Trevor Lawrence ainda nem chegou na NFL, sequer confirmou sua presença no Draft. Ainda assim, parece ter o futuro da liga aos seus pés.

O quarterback de Clemson é um fenômeno do College Football e a grande promessa do futebol americano atualmente. O seu sucesso na NFL parece ser questão de tempo. Só não se sabe quanto, exatamente.

Enquanto Trevor não define seu futuro, você pode aproveitar o hype e conferir o conteúdo que preparamos sobre ele. Contamos sua história e listamos seus recordes, estatísticas e curiosidades. Em outras palavras, tudo que ajude você a entender porque ele é o maior prospecto da NFL dos últimos anos.

Quem é Trevor Lawrence?

Imagem de Trevor Lawrence em Clemson
(Getty Images/Mike Comer )

William Trevor Lawrence é um jogador de futebol americano natural de Knoxville, no estado de Tennessee, nos EUA. Nascido dia 6 de outubro de 1999, ele atua desde 2018 como quarterback no Clemson Tigers, time da liga universitária estadunidense.

Chamado apenas de Trevor Lawrence no meio esportivo, o jogador é apontado como a principal promessa do esporte e um dos maiores prospectos da NFL das últimas décadas.

É considerado como um atleta completo: alto (1,98m), ágil, absolutamente preciso e forte mentalmente. Em outras palavras, tem tudo o que se deseja de um quarterback. Trevor vem combinando esses atributos para fazer história no futebol americano universitário.

Em apenas dois anos na NCAA, foi uma vez campeão nacional e outra vice,  além de bicampeão da ACC, a Conferência da Costa Atlântica. Em 2018, recebeu o prêmio de MVP da final do campeonato, de Melhor Jogador Ofensivo da competição e de Calouro do Ano.

Trevor Lawrence no draft da NFL

Mais do que sua combinação única de qualidades e sua trajetória estelar no College Football, é o futuro e as decisões de Trevor Lawrence que dominam a conversa sobre o futuro da NFL.

O jogador é o claro e absoluto favorito para ser primeira escolha do Draft de 2021…se ele lá estiver, claro. Desde 2018, ela já tinha acalmado os fervorosos ânimos dos fãs da NFL afirmando que só se juntaria à liga após a temporada de 2020.

Acontece que no começo daquele que pode ser o seu último ano de College, ele voltou a deixar o seu futuro em aberto, especulando o retorno ao time de Clemson para o seu derradeiro ano na universidade.

De qualquer maneira, no mais tardar em 2022 teremos Trevor exibindo seu impressionante jogo e suas belas e douradas madeixas na NFL. Resta saber como estará o hype ao seu redor até lá — e se os seus fãs não morrerão de ansiedade, claro.

Biografia de Trevor Lawrence

Foi com 8 para nove anos que Trevor Lawrence percebeu que levava jeito com a bola oval. A alta estatura desde moleque, no entanto, o fez se aproximar de outra bola laranja durante a escola, a de basquete.

Mas logo que chegou ao colegial, o jovem — e todo mundo ao seu redor —, percebeu que era de fato o campo o seu lugar. As 3,042 jardas e os 26 touchdowns alcançados em sua primeira temporada como quarterback foram claros o bastante, afinal.

Enquanto o jogo e o porte físico de Trevor evoluíam, crescia o número de conhecedores do seu potencial. Também, novamente com mais de três mil jardas passadas e de 40 touchdowns em seu segundo ano na Cartesville High School, difícil era não notá-lo.

Tudo seguia um ritmo relativamente normal na vida do jovem quarterback, até que em 2016, como terceiranista, completou mais da metade de seus 406 passes, completou quase 4000 jardas, emendou 51 TD's e foi eleito o Melhor Jogador da categoria.

História de Trevor Lawrence no Futebol Americano

Trevor Lawrence em atuação no High School
(Reprodução)

Do desempenho em diante, a fama e a evolução de Trevor deram um salto assombroso. Começaram a pipocar análises sobre como era um dos grandes prospectos da história do High School ao mesmo tempo em que ganhou musculatura, explosão e até longas madeixas de seu dourado cabelo.

A fama e a expectativa geralmente marcam um breve período de retrocesso no desempenho de um jovem jogador. Não foi o caso de Trevor Lawrence. No seu último ano como colegial, arrebentou com recordes, venceu dois títulos estaduais, quatro regionais e empilhou prêmios individuais.

O seu destino no futebol americano universitário virou pauta de grandes programas esportivos e um sem fim de postagens e comentários nas redes sociais. O garoto teve até que dar um tempo da internet para focar em sua formação — era um colegial, ora.

Vá além do Futebol Americano:

Trajetória de Trevor Lawrence em Clemson

Trevor Lawrence durante jogo do College
(Ken Ruinard/Pool Photo/AP)

Então, a Universidade de Clemson, da Carolina do Sul e lar do Clemson Tigers, foi a escolha de Trevor Lawrence. Não poderia ser mais acertada.

Iniciando natural e tradicionalmente como um reserva, Trevor ganhou a titularidade no meio da sua primeira temporada como universitário, em 2018.

O resto é história: no mesmo ano, o camisa 16 liderou o Tigers a uma temporada invicta e ao título do Campeonato Nacional, cuja final foi eleito o MVP.

Em 2019, por pouco não repetiu o feito: foi o cara do Clemson na novamente invicta temporada regular. Na hora de buscar o bi, o quarterback e o seu time caíram para a LSU. Mas o estrago já estava feito.

O mesmo fenômeno do colegial começou com Trevor Lawrence na universidade. Foi eleito como o principal prospecto do futebol americano e a “mais fácil” primeira escolha para o Draft 2021.

Com isso veio a fama, as entrevistas, as expectativas, ansiedade dos fãs…algo similar ao hype em torno de Zion Williamson no basquete.

E se naquela altura as atenções já estavam voltadas para ele, hoje em dia estão ainda mais. O jogador deixou em aberto seu futuro na NFL, no sentido de estender para mais um ano sua estadia em Clemson, o que o deixaria apto para o Draft somente em 2022.

Todo mundo está de olho no futuro de Trevor Lawrence. Ainda que sua presença na NFL seja adiada, a sua carreira, a cada jogo que passa, parece estar cada vez mais encaminhada para um estrondoso sucesso.

Estatísticas de Trevor Lawrence no College

  • Temporadas: 2018, 2019, 2020*
  • Jogos (Titular): 35 (31)
  • Vitórias/Derrotas: 30/1
  • Jardas (Passe): 8,489
  • Aproveitamento: 66,4%
  • Touchdown (Passe): 81
  • Jardas (Corridas): 794
  • Touchdowns (Percorrido): 14
  • Interceptações: 13

*A temporada de 2020 ainda está em andamento. Você pode acessar as estatísticas completas de Trevor Lawrence aqui.

Recordes de Trevor Lawrence

  • Trevor Lawrence é um dos únicos cinco jogadores da história de Clemson a arremessar para mais de dez mil jardas.
  • No seu último ano no colegial, Trevor quebrou dois recordes da categoria em todo o estado da Georgia: jardas passadas e passes para touchdown.
  • Na primeira partida de 2020, ele bateu o recorde de Clemson em jardas passadas (351) e jardas totais (327) em partidas do tipo.
  • Também em 2020, Trevor completou 366 passes consecutivos sem ser interceptado. É a segunda maior sequência de lançamentos perfeitos da história da ACC. Ficou por 17 passes atrás de ninguém menos que Russel Wilson.

Curiosidades sobre Trevor Lawrence

  • Trevor é um sujeito muito religioso. Católico, ele costumeiramente afirma que, mais do que o futebol, mais do que o sucesso, é a fé o que mais importa para ele.
  • Craque no futebol americano, Lawrence competiu também no basquete durante o colegial.
  • Em seu último ano no colegial, tão grande era o assédio da mídia para saber qual seria a universidade que escolheria, ele teve que abandonar as redes sociais. Foi criado até um “esquema de proteção” para as perguntas sobre o seu futuro.
  • O aproveitamento de Trevor na carreira é um absurdo. Até o começo da temporada de 2020, ele sofreu apenas três derrotas, se somados a universidade e o colegial.

Curtiu a história de Trevor Lawrence? Então aproveite para ler mais conteúdos sobre futebol americano:

*Última atualização em 25 novembro de 2020