Conheça todos os detalhes da carreira de Lamar Jackson: desempenho no college, draft na NFL e as marcas como quarterback dos Ravens

Em 2013, o Baltimore Ravens venceu o San Francisco 49ers e conquistou o Super Bowl XLVII. Aquela equipe era liderada pelo quarterback Joe Flacco. Seis anos depois de ser campeão, ele foi trocado com o Denver Broncos. A razão para a transferência atende pelo nome de Lamar Jackson.

O camisa 8 dos Ravens é a grande sensação da NFL na temporada 2019. Um fenômeno quando corre com a bola, ele evolui e se mostra cada vez mais preciso nos passes.

A trajetória de Lamar Jackson, entretanto, nem sempre foi só de elogios. Ao chegar à NFL, ele precisou conviver com diversas críticas e dúvidas sobre sua capacidade.

Fique com a gente para entender melhor essa história e saber tudo sobre a carreira de Lamar Jackson!

Quem é Lamar Jackson?

Lamar Jackson quarterback do Baltimore Ravens na NFL
Lamar Jackson é o quarterback titular do Baltimore Ravens na NFL

Lamar Jackson é um jogador de futebol americano que atua como quarterback. Ele nasceu em 7 de janeiro de 1997, em Pompano Beach, na Flórida. 

Em sua carreira no futebol americano universitário, jogou em Louisville. Em 2018, foi recrutado pelo Baltimore Ravens para defender a franquia de Maryland na NFL.

Com alto nível de atuações, Lamar Jackson se tornou uma das principais estrelas da NFL na temporada 2019, a primeira em atuou como quarterback do Baltimore Ravens desde o início.

Confira, a seguir, quais foram os passos da trajetória de Lamar Jackson até a NFL!

Você ama outros esportes além do Futebol Americano? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Qual a história de Lamar Jackson no futebol americano universitário?

Lamar Jackson em Louisville no futebol americano universitário
Lamar Jackson defendeu Louisville no futebol americano universitário

Lamar Jackson jogou por Louisville no College. A universidade prometeu que ele jogaria como quarterback, o que era uma exigência de sua mãe e agente Felicia Jones  — ela assumiu o controle da carreira de Lamar depois de que seu pai e sua avó morreram no mesmo dia, quando ele ainda tinha 8 anos.

Em Louisville, Lamar Jackson é lembrado como um grande ídolo dos torcedores do Cardinals.

Em 2015, no seu primeiro ano na universidade, ele ainda brigava para ser titular, mas já era utilizado pelo treinador Bobby Petrino em jogadas específicas que aproveitavam sua capacidade atlética.

Ele conquistou a vaga de titular num jogo em que Louisville era dominado por seu adversário. Lamar Jackson foi acionado quando a equipe perdia para Kentucky por 21 a 0. O quarterback saiu do banco de reservas para alcançar 316 jardas totais, três touchdowns e a virada para 38 a 24. 

Em 2016, Lamar Jackson conquistou o Heisman Trophy, prêmio dado ao melhor jogador de futebol americano universitário.

Na sua carreira no College, teve 9.043 jardas aéreas e 69 passes para touchdowns, além de 4.132 jardas e 50 touchdowns corridos. Em 38 jogos disputados, alcançou 56,9% de aproveitamento em passes.

Apesar de todo esse sucesso, Lamar Jackson chegou à NFL sob desconfiança. Entenda os motivos para isso logo abaixo!

Como Lamar Jackson começou na NFL?

Lamar Jackson draft na NFL
Lamar Jackson foi recrutado pelos Ravens na 32ª escolha da primeira rodada do draft de 2018

Lamar Jackson iniciou sua trajetória na NFL em 2018. Ele foi recrutado apenas na 32ª escolha da primeira rodada do draft daquele ano pelo Baltimore Ravens. Antes dele, outros quatro quarterbacks foram selecionados.

A própria posição no draft mostra como Lamar Jackson chegou à NFL sob desconfiança. O quarterback ouvia dos críticos que não sabia passar a bola e, por isso, foi chamado de running back. Por conta de sua velocidade, alguns analistas diziam que ele deveria ser wide receiver. Jackson, entretanto, sempre descartou mudar de posição. 

