Após mais de 20 anos, a Europa voltará a ter uma terceira competição organizada pela principal entidade oficial que comanda as competições do continente, a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol). A organização confirmou a criação da Europa Conference League, classificada como um torneio de 3° escalão no continente.

O anúncio feito pela UEFA pegou torcedores e espectadores do futebol de surpresa, visto que, desde a extinção da Recopa Europeia, na temporada 1998-99, apenas a Liga dos Campeões da Europa e a Liga Europa faziam parte do quadro de torneios da organização.

O primeiro torneio está previsto para acontecer já em 2021, com início em julho e término em maio de 2022.

A seguir, explicaremos detalhadamente como funcionará o torneio, o regulamento, a forma de disputa, times que participarão e muito mais. Confira!

O que é a Europa Conference League?

Uefa Conference League

A Europa Conference League é uma nova competição, criada e organizada pela UEFA, principal confederação de futebol do continente europeu.

Visando uma disputa continental que abrange os times de todas as confederações europeias filiadas à UEFA, a organização criou essa competição para que mais clubes tivessem a oportunidade de disputar um torneio europeu. 

Como surgiu a Europa Conference League?

Uefa Conference League

A principal justificativa para a criação da competição foi a intenção de dar maior oportunidade e representatividade para todas as 55 federações nacionais que estão filiadas à UEFA.

Como as principais equipes das grandes ligas dos países europeus disputam as competições mais importantes do continente (Liga dos Campeões e Liga Europa), essa nova competição que está surgindo dará a chance de outras equipes terem destaque no cenário do futebol da Europa.

Com isso, ao menos 34 federações terão garantidas vagas em uma ou mais competições do continente, tornando os torneios mais inclusivos e democráticos. Serão, ao menos, 14 campeões nacionais na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, 12 na Europa League e 11 na Uefa Conference League. 

Como funciona a Europa Conference League?

Uefa Conference League

Assim como nas outras competições do continente, a Europa Conference League também terá um modelo próprio de copa, que incluirá times que disputaram a Europa League e a Liga dos Campeões, mas que foram eliminados precocemente.  

Formato de disputa da Europa Conference League

No total, passando por todas as fases, 184 equipes participarão do torneio. O formato de disputa funciona da seguinte maneira:

  • Primeira fase preliminar (70 times)
  • Segunda fase preliminar (110 times)
  • Terceira fase preliminar (62 times)
  • Playoffs (44 times)
  • Fase de grupos (32 times)
  • Pré-Oitavas de final (16 times)
  • Oitavas de final (16 times)
  • Quartas de final (8 times)
  • Semifinal (4 times)
  • Final (2 times)

Não fique apenas no futebol!

Regulamento da Europa Conference League

Segundo o regulamento da Europa Conference League, que se baseia no mesmo estipulado para a Liga Europa, a fase de grupos será composta por 32 times, divididos em 8 grupos. 

Para a definição dos grupos da competição, 22  equipes precisaram passar por 4 fases preliminares: primeira, segunda e terceira fase preliminar e os playoffs. Por fim, as outras 10 vagas serão destinadas a 10 clubes que virão dos playoffs da Liga Europa.

Os 8 primeiros colocados de cada grupo se classificam automaticamente para as oitavas de final da competição.

As outras 8 vagas restantes para as oitavas de final serão decididas numa fase preliminar, que deve conter os 8 segundos colocados da fase de grupos da Uefa Conference League e os 8 terceiros colocados da fase de grupos da Liga Europa. Após partidas de ida e volta, aquele que se sair melhor no confronto segue adiante. 

Quem disputa a Europa Conference League?

Europa - Países

No total, 184 times participarão da Europa Conference League. Ao menos uma equipe de cada uma das 55 federações filiadas à UEFA estarão presentes nas diferentes fases preliminares da competição. 

A classificação dos clubes depende, principalmente, das competições nacionais, fundamentalmente as equipes filiadas às federações de “menores escalões”. Além disso, times que forem eliminados das fases iniciais da Liga dos Campeões e da Europa League também poderão participar. 

Confira a seguir detalhadamente as divisões das vagas para a competição:

PRIMEIRA FASE PRELIMINAR (70 times)

  • 1 vencedor do playoff nacional para a Conference League (Irlanda do Norte)
  • 21 campeões de copas nacionais (Lituânia, Macedônia, País de Gales, Estônia, Ilhas Faroe, San Marino, Luxemburgo, Albânia, Montenegro, Hungria, Letônia, Moldávia, Malta, Gibraltar, Andorra, Kosovo, Eslovênia, Armênia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia e Irlanda do Norte)
  • 25 segundos colocados nos campeonatos nacionais (Eslovênia, Armênia, Bósnia e Herzegovina, Finlândia, Geórgia, Irlanda do Norte, Eslováquia, Lituânia, Macedônia, Irlanda, Islândia, País de Gales, Estônia, Ilhas Faroe, San Marino, Luxemburgo, Albânia, Montenegro, Hungria, Letônia, Moldávia, Malta, Gibraltar, Kosovo e Andorra)
  • 20 terceiros colocados nos campeonatos nacionais (Polônia, Hungria, Letônia, Moldávia, Malta, Gibraltar, Eslovênia, Armênia, Bósnia e Herzegovina, Finlândia, Geórgia, Eslováquia, Lituânia, Macedônia, Irlanda, Islândia, País de Gales, Luxemburgo, Albânia e Montenegro)
  • 3 quartos colocados nos campeonatos nacionais (Finlândia, Irlanda e Islândia).

SEGUNDA FASE PRELIMINAR (110 times)

  • 35 classificados da primeira fase preliminar da Conference League
  • 2 times eliminados no primeiro jogo da fase preliminar da Liga dos Campeões da Uefa
  • 1 time derrotado no segundo jogo da fase preliminar da Liga dos Campeões da Uefa
  • 17 times eliminados na primeira fase eliminatória da Liga dos Campeões da Uefa
  • 6 vencedores do play-off nacional para a Conference League (Holanda, Bélgica, Áustria, Romênia, Dinamarca e Bulgária)
  • 14 campeões de Copas nacionais (Chipre, Croácia, Romênia, Sérvia, Israel, Bulgária, Eslováquia, Grécia, Azerbaijão, Liechtenstein, Suíça, Suécia, Belarus e Polônia)
  • 14 segundos colocados nos campeonatos nacionais (Suíça, Suécia, Cazaquistão, Belarus, Polônia, Chipre, Croácia, Romênia, Sérvia, Noruega, Israel, Bulgária, Grécia e Azerbaijão)
  • 13 terceiros colocados nos campeonatos nacionais (Escócia, Grécia, Suécia, Azerbaijão, Suíça, Cazaquistão, Belarus, República Tcheca, Chipre, Croácia, Sérvia, Noruega e Israel)
  • 7 quartos colocados nos campeonatos nacionais (Noruega, Rússia, Turquia, Escócia, Cazaquistão, Ucrânia e República Tcheca)
  • 1 quinto colocado no campeonato nacional (Portugal)

TERCEIRA FASE PRELIMINAR (62 times)

  • 55 classificados da segunda fase preliminar da Conference League
  • 1 primeiro colocado da fase regular do campeonato nacional (Bélgica)
  • 6 terceiros colocados nos campeonatos nacionais (Rússia, Turquia, Áustria, Ucrânia, Dinamarca e Holanda)

PLAYOFFS (44 times)

  • 31 classificados da terceira fase preliminar da Conference League
  • 7 times eliminados na terceira fase preliminar da Liga Europa
  • 1 campeão da Copa da Liga Inglesa
  • 1 quarto colocado no campeonato nacional (Portugal)
  • 1 quinto colocado no campeonato nacional (França)
  • 3 sextos colocados no campeonato nacional (Espanha, Alemanha e Itália)

FASE DE GRUPOS (32 times)

  • 22 classificados dos playoffs da Conference League
  • 10 times eliminados nos playoffs da Liga Europa

Quando é disputada a Europa Conference League?

A Europa Conference League será disputada ao longo da temporada, simultaneamente com as competições nacionais de cada país e com os outros torneios europeus. 

A primeira competição da Europa Conference League terá seu início em julho de 2021, com previsão de término em maio de 2022. Por enquanto, está garantido que a competição ocorrerá ao menos até 2024.

Onde será a final da Europa Conference League?

Estádio Nacional de Tirana, Albânia

Assim como nas outras competições de clubes organizadas pela UEFA, a Europa Conference League decide previamente o local que sediará a final da competição, em disputa de um jogo único. No torneio que ocorrerá na temporada 2021/2022, a final está marcada para acontecer no Estádio Nacional de Tirana, capital da Albânia.

Onde assistir à Europa Conference League?

Como é uma competição que foi anunciada recentemente, ainda não há uma definição de quais emissoras brasileiras irão fechar contrato para a transmissão dos jogos da Europa Conference League. 

No momento, o canal Esporte Interativo possui o direito exclusivo de transmissão de todos os jogos da Uefa Champions League, enquanto que os canais do grupo Disney, como ESPN e Fox Sports, possuem o direito de transmissão das partidas da Liga Europa.

A previsão é que os jogos da Europa Conference League aconteçam simultaneamente com as datas destinadas para as outras competições europeias, com os jogos sendo disputados às quintas-feiras. 

Agora que você sabe mais sobre o novo torneio de clubes da Europa, aproveite para conhecer mais sobre a história de torneios do continente:

*Última atualização em 14 de dezembro de 2020