Rob Gronkowski, Tony Gonzalez, Travis Kelce e mais: confira o top 5 dos maiores tight ends da NFL de todos os tempos e atualmente

O mercado da NFL ficou agitado em 2020 com a notícia de que Tom Brady trocou o New England Patriots pelo Tampa Bay Buccaneers. De quebra, o Goat conseguiu convencer Rob Gronkowski a deixar a aposentadoria e se juntar a ele na Flórida. Assim, os fãs de futebol americano verão o retorno de um dos maiores tight ends de todos os tempos.

A própria NFL, na comemoração de centenário da liga, incluiu Gronk na relação de melhores da história em sua posição. Além dele, quatro lendários tight ends foram lembrados. Atualmente, entre os melhores tights ends da NFL, Travis Kelce se destaca ao lado de Patrick Mahomes no Kansas City Chiefs.

Mas, afinal, quem são os maiores tight ends da NFL em todos os tempos? E quais são os melhores da posição atualmente?

Nós nos arriscamos a formular essas listas. Confira as duas relações a seguir e analise se concorda com a gente!

Os melhores tight ends da história da NFL

  • John Mackey
  • Kellen Winslow
  • Mike Ditka
  • Rob Gronkowski
  • Tony Gonzalez

John Mackey

John Mackey melhores tight ends da história da NFL

  • Período: 1963-1972
  • Times na carreira: Baltimore Colts (1963-1971) e San Diego Chargers (1972)

Selecionado na segunda rodada do draft da NFL de 1963 pelo Baltimore Colts, John Mackey mudou a maneira como a posição de tight end para sempre.

Ao longo de sua carreira, ele acumulou 331 recepções para 5.236 jardas e 38 touchdowns. Embora possa não parecer impressionante para os padrões atuais, eram números fenomenais para a época.

Outra estatística de Mackey que merece destaque é a média de sua carreira de 15,8 jardas por recepção. 

Sua jogada mais famosa foi no Super Bowl V, contra o Dallas Cowboys. John Mackey recebeu um passe de touchdown de 75 jardas do quarterback Johnny Unitas depois de ter sido derrubado. A jogada ajudou a levar os Colts à vitória por 16 a 13 com um field goal no último segundo.

Campeão da NFL em 1968 e do Super Bowl V, John Mackey esteve em cinco edições do Pro Bowl e por três vezes foi All-Pro. Em 1992, ele foi o segundo tight end a ser incluído no Hall da Fama.

Kellen Winslow

Kellen Winslow melhores tight ends da história da NFL

  • Período: 1979-1987
  • Times na carreira: San Diego Chargers (1979-1987)

Selecionado na 13ª escolha do draft da NFL de 1979, Kellen Winslow foi peça importante do famoso ataque “Air Coryell” do técnico Don Coryell no San Diego Chargers. Em nove anos de carreira, o tight end recebeu 541 passes para 6.741 jardas e 45 touchdowns.

Sua atuação mais marcante aconteceu no playoff divisional de 1982 da AFC, no jogo conhecido como “The Epic in Miami”. Embora Winslow sofresse de desidratação, um corte nos lábios, cãibras graves e um nervo comprimido, ele registrou 13 recepções para 166 jardas e um touchdown, além de ter bloqueado o field goal que daria a vitória aos Dolphins.

Apesar de muitos dos recordes de Winslow terem sido quebrados desde que se aposentou, ele é um dos donos da marca de maior número de touchdowns em um jogo (cinco). Ele foi por muito tempo o dono do recorde de jardas aéreas em uma temporada de tight end (1.280). Atualmente, a marca pertence a George Kittle, com 1.377.

Mike Ditka

Mike Mitka melhores tight ends da história da NFL

  • Período: 1961-1972
  • Times na carreira: Chicago Bears (1961-1966), Philadelphia Eagles (1967-1968) e Dallas Cowboys (1969-1972)

Reconhecido como um dos maiores tight ends de todos os tempos, Mike Ditka é um dos personagens mais importantes da história da NFL

Ele foi campeão da liga com o Chicago Bears em 1963 e tricampeão do Super Bowl, conquistando títulos como jogador na edição VI, como assistente técnico dos Cowboys no Super Bowl XII e como treinador dos Bears no Super Bowl XX.

Na sua trajetória dentro de campo, “Iron” Mike esteve em cinco edições consecutivas do Pro Bowl, entre 1961 e 1965. 

Logo na sua temporada de estreia, Ditka mostrou todo o seu potencial com 56 recepções para 1.076 jardas e 12 touchdowns, o que lhe rendeu o prêmio de Rookie of the Year.

Com 427 recepções para 5.812 jardas e 43 touchdowns, Mike Ditka foi o primeiro tight end introduzido no Hall da Fama.

Rob Gronkowski

Rob Gronkowsi melhores tight ends da NFL

  • Período: 2010-2018 e desde 2020
  • Times na carreira: New England Patriots (2010-2018) e Tampa Bay Buccaneers (desde 2020)

Único jogador ainda em atividade nesta lista, Rob Gronkowski se prepara para iniciar sua segunda passagem pela NFL, depois de uma temporada de ausência. Enquanto aguardamos para saber o que ele será capaz de fazer no Tampa Bay Buccaneers, podemos dizer que os feitos com a camisa 87 do New England Patriots foram impressionantes.

Em nove temporadas nos Pats, Gronk acumulou 521 recepções, 7.861 jardas e 79 touchdowns (maior marca da liga entre sua estreia, em 2010, e sua primeira aposentadoria, em 2019). Ele foi também o primeiro tight end a liderar a NFL em número de TDs.

Mas o que mais marcou a trajetória de Gronkowski como um dos melhores tight ends de todos os tempos foi seu desempenho em playoffs. Na pós-temporada, ele teve  81 recepções, 1.163 jardas e 12 TDs em 16 partidas. 

Rob Gronkowski ajudou os Pats a chegarem a cinco Super Bowls e conquistou três títulos, com duas participações na disputa pelo troféu Vince Lombardi.

Tony Gonzalez

Tony Gonzalez melhores tight ends da história da NFL

  • Período: 1997-2013
  • Times na carreira: Kansas City Chiefs (1997-2008) e Atlanta Falcons (2009-2013)

Para muitos analistas e fãs de futebol americano, Tony Gonzalez é o maior tight end de todos os tempos. O que justifica esse título? Podemos começar citando que ele foi eleito para 14 Pro Bowls.

Além disso, o ex-camisa 88 de Chiefs e Falcons conseguiu mais de 1.300 recepções e 15 mil jardas aéreas. Em sua carreira, foram 111 touchdowns, o que o coloca em 18º na lista dos recordistas de TDs (em números considerados antes do início da temporada 2020/2021).

Tony Gonzalez teve oito temporadas com pelo menos 80 recepções e quatro temporadas com mais de 1.000 jardas aéreas.

A união de habilidade e consistência fizeram Tony Gonzalez um dos melhores tight ends de todos os tempos. Vale ressaltar que em toda a sua trajetória na NFL, ele ficou fora de apenas dois jogos.

Vá além do Futebol Americano! Confira também:

Os melhores tight ends da NFL na atualidade

  • Travis Kelce
  • George Kittle
  • Zach Ertz
  • Rob Gronkowski
  • Mark Andrews

Travis Kelce

Travis Kelce melhores tight ends da NFL

Recrutado pelo Kansas City Chiefs na terceira rodada do draft de 2013, Travis Kelce ajudou a franquia a levar o título do Super Bowl LIV, com vitória sobre o San Francisco 49ers.

Kelce já acumula cinco participações no Pro Bowl e duas escolhas para o time ideal da NFL. Ele é também o recordista da liga entre os tight ends com mais temporadas com ao menos 1.000 jardas recebidas. Até aqui, ele superou a marca por quatro vezes.

Um dos principais alvos ofensivos de Patrick Mahomes, Travis Kelce foi eleito para o time da NFL da última temporada.

George Kittle

Goerge Kittle melhores tight ends da NFL

Derrotado no duelo com Travis Kelce no Super Bowl LIV, George Kittle já se consolidou como um dos melhores tight ends da NFL na atualidade.

Ele foi recrutado pelo San Francisco 49ers na quinta rodada do draft de 2017 e, desde então, participou de duas edições do Pro Bowl e foi eleito uma vez All-Pro.

Em 2018, Kittle estabeleceu o recorde de jardas aéreas de um tight end numa temporada da NFL, com 1.377. Na temporada seguinte, ele voltou a superar 1.000 jardas, com participação em 14 dos 16 jogos.

Zach Ertz

Zach Ertz melhores tight ends da NFL

Zach Ertz chegou à NFL sendo recrutado pelo Philadelphia Eagles na segunda rodada do draft de 2013. O auge da sua carreira até aqui foi a conquista do Super Bowl LII, com vitória sobre o New England Patriots. Foi dele o touchdown que garantiu o título aos Eagles.

O camisa 86 esteve em três edições do Pro Bowl e estabeleceu o recorde de recepções de um tight end numa temporada, com 116 em 2018.

Ertz tem também o recorde do Philadelphia Eagles de recepções em uma partida, com 14, em novembro de 2018. 

Rob Gronkowski

Tom Brady e Rob Gronkowski
Campeões por New England, Tom Brady e Rob Gronkowski reeditam dupla em Tampa

Se considerarmos que Rob Gronkowski não participou da temporada 2019/2020 da NFL, talvez ele não merecesse ser citado entre os melhores tights ends da NFL na atualidade. Porém, o fato de retornar com o status de um dos maiores da história da posição já elimina qualquer possibilidade de Gronk ser ignorado nessa relação.

Depois de nove anos no New England Patriots, Gronkowski tem agora a missão de mostrar que pode ser dominante com a camisa do Tampa Bay Buccaneers. Para isso, contará com o eterno parceiro Tom Brady.

Foi o quarterback um dos responsáveis por anunciar que Gronk estaria de volta depois de um ano aposentado: 

Ver essa foto no Instagram

Time to run it back Gronky!

Uma publicação compartilhada por Tom Brady (@tombrady) em

Mark Andrews

Mark Andrews melhores tight ends da NFL

Draftado pelo Baltimore Ravens na terceira rodada de 2018, Mark Andrews mostrou em duas temporadas que pode ser considerado um dos melhores tight ends da NFL.

No seu primeiro ano, ele teve média de 16,4 jardas por recepção. Já em 2019, destacou-se com 852 jardas aéreas e a escolha para o Pro Bowl. 

Também em 2019, Andrews registrou o recorde dos Ravens de touchdowns de um tight end, com 10 passes recebidos do MVP Lamar Jackson.

Com o camisa 89 dos Ravens, fechamos o top 5 dos melhores tight ends da NFL na atualidade. Entre os grandes jogadores da posição, vale destacarmos também Jared Cook, titular do time da NFL no Pro Bowl de 2019, e Hunter Henry, que teve sua trajetória prejudicada por lesões. Não podemos esquecer de citar ainda Darren Waller, que alcançou 90 recepções para 1.145 jardas e 3 TDs na temporada 2019.

E aí, você concorda com as nossas listas dos melhores tight ends da NFL em todos os tempos e na atualidade? Se escolheria outros jogadores, deixe sua opinião nos comentários.

Aproveite para conferir as listas de melhores de outras posições do futebol americano:

*Última atualização em 15 de junho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin