Organizado pela Conmebol, a Copa América costuma acontecer apenas com os países da América do Sul. No entanto, em algumas edições, há a união com a Concacaf.
Foi o que aconteceu na chamada Copa América Centenário. Disputada entre 3 e 26 de junho de 2016, comemorava os 100 anos da competição. Com sede nos Estados Unidos, o FBI chegou a investigar o torneio.
Ficou curioso? Relembre essa história com a gente!
Copa América Centenário
A primeira edição do torneio aconteceu em 1916, quando ainda era chamado de Campeonato Sul-Americano de Futebol. Na época, não havia a participações ou convites para seleções fora da América do Sul.
Mas, para a comemoração, a Concacaf foi chamada e a sede foi definida nos Estados Unidos. Além dos donos da casa, México, Costa Rica, Jamaica, Panamá e Haiti participaram do torneio.
O campeão foi o Chile, vencendo apenas o seu segundo título na época. A Argentina ficou com o vice, enquanto a Colômbia terminou na 3ª posição e os Estados Unidos em 4º.
Mas, para além do campo, foi uma edição que teve algumas polêmicas extra-campo. Uma delas foi a investigação do FBI.
Caso de corrupção na Fifa
O caso foi divulgado pelo Ministério Público Federal dos Estados Unidos, em 2015. Em maio daquele ano, várias pessoas foram presas em um hotel na Suíça, antes da realização do 65º Congresso da Fifa.
Nessa reunião, um novo presidente seria escolhido. Mas a investigação apontava fraude eletrônica, extorsão e lavagem de dinheiro. Parte da ação era ligada a Conmebol e Concacaf
Investigação na Copa América
A investigação do FBI foi feita sobre algumas instâncias continentais, como as duas responsáveis por organizar a Copa América Centenário: Conmebol e Concacaf. Executivos de marketing esportivos também estariam envolvidos.
Esses executivos eram titulares de mídia e direitos de marketing em competições internacionais, como as eliminatórias para a Copa do Mundo, Copa Ouro e Copa América. Isso causou dúvidas na realização do torneio de 2016.
Segundo o FBI, foi feito o uso de suborno, fraude e lavagem de dinheiro em competições realizadas nas Américas. O valor estimado seria de 150 milhões de dólares, com 110 milhões para que os Estados Unidos fosse a sede da competição continental.
Apesar de toda a polêmica, a competição ainda foi realizada. Após as primeiras notícias, não havia a confirmação da sede, apenas que o torneio iria acontecer. Só que, ainda em 2015, os Estados Unidos foi mantido como o local escolhido.
Em 2016, o torneio aconteceu normalmente, com o Chile sendo campeão, derrotando a Argentina na final.
Ver essa foto no Instagram
Agora que já sabe o que aconteceu na Copa América Centenário, veja mais de nossos conteúdos sobre o torneio:
- Com apenas 1 brasileiro! A Seleção de todos os tempos da Copa América
- Pelé disputou apenas uma Copa América, quem foi o campeão?
- Copa América de 1959: Quando o Pernambuco foi o Brasil
- Alisson, Bento ou Rafael: qual o melhor goleiro para a Seleção Brasileira na Copa América?
- Copa América: Campeões, artilheiros e a história do torneio [2024]