Confira o guia completo dos Playoffs da NFL 2020: quando começa, quais times disputam, onde será o Super Bowl 2021 e onde assistir

Está na hora daquele momento do ano em que todo o fã de futebol americano sonha. A pós-temporada da maior liga esportiva do mundo chegou. Junto com ela, o Guia dos Playoffs da NFL 2020.

Depois de uma temporada extenuante, diferente e absolutamente desafiadora, o fanático pela bola oval pode aproveitar um mês do mais alto nível do esporte. Craques não faltarão em campo, tampouco grandes histórias. Partidas históricas, então, são garantidas.

Produzimos, então, um Guia dos Playoffs da NFL 2020. Apresentamos os favoritos, os jogadores para ficar de olho, as novidades no regulamento, explicamos onde assistir, enfim, reunimos tudo para você poder curtir da melhor maneira: muito bem informado.

Como funcionam os playoffs da NFL 2020?

Imagem de partida entre Green Bay Packers e Kansas City Chiefs
Packer e Chiefs terão folga durante a Wild Card Weekend (Jamie Squire/Getty Images)

Os Playoffs da NFL 2020 apresentarão algumas mudanças importantes. A primeira é a mudança de 12 para 14 franquias na disputa. Serão, portanto, sete equipes da Conferência Nacional e sete da Americana.

Isso acarreta na outra grande mudança nos Playoffs da NFL. Antes, com 12 times, quatro “descansavam” na primeira rodada, indo diretamente às semifinais de conferência. Com os atuais 14 participantes, apenas dois deles contam como benefício da chamada “Bye Week”.

No mais, a lógica é a mesma. Os sete primeiros colocados de cada conferência se classificam para a pós-temporada. Os confrontos são desenhados dentro de cada uma delas, entre o 2º e o 7º, o 3º e o 6º e o 4º e o 5º colocados; os classificados em primeiro, portanto, só atuam na fase seguinte.

Essa primeira rodada de confrontos é chamada de Wild Card. O nome foi dado pela imprevisibilidade das partidas e pelo fato de adversários pior classificados terem a chance de avançar. Esse fato aumentou ainda mais com a adição de um contender em cada conferência.

Na semana seguinte do Wild Card Weekend, são decididos os finalistas das conferências na chamada Rodada Divisional. Os primeiros colocados de cada uma delas enfrentam os vencedor dos embates entre 4º e 5º colocados. Os confrontos 2º x 7º e 3º x 6º, assim, se combinam no outro lado do chave.

As finais das conferências Americana e Nacional são tradicionalmente disputadas no mesmo dia, normalmente duas semanas antes da grande final, o Super Bowl. É o caso para a 55ª edição do maior jogo da temporada da NFL.

Quais times disputam os playoffs da NFL 2020?

Serão 14 times disputando os Playoffs da NFL 2020, sete de cada conferência. Desses, apenas Kansas City Chiefs e Green Bay Peckers, que terminaram a temporada regular respectivamente como líderes da AFC e da NFC não atuam nas partidas de Wild Card. Eles jogam diretamente nas semifinais de suas conferências.

Times da AFC nos Playoffs da NFL 2020

  1. Kansas City Chiefs
  2. Buffalo Bills
  3. Pittsburgh Steelers
  4. Tennessee Titans
  5. Baltimore Ravens
  6. Cleveland Browns
  7. Indianapolis Colts

Times da NFC nos Playoffs da NFL 2020

  1. Green Bay Packers
  2. New Orleans Saints
  3. Seattle Seahawks
  4. Washington Football Team
  5. Tampa Bay Buccaneers
  6. Los Angeles Rams
  7. Chicago Bears

Os favoritos dos Playoffs da NFL 2020

Imagem da comemoração dos jogadores do Kansas City Chiefs
(Reprodução)

Nem sempre a tabela da temporada regular reflete as chances de um time nos playoffs da NFL. Neste ano, porém, as maiores probabilidades estão de fato com os primeiros colocados da Liga.

De cara, o regulamente contribui para a “previsibilidade” dos favoritos. Diferentemente de outros anos, apenas duas equipes terão a chamada Bye Week — o descanso durante a primeira rodada da pós-temporada.

Tida como uma enorme vantagem física e estratégica, a folga será um benefício ainda maior agora que é mais restrito. E, claro, serão privilégio das indeferidas melhores franquias da temporada 2020, Kansas City Chiefs e Green Bay Packers.

Campeão do Super Bowl LIV, o time de Kansas é favorito ao bicampeonato. A afirmação se dá não só pela base vitoriosa de 2019, mas também pela sólida campanha de 2020 — com 14 vitórias em 17 jogos — e pelas demonstrações de força e de superação em partidas importantes.

O Packers, por sua vez, parece decidido a conquistar o pentacampeonato. Pelo menos é o que demonstra sua excelente temporada regular, com 13 vitórias e apenas três derrotas. O ataque chama a atenção. Marcou pelo menos 24 pontos em todas as partidas vencidas e fez quatro jogos de mais de 40 pontos.

Bills e Saints com chances de Super Bowl

Segundo a projeção de especialistas da própria NFL, apenas duas franquias tem mais de 15% de chances de ir ao Super Bowl LV sem ser Chiefs e Packers: Buffalo Bills e New Orleans Saints.

Apesar da terceira colocação geral, o Bills tem a quarta maior chance. Ainda que tenha vencido 13 confrontos e tenha feito oito jogos com mais de 30 pontos, a cotação é menor é por um motivo simples: tem de passar pelo Kansas City para ir à finalíssima.

A situação é inversa com o Saints. Não que as 12 vitórias não sejam importantes, ou mesmo o fato de não ter uma partida sequer com menos que 21 pontos marcados (fora as surras homéricas que aplicou). É que é inegável que seu possível confronto contra o Packers na final da Conferência Nacional seria mais aberto.

Os destaques dos Playoffs da NFL 2020

Aaron Rodgers

Como é de praxe nos Playoffs da NFL, são os quarterbacks que puxam a fila dos destaques.

Patrick Mahomesfranchise player do KCC e MVP do Super Bowl LIV fez magia durante a temporada e será presença constante nas jogadas da semana. Aaron Rodgers, QB que pode fazer sua última temporada com o Green Bay, é tido como o favorito ao prêmio de MVP da temporada regular.

Tom Brady, lenda da NFL e pentacampeão, é sempre uma atração. Jogando seus primeiros playoffs longe do Patriots e também sua primeira Wild Card Weekend, então, é atração garantida.

Fecha a lista de destaques nos passes Alex Smith. O quarterback do Washignton Football Team é o protagonista da grande história de superação da temporada, talvez da história da NFL. E vive um surpreendente grande momento técnico.

Há outros três jogadores de ataque para se atentar — e apreciar. Davante Adams, wide receiver do Packers, Alvin Kamara, running back do Saints que quebrou o recorde da Liga em touchdowns terrestres, e Stefon Diggs, WD do Bills, devem protagonizar algumas das melhores corridas dos Playoffs.

Vá além do Futebol Americano:

Quando começam os Playoffs da NFL 2020?

Jogo entre Colts e Bills
Colts e Bills fazem o primeiro jogo do Wild Card (Timothy T. Ludwig/USA TODAY Sports)

Os Playoffs da NFL 2020 começam no sábado, dia 9 de janeiro de 2021, com as partidas de Wild Cards. Essa primeira rodada se estende até o domingo, dia 10. Serão três jogos em cada dia.

As semifinais de conferência serão disputadas no fim de semana seguinte, entre os dias 16 e 17 de janeiro. Estão agendados dois confrontos em cada dia. As finais da AFC e da NFC serão decididas no mesmo dia 24 de janeiro.

A seguir, o calendário completo dos Playoffs da NFL:

Sábado (09/01)

  • 15h05 – Buffalo Bills x Indianapolis Colts
  • 18h40 – Seattle Seahawks x Los Angeles Rams
  • 22h15 – Washington FT x Tampa Bay Buccaneers

Domingo (10/01)

  • 15h – Tennessee Titans x Baltimore Ravens
  • 18h40 – New Orleans Saints x Chicago Bears
  • 22h15 – Pittsburgh Steelers x Cleveland Browns

Sábado (16/01)

  • Semifinal AFC ou NFC – horário a confirmar
  • Semifinal AFC ou NFC – horário a confirmar

Domingo (17/01)

  • Semifinal AFC ou NFC – horário a confirmar
  • Semifinal AFC ou NFC – horário a confirmar

Sábado (24/01)

  • Final da AFC – horário a confirmar
  • Final da NFC –  horário a confirmar

Domingo (7/02)

  • Super Bowl LV – horário a confirmar

Onde assistir aos playoffs da NFL?

Os Playoffs da NFL 2020 terão a cobertura completa da ESPN. Todas as partidas — incluindo o Super Bowl LV — serão transmitidas pelo canal fechado do Grupo Disney e pelo ESPN App. O NFL League Pass, serviço de streaming da própria Liga, também oferece todas as transmissões.

Quando será o Super Bowl?

Imagem de Patrick Mahomes comemorando o título do Super Bowl de 2020

O Super Bowl LV será disputado no dia 7 de fevereiro de 2021. A 55ª edição da grande decisão da NFL é referente, claro, à temporada de 2020 da maior liga de futebol americano do mundo.

Onde será o Super Bowl?

O Super Bowl LV será decidido em Tampa, no estado da Flórida. A partida será sediada no Raymond James Stadium, que é também a casa do Tampa Bay Buccaneers.

A 55ª edição da finalíssima da NFL seria disputada em Los Angeles, mas questões burocráticas e estruturais fizeram com que a sede fosse mudada para a cidade da Baía de Tampa.

Mas não pense você que foi algo desorganizado. A mudança foi anunciada ainda em 2017. O “Ray Jay”, que já recebeu outros três Super Bowls (1991, 2001, 2009), passou por reformas pouco tempo depois.

Quem será a atração do show do intervalo do Super Bowl?

Imagem promocional do músico The Weekend
(Divulgação)

Em 2021, a atração do show do intervalo do Super Bowl será o cantor The Weekend. Embalado pelo hit “Blinding Lights”, o músico canadense segue os passos de outras grandes estrelas do pop.

Nomes como Beyoncé, Prince e Michael Jackson já ocuparam o palco que contribui anualmente para fazer do intervalo do Super Bowl o maior pico de audiência da televisão estadunidense.

Depois de aprender tudo sobre os Playoffs da NFL, aproveite para ler mais conteúdos sobre futebol americano:

*Última atualização em 4 de janeiro de 2021

Salvar