Confira nosso mini-guia do NFL Fantasy Football: as regras, como começar a jogar e as melhores dicas para montar e gerir seu time

Toda temporada de NFL traz consigo não só grandes jogos mas também grandes tradições. O Monday Night Football dá aquele gás para as segundas-feiras; o Draft coleciona histórias e talentos para se acompanhar. Mas há uma que faz o fã da bola oval ficar ligadíssimo na Liga: o NFL Fantasy Football.

O “Cartola da NFL” é um sucesso nos EUA, motivando coberturas especializadas e até inspirando um seriado de televisão. No Brasil, a popularidade do game cresce a cada ano, junto com todo o futebol americano.

Mas o que é, afinal, o NFL Fantasy Football? Como jogar? Como começar? É o que vamos explicar no texto abaixo, com direito até a dicas para você montar e gerenciar um time campeão.

Como funciona o NFL Fantasy Football

Resumindo em uma frase, o NFL Fantasy Football é um campeonato simulado baseado em desempenhos reais. É simples: você monta um time virtual com jogadores da NFL que pontuam a partir de suas respectivas ações nas partidas da temporada regular vigente.

Esses jogadores são escolhidos por meio de drafts, que acontecem antes do início da NFL. Os fantasy drafts funcionam de maneira similar aos drafts reais, isto é, com os times se revezando na escolha dos atletas e com tempo limitado para fazer suas opções.

A diferença é que, em vez dos novatos, todos aqueles os registrados na Liga norte-americana estão disponíveis. Na sua vez, então, você pode escolher o Patrick Mahomes, do Kansas City Chiefs, ou o Michael Thomas, do New Orleans Saints, se eles estiverem livres. Já pensou?

Patrick Mahomes quarterback do Kansas City Chiefs na NFL
Você escolhe jogadores reais para o seu time virtual no NFL Fantasy Football

Os tipos de drafts e os waivers do NFL Fantasy Football

Há dois tipos de drafts no NFL Fantasy Football. O Snake, que sorteia as posições de escolha e as inverte a cada rodada — o primeiro da rodada 1 é o último da rodada 2 e vice-versa — e o Auction, popular entre os “dirigentes” mais experientes. Ele define um orçamento virtual para cada time e leiloa jogadores a cada rodada.

Para quem joga faz mais tempo, há ainda o Draft Dinasty. Nele, uma parte do elenco da última temporada se mantém, e, dependendo da liga, são escolhidos só novatos para os elencos.

O fantasy draft acontece só uma vez por ano. Para modificar a sua equipe depois disso, só a partir de trocas com seus adversários ou a partir do mercado de waivers. Esse último não é nada mais que os jogadores que não foram escolhidos — os “free agents“da sua fantasy league. Para contratá-los, porém, você tem que dispensar alguém do seu time.

Baker Mayfield primeira escolha do draft da NFL de 2018
As promessas do Draft real da temporada também estão disponíveis para escolha

Regras do NFL Fantasy Football

Ao contrário do Cartola FC, que concentra toda a operação do game, há vários sites com jogos de NFL Fantasy Football. Os principais são o da ESPN, do Yahoo, do canal CBS e da própria NFL. Cada um conta com mecanismos e regras próprias, mas com a mesma lógica.

Eles funcionam a partir de ligas, que podem ser privadas ou públicas. Cada uma tem seu próprio draft, portanto se você quiser (e conseguir) competir em mais de uma liga, terá de montar mais de uma equipe.

As Fantasy Leagues geralmente são formadas por até dez times, que se enfrentam durante 13 ou 14 rodadas das 16 da temporada regular da NFL. Os jogos restantes, você deve imaginar, são reservados para os playoffs e finais virtuais.

Classificam-se aqueles que vencerem mais partidas e vencem os confrontos, claro, quem tiver uma maior soma da pontuação dos jogadores do time titular.

A pontuação e os times do NFL Fantasy Football

Cada site de NFL Fantasy Football também tem suas próprias contagens de pontuação, mas, assim como os drafts e as formações das ligas, compartilham do mesmo funcionamento básico.

Os pontos são contados a partir das estatísticas mais relevantes de ataque — touchdowns, jardas de passe, jardas terrestres, field goals, entre outros — e de defesa — sacks, interceptações, fumbles, pontos cedidos, etc.

As pontuações ofensivas são atribuídas individualmente e as defensivas de maneira coletiva. Isso quer dizer que, sim, no seu time virtual você escolhe um sistema defensivo inteiro de uma franquia, como a do Colts ou do Patriots.

Além das defesas, que contam como um jogador, são mais outros 14 por equipe, sendo oito titulares — um quarterback, dois running backs, três wide receivers, um tight-end e um kicker — e outros seis reservas. A opção de quem compõe qual grupo é sua.

A cada semana, antes do início das rodadas, você deve fechar o seu time titular, cujos jogadores são os únicos que contam na pontuação.

Vá além do Futebol Americano:

Como jogar o NFL Fantasy Football

Começar a jogar o NFL Fantasy Football é simples, basta se cadastrar em um dos sites que indicamos e criar a sua liga.

Se você não conhece gente o bastante para montar um campeonato próprio, há diversas opções de ligas públicas para entrar. Mas fique de olho! Elas têm vagas limitadas, assim como seus drafts têm datas marcadas.

Dicas para o NFL Fantasy Football

Abrir uma franquia virtual é tranquilo. Ter sucesso no NFL Fantasy Football é outra história. É preciso preparo, atenção e consistência. Sorte a sua que separamos algumas dicas valiosas:

  • Estudo e preparação: só há um draft para toda a temporada, então a preparação para a montagem é essencial. Use e abuse de mock drafts (como esse aqui), de cheat sheets e rankings para ter suas escolhas prontas para a “hora H”.
  • Foco nos corredores e receptores: não há uma fórmula mágica para a hora do draft, mas é um certo consenso que as primeiras escolhas devem priorizar running backs e wide receivers produtivos. Eles são, afinal, os que mais pontuam, seja em jardas, seja em touchdowns — quarterbacks também pontuam bem, mas erram bastante. Escolha com cuidado.
  • De olho nos waivers: em 2015, um cara chamado Oddel Beckham Jr. não estava nem na metade dos times após os fantasy drafts do site da NFL. No decorrer de sua fantástica temporada, passou a integrar 100% das ligas. Fique de olho, portanto, nos ignorados do draft e em seu desempenho. Lá pode estar um jogador chave para a sua vitória.
  • Calendário e Bye Windows: lembre-se de checar regularmente o calendário para fechar seu time titular a tempo, e principalmente para conferir quais times descansarão em quais rodadas (as Bye Windows), para não ter um jogador sem pontuar na sua equipe.
  • Desfrute: o NFL Fantasy Football é uma versão virtual de um jogo que os estadunidenses já faziam a tempo no analógico, com direito até a troféu para o vencedor. Na sua liga, quanto mais você e seus amigos se organizarem, mais divertido fica!
Tom Brady jogador com mais participações e vitórias no Super Bowl
Você pode não erguer o troféu Vince Lombardi, mas nada te impede de comemorar o título, né?

Depois de entender as regras e como jogar o NFL Fantasy Football, aproveite agora para ler mais conteúdos sobre futebol americano:

*Última atualização em 7 setembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin