O quarterback é o principal estrategista do ataque nas equipes da NFL. Para avaliar o desempenho dessa posição, existe uma métrica chamada passer rating, que vai de 0 a 158,3 e mede a eficácia do quarterback. Na história da liga, Aaron Rodgers se destaca como um dos mais eficientes de todos.

Embora Aaron Rodgers ainda esteja em atividade, ele já é amplamente reconhecido como um dos maiores quarterbacks de todos os tempos.

Continue acompanhando para explorar todos os aspectos dessa verdadeira lenda da NFL!

Quem é Aaron Rodgers?

Aaron Rodgers quarterback Green Bay Packers
Pelo Green Bay Packers, Aaron Rodgers foi três vezes eleito MVP da NFL

Aaron Rodgers, nascido em 2 de dezembro de 1983 em Chico, Califórnia, é um destacado quarterback da NFL e atualmente defende o New York Jets.

Com a icônica camisa 12 do Green Bay Packers, Rodgers já deixou uma marca indelével na história do futebol americano, sendo amplamente reconhecido como um dos maiores jogadores da modalidade. Ele foi agraciado com o prêmio de MVP da NFL em 2011, 2014. 2020 e 2021.

Além disso, Aaron Rodgers foi o MVP do Super Bowl XLV, onde liderou os Packers a uma vitória emocionante sobre o Pittsburgh Steelers, com um placar de 31 a 25.

Entre os recordes individuais da NFL, Rodgers detém duas marcas notáveis que refletem sua excepcional habilidade como quarterback. Ele possui o maior passer rating da história da liga, superando grandes nomes como Russell Wilson, Drew Brees e Tom Brady.

Rodgers também detém o recorde de melhor passer rating em uma única temporada, alcançando impressionantes 122,5 em 2011, quando analisado o percentual de passes completos, jardas, touchdowns e interceptações por tentativa.

Antes de estabelecer esses feitos notáveis na NFL, o quarterback já havia conquistado recordes no futebol americano universitário. Continue lendo para descobrir mais sobre sua trajetória e conquistas!

Como foi a trajetória de Aaron Rodgers no college football?

Aaron Rodgers na Universidade da Califórnia
Aaron Rodgers foi quarterback da Universidade da Califórnia

No futebol americano universitário, Aaron Rodgers defendeu a Universidade da Califórnia em Berkeley, onde estabeleceu diversos recordes, incluindo o de menor percentual de interceptações