo tão dominante assim. Na Bundesliga, o Bayer Leverkusen faz uma campanha supreendente e parece se encaminhar para o título nacional.

Além disso, o Bayern de Munique já foi eliminado da Copa da Alemanha, ainda na 2ª fase. Mas está na briga pela Liga dos Campeões.

Jogadores do Bayern comerando a conquista da Bundesliga 2019/2020
O Bayern tem mais títulos que a soma de seus principais rivais. (M. Donato/FC Bayern via Getty Images)

Borussia Dortmund após fracasso

Na última temporada, o Borussia Dortmund tinha tudo para voltar a ser campeão. Líder até as últimas rodadas, contando com alguns vacilos do Bayern de Munique, estava perto de ser campeão.

No entanto, fracassou em sua missão. Terminando em 2º lugar, com 71 pontos, a mesma pontuação do Bayern de Munique, só precisava vencer para ficar com o título. Só que a sua partida terminou em um empate.

Com isso, não terminou com a taça, como planejava. Mas foi para a Liga dos Campeões e segue na busca do título europeu. Mas, na Alemanha, já foi eliminado da Copa, ao perder para o VfB Stturgart, nas oitavas de final.

A incrível temporada de Bayer Leverkusen

De uma forma surpreendente, o Bayer Leverkusen faz a melhor campanha de 2023/24. Além de ser líder na Bundesliga, também segue vivo na Copa da Alemanha e Liga Europa.

Xabi Alonso vem se mostrando um excelente técnico, comandando a equipe a um enorme sucesso. Sem derrotas, com muitas vitórias e poucos empates, chamou as atenções para o clube.

A consolidação do RB Leipzig na Bundesliga

O RB Leipzig não é novidade para mais ninguém. As constantes classificações para a Liga dos Campeões são prova o bastante disso.

Na Bundesliga, o time está sempre disputando as primeiras posições, o que não é diferente em 2023/24. Mas, assim como os outros dois, acabou já eliminado da Copa da Alemanha, ainda na 2ª fase.

Só que segue vivo na disputa pela Liga dos Campeões. Além de brigar pelas primeiras posições da Bundesliga mais uma vez.

A disputa pela Bundesliga “alternativa”

Na ponta da “Bundesliga alternativa” temos Eintracht e VfB Stuttgart. O Hoffenheim e Werder Bremen também se juntam a essa disputa pelas primeiras posições.

Nos últimos anos Union Berlin e Colônia conseguiram se classificar para as competições europeias. Mas, em 2023/24, a situação é bem diferente. Os dois times estão na parte de baixo, procurando a sobrevivência na elite alemã.

Vá além do futebol:

Equipes que subiram na temporada

Darmstadt e Heindenheim são os times que vieram da Bundesliga 2. Os clubes vivem situações opostas na atual temporada, com um grande contraste do que irá acontecer no meio do ano.

Enquanto o Darmstadt faz uma péssima campanha, com pouquíssimas vitórias na temporada, o Heidenheim já parece seguro. O primeiro está na zona de rebaixamento e precisaria engatar uma série de vitórias para conseguir sair.

Além disso, teria que contar também com os outros clubes que estão na frente perderem algumas partidas. Pelo outro lado, o Heidenheim está no meio da tabela, sem muitos riscos de cair, apesar de ainda não estar garantido matematicamente.

Quando começou a Bundesliga 2023/2024

A Bundesliga 2023/2024 começou no dia 18 de agosto, uma sexta-feira. A primeira rodada foi até o dia 20, domingo. A última rodada está marcada para o dia 18 de maio, às 10h30 (horário de Brasília).

Onde assistir a Bundesliga 2020/2021

A Bundesliga está em várias plataformas, em serviços de streaming, TV aberta e também na TV fechada. O SporTV vai fazer a transmissão de 68 jogos da competição.

Já a plataforma Nosso Futebol vai transmitir duas partidas por rodada. O canal é pay-per-view e está na Claro e na SKY. Já no streaming, todos os confrontos vão estar no Onefootball.

Enquanto o canal Cazé TV vai passar um jogo por rodada no YouTube. Tamém no YouTube, o Canal GOAL transmite dois duelos por rodada. A TV Cultura faz a transmissão na TV aberta.

Depois de conferir nosso Guia da Bundesliga 2023/2024, aproveite para ler outros conteúdos sobre futebol: