A data de 23 de novembro de 2019 vai estar marcado para sempre no coração dos torcedores do Flamengo. O dia marca a conquista do bicampeonato da Libertadores em cima do River Plate pelo placar de 2 x 1.
Gabriel Barbosa ou Gabigol foi o grande herói da partida ao fazer os dois gols de uma virada histórica, comparada a final da Champions League da temporada 1998/99 em que o Manchester United bateu o Bayern de Munique também no final da partida.
Segundo gol de Gabigol na virada histórica do Flamengo pra cima do River Plate em 2019
Gabigol Biografia
Gabriel Barbosa nasceu na cidade de São Bernardo do Campo (SP), em 30 de agosto de 1996. Desde muito pequeno, demonstrou seu talento com o futebol e foi no Santos que o jogador deu seus primeiros passos.
Na época, o Peixe negociava Neymar com o Barcelona. Depois da ida da joia santista ao clube catalão, chegou a hora de um outro craque do clube conseguir uma oportunidade na equipe, quando tinha apenas 17 anos.
Santos
Logo em seu primeiro ano, o jogador balançou as redes pelo clube santista e no outro ano chegou como titular da equipe e também artilheiro. Tratando de títulos, o atacante ganhou dois campeonatos paulistas nos anos de 2015 e 2016.
A conquista da Copa do Brasil de 2015 ficou muito próxima de acontecer, o Santos venceu o jogo de ida contra o Palmeiras por 1 x 0 com gol do craque. Contudo, no jogo da volta, o clube alviverde venceu por 2 x 1 e a partida precisou ir para os pênaltis.
No fim, o Palmeiras foi campeão com 4 x 3 no marcador. Depois de um período na Europa em 2016, Gabigol só retornou ao Santos em 2018, ano que foi artilheiro do Brasileirão.
Inter de Milão
A Inter foi o primeiro clube que Gabigol atuou na Europa. A equipe sempre recebeu muitos jogadores brasileiros, dentre eles, Adriano, que ficou conhecido como Imperador. Além de também Maicon, Lúcio e Júlio César que foram importantes para a conquista da UEFA Champions League da temporada 2009/10.
Contudo, pelo clube italiano, Gabigol não conseguiu obter o mesmo sucesso. Ao todo, foram 10 jogos e somente um único gol em três anos que passou vestindo a camisa do clube nerazzurri.
Benfica
Sem espaço no time principal da Inter, Gabigol partiu para defender o Benfica de Portugal por empréstimo. Em um ano no país Ibérico, o atacante também não conseguiu se dar muito bem. Atuou em poucas partidas e viu como certo seu retorno ao Santos, ainda por empréstimo e com ainda vínculo com a equipe italiana.
Gabigol fez o seu primeiro com a camisa do Benfica. E foi um golaço! pic.twitter.com/qlFfp1ZgTO
— ⚽ (@DoentesPFutebol) October 14, 2017
Flamengo
Depois de um bom ano no Santos, Gabigol decidiu partir para um novo desafio e foi atuar pelo Flamengo. No clube carioca, o jogador foi determinante na conquista de títulos importantes como do Campeonato Brasileiro e o da Libertadores da América naquele ano.
O jogador foi o principal artilheiro da equipe e fez os dois gols decisivos da Libertadores de 2019 que garantiu o título ao Flamengo que não vinha desde 1981. Em seguida, o atacante marcou também nas finais de 2021 (no vice-campeonato contra o Palmeiras) e 2022 (na conquista do tricampeonato em cima do Athletico-PR).
O Flamengo decidiu por comprar em definitivo o atacante da Inter de Milão pelo valor de 18 milhões (R$ 83,5 milhões) e com contrato válido até dezembro de 2024. Em 2023, depois de três anos vestindo a camisa 9 do Flamengo, o atacante decidiu vestir a lendária camisa 10 usada por Zico. Gabigol teve a honra também de vestir a camisa 10 do Santos do rei Pelé.
Seleção brasileira
Gabigol sempre esteve presente nos jogos da seleção brasileira de base, o seu auge foi na conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Depois disso, ficou um tempo longe da seleção, foi convocado por Tite para as Eliminatórias da Copa de 2018, mas não entrou em campo.
O jogador ficou de fora da lista de convocados para a Copa da Rússia. Em seguida, jogando bem pelo Flamengo e sendo mais uma vez determinante na conquista da Libertadores da América, o jogador ficou de fora da lista para a Copa do Mundo no Catar.
O atacante possui apenas três gols nas 14 partidas que fez vestindo a amerelinha.
Títulos e prêmios de Gabigol
Santos
- Campeonato Paulista (2015 e 2016)
Flamengo
- Libertadores (2019 e 2022)
- Campeonato Carioca (2019, 2020, 2021 e 2024)
- Campeonato Brasileiro (2019 e 2020)
- Supercopa do Brasil (2020 e 2021)
- Recopa Sul-Americana (2020)
- Copa do Brasil (2022)
Seleção brasileira
- Medalha de ouro Olimpíada Rio de Janeiro (2016)
Prêmios individuais
- 2x artilheiro da Libertadores
- 2x artilheiro do Campeonato Brasileiro
- 1x Bola de Ouro do Campeonato Brasileiro
- 1x Revelação do Campeonato Brasileiro
- 1x Rei da América
Curiosidades
Ver essa foto no Instagram
Da onde vem o apelido Gabigol?
Em entrevista para o programa Altas Horas em 2022, Gabigol conta que o apelido veio ainda na época do Santos, quando existia muitos “Gabriéis” no clube. Para diferenciar, o jogador começou a usar o nome de “Gabigol” na internet e acabou pegando.
Eu jogava no Santos, e tinham mais “Gabriéis”, e a gente precisava diferenciar. O Gabigol começou na internet, por causa da internet pegou, todos passaram a me chamar assim e conseguimos diferenciar um do outro, afirmou o atacante.
Siga no mundo do futebol e confira outras biografias de grandes craques
- Neymar Júnior: história, títulos e curiosidades
- Cristiano Ronaldo: história, títulos e curiosidades
- Lionel Messi: história, títulos e curiosidades
- David Beckham: história, títulos e curiosidades
- Andrés Iniesta: história, títulos e curiosidades
- Andrea Pirlo: história, títulos e curiosidades
- Clarence Seedorf: história, títulos e curiosidades
Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.