Saiba como começou a trajetória de Peyton Manning, quais as franquias que ele defendeu e quantos títulos ganhou do Super Bowl!

Nos últimos anos, Tom Brady bateu recordes, se isolou como o jogador que mais vezes venceu o Super Bowl e passou a ser reverenciado por muitos como o melhor de todos os tempos do futebol americano. Mas há uma legião de fãs de outro quarterback que não concordam muito com essa visão.

Peyton Manning fez história na NFL, jogando por Indianapolis Colts e Denver Broncos. Quando deixou a liga em 2016, depois de 18 anos como profissional, ele era o recordista de touchdowns e jardas em um campeonato, além de ter sido eleito MVP em 5 temporadas.

Independentemente da rixa com os fãs de Tom Brady, é inegável que Peyton Manning é um dos maiores quarterbacks de todos os tempos. E seu sucesso vem de família.

Quer entender melhor e conhecer todos os detalhes da história de Peyton Manning? Fique com a gente!

Infográfico: história e recordes de Peyton Manning

História de Peyton Manning

Quer compartilhar essa imagem no seu site ou blog? Basta copiar o código abaixo:

Quem é Peyton Manning?

Peyton Manning é um ex-jogador de futebol americano, que atuou na NFL por 18 anos. Recrutado pelo Indianapolis Colts na primeira escolha do draft de 1998, ele defendeu também o Denver Broncos.

Reconhecido como um dos maiores jogadores de todos os tempos, Manning venceu o Super Bowl por duas vezes e foi o escolhido MVP da NFL em 5 oportunidades, mais do que qualquer outro atleta na história.

Peyton é filho de Archie Manning, ex-quarterback do New Orleans Saints, Houston Oilers e Minnesota Vikings. Seu irmão mais novo, Eli Manning é quarterback do New York Giants. Na família de quarterbacks, seu irmão mais velho, Cooper Manning, foi receiver de Ole Miss e não chegou a jogar na NFL por conta de uma lesão na coluna.

Como você pode imaginar, a família Manning teve grande influência no início da carreira de Peyton no futebol americano. Mas uma decisão dele surpreendeu até mesmo seus familiares. Saiba qual foi logo abaixo!

Como Peyton Manning começou na NFL?

Peyton Manning no draft da NFL
Peyton Manning, quarterback da University of Tennessee, foi a primeira escolha do draft de 1998

Peyton Manning foi selecionado na primeira escolha do draft da NFL de 1998 pelo Indianapolis Colts. Ele havia se destacado jogando pela Universidade do Tennessee, onde se formou como bacharel em artes e conquistou prêmios no futebol americano universitário.

Contudo, a escolha de Peyton Manning por Tennessee foi polêmica, já que que seu pai e os irmãos jogaram pela Universidade do Mississippi. Assim, ele acabou quebrando o que seria uma tradição familiar.

Polêmicas à parte, Peyton Manning chegou à NFL como uma grande esperança para o Indianapolis Colts. As expectativas sobre ele acabaram correspondidas, com recordes na NFL e o título do Super Bowl XLI, em 2006-2007.

Sua passagem pelos Colts durou 14 anos, até que uma lesão acabou provocando sua mudança de franquia.

Quais foram os times de Peyton Manning?

Recrutado pelo Indianapolis Colts em 1998, ele defendeu a franquia até 2012. No ano anterior, uma lesão no pescoço o tirou de toda a temporada e acabou sendo um fator determinante para que os Colts optassem por sua saída.

Pouco depois de deixar Indianápolis, Peyton Manning assinou um contrato com o Denver Broncos, franquia que defenderia pelas quatro temporadas seguintes.

Nos Broncos, Manning conquistou o Super Bowl 50. A conquista do título, em 7 de fevereiro de 2016, marcou a aposentadoria de Peyton Manning como jogador de futebol americano.

Times defendidos por Peyton Manning na NFL

  • Indianapolis Colts: entre 1998 e 2011
  • Denver Broncos: entre 2012 e 2016

Quantas vezes Peyton Manning foi campeão?

Peyton Manning Super Bowl

Peyton Manning se aposentou como bicampeão da NFL.

O quarterback foi campeão pela primeira vez no Super Bowl XLI, na temporada 2006-2007, pelo Indianapolis Colts. Já o segundo título veio no Super Bowl 50, em fevereiro de 2016, com a camisa do Denver Broncos.

Em toda a sua trajetória na NFL, Peyton Manning disputou o Super Bowl quatro vezes. Saiba como foram as participações do quarterback no maior evento esportivo dos Estados Unidos.

Primeiro título de Peyton Manning

Quando chegou ao Super Bowl pela primeira vez, na temporada 2006/2007, Peyton Manning já havia sido eleito MVP da NFL por duas vezes (2003 e 2004). Ele já carregava a esperança e a pressão de ser um dos maiores jogadores da liga.

Em 2006, os Colts terminaram a temporada regular com campanha de 12 vitórias e 4 derrotas, vencendo o título da AFC South pelo quarto ano seguido.

Manning terminou a temporada regular com 4 397 jardas e liderou a liga com 31 touchdowns.

Sob a liderança do camisa 18, os Colts derrotaram o Kansas City Chiefs na primeira fase dos playoffs, com um placar de 23 a 8. Depois, eliminaram o Baltimore Ravens, por 15 a 6.

Na Final da AFC, o Indianapolis Colts começou perdendo para o rival New England Patriots, liderado por Tom Brady.

Os Colts começaram em desvantagem de 21 a 3, mas, no último período, Peyton Manning levou sua equipe a uma campanha de 80 jardas que terminou em um touchdown terrestre do novato Joseph Addai, garantindo a vitória por 38 a 34.

Manning terminou aquela partida com 349 jardas e dois touchdowns. A virada, que reverteu uma diferença de dezoito pontos, foi a maior na história das finais da AFC.

No Super Bowl XLI, o Indianapolis Colts venceu o Chicago Bears por 29 a 17, sendo Manning nomeado MVP do Super Bowl.

Primeira derrota no Super Bowl

Em 2010, eleito MVP na NFL pela quarta vez, Peyton Manning voltou a liderar o Indianapolis Colts em uma campanha para o Super Bowl.

Na temporada regular, a equipe perdeu apenas dois jogos. O primeiro confronto dos playoffs foi contra o Baltimore Ravens, derrotado por 20 a 3.

No AFC Championship Game, contra o New York Jets, a franquia de Indianápolis saiu com a vitória por 30 a 17.

Já no Super Bowl XLIV, Peyton Manning viu os Colts serem derrotados pelo New Orleans Saints por 31 a 17.

Segundo revés, desta vez em novo time

Em 2012, Peyton Manning foi contratado pelo Denver Broncos. Logo em sua segunda temporada na nova equipe, ele chegou ao Super Bowl pela terceira vez.

O quarterback ajudou os Broncos a conquistarem a melhor campanha da AFC, com 13 vitórias em 16 jogos.

Nas semifinais de conferência, Peyton Manning teve boa atuação e seu time derrotou o San Diego Chargers por 24 a 17.

Na semana seguinte, na final da Conferência Americana, Peyton enfrentou o New England Patriots de Tom Brady.

Em um dos jogos mais aguardados do ano, os Broncos venceram por 26 a 16. Naquela partida, Manning teve uma de suas melhores performances no ano, ao lançar para 400 jardas, além de dois passes para touchdown.

Já no Super Bowl XLVIII, Manning liderava a equipe com o melhor ataque da história em termos de pontos anotados durante a temporada contra o Seattle Seahawks, dono de melhor defesa do ano.

Peyton Manning teve uma atuação ruim, sofrendo duas interceptações. A partida terminou com a vitória dos Seahawks por 43 a 8.

Apesar do segundo revés no Super Bowl, Peyton Manning pôde comemorar naquela temporada o fato de ter sido escolhido MVP da NFL pela quinta vez, algo que nenhum outro jogador alcançou na história.

Bicampeonato e aposentadoria

A última participação de Peyton Manning no Super Bowl foi também sua partida na carreira. O quarterback se aposentou com o título do Super Bowl 50.

Naquele ano, Manning teve uma das piores temporadas da carreira, com nove touchdowns e dezessete interceptações. Ainda assim, os Broncos passaram aos playoffs como campeões de divisão e eliminaram o Pittsburgh Steelers, por 23 a 16.

Na final de conferência da AFC, os Broncos enfrentaram o New England Patriots, de Tom Brady. Peyton Manning lançou para dois touchdowns, na vitória por 20 a 18, garantindo a classificação para o Super Bowl.

Peyton Manning era o quarterback mais velho a chegar a um Super Bowl até então. Apoiado por uma ótima defesa, ele viu o Denver Broncos derrotar o Carolina Panthers, por 24 a 10, e se tornou o primeiro quarterback a vencer a final da NFL por dois times diferentes.

Em 7 de março de 2016, Peyton Manning anunciou, numa entrevista coletiva em Denver, a sua aposentadoria.

Títulos e vice-campeonatos de Peyton Manning no Super Bowl

EdiçãoAnoLocalCampeãoPlacarVice
Super Bowl XLI2007Miami, FlóridaIndianapolis Colts29 x 17Chicago Bears
Super Bowl XLIV2010Miami, FlóridaNew Orleans  e Saints31 x 17Indianapolis Colts
Super Bowl XLVIII2014East Rutherford, New JerseySeattle Seahawks43 x 8Denver Broncos
Super Bowl L2016Santa Clara, CalifórniaDenver Broncos24 x 10Carolina Panthers

Quais foram os recordes de Peyton Manning?

A aposentadoria de Peyton Manning, em 7 de março de 2016, encerrou uma das mais brilhantes carreiras de um jogador de futebol americano.

O legado de Manning na NFL mostra um jogador extremamente respeitado e apontado como um dos melhores de todos os tempos. Não é à toa. Ele colecionou uma série de recordes e premiações na NFL.

Prêmios de Peyton Manning na NFL

  • 5x MVP da NFL (2003, 2004, 2008, 2009, 2013)
  • Best NFL Player ESPY Award (2004 e 2005)
  • 12× selecionado para o Pro Bowl (1999 a 2000, 2002 a 2009, 2010 e 2012)
  • 7× First-team All-Pro (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2012 e 2013)
  • 3× Second-team All-Pro (1999, 2000, 2006)
  • Bert Bell Award (2003 e 2004)
  • 1998 NFL All-Rookie First Team
  • 2004 AFC Offensive Player of the Year
  • 2004 Fedex Express Player of the Year
  • 2005 Best Record-Breaking Performance ESPY Award
  • 2005 Walter Payton Man of the Year Award
  • 2005 Byron “Whizzer” White Humanitarian Award
  • 2005 Pro Bowl MVP
  • 2007 Super Bowl MVP
  • 2007 Best Championship Performance ESPY Award

Recordes de Peyton Manning

  • Jogador com mais prêmios de Jogador Mais Valioso (MPV) na carreira: 5 (2003, 2004, 2008, 2009 e 2013)
  • Maior quantidade de temporadas com pelo menos 4 mil jardas aéreas: 13 (1999–2004, 2006–2010, 2012, 2013)
  • Maior sequência de temporadas com pelo menos 25 passes para touchdown: 13
  • Mais quantidade de jogos com um passer rating perfeito na carreira: 4
  • Maior sequência de jogos como titular desde o começo da carreira: 208
  • Maior sequência de jogos com pelo menos 2 passes para touchdown: 13
  • Maior sequência de jogos com pelo menos 4 passes para touchdown: 5 jogos
  • Maior quantidade de jogos com 4 passes para touchdown na carreira: 25
  • Maior quantidade de jogos com 5 passes para touchdown na carreira: 8 (incluindo um jogo de playoff)
  • Maior quantidade de jogos com 300 ou mais jardas: 73
  • Maior quantidade de jogos com 400 ou mais jardas e nenhuma interceptação: 5
  • Maior sequência de vitórias como QB titular em temporada regular: 23 (2008–2009)
  • Maior quantidade de temporadas com 10 ou mais vitórias como titular (temporada regular): 12 (1999–2000, 2002–2010, 2012)
  • Maior quantidade de temporadas com 12 ou mais vitórias como titular (temporada regular): 9 (1999, 2003–2009, 2012)
  • Único quarterback a ter sete temporadas seguidas com 12 ou mais vitórias, como titular (2003–2009)
  • Único quarterback com nove temporadas seguidas com 10 ou mais vitórias, como titular (2002–2010)
  • Único quarterback a conseguir cinco viradas seguidas em quarto período (jogos 7–11, 2009)
  • Maior quantidade de viradas no quarto período em uma temporada: 7 (2009)
  • Primeiro quarterback a derrotar todos os outros 31 times da lia em temporada regular (Tom Brady também o fez no mesmo dia e Brett Favre também na semana seguinte)
  • Maior quantidade de vitórias por um quarterback em temporada regular numa década: 115 (2000–2009)
  • Maior quantidade de vitórias por um quarterback titular numa década: 124 (2000–2009)
  • Maior quantidade de passes para touchdown em uma década: 314 (2000–2009)
  • Maior quantidade de passes para touchdown em uma temporada: 55
  • Maior quantidade de jardas aéreas em uma temporada: 5.477
  • Maior quantidade de jardas lançadas em uma década: 42.254 (2000–2009)
  • Maior quantidade de passes completados em uma década: 3.575 (2000–2009)

Quais são os outros membros da família Manning no Futebol Americano?

Peyton Manning veio de uma família com longa trajetória no futebol americano. Seu pai Archie Manning foi um grande quarterback no futebol universitário e defendeu

Já o irmão mais novo de Peyton Manning, Eli Manning, assim como ele, foi recrutado na primeira escolha do draft da NFL. Em 2004, ele foi selecionado pelo New England Patriots, franquia pela qual foi bicampeão do Super Bowl (XLII, XLVI).

Já seu irmão mais velho, Cooper Manning, era wide receiver na Universidade do Mississippi, mas teve uma lesão na espinha (Estreitamento Congênito do Canal Espinhal) e não pôde seguir com o sonho de entrar na NFL.

Foi em homenagem a Cooper que Peyton Manning passou a utilizar a camisa 18.

A história da família Manning já foi contada em documentário: The Book of Manning.

O documentário produzido pela ESPN explora a vida pessoal e profissional do ex-quarterback da NFL e Ole Miss Archie Manning e como a perda repentina de seu pai impactou sua vida e a maneira como ele e sua esposa Olivia criaram seus três filhos.

 

Para conferir mais filmes de futebol americano, não perca a lista com os 26 melhores!

Agora que você já sabe tudo sobre Peyton Manning, aproveite para conhecer a história de outros grandes nomes do esporte mundial:

*Última atualização em 3 de junho de 2019

Ficha Técnica
Título
Conheça Peyton Manning, um dos maiores quarterbacks da história
Autor

Comentários

Salvar