Saiba tudo sobre a Copa Libertadores de Futsal: história, como funciona, times que a disputam, todos os campeões e curiosidades

Há uma Copa do Mundo de Futsal e uma Futsal Champions League; tem até futsal no FIFA. Claro que não poderia faltar uma Copa Libertadores de Futsal, não é mesmo?

O torneio mais importante da América também está no salão e é tão pegado, competitivo e apaixonante quanto o que acontece nos gramados.

No texto a seguir, você confere tudo sobre a Copa Libertadores de Futsal. Contamos sua história, explicamos seu funcionamento e listamos todos os seus campeões. Quem será que é o Rei da América no salão? Continue com a gente e confira!

A Copa Libertadores de Futsal

Falcão é o jogador com mais títulos da Libertadores de Futsal
(Ricardo Saibun/Santos FC)

A Copa Libertadores de Futsal é a única competição oficial entre clubes sul-americanos de futebol de salão. Seus maiores campeões são os brasileiros Carlos Barbosa e Jaraguá, com seis títulos cada.

O jogador que mais levantou a taça é ninguém menos que Falcão, o Rei do Futsal. O brasileiro, melhor jogador de futsal de todos os tempos, tem simplesmente nove títulos do torneio — um pelo Banespa, um pelo Orlândia, um pelo Sorocaba e seis pelo Jaraguá.

História da Libertadores de Futsal

A Libertadores de Futsal aconteceu antes mesmo de existir oficialmente. Explicamos: Em 2000 e 2001 foram disputadas duas edições do Campeonato Sul-Americano de Clubes, que não eram chanceladas pela Conmebol mas tiveram cinco e oito clubes, respectivamente, e representantes de quatro países americanos: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Tudo é herança de uma divisão prévia na organização do futsal profissional. Entre 1970 e 1990, a entidade responsável pelo esporte era a FIFUSA (Federação Internacional de Futebol de Salão).

A FIFUSA tocou, nesse meio tempo, um torneio Sul-Americano de futebol de salão, com os moldes próximos do que temos hoje. Acontece que em 1990 a FIFA incorporou a modalidade, e a FIFUSA foi perdendo poder.

O resultado foi que a competição foi escanteada, até ser reabilitada de maneira “amadora” no começo do século XXI. O movimento foi um sucesso e logo em 2002 a Comissão de Futsal da Conmebol se reuniu e, se não reconheceu o torneio, criou sua versão oficial, com a marca da “Libertadores de Futsal”.

Como funciona a Copa Libertadores de Futsal

A Copa Libertadores de Futsal surgiu oficialmente nos anos 2000

A Copa Libertadores de Futsal é como se fosse uma “Copa dos Campeões” do futebol de salão sul-americano.

Desde 2016, apenas um representante de cada país que tem uma federação na Comissão de Futsal da Conmebol — Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela — disputa a competição, com a adição de um clube do país sede, convidado da entidade, e do campeão do ano anterior.

No total, são 12 equipes por edição do torneio. A disputa é feita por meio de duas fases, a qualificatória — a famosa fase de grupos — e a eliminatória, o mata-mata.

São três grupos de quatro equipes na primeira fase. Estas se enfrentam apenas uma vez cada. Os dois primeiros de cada grupo vão diretamente às quartas de final, assim como os dois melhores terceiros colocados.

Os mata-matas são decididos em partidas únicas, inclusive a final. Em caso de empate, o desempate é por prorrogação e, se necessário, disputa de pênaltis.

Os quatro derrotados nas quartas fazem um mini torneio para definir o quinto colocado, enquanto os derrotados nas semis fazem a disputa do terceiro lugar.

Antigo formato de disputa

A Copa Libertadores de Futsal passou por algumas mudanças no seu formato de disputa. A primeira edição, por exemplo, foi composta por cinco equipes e foi disputada por uma fase de grupos com todos se enfrentando uma só vez e os dois melhores disputando uma final única.

Depois, o torneio passou para a sua fórmula mais famosa, a das Zonas. De 2002 a 2015, o torneio teve o número de participantes bastante variável, mas com o mesmo formato, dividindo os competidores em grupos geográficos, a Zona Norte e a Zona Sur.

Cada zona podia ter um ou mais grupos, cujas equipes também se enfrentavam uma só vez. Os primeiros colocados de cada grupo se enfrentavam para definir os campeões de cada zona; estes faziam a finalíssima para coroar o campeão da Copa Libertadores de Futsal.

O torneio conta com um perfil oficial no Twitter para você acompanhar todas a novidades. Vai que o formato muda de novo, né?

Amplie seu conhecimento sobre futsal:

Quem é o maior campeão da Copa Libertadores de Futsal?

Há um empate no posto de maior campeão da Copa Libertadores de Futsal, entre Jaraguá e Carlos Barbosa. Ambos venceram o torneio seis vezes, sendo que o Carlos Barbosa foi mais vezes à final, com 8 aparições na decisão contra sete do Jaraguá.

O Carlos Barbosa é o maior campeão da Copa Libertadores de Futsal
(Divulgação/Conmebol)

Maiores campeões da Copa Libertadores de Futsal

  1. Jaraguá (6 títulos)
  2. Carlos Barbosa (6 títulos)
  3. Internacional (1 título)
  4. Banespa (1 título)
  5. Intelli (1 título)
  6. Atlântico (1 título)
  7. Sorocaba (1 título)
  8. Cerro Porteño-PAR (1 título)
  9. San Lorenzo-ARG (1 título)

Todos os campeões da Copa Libertadores de Futsal

Ano Campeão Vice
2000 Internacional Vasco da Gama
2001 Banespa Carlos Barbosa
2002 Carlos Barbosa Pumas-VEN
2003 Carlos Barbosa Nacional-URU
2004 Jaraguá Kansas-PER
2005 Jaraguá Universidad Autónoma-PAR
2006 Jaraguá Santa Fe-COL
2007 Jaraguá Bello Jairuby-COL
2008 Jaraguá Deportivo Táchira-VEN
2009 Jaraguá Bello Jairuby-COL
2011 Carlos Barbosa Atlético Paranaense-PAR
2013 Intelli/Orlândia Águilas Doradas-COL
2014 Atlântico Boca Juniors
2015 Sorocaba/Magnus Real Bucaramanga-COL
2016 Cerro Porteño-PAR Jaraguá
2017 Carlos Barbosa Cerro Porteño-PAR
2018 Carlos Barbosa Joinville
2019 Carlos Barbosa Cerro Porteño-PAR
2021 San Lorenzo-ARG Carlos Barbosa

Chuteiras de Futebol

Curiosidades da Copa Libertadores de Futsal

  • Clube com mais títulos: Carlos Barbosa e Jaraguá (6)
  • País com mais títulos: Brasil (17)
  • Clube com mais finais: Carlos Barbosa (8)
  • Mais participações em semifinais: Carlos Barbosa (11)
  • Maior vitória em finais: Jaraguá 10 x 1 Deportivo Táchira (2008)

Agora que você sabe tudo sobre a Copa Libertadores de Futsal, que tal dar uma olhadinha em outros conteúdos? Falamos sobre esportes e games:

*Última atualização feita em 28 de maio de 2021

Salvar