Conheça as melhores defesas da história da NFL, as suas estatísticas, os grandes defensores e os apelidos marcantes que receberam

Se você acompanha a NFL de perto, certamente já ouviu a frase “defesas ganham campeonatos”. 

Embora quarterbacks sejam as grandes estrelas no futebol americano, a missão de evitar que os adversários pontuem é também valorizada. Mas, afinal, quais são as melhores defesas da NFL em todos os tempos?

Por aqui, nós já destacamos os melhores jogadores de defesa da história, agora é a vez de analisarmos o aspecto coletivo.

Depois de analisarmos números, atletas e avaliar o contexto de cada época, chegamos ao nosso top 10.

Portanto, confira quais são as 10 melhores defesas da história da NFL!

Melhores defesas da história da NFL

  • Los Angeles Rams 1975 (10º)
  • Miami Dolphins 1973 (9º)
  • Seattle Seahawks 2013 (8º)
  • Tampa Bay Buccaneers 2002 (7º)
  • New York Giants 1990 (6º)
  • Kansas City Chiefs 1969 (5º)
  • Minnesota Vikings 1971 (4º)
  • Baltimore Ravens 2000 (3º)
  • Pittsburgh Steelers 1976 (2º)
  • Chicago Bears 1985 (1º)

10º – Los Angeles Rams 1975

Melhores defesas da NFL Los Angeles Rams

Fred Dryer, Jack Youngblood e Merlin Olsen formaram o quarteto que ficou conhecido como “Fearsome Foursome”. 

Numa temporada de 14 partidas, os Rams venceram 12 jogos, sendo os últimos seis de forma consecutiva. Na arrancada para os playoffs, a defesa sofreu apenas 32 pontos nessas seis partidas.

A média de apenas 9,2 pontos sofridos em toda a temporada regular foi a segunda melhor da história.

Os Rams foram até a final de conferência, em que foram derrotados pelo Minnesota Vikings.

9º – Miami Dolphins 1973

Melhores defesas da NFL Miami Dolphins

O time de 1972 foi o que levou o Miami Dolphins ao título com uma campanha invicta, mas a equipe de 1973 teve uma defesa ainda mais memorável.

Em 11 dos 14 jogos da temporada, os Dolphins não sofreram mais do que 14 pontos. No total, foram apenas 150 pontos cedidos em toda a temporada regular.

Nos playoffs, o alto rendimento se manteve e foram 33 pontos sofridos, diante de Bengals, Raiders e Vikings.

A conquista do Super Bowl VII foi alcançada com o placar de 24 a 7 sobre a equipe de Minnesota.

8º – Seattle Seahawks 2013

Melhores defesas da NFL Seattle Seahawks

A defesa conhecida como “Legion of Boom” estabeleceu alguns da melhores marcas da temporada 2013: menos pontos por jogo (14,4); jardas cedidas por passe (5,82); pontos cedidos; turnovers e rating de quarterbacks adversários.

Com Richard Sherman como seu líder, os defensores dos Seahawks caminharam até o título parando os quarterbacks Colin Kaepernick, Drew Brees e Peyton Manning nos playoffs. Nenhum deles conseguiu mais de 20 pontos.

No Super Bowl XLVIII, Manning liderava o melhor ataque da liga. Entretanto, o lendário QB viu sua equipe não pontuar em todo o primeiro tempo. No fim, o Seattle Seahawks foi campeão com vitória por 43 a 8. 

O prêmio de MVP do Super Bowl ficou para o linebacker Malcolm Smith, que retornou uma interceptação para um touchdown de 69 jardas, recuperou um fumble e fez nove tackles.

7º – New York Giants 1990

Melhores defesas da NFL New York Giants

Na temporada regular de 1990, o New York Giants encarou sete equipes que chegariam aos playoffs. Mesmo diante de adversários tão duros, a defesa sofreu apenas 13,2 pontos de média.

Nos playoffs, a defesa liderada por Lawrence Taylor permitiu apenas três pontos do Chicago Bears e 13 do San Francisco 49ers.

Na disputa pelo troféu Vince Lombardi, os Giants encararam o Buffalo Bills. Num dos melhores Super Bowls da história, a equipe de Nova York venceu por 20 a 19.

6º – Tampa Bay Buccaneers 2002

Melhores defesas da NFL Tampa Bay Buccaneers

Na temporada regular de 2002, nove adversários do Tampa Bay Buccaneers não conseguiram marcar mais do que 10 pontos. Em média, a franquia sofreu apenas 12,2 pontos por jogo.

Nos playoffs, o alto rendimento se manteve. Na rodada divisional, a vitória sobre os 49ers foi com placar de 31 a 6. Já na decisão de conferência, o triunfo sobre os Eagles foi por 27 a 10.

O ponto alto veio no Super Bowl. Diante do Oakland Raiders, que tinha o melhor ataque da temporada, a defesa dos Buccaneers forçou cinco interceptações e pontuou três vezes.

O safety Dexter Jackson, que teve duas dessas interceptações e retornou para 34 jardas, foi nomeado MVP do Super Bowl.

Vá além do Futebol Americano! Confira também:

5º – Kansas City Chiefs 1969

Melhores defesas da NFL Kansas City Chiefs

Na temporada regular de 1969, os Chiefs levaram cinco de seus adversários a marcarem no máximo 10 pontos e mantiveram uma média de menos de dois touchdowns sofridos por partida.

Nos playoffs, o desempenho da defesa conhecida como “Triple Stack” foi igualmente ou até mais impressionante. Na rodada de divisão da AFL, o Kansas City Chiefs enfrentou os então campeões do Super Bowl, os Jets, e venceu por 13 a 6. 

O título da AFL veio com a vitória sobre o Oakland Raiders por 17 a 7. Já a vitória no Super Bowl IV foi com o placar de 23 a 7 sobre o Minnesota Vikings, com direito a três interceptações no último quarto.

Fez as contas? Foram somente 20 pontos sofridos nos playoffs.

A defesa do Kansas City Chiefs de 1969 contava com três futuros membros do hall da fama: o tackle Buck Buchanan e os linebackers Bobby Bell e Willie Lanier.

4º – Minnesota Vikings 1971

Melhores defesas da NFL Minnesota Vikings

Entre todos os apelidos dados a defesas na história da NFL, um dos melhores foi “The Purple People Eaters”. O lema deles? “Me encontre no quarterback”.

Contra os Vikings, os quarterbacks tiveram 40,4 de rating, um dos mais baixos de toda a história. Consequentemente, as equipes que jogaram contra Minnesota marcaram, em média, somente 9,9 pontos.

Foram três adversários que terminaram jogos sem pontuar e apenas um conseguiu superar 20 pontos.

O Minnesota Vikings parou na segunda rodada dos playoffs, mas pôde se orgulhar de ter o primeiro jogador de defesa eleito MVP da NFL: Alan Page. 

3º – Baltimore Ravens 2000

Melhores defesas da NFL Baltimore Ravens

Em toda a história, a defesa do Baltimore Ravens de 2000 é, provavelmente, a melhor em parar o jogo terrestre de seus adversários. 

No total, os ataques de seus oponentes correram apenas 970 jardas nas 16 partidas da temporada regular. Para uma simples comparação, Adrian Peterson, sozinho, já superou essa marca em oito temporadas.

E não é apenas esse número que impressiona. O Baltimore Ravens sofreu, em média, apenas 11 pontos por jogo em 2000.

Nos playoffs, eles sofreram 23 pontos, sendo sete deles na vitória no Super Bowl sobre o New York Giants por 34 a 7.

O grande nome daquela defesa era Ray Lewis, eleito o MVP do Super Bowl.

2º – Pittsburgh Steelers 1976

Melhores defesas da NFL Pittsburgh Steelers

As lendárias defesas da NFL tendem a ganhar apelidos marcantes. A dos Steelers de 1976 era conhecida como “Steel Curtain”, ou Cortina de Aço.

A razão para o apelido? Nos últimos 9 jogos daquela temporada, os defensores de Pittsburgh cederam apenas 28 pontos aos seus adversários. No total!

Depois de começar a temporada com uma vitória e quatro derrotas, os Steelers chegaram ao AFC Championship Game e foram derrotados pelos Raiders por 24 a 7. Naquele jogo, os running backs Franco Harris e Rocky Bleier estavam lesionados, deixando o ataque de Pittsburgh enfraquecido.

Entre os grandes destaques da Steel Curtains, estão os membros do hall da fama Joe Greene, Jack Lambert, Jack Ham e Mel Blount. 

Ao todo, oito jogadores daquela defesa dos Steelers estiveram na equipe Pro Bowl de 1976: J.T. Thomas, L.C. Greenwood, Greene, Ham, Lambert, Glen Edwards, Mike Wagner e Blount.

1º – Chicago Bears 1985

Melhores defesas da NFL Chicago Bears

Essa não é propriamente uma unanimidade, mas a grande maioria dos analistas indica a defesa do Chicago Bears de 1985 como a melhor da história na NFL.

Na temporada regular, a equipe venceu 15 jogos e, em 11 deles, o adversário não marcou mais do que 10 pontos. 

Nos playoffs, o ritmo se tornou ainda mais impressionantes. Na rodada divisional da NFC, os Bears eliminaram os Giants por 21 a 0. Na semana seguinte, venceram o campeonato da NFC superando os Rams por 24 a 0. 

Já no Super Bowl, permitiram que os Patriots alcançassem somente sete jardas terrestres, o que foi fundamental para garantir a vitória de 46 a 10.

Entre os grandes nomes, a defesa dos Bears de 1985 contava com três membros do hall da fama: Richard Dent, Dan Hampton e Mike Singletery. Além deles, tinha ainda Steve McMichael, terceiro defensive tackle com mais sacks na história da NFL, William Perry (“The Refrigerator”) e Wilber Marshall. 

Nove jogadores daquela defesa dos Bears disputaram o Pro Bowl pelo menos uma vez.

Não à toa, a formação de Chicago é reconhecida como a melhor defesa da história da NFL e encabeça a nossa lista.

Sentiu falta de alguma grande defesa da liga por aqui? Deixe sua opinião nos comentários!

Aproveite para alimentar sua paixão por futebol americano com mais conteúdos:

*Última atualização em 22 de junho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin