O futebol da velha bota vem, ano após ano, recuperando o prestígio. O Campeonato Italiano 2023/2024 é o resultado desse processo, uma competição já mais valorizada, de bons nomes dentro de campo e nas áreas técnicas e com uma disputa que promete ser mais acirrada no topo.

Após a grande surpresa em 2022/23, os grandes nomes da Itália logo voltaram para o topo. Com isso, o Napoli não conseguiu repetir o sucesso da última temporada e está apenas no meio da tabela. Inter de Milão, Juventus e Milan são os três primeiros colocados.

Esse pelotão de cima conta ainda com as consistentes e consolidadas equipes da Atalanta e da Bologna, que terão o desafio de manter o desempenho focando em competições só da Itália. A Roma ainda corre por fora, mas tenta se recuperar na reta final.

Campeonato Italiano 2023/2024

Para a atual temporada, a Inter de Milão é a clara favorita para ser campeã. Na frente e com uma ótima sequência, tem conseguido se afastar cada vez mais dos adversários.

Mas Juventus e Milan são os times que tentam o ultrapassar. Mesmo assim, a grande diferença faz com que o Nerazzuri fique confortável na liderança do Campeonato Italiano.

Inter de Milão faz excelente temporada

A Inter de Milão vive um ótimo momento no Campeonato Italiano 2023/2024. Se na última temporada quem domínio a competição foi o Napoli, agora é o Nerazzurri que faz algo semelhante.

Com poucas derrotas e empates, o time está isolado na liderança da Serie A Italiana, sendo o grande favorito para ser campeão. Juventus e Milan estão logo em seguida e tentam passar do rival.

Com a equipe sendo comandada por Simone Inzaghi, há uma grande continuidade de trabalho. O técnico está no clube desde a metade de 2021.

Campeonato Italiano 2023/2024: o guia da disputa
Jogadores da Inter de Milão em 2023/24.

Napoli teve queda de rendimento

Na última temporada, o Napoli surgiu como uma grande surpresa. Fazendo uma excelente campanha, chegou aos 90 pontos ao fim do Campeonato Italiano. Foram 28 vitórias, seis empates e quatro derrotas em toda a Serie A.

Mas faz um 2023/24 muito diferente. Faltando muitas rodadas para o fim, o time já sofreu mais do que as quatro derrotas da última temporada. No momento, se encontra no meio da tabela, mas ainda pode brigar por vagas em competições continentais.

Como as equipes não estão tão longe, o Napoli ainda pode ter uma boa reviravolta. No entanto, para isso, precisa melhorar o seu desempenho, o que não tem conseguido fazer.

Vá além do futebol:

Os “coadjuvantes” do Campeonato Italiano 2023/2024

O Campeonato Italiano 2023/2024 está com um bom corpo de coadjuvantes. Atalanta, Bologna, Lazio, Parma, todos dão motivos para dar ao menos uma conferida em suas partidas.

A Atalanta, por exemplo, está na briga pelas primeiras posições, vindo atrás só de Milan, Juventus e Inter. Enquanto o Bologna está empatado com a equipe, também buscando disputar a Champions League na próxima temporada.

A Roma ainda tem grandes talentos para ver em ação, como os atacantes Lukaku e Dybala. A Lazio, por sua vez, tem um ataque legal de se assistir.

A briga na parte debaixo da tabela

Na parte debaixo do Campeonato Italiano 2023/24, os times tentam sobreviver na elite italiana. No entanto, três são rebaixados, uma quantidade diferente do Brasileirão.

O Salernitana não havia feito uma grande temporada em 2022/23, mas não chegou a sofrer tanto risco de rebaixamento. Sua situação é bem diferente, sendo o último colocado e com mais de 15 derrotas no ano.

Os times acima estão em uma briga mais apertada. Cagliari, Hellas Verona, Sassuolo e Empoli são as equipes que correm maior risco de cair ao final de 2023/24.

 

Frosinone, Genoa, Cagliari: situações diferentes

O Frosinone foi o campeão da Serie B Italiana em 2022/23. Com Genoa garantindo a vaga direta, na 2ª posição. Nos playoffs, o Cagliari foi quem conseguiu subir.

E são eles que estão com uma das maiores probabilidades de voltarem para a 2ª divisão. Com uma campanha ruim no Campeonato Italiano, não consegue sair da zona de rebaixamento, com a situação piorando cada vez mais.

Já os outros dois estão mais na frente, mas ainda não salvos. O Genoa está pelo meio da tabela, bem mais afastado e tranquilo da luta de baixo. Já o Frosinone ainda precisa tomar cuidado.

Campeonato Italiano 2023/2024: o guia da disputa
Frosinone foi o campeão da Serie B 2022/23. Iconsport.

Quando começa o Campeonato Italiano 2023/2024?

O Campeonato Italiano começou no dia 19 de agosto, data da primeira rodada, que vai até dia 21. A 38ª e última rodada será no dia 26 de maio de 2024.

Times do Campeonato Italiano 2023/2024

  • Juventus
  • Inter de Milão
  • Lazio
  • Atalanta
  • Napoli
  • Roma
  • Milan
  • Sassuolo
  • Torino
  • Fiorentina
  • Frosinone
  • Cagliari
  • Udinese
  • Bologna
  • Genoa
  • Salernitana
  • Hellas Verona
  • Empoli
  • Lecce
  • Monza

Onde assistir ao Campeonato Italiano 2023/2024

Os jogos do Campeonato Italiano são transmitidos pelos canais da ESPN e pelo streaming Star+. É sempre necessário conferir quais partidas vão estar no canal de TV fechada e quais estarão no serviço de streaming.

Depois de conferir nosso Guia do Campeonato Italiano 2023/2024, aproveite para ler outros conteúdos sobre futebol: