Confira tudo sobre Justin Herbert: quando começou no futebol americano, sua trajetória no College, seu Draft e como chegou à NFL

Uma das grandes (e novas) atrações da NFL tem sido Justin Herbert.

O quarterback do Los Angeles Chargers dividia opiniões desde antes de ser draftado e segue polarizando o debate sobre suas capacidades e principalmente sobre seu potencial dentro da Liga.

Assim, para contribuir para a discussão, montamos um texto sobre a carreira de Justin Herbert até aqui. Sua trajetória no high school e no College, a história de como chegou à NFL, seu recordes, curiosidades, enfim, tudo sobre ele. Logo abaixo.

Quem é Justin Herbert

Justin Herbert atuando pelo Chargers
(Harry How/Getty Images)

Justin Patrick Herbert é um jogador profissional de futebol americano natural de Eugene, Oregon, nos Estados Unidos. Nascido no dia 10 de março de 1998, atua desde 2020 no Los Angeles Chargers, time da NFL.

Desde que jogava no circuito universitários, Herbert chama atenção por sua capacidade atlética, isto é, pela velocidade e agilidade acima da média para alguém com a sua altura, e pela facilidade com a qual consegue fazer arremessos muito longos.

Com essa combinação de atributos, Justin começou a NFL arrebentando com algumas marcas.

Na sua estreia, tornou-se apenas o terceiro jogador da história da liga a alcançar pelo menos 300 jardas aéreas e touchdown corrido; na sua quarta partida, tornou-se o primeiro novato a passar para quatro TDs no Monday Night Football e ao fim da sua sétima semana foi eleito o Rookie of The Month entre os jogadores de ataque. Ufa.

Altura do Justin Herbert

Justin Herbert é um dos mais altos quarterbacks da NFL. Mede 1,98m e tem mais de dois metros de envergadura.

Peso do Justin Herbert

Justin Herbert pesa entre 105kg e 110 kg. No seu Draft Combine — a avaliação física antes das escolhas de novatos da NFL —, bateu 107kg.

Quando Justin Herbert começou no Futebol Americano

Justin Herbert começou como um calouro no High School de Eugene, Oregon, em 2012, quando tinha 14 anos. Em outubro de 2015, depois de destacar em seu último ano de colegial, o jogador se comprometeu em entrar na Universidade de Oregon.

Quais foram os times de Justin Herbert

Além do time do colegial de Eugene, Justin Herbert atuou pelo Oregon Ducks no futebol americano universitários e pelo Los Angeles Chargers, já na NFL.

 A História de Justin Herbert

Justin Herbert treinando
(Reprodução/CBSSports)

Justin Herbert parecia destinado ao futebol americano. Cresceu, afinal, numa casa a 10 minutos de distância do Autzen Stadium, o estádio do Oregon Ducks, onde, aliás, seu avô atuou como um running back.

A ida do irmão mais velho para a universidade de Montana — para jogar futebol, claro — o fez olhar com maior carinho para a bola oval. Na época, estava simultaneamente nos times de futebol americano, basquete e beisebol de seu colégio.

A prática poliesportiva certamente o ajudou a desenvolver uma capacidade atlética diferenciada, com explosão e agilidade acima do que jogadores com o seu peso e altura, mesmo com a sua idade (por volta dos 15, 16 anos) tinham.

Como Justin Herbert começou no Futebol Americano

Aliando essa potência física com um canhão no braço direito, Justin Herbert começou a verdadeiramente despontar no futebol americano em 2015, no seu último ano como colegial.

Nessa temporada, passou para mais de três mil jardas e para mais de trinta touchdowns. Seu desempenho o rendeu uma vaga no time ideal do estado de Oregon e o prêmio de melhor jogador de ataque da Conferência Sudoeste do high school americano.

O ano de 2015 “salvou” o futuro universitário de Justin Herbert. O quarterback quebrou a perna em seu primeiro ano de colegial e teve seu processo de seleção atrapalhado.

Mas, como falamos, o jogador estava destinado ao futebol americano. Mais especificamente à Universidade de Oregon, pela qual se comprometeu em outubro de 2015.

Qual a história de Justin Herbert no College Football

Justin Herbert atuando pelo College
(Reprodução Twitter/Oregon Football)

Foi pelo Oregon Ducks que Justin Herbert começou a chamar a atenção e a dividir opiniões. Em 2016, tornou-se o primeiro calouro a ser titular da equipe desde os anos oitenta. Foi a pior temporada do time em 25 anos, com 2 vitórias e seis derrotas.

Seu desempenho, no entanto, só cresceu. Inverteu a campanha em 2017, vencendo seis partidas e perdendo duas; só não fez mais porque fraturou a clavícula e ficou de fora o restante da temporada.

O terceiro ano de Justin por Oregon já teria sido bom o bastante para ir ao Draft da NFL de 2018. Bateu mais de três mil jardas aéreas, passou para 29 touchdowns e ainda marcou outros dois corridos. Mas optou por ficar mais um ano e jogar junto com seu irmão mais novo.

Na temporada de 2019, como senior, Justin Herbert não evoluiu muito individualmente, mas cresceu como líder da equipe, que venceu 12 partidas, perdeu duas e ainda ganhou o Rose Bowl, da qual foi eleito MVP.

Vá além do Futebol Americano:

Quando Justin Herbert chegou à NFL

Justin Herbert chegou à NFL no dia 23 de abril de 2020. A data, na verdade, marca a sua escolha pelo Los Angeles Chargers no Draft de 2020. Seu início de fato aconteceu no dia 20 de setembro de 2020, na sua estreia em campo.

Draft de Justin Herbert

Justin Herbert foi selecionado pelo Los Angeles Chargers na 6ª escolha da primeira rodada do Draft de 2020. Ele foi o terceiro quarterback escolhido, atrás de Joe Burrow, que foi a opção de primeira escolha do Cincinnati Bengals, e de Tua Tagovailoa, que foi a pick nº 5 do Miami Dolphins.

Os primeiros passos de Justin Herbert na NFL

Entre a empolgação com a sua capacidade de fazer grandes e longos arremessos e as dúvidas quanto à sua tomada de decisão e consistência, Justin Herbert chegou à NFL dividindo opiniões.

Tanto que, apesar do hype, começou a temporada como reserva do experiente quarterback Tyrod Taylor. No entanto, Taylor teve uma pequena perfuração no pulmão durante o aquecimento para a segunda partida da temporada. A oportunidade de Herbert surgiu, portanto.

O problema: a partida era contra ninguém menos que Kansas City Chiefs, o time campeão do Super Bowl de 2019 e do MVP Patrick Mahomes. Jogado à fogueira, Justin seria compreendido sob qualquer circunstância.

Mas aí ele fez isso com menos de cinco minutos de NFL:

Mais: deu passe para outro touchdown e ajudou o Chargers a levar a partida para prorrogação, então vencida com um desempenho fantástico de Mahomes. Mas sua atuação do camisa 10 de Los Angeles fez barulho.

Nas partidas seguintes, Justin Herbert somou para 15 touchdowns passados, cinco interceptações, uma eficiência de 67,4% nos lançamentos e um rating de mais de 100 pontos.

Tudo isso coroado com uma partidaça contra o New Orleans Saints, no Monday Night Football da semana 6 da NFL 2020, outra grande atuação contra o Jacksonville Jaguars — naquela que foi sua primeira vitória profissional da carreira — e o prêmio de rookie do mês de outubro.

As dúvidas sobre Justin Herbert, no entanto, seguem. Só que agora elas não ponderam mais se ele pode se tornar grande, mas sim o quão grande ele pode ser.

Recordes de Justin Herbert

  • Justin Herbert foi o terceiro novato a estrear na NFL com pelo menos 300 jardas aéreas e um touchdown corrido
  • Ele foi o primeiro rookie na história da NFL a arremessar para quatro touchdowns no Monday Night Football
  • Em 2016, Justin foi o primeiro calouro a ser titular do time da Universidade de Oregon desde 1983

Curiosidades sobre Justin Herbert

  • Justin Herbert cresceu numa casa à dez minutos de distância do estádio do Oregon Ducks, time pelo qual atuou no College Football
  • Seus dois irmãos também atuaram no futebol americano universitário, assim como seu avô
  • Justin Herbert jogou futebol americano, basquete e beisebol no colegial
  • O camisa 10 do Los Angeles Chargers já teve duas fraturas em sua carreira como jogador, uma na perna e outra na clavícula

Curtiu a história de Justin Herbert na NFL? Então aproveite para ler mais conteúdos sobre futebol americano:

*Última atualização em 6 novembro de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin