Durante décadas, todo início de temporada no Campeonato Espanhol sempre trouxe dois favoritos clássicos na disputa pelo título.

Real Madrid e Barcelona dividem um protagonismo histórico. No entanto, um clube ousou desafiar o caminho dos dois gigante do país, o Atlético de Madrid de Diego Simeone.

Diego Simeone e o Atlético de Madrid desafiam os gigantes

Como Diego Simeone transformou a última década do Atlético de Madrid
Icon sport

De fato, desde que Diego Simeone chegou no Atlético de Madrid em 2011, o treinador implementou uma filosofia defensiva extremamente eficiente no DNA do clube.

No entanto, o Atlético de Madrid de Diego Simeone nunca foi só jogadores defensivos. A equipe foi lar de grandes atacantes durante a última década como Falcão Garcia, Diego Costa, Fernando Torres, Antoine Griezmann e Luís Suárez.

Todos brilharam pelo clube em certo momento de suas respectivas passagens. No entanto, o Atlético de Madrid nunca perdeu sua identidade e fama de um time copeiro e defensivo na Europa.

Afinal, com o investimento limitado de quando assumiu o clube em 2011, Diego Simeone seguiu o caminho mais óbvio para reestruturar o Atlético e começou pela defesa.

Títulos do Atlético de Madrid com Diego Simeone

Como Diego Simeone transformou a última década do Atlético de Madrid
Icon Sport

Parece quase impossível bater de frente com Real Madrid e Barcelona na Espanha. No entanto, o Atlético de Madrid conseguiu medir forças com os dois gigantes e beliscar alguns títulos.

O Atleti venceu a liga em duas oportunidades na última década, a primeira em 2013/14 e a mais recente em 2019/20. Além disso, o clube também brilhou no cenário internacional, vencendo a Europa League de 2011/12 e 2017/18.

Não vamos esquecer também das duas finais de Champions League disputada pelos colchoneros, ambas com resultados decepcionantes diante do maior rival Real Madrid.

O futuro do Atlético de Madrid e Diego Simeone

Como Diego Simeone transformou a última década do Atlético de Madrid
Icon sport

Depois da saída de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo dos rivais, o Atlético de Madrid tinha uma boa margem para dominar a Espanha com um núcleo mais jovem de jogadores habilidosos como João Félix.

Porém, muitos jogadores como o português, acabam não se encaixando no estilo mais aguerrido da equipe de Diego Simeone, que agora voltou a competir com jogadores de muita raça.

Por fim, não dá para negar que o técnico argentino transformou o Atlético e mudou o patamar da equipe. Hoje o clube tem um alto investimento, é óbvio que não chega no nível dos rivais Barcelona e Real, mas já é o suficiente para se consolidar como terceira força do país.

Siga no mundo do futebol e confira algumas biografias de grandes craques.