Você sabe qual quarterback é um dos recordistas de passes para touchdown na história da NFL? Se respondeu Drew Brees, acertou em cheio!
O lendário camisa 9 do New Orleans Saints é um dos maiores jogadores de futebol americano em todos os tempos. Afinal, além de ser o 2º maior passador para touchdowns, ele detém ainda os recordes de mais jardas e melhor porcentagem de passes completos.
Seja fã ou não de Drew Brees, se você quer ser expert em futebol americano, é preciso conhecer a história desse quarterback.
Não perca tempo e venha com a gente!
Quem é Drew Brees?
Drew Christopher Brees nasceu em Dallas, no Texas, em 15 de janeiro de 1979. Ele é um dos principais quarterbacks da história do futebol americano, defendeu o New Orleans Saints na NFL. Em 2021, se aposentou aos 42 anos depois de 20 temporadas.
Brees chegou à principal liga de futebol americano do mundo em 2001, ao ser selecionado pelo San Diego Chargers, atual Los Angeles Chargers, na segunda rodada do draft da NFL. No college football, ele defendeu a Universidade de Purdue.
Na NFL, Drew Brees detém o recorde de mais touchdowns, jardas e porcentagem de passes completos.
Em fevereiro de 2010, o camisa 9 liderou o New Orleans Saints à vitória por 31 a 17 sobre o Indianapolis Colts no Super Bowl XLIV e foi eleito o melhor jogador da partida.
MVP daquela edição, Drew Brees igualou o recorde de 32 passes completos em um Super Bowl.
Saiba, a seguir, como toda essa trajetória de sucesso começou.
Como foi a trajetória de Drew Brees no college football?
No high school, Drew Brees já dava demonstrações de todo o seu talento. Jogando por Westlake High School, em Austin, no Texas, ele venceu 28 de 29 jogos disputados. No college, foi a vez de defender a Universidade de Purdue e acumular recordes históricos.
Brees estudou administração de empresas em Purdue. Como quarterback da universidade de Indiana, ele se tornou detentor de marcas históricas da Big Ten Conference, a conferência universitária mais antiga da Divisão I norte-americana.
Por Purdue University, Drew Brees estabeleceu os recordes de jardas aéreas (11.792), touchdowns (90), jardas totais de ataque (12.693), passes completos (1.026) e passes tentados (1.678).
Em 2000, Drew Brees recebeu o Maxwell Award de melhor jogador. Também terminou em quarto na votação para o Heisman Trophy em 1999 e em terceiro em 2000
O quarterback levou sua equipe ao Rose de Bowl em 2001, na primeira aparição de Purdue University desde 1967.
A excelente trajetória no futebol americano universitário credenciava Drew Brees a uma vaga na NFL, mas ele precisou superar uma forte desconfiança sobre sua capacidade física. Entenda melhor logo abaixo!
Como Drew Brees começou na NFL?
Drew Brees foi selecionado pelo San Diego Chargers na segunda rodada do draft da NFL de 2001, na 32ª escolha geral. A sua ausência da primeira rodada estava fortemente ligada a uma desconfiança a respeito de sua estatura. Com 1,83m, ele era considerado baixo para ser um quarterback profissional.
Nos anos em que defendeu os Chargers, Brees teve dificuldades para se estabelecer como um grande jogador que viria a ser após sua transferência para o New Orleans Saints.
A estreia de Drew Brees na NFL aconteceu na semana 8 de sua primeira temporada na liga. Em 4 de novembro de 2001, ele jogou na derrota do San Diego Chargers para o Kansas City Chiefs por 25 a 20.
Aquele foi o único jogo de Brees em sua temporada de estreia, permanecendo como reserva do veterano Doug Flutie. Já em 2002, ele conquistou espaço e assumiu a titularidade dos Chargers.
A permanência de Drew Brees como quarterback titular dos Chargers passou a ser ameaçada quando a franquia recrutou Philip Rivers.
Brees, entretanto, venceu a concorrência e seguiu no time principal por duas temporadas, sendo escolhido para o Pro Bowl de 2005 e recebendo o prêmio de NFL Comeback Player of the Year.
A trajetória de Drew Brees no San Diego Chargers chegou ao fim após ele sofrer uma grave lesão no ombro.
Em 31 de dezembro de 2005, num jogo com o Denver Broncos, ele sofreu um fumble depois de um tackle do safety John Lynch. Ao se jogar no chão para tentar recuperar a posse de bola, Brees viu o defensive tackle Gerard Warren cair sobre seu ombro direito, provocando uma grave lesão na cartilagem.
A lesão deixou a carreira de Drew Brees sob ameaça e abriu espaço para Philip Rivers se tornar o quarterback titular dos Chargers. Assim, estava configurado o contexto que levaria Brees a uma nova franquia.
Vá além do mundo do Futebol Americano! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo da Fed Cup: história, maiores campeãs e forma de disputa
- Pedro Barros: títulos e biografia do skatista brasileiro
- Campeonato Mundial de Surf: a história e como funciona a WSL
- Giannis Antetokounmpo: biografia, números e recordes na NBA
- Campeonato Paulista: campeões, história e todos os recordes
Como Drew Brees chegou ao New Orleans Saints?
Depois de sofrer uma grave lesão no ombro direito em dezembro de 2005, Drew Brees se tornou free agent na intertemporada de 2006. Contudo, o receio sobre sua recuperação o levou a receber poucas propostas. Apenas Miami Dolphins e New Orleans Saints manifestaram interesse em contratá-lo.
Os Dolphins, entretanto, não efetivaram uma proposta e preferiram contratar Daunte Culpepper. Assim, em 14 de março de 2006, Drew Brees seguiu para o New Orleans Saints com um contrato de US$ 60 milhões por 6 anos.
A chegada de Drew Brees e do treinador Sean Payton representou uma nova era para New Orleans, que se recuperava dos efeitos do furacão Katrina.
Logo em sua primeira temporada na nova franquia, Drew Brees conduziu os Saints à inédita final de conferência. No NFC Championship Game, o time do camisa 9 perdeu para o Chicago Bears por 39 a 14.
Em 2007, os Saints não conseguiram chegar aos playoffs. Já em 2008, mesmo sem o time de New Orleans avançar, Brees se tornou o segundo o quarterback da história a ter uma temporada com mais de 5 mil jardas, ao lado de Dan Marino.
O auge da trajetória de Drew Brees como quarterback dos Saints veio em 2009, quando ele conduziu a franquia ao inédito título do Super Bowl. Na edição XLIV, a vitória sobre o Indianapolis Colts, de Peyton Manning, veio com o placar de 31 a 17, e o prêmio de MVP para Drew Brees.
Nas temporadas seguintes, o camisa 9 não conseguiu voltar ao Super Bowl, mas manteve a rotina de quebra de recordes individuais da NFL. Em 2011, ele quebrou o recorde de Dan Marino que persistia há 27 anos e se estabeleceu a maior marca de jardas em uma temporada, com 5.476.
Em 2017, foi a vez de Drew Brees estabelecer a melhor marca da história da NFL em percentual de passes completos, com 72% de aproveitamento.
Já em 16 de dezembro de 2019, Brees quebrou o recorde de Peyton Manning e se tornou o quarterback com mais passes para touchdown na NFL em todos os tempos, atingindo 571 em sua carreira.Entretanto, acabou sendo ultrapassado por Tom Brady.
Uma vez considerado muito baixo para ser quarterback profissional, Drew Brees segue quebrando recordes em sua carreira. Só o tempo dirá quantas novas marcas ele ainda estabelecerá!
Times de Drew Brees na NFL
- 2001 a 2005 – San Diego Chargers
- 2006 a 2020 – New Orleans Saints
Quantos títulos tem Drew Brees?
Em uma carreira marcada por recordes históricos, Drew Brees tem apenas um título do Super Bowl, na edição XLIV.
Em 7 de fevereiro de 2010, ele conduziu o New Orleans Saints à vitória sobre o então favorito Indianapolis Colts, comandado pelo lendário quarterback Peyton Manning, por 31 a 17.
No terceiro quarto, os Colts chegaram a abrir 17 a 13, mas os Saints viraram com um field goal, um touchdown e uma interceptação seguida de touchdown.
Drew Brees atingiu 32 passes completos, igualando o recorde do Super Bowl e recebeu o prêmio de MVP.
Confira, a seguir, as premiações do quarterback ao longo de sua carreira!
Prêmios recebidos por Drew Brees
- MVP do Super Bowl XLIV
- Eleito 13 vezes para o Pro Bowl (2004, 2006, 2008–2014, 2016–2019)
- First-team All-Pro (2006)
- 4× Second-team All-Pro (2008, 2009, 2011, 2018)
- 2× NFL Offensive Player of the Year (2008, 2011)
- Sports Illustrated Sportsman of the Year (2010)
- Associated Press Male Athlete of the Year (2010)
- Bert Bell Award (2009)
- Walter Payton NFL Man of the Year (2006)
- NFL Comeback Player of the Year (2004)
- Maxwell Award (2000)
- 2× Big Ten Offensive Player of the Year (1998, 2000)
Recordes de Drew Brees na NFL
- 2º com mais passes para touchdowns na história da NFL (571)
- Recorde de jardas aéreas na carreira (80358)
- Maior número de passes completos na carreira (7042)
- Mais passes completos em uma temporada (471 – 2016)
- Maior percentual de passes completos na carreira (67,7%)
- Maior percentual de passes completos em uma temporada (74,4% -2018)
- Maior percentual de passes completos em um único jogo
- Mais passes para touchdown em uma partida (marca empatada)
- Mais jogos consecutivos com passes para touchdown (54 jogos)
Camisa de Drew Brees
Agora que você conhece tudo sobre Drew Brees, aproveite para saber mais sobre importantes nomes da história do futebol americano:
*Última atualização em 7 de setembro de 2023
Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!