Tua Tagovailoa é um dos jovens talentos mais promissores da NFL. Apesar de ter um físico, um estilo de jogo e uma origem que se distinguem da maioria dos quarterbacks de sucesso, o atleta possui um grande potencial para se tornar uma verdadeira estrela no esporte.
Tudo indica que Tua está a caminho de se juntar ao grupo seleto de QBs excepcionais, capazes de realizar jogadas surpreendentes e decidir partidas em momentos cruciais, semelhante a Patrick Mahomes ou Cam Newton.
Será que Tua Tagovailoa irá atender a essas altas expectativas ou até superá-las? Confira abaixo o conteúdo que preparamos, com a mesma precisão e criatividade que caracterizam seus passes brilhantes.
Quem é Tua Tagovailoa?
Tuanigamanuolepola Tagovailoa, ou somente “Tua”, é um jogador profissional futebol americano natural de Ewa Beach, Havaí, Estados Unidos. Nascido no dia 2 de março de 1998, atua desde 2020 como quarterback no Miami Dolphins, time da NFL.
Tua é tido como um atleta diferenciado para a sua posição. Primeiro por seu porte físico, mais baixo do que a média só que com um peso maior do que a sua velocidade indica. Depois, é elogiado pela qualidade e criatividade nos passes, que são adaptáveis e bastante precisos.
Segundo especialistas, tem tudo para ser um grande “pocket passer” na NFL, ideal para jogadas mais dinâmicas e velozes, e com a capacidade de criar jogadas em momentos de aperto.
Foi justamente com essas qualidades que Tua Tagovailoa liderou o Alabama Crimson Tide ao título da NCAA de 2017 e ao vice-campeonato de 2018 e se colocou como um dos principais prospectos do Draft de 2020 — foi escolhido na quinta posição, o segundo melhor ranqueado quarterback.
Seu talento e capacidade de liderança — que foram decisivos para o jogo do título de 2017 do Alabama — superaram inclusive o temor e a insegurança de uma lesão complicadíssima que sofreu em novembro de 2019, quando deslocou o quadril e pôs em risco toda a sua carreira.
Altura do Tua Tagovailoa
Tua Tagovailoa mede 1,83m de altura. Ele é o mais baixo entre os três primeiros quarterbacks do Draft de 2020: Joe Burrow, a pick nº 1, tem 1,93m; Justin Herbert, escolhido na sexta posição, mede 1,98m.
Peso do Tua Tagovailoa
Tua Tagovailoa pesa exatos 100kg, ou 220 libras, como preferem usar na NFL. É uma medida grande se comparada ao seu tamanho, mas que não impacta em sua absurda agilidade, especialmente na hora de se desvencilhar de defensores.
Quais foram os times do Tua Tagovailoa?
Tua Tagovailoa atuou em apenas três times até aqui:
- A equipe do Saint Louis Highschool, no colegial
- O Alabama Crimson Tide Football, da Universidade de Alabama
- O Miami Dolphins, da NFL
Quando Tua Tagovailoa começou na NFL
Tua Tagovailoa começou na NFL na temporada 2020-2021. Foi draftado pelo Miami Dolphins em 2020, na quinta escolha. Estreou no dia 18 de outubro de 2020, contra o New York Jets, na Semana 6 do campeonato.
História do Tua Tagovailoa
Por algum motivo, os pais de Tua Tagovailoa não queriam que ele jogasse futebol americano. Melhor dizendo, queria que praticasse outros esportes. O beisebol era a opção favorita do pai, por conta da destreza do garoto com o braço esquerdo.
Mas o pequeno Tuanigamanuolepola (saúde!) não via muita graça do esporte das bases e das bolas. Nem basquete, que era até mais divertido, ele se animou. Agora, com a bola oval desenvolveu uma verdadeira paixão.
De dia, a arremessava para mais de 30 jardas enquanto garotos da sua idade mal passavam das 10. De noite, a levava para o lugar de honra da sua cama e acordava com ela nos seus braços. Não tinha jeito, Tua era do futebol americano.
Na Saint Louis High School, o colégio com o melhor time de Ewa Beach, no Havaí, Tua Tagovailoa mostrou rapidamente o seu entendimento com a bola oval. Atuando como quarterback, lançou mais de duas mil jardas e para mais de 30 touchdowns (e apenas três interceptações).
No seu último ano, mesmo mais visado e com sete interceptações, subiu para quase três mil jardas arremessadas e para 27 TDs. Foi escolhido para a Elite 11 2016, competição de quarterbacks colegiais, e bateu Trevor Lawrence para ser eleito MVP. No conjunto da obra, foi classificado como um prospecto de 4 estrelas.
História do Tua Tagovailoa no Colege Football
Entre 17 ofertas, Tua Tagovailoa escolheu se juntar à Universidade de Alabama em 2017, que tinha sido a vice-campeã da NCAA de 2016 (a final foi disputada em janeiro de 2017).
Como calouro, Tua começou naturalmente sendo o quarterback reserva. Graças, porém, a algumas vitórias arrasadoras da sua equipe, ganhou muitos minutos com as partidas resolvidas para se desenvolver.
Mostrou tanta precisão e habilidade que o seu treinador não pensou duas vezes em colocá-lo no meio da finalíssima da NCAA. O Crimson Tide vinha perdendo e o titular vinha falhando, afinal.
A história de verdade de Tua Tagovailoa começa no momento em que ele entra em campo no Mercedes-Benz Stadium. Com o placar e todo o jogo desfavorável, o QB faz uma partidaça: arremessa para 166 jardas, 3 touchdowns e mais de 50% de eficiência.
Melhor ainda, faz, no último lance do jogo — que ele já tinha ajudado a levar para a prorrogação — um passe de 41 jardas que termina no touchdown e na vitória do time de Alabama. Tua, claro, foi eleito o MVP ofensivo da partida.
A temporada fantástica e o vice de 2018
Na temporada seguinte, a nova estrela do College Football conseguiu lidar com toda a atenção, o hype e a marcação especial que recaiam sobre ele com notável habilidade. Ele teve uma temporada impressionante, lançando para quase quatro mil jardas e 43 touchdowns.
No entanto, o tão aguardado bicampeonato da NCAA escapou de suas mãos. Apesar de ter chegado à final, ele sofreu a “vingança” de Trevor Lawrence, e o Alabama acabou ficando com o vice-campeonato. Mesmo assim, Tua não teve sua temporada ofuscada: recebeu uma enxurrada de prêmios em reconhecimento ao seu desempenho excepcional.
A temporada universitária de 2019 parecia prometer mais do mesmo para esse grande prospecto da NFL. Tua já havia ultrapassado 33 touchdowns lançados, mantinha uma taxa de eficiência acima de 70% e estava a caminho de superar as quatro mil jardas quando enfrentou um dos maiores desafios de sua carreira.
Em uma partida contra o Mississippi State, em novembro de 2019, Tua Tagovailoa sofreu um sack que resultou em uma séria lesão. Além de uma concussão e um nariz fraturado, ele deslocou o quadril, o que o forçou a perder o restante da temporada.
Vá além do Futebol Americano:
- Como comprar o FM 2021: aprenda a adquirir o jogo no Brasil
- Pitcher, catcher, shortstop: entenda as posições do beisebol
- Conheça os 20 melhores laterais-esquerdos do FIFA 21
- Conheça os 5 melhores times femininos de esports no Brasil
- Bia Haddad: títulos, suspensão, melhor ranking e biografia
Como Tua Tagovailoa começou na NFL
A lesão de Tua Tagovailoa, por sorte e por muita competência de todos os envolvidos em sua recuperação, não se agravou ao ponto de encerrar a sua carreira. Tanto que o jogador se declarou para o Draft da NFL de 2020 e foi simplesmente a quinta escolha geral, feita pelo Miami Dolphins.
O garoto começou a temporada 2020-2021 já recuperado de sua lesão, mas ainda assim como reserva imediato do veterano Ryan Fitzpatrick. Mas todo nós sabemos onde isso vai dar.
Tua fez a sua estreia na NFL na semana 6, entrando no último quarto da partida que já estava em 24-0 contra o New York Jets. Acertou os dois passes que deu e impressionou ao ponto de se tornar o titular na partida seguinte, contra o Los Angeles Rams.
Foi tímido em sua primeira partida como titular, arremessando para menos de 100 jardas e com apenas um touchdown passado. O Dolphins venceu, ainda assim.
Nas duas partidas seguintes, estourou: passou para dois TDS e para mais 200 jardas contra o Cardinals; contra o Chargers, foram 169 jardas e novamente dois TDs. O Miami venceu as duas partidas. Ele não foi interceptado nenhuma vez.
O saldo de seu começo foi literalmente histórico, ajudando a levar o Dolphins (dono de uma excelente defesa, é bom dizer) a um 6-3 nos primeiros jogos, algo que não acontecia desde 2001.
Estatísticas de Tua Tagovailoa na NFL
- Temporadas: 2020 até 2023
- Jogos (Titular): 53 (51)
- Jardas (Passe): 12,639
- Aproveitamento: 66,9%
- Touchdown (Passe): 81
- Interceptações: 37
- Jardas (Corridas): 381
- Touchdowns (Percorrido): 6
Você pode acessar as estatísticas completas de Tua Tagovailoa na NFL aqui.
Títulos do Tua Tagovailoa
Tua Tagovailoa conquistou o título da nacional da NCAA, o chamado College Football National Championship (CFP), de 2017. Foi inclusive eleito o MVP ofensivo da partida.
Prêmios e recordes do Tua Tagovailoa
- Recorde de rating de passe em uma temporada do College Football: 199,4 (2018)
- Melhor passador jardas/tentativas da Universidade de Alabama: 10,9 (2018)
- Melhor passador jardas/jogadas da Universidade de Alabama: 9,8 (2018)
- MVP ofensivo da final do campeonato nacional do College Football (2017)
- Prêmio Maxwell Award (2018)
- Prêmio Walter Camp (2018)
- Jogador ofensivo do Ano da Conferência Sudoeste da NCAA (2018)
- Prêmio Sporting News de Jogador Universitário do Ano (2018)
Curiosidades sobre Tua Tagovailoa
- Tua Tagovailoa tem uma característica curiosa: é destro, mas faz os lançamentos com o braço esquerdo
- A primeira compra que Tua fez após assinar com o Miami Dolphins foi um carro, para a sua mãe. Comprou outros dois em seguida, para ele mesmo
- Tua Tagovailoa se formou na Universidade de Alabama em agosto de 2020 com um diploma em Comunicação
Qual o salário de Tua Tagovailoa?
Quando se juntou à NFL, Tua Tagovailoa assinou um contrato de 4 anos com o Miami Dolphins no valor de US$ 30,2 milhões, mais bônus de US$ 19,6 milhões.
Ver essa foto no Instagram
Curtiu a história de Tua Tagovailoa? Então aproveite para ler mais conteúdos sobre futebol americano:
- A história de Alex Smith: da lesão grave ao retorno à NFL
- Justin Herbert: recordes, curiosidades e como chegou à NFL
- Trevor Lawrence: biografia, estatísticas e recordes no College
- As trajetórias e os times dos brasileiros na NFL
- Quem é Joe Burrow? História, números e dados do quarterback
Jornalista e formado em análise de desempenho (Futebol). Comentarista das rádios Bate Fundo Esportivo e Web MF. Passou por FNV Sports, PL Brasil, Strikers, OFutebolero e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2023. Apaixonado por grandes histórias.