Em sua primeira temporada na NFL, Lamar Jackson começou como reserva de Joe Flacco. Ao fim da semana 9, quando o Baltimore Ravens tinha quatro vitórias e cinco derrotas, Flacco se lesionou e o camisa 8 assumiu a condição de titular.

Com Lamar Jackson comandando seu ataque, os Ravens venceram seis das últimas sete partidas e chegaram aos playoffs. Ele se tornou o quarterback mais jovem a começar um jogo de playoff, aos 21 anos e 364 dias.

Embora a franquia tenha sido eliminada pelo Los Angeles Chargers, a comissão técnica dos Ravens manteve a confiança em seu camisa 8. Joe Flacco foi trocado com o Denver Broncos, e a equipe passou a jogar de uma nova maneira, explorando os pontos fortes de Lamar Jackson.

A mudança deu certo, Lamar evoluiu ao longo de sua jornada na maior liga de futebol americano do mundo e se tornou a grande sensação da NFL em 2019.

Depois de passar para 324 jardas no primeiro jogo da temporada, contra o Miami Dolphins, o quarterback provocou seus críticos. “Nada mal para um running back”, disse.

Com grande atuação, Lamar Jackson ainda comandou os Ravens em vitória sobre o New England Patriots, encerrando uma sequência de 12 jogos de invencibilidade do time de Tom Brady.

O quarterback tenta consolidar o alto nível de suas atuações para levar o Baltimore Ravens a brigar por uma vaga no Super Bowl.

Quais foram os times de Lamar Jackson?

Lamar Jackson foi recrutado pelo Baltimore Ravens no draft da NFL em 2018 e, desde então, sempre defendeu a franquia de Maryland.

No college, o quarterback jogou por Louisville. Já no high school, defendeu Boynton Beach Community, na Flórida.

Vá além do Futebol Americano! Confira também nossos conteúdos:

Recordes de Lamar Jackson na NFL

Lamar Jackson e Tom Brady
Após vencer duelo com os Patriots, Lamar Jackson cumprimentou Tom Brady como GOAT (Great of all time)
  • O quarterback mais jovem a começar um jogo de playoff: 21 anos e 364 dias (Wild Card Round de 2018 contra o Los Angeles Chargers) 
  • Primeiro jogador a correr por mais de 1.500 jardas e a passar para mais de 3.000 jardas nas duas primeiras temporadas.
  • Primeiro quarterback na era do Super Bowl a conseguir 100 jardas terrestres e um touchdown corrido em jogos seguidos
  • O quarterback mais jovem a obter uma classificação perfeita para passadores: 22 anos e 244 dias (Semana 1, 2019)
  • O jogador mais jovem com 5 passes para touchdown em múltiplos jogos
  • Primeiro jogador a lançar para pelo menos 250 jardas e correr por pelo menos 120 jardas no mesmo jogo da temporada regular (Semana 2, 2019)
  • Primeiro jogador a lançar para pelo menos 200 jardas e correr por pelo menos 150 jardas no mesmo jogo da temporada regular (Semana 6, 2019)
  • Mais jardas corridas por um quarterback em um período de 3 jogos: 338 (Semana 5-7, 2019)
  • Mais jogos consecutivos de um quarterback correndo por mais de 60 jardas: 8 (Semana 4-12, 2019)
  • Primeiro quarterback a terminar um jogo com uma classificação perfeita de passes (mínimo de 15 tentativas), pelo menos 50 jardas corrida e um touchdown
  • Primeiro jogador com mais de 5 passes para touchdown na estreia do Monday Night Football

Lamar Jackson ainda está no início de sua trajetória na principal liga de futebol americano do mundo. Assim, mais recordes da NFL surgirão para o camisa 8 e marcas históricas serão acrescentadas ao seu já brilhante currículo.

Fica a expectativa para sabermos se Lamar Jackson será capaz de conduzir o Baltimore Ravens até o Super Bowl. Você acredita que ele conseguirá esse feito? 

Agora que você já conhece todos os detalhes da carreira de Lamar, aproveite para alimentar sua paixão pelo futebol americano com outros conteúdos:

*Última atualização em 4 de dezembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Tudo sobre Lamar Jackson: biografia, estatísticas e recordes
Resumo
Conheça todos os detalhes da carreira de Lamar Jackson: desempenho no college, draft na NFL e as marcas como quarterback dos Ravens
Autor

Comentários

Salvar