Saiba como jogar o Cartola FC e confira dicas para escalar o seu time e melhorar sua pontuação a cada rodada do Brasileirão

Você sabe o que é preciso para mitar no Cartola FC e somar o máximo de pontos a cada rodada?

Não se preocupe se você não domina tudo do fanstasy game do Brasileirão. Aqui, vamos explicar todos os detalhes sobre como funciona o Cartola FC, o que você precisa avaliar antes de escalar seu time e o que deve fazer para pontuar mais.

Então não perca tempo e domine tudo sobre o Cartola FC!

O que é e como funciona o Cartola FC

O Cartola FC é o principal fantasy game da Série A do Campeonato Brasileiro. Neste jogo criado pelo Ge.com, os participantes escalam equipes formadas pelos atletas que disputam o Brasileirão e pontuam de acordo com o desempenho dos jogadores que foram escalados.

Ficou complicado? A gente explica de forma mais detalhada!

No Cartola FC, cada participante recebe um valor inicial equivalente a 100 cartoletas, que é o nome dado à moeda usada no jogo. Com essa quantia, o jogador deve montar sua equipe a cada rodada do Brasileirão escalando 11 atletas, além de um treinador.

Os atletas e os treinadores que disputam o Campeonato Brasileiro têm seus preços estabelecidos pela equipe do Cartola FC. A cada rodada, esses valores sobem ou descem dependendo do desempenho que eles tiveram nos jogos que disputaram no Brasileirão e das ações durante as partidas (gols, assistências, chutes defendidos, roubadas de bola, faltas sofridas ou cometidas, cartões recebidos, etc.). 

Todos os atletas que participam da rodada do Campeonato Brasileiro recebem pontuações de acordo com suas performances. Assim, a pontuação do seu time será a soma das pontuações dos 11 jogadores que escalou, além do treinador escolhido.

Ao final da rodada, essa pontuação determinará sua posição nos rankings e nas ligas do Cartola FC.

Para ficar ainda mais claro, acompanhe o passo a passo!

Como jogar o Cartola FC passo a passo

Quer jogar o Cartola FC, mas não sabe como fazer? Acompanhe o passo a passo e se prepare para mitar!

Como cadastrar no Cartola FC

O primeiro passo para jogar o Cartola FC é criar uma conta no fantasy game. Você pode tanto criar uma conta na Globo.com usando seu e-mail quanto utilizar a sua conta do Facebook.

Se optar pela conta do Facebook, você conseguirá convidar seus amigos de forma mais fácil, além de ter sua foto no perfil do Cartola FC. 

Como criar seu time no Cartola FC

Depois de se cadastrar, o próximo passo é criar seu time no Cartola FC. Esta é a hora em que você vai escolher o nome do seu time. Temos uma lista com mais de 600 nomes de times de todo o mundo para você se inspirar!

Você também escolherá as cores do seu time, o escudo e o uniforme. O Cartola FC ainda pede que você selecione, entre os parceiros do fantasy game, quais gostaria de colocar como patrocinadores do seu time. A escolher o patrocinador, você participa automaticamente da liga daquele patrocinador.

Depois de revisar o nome do time, o nome do cartoleiro e o seu time de coração, você deve optar entre o Cartola grátis e o Cartola Pro, que é pago. Mais adiante, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o Cartola Pro!

Como criar time no Cartola FC

Como escalar seu time no Cartola FC

Escolha as cores e o nome do seu time? Pronto! Agora é a hora de escalar seus jogadores e definir um treinador. Você terá 100 cartoletas (como é chamada a moeda do Cartola FC) para escolher 11 jogadores e um técnico.

O preço de cada atleta e também dos treinadores é definido pela equipe do Cartola FC. Quem joga bem se valoriza e passa a ficar com preço mais caro na rodada seguinte. Já se o jogador tem uma atuação apagada, ele se desvaloriza. É possível até que o atleta tenha pontuação negativa e, assim, diminua o valor total do seu time no Cartola. Portanto, a escalação deve ser feita com cuidado!

Um ponto importante: o mercado do Cartola FC fecha uma hora antes do primeiro jogo da rodada. Depois disso, você não poderá mexer mais no seu time até o fim da rodada! 

Como escolher o esquema tático do Cartola FC

Antes de selecionar os jogadores que farão parte do seu time, você definir um esquema tático. Isso influenciará em quais atletas estarão disponíveis para a sua equipe. Se optar pelo esquema 3-4-3, por exemplo, você não poderá escolher laterais e a escalação terá apenas zagueiros, jogadores de meio-campo e ataque.

Neste momento, você deve avaliar se há uma tendência de sair mais gols na rodada e, assim, escalar mais atacantes, ou se os jogos devem ser mais “amarrados”, com poucas bolas na rede. Nesse segundo caso, o melhor caminho pode ser escalar mais jogadores de defesa.

O Cartola FC tem 7 opções de esquema táticos:

  • 3-4-3: é composto por 3 zagueiros, 4 meias e 3 atacantes. O Cartola FC indica como um dos esquemas mais equilibrados.
  • 3-5-2: é composto por 3 zagueiros, 5 meias e 2 atacantes. Esse esquema depende mais do meio-campo do que da defesa ou do ataque.
  • 4-3-3: é a formação mais usada no Cartola FC. A formação tem 2 laterais, 2 zagueiros, 3 meias e 3 atacantes. É um esquema com defesa e ataque mais fortes do que o meio-campo.
  • 4-4-2: é o esquema padrão do Cartola FC. São 2 laterais, 2 zagueiros, 4 meias e 2 atacantes. Esse é um dos esquemas que menos privilegiam o ataque.
  • 4-5-1: conta com 2 laterais, 2 zagueiros, 5 meias e apenas 1 atacante. É uma formação que privilegia mais meio-campo e defesa.
  • 5-3-2: conta com 2 laterais, 3 zagueiros, 3 meias e 2 atacantes. É um dos dois esquemas com mais jogadores na defesa.
  • 5-4-1:  é a formação mais defensiva entre todos os esquemas disponíveis no Cartola FC. Conta com 2 laterais, 3 zagueiros, 4 meias e somente um atacante. 

Como escalar time no Cartola FC

Como funcionam os status dos jogadores

No Cartola FC, o próprio jogo indica as chances de um jogador entrar em campo naquela rodada. Assim, se já houver confirmação de que um jogador está lesionado ou suspenso, o Cartola te avisa para trocar a escalação. Ao todo, são 5 status diferentes:

  • Jogador provável: tem muitas chances de ser escalado no próximo jogo;
  • Jogador suspenso: não entrará em campo;
  • Jogador machucado: provavelmente, não entrará em campo por ter sofrido uma lesão recente;
  • Dúvida: a participação do jogador na rodada é incerta. Pode ser que o treinador não tenha confirmado a escalação, que ele tenha indicado que possa poupar o jogador ou que esse atleta possa perder a vaga no time para outro.
  • Nulo: se um jogador não tem status vinculado a ele, é muito provável que ele não vá a campo naquela rodada.

Como analisar quais jogadores escalar no Cartola FC

O primeiro passo para definir se você deve escalar um jogador no Cartola FC é analisar seu stats. Caso jogador esteja indicado como suspenso ou lesionado, você não deve escalá-lo em hipótese alguma. Já se for dúvida, é indicado que você não escale o jogador, a não ser que tenha visto uma informação de última hora confirmando que esse atleta participará da rodada. 

Depois de checar o status do jogador, o próximo é analisar sua performance. O Cartola FC indica o preço do atleta no jogo, sua pontuação e valorização nas últimas rodadas. 

Você também pode ver a última pontuação do jogador, a média de pontos no campeonato, quantidade de jogos disputados e o próximo adversário. 

Além disso, o Cartola FC também apresenta informação detalhada sobre a posição do clube de cada atleta na classificação do Brasileirão, o próximo jogo, o gráfico de desempenho nas últimas rodadas e o histórico de valorização/desvalorização.

Como escolher técnico e capitão no Cartola FC

Ao escalar o time no Cartola FC, lembre-se que você tem de escolher um técnico um capitão para o seu time: 

  • Técnico: o técnico não pontua através de ações com os jogadores. Sua pontuação leva em consideração a média de pontos dos atletas de seu time na rodada;
  • Capitão: entre os 11 jogadores eu você escalou, é preciso definir um capitão para sua equipe. A pontuação do capitão será dobrada. Mas lembre-se que se ele pontuar negativamente, você também terá pontos negativos em dobro.

Mas, afinal, como funciona a pontuação do Cartola FC? É isso que você vai ver agora mesmo!

Como funciona a pontuação do Cartola FC

A pontuação do Cartola FC é baseada nas ações que os jogadores do Campeonato Brasileiro fazem em campo, como marcar um gol, cometer uma falta ou roubar uma bola. Para todas essas ações, há um número de pontos já estabelecido.

Confira agora quantos pontos valem um gol no Cartola e todas as aoutras ações durante um jogo:

Pontos de ataque do Cartola FC

  • Gol: 8.0pts
  • Assistência: 5.0pts
  • Finalização na trave: 3.0pts
  • Finalização defendida: 1.2pts
  • Finalização para fora: 0.8pts
  • Falta sofrida: 0.5pts
  • Penalti perdido: -4.0pts
  • Impedimento: -0.5pts
  • Passe incompleto: -0.1pts

 Pontos de defesa no Cartola FC

  • Defesa de pênalti: 7.0pts
  • Jogo sem sofrer gols: 5.0pts
  • Defesa difícil: 4.0pts
  • Desarme: 1.0pt
  • Gol contra: -5.0pts
  • Cartão vermelho: -5.0pts
  • Cartão amarelo: -2.0pts
  • Gol sofrido: -2.0pts
  • Falta cometida: -0.5pts

Como são definidas as pontuações do Cartola FC

  • Assistência: é o último evento antes de uma finalização que resulte em gol, seja ele um passe, cruzamento, lançamento, desde que esse evento seja determinante para possibilitar a finalização. A assistência será considerada mesmo que em seu percurso a bola sofra um leve desvio em um jogador do time adversário, possibilitando a finalização. Desvios involuntários, erro de domínio ou perda da posse em lances que a bola sobra para finalização em gol do companheiro de equipe não serão computados como assistência.
  • Desarme: ocorre quando um jogador interrompe uma jogada do time adversário por meio de uma ação clara, seja tomando-lhe a bola, interceptando um passe ou evitando um drible, mesmo que na sequência a bola saia de campo. No entanto, caso a bola volte imediatamente para posse do time que a tinha, não será considerado desarme. Bloqueios de cruzamento e finalizações não são considerados desarme.
  • Passe incompleto: ocorre em qualquer passe, lançamento, cruzamento, virada de jogo, cobrança de falta, escanteio, tiro de meta ou lateral que não chegue diretamente a um companheiro de time.
  • Finalização na trave: ocorre em finalizações nas quais a bola toca na trave, mesmo que desviada por um adversário ou pela defesa anterior do goleiro.
  • Finalização para fora: ocorre em finalizações que saem pela linha de fundo, mesmo que sofram desvio de um adversário (casos de bloqueio serão computados como finalizações bloqueadas, sem pontuação no Cartola, mesmo que a bola saia para escanteio). Se o goleiro tocar na bola antes, será computada finalização defendida.
  • Finalização defendida: ocorre em finalizações que o goleiro defende, e a bola segue em jogo ou sai para escanteio. Também serão computadas nos casos em que um jogador de linha, como último homem, salva uma finalização na direção do gol, com o goleiro já fora do lance. Não serão consideradas finalizações defendidas as finalizações bloqueadas que chegam quase parando ao goleiro, ou que o goleiro apenas evita o escanteio.
  • Defesa de pênalti: ocorre quando o goleiro efetivamente defende uma cobrança de pênalti. Cobranças diretamente na trave ou para fora não configuram defesa de pênalti.

Como funciona o Cartola Pro

O Cartola Pro é uma modalidade paga do fantasy game, que disponibiliza mais recursos para os participantes e oferece premiações em dinheiro. Atualmente, para ser um Cartoleiro Pro é preciso pagar R$ 49,90. Quem foi PRO em 2019 paga R$39,90.

Vantagens do Cartola Pro

  • Mais ligas: cartoleiros PRO contam com 7 ligas clássicas, 7 mata-matas e podem disputar 7 desafios de duplas. Também podem criar ligas sem contar com a pontuação duplicada do Capitão.
  • Análises do Gato Mestre: esse recurso oferece mais informações para o participante escalar seu time, além de comparações entre as parciais dos atletas de cada clube, jogo a jogo.
  • Mais recursos: cartoleiros PRO recebem mais notificações, mais escudos, mais adornos, mais uniformes, mais flâmulas de liga para escolher.

Premiações do Cartola Pro

  • 1˚ Lugar
    • Campeão: R$ 20.000,00
    • Prêmios por rodada: R$ 3.500,00
    • Prêmio mensal: R$ 5.000,00
  • 2˚ Lugar
    • Campeão: R$ 5.000,00
    • Prêmios por rodada: R$ 1.500,00
  • 3˚ Lugar
    • Campeão: R$ 3.000,00
    • Prêmios por rodada: R$ 1.000,00

Há também premiações de R$500,00 por rodada para o 4˚ e 5˚ lugares, R$300,00 por rodada para quem ficar entre 6˚ e o 10˚ lugares e R$200,00 por rodada para quem ficar entre o 11˚ e 30˚ lugares.

Como funcionam as ligas do Cartola FC

A disputa no Cartola FC é dividida em várias ligas. Inicialmente, você começa na liga nacional, na liga do seu estado, na liga do seu time de coração e nas ligas dos patrocinadores que escolheu quando criou seu time no fantasy game

Ao criar uma liga do Cartola FC, o presidente da liga pode decidir quem poderá participar:

  • Ligas abertas: todos que quiserem podem entrar.
  • Ligas moderadas: todos podem pedir para participar, mas apenas o presidente pode aceitar a solicitação.
  • Ligas fechadas: só entra quem tiver convite.

Há quatro tipos diferentes de ligas no Cartola: Liga PRO, Ligas do Cartola, Liga Clássica e Liga Mata-Mata.

Liga PRO

  • Dura todo o campeonato
  • Exclusivo para Cartoleiros PRO
  • Premiações exclusivas

A Liga PRO é uma liga premiada de que todos os Cartoleiros PRO participam automaticamente. Os jogadores competem entre si com possibilidade de premiações por rodada (30 primeiros) e mês (apenas o primeiro). Ao final do campeonato, ainda há uma premiação para os 3 melhores cartoleiros da Liga PRO ao longo da temporada.

Ligas Clássicas

  • Dura todo o campeonato
  • Sem limite de participantes
  • Pode ou não considerar a pontuação dobrada do capitão

As ligas clássicas duram todo o campeonato e funcionam como um ranking. Você pode ordenar o ranking da liga por posição na rodada, no mês, no turno, no campeonato e por patrimônio.

Além disso, é possível selecionar se a liga criada vai contabilizar ou não a pontuação em dobro do capitão dos times no ranking.

Ligas Mata-Mata

  • Duram de 2 a 5 rodadas
  • 4, 8, 16 ou 32 participantes
  • Confrontos eliminatórios

As ligas mata-mata são disputas rápidas que duram de 2 a 5 rodadas e podem ter 4, 8, 16 ou 32 participantes. A cada rodada, o time que fizer a menor pontuação nos confrontos é eliminado. Os vencedores passam para a rodada seguinte até que reste apenas o campeão.

Uma liga de 4 participantes, terá 2 chaves e 2 rodadas de duração.

Uma liga de 8 participantes, terá 4 chaves e 3 rodadas de duração.

Uma liga de 16 participantes, terá 8 chaves e 4 rodadas de duração.

Uma liga de 32 participantes, terá 16 chaves e 5 rodadas de duração.

O presidente da liga mata-mata pode convidar quantos times desejar, e as vagas serão preenchidas na ordem em que os jogadores entrarem – seja por meio de pedido de participação ou convite.

No fechamento da rodada, as ligas que não tiverem alcançado a quantidade de participantes pré-definida serão excluídas. As ligas que tiverem alcançado terão suas chaves sorteadas aleatoriamente e, a partir daí, não será possível excluir nenhum membro.

Ligas do Cartola

  • Dura todo o campeonato
  • Para todos os cartoleiros
  • Não contam para o limite de ligas

As ligas do Cartola são ligas clássicas que o cartoleiro participa automaticamente. São elas: as ligas dos patrocinadores, a liga nacional, a liga do patrimônio, a liga do clube do coração e a liga PRO, caso o cartoleiro seja PRO.

A Liga Nacional ordena todos os cartoleiros por pontos, enquanto a liga do Patrimônio classifica os cartoleiros mais ricos.

Dicas do Cartola FC para melhorar seu time a cada rodada

Para pontuar cada vez mais, os cartoleiros estão sempre em busca das dicas da rodada do Cartola FC. Se esse é o seu caso, preparamos algumas dicas que vão ajudar a aumentar seu patrimônio e somar mais pontos. Veja o que você saber para mitar!

Dicas para valorizar os jogadores e ganhar dinheiro no Cartola FC

Especialmente no início do Brasileirão, para ser um bom cartoleiro, você precisa valorizar os seus jogadores. Como fazer isso? A dica é apostar em jogadores baratos, que podem se valorizar mais e aumentar o seu patrimônio.

Pelo menos no início do Campeonato Brasileiro, você deve evitar investir em jogadores caros, porque terá de torcer para que eles atinjam uma pontuação muito alta para não perderem valor.

Essa dica vale especialmente até a 3ª rodada do Brasileirão. A partir daí, o sistema do Cartola FC começa a ficar mais estabilizado e você fica mais livre para escalar quem quiser.

Dicas para escolher esquema tático no Cartola FC

O Cartola FC disponibiliza 7 esquemas táticos diferentes. Como escolher o ideal? A dica é esclara mais atacantes e meias, porque são os jogadores que tendem a pontuar mais. Assim, os esquemas 4-3-3 e 3-4-3 são as melhores opções, porque contam com mais jogadores ofensivos.

Isso não quer dizer que você não vai conseguir pontuar muito no Cartola FC com os esquemas 4-5-1 ou 5-4-1. É mais difícil, mas se os seus zagueiros mitarem na rodada, você mita junto.

Dicas para escolher o capitão no Cartola FC

O capitão é o cara que vai ter a pontuação dobrada no seu time. Então é preciso ter atenção especial ao jogador que você entregará a braçadeira. O melhor caminho para definir é analisar a média do jogador, o seu momento no campeonato e quem será o adversário.

Se o atacante do seu time tem feito muitos gols e vai encarar um time que luta contra o rebaixamento ou tem uma das defesas mais vazadas do Brasileirão, ele é uma boa opção para ser o capitão.

Não é recomendável que você coloque o goleiro como capitão, porque ele terá de fazer muitas defesas difíceis para somar mais pontos. E se ele tomar gols, você perderá pontos em dobro.

Dicas para pontuar mais a cada rodada do Cartola FC

Se o seu time de coração disputa a Série A, isso não quer dizer que você deva escalar diversos jogadores dele na sua equipe no Cartola FC. Esquecer o clubismo é fundamental para pontuar mais a cada rodada.

Lembre-se também de conseguir mais patrimônio nas primeiras rodadas para conseguir escalar os melhores jogadores mais à frente. São 38 rodadas e você precisará de mais cartoletas para ter os principais craques mais adiante.

E, por último, mas ainda muito importante: acompanhe os scouts e as notícias. Veja quais jogadores tiveram mais assistências no Brasileirão e as defesas que passam mais jogos sem sofrer gols para escalar o melhor time. E antes de definir os 11 jogadores, dê uma olhada nas últimas informações, para não correr o risco de escalar alguém que não entrará em campo.

Agora que você já conhece tudo sobre o Cartola FC, já pode se preparar para mitar nas próximas rodadas!

Aproveite também para alimentar sua paixão por futebol com mais informações sobre o futebol brasileiro:

*Última atualização em 12 de agosto de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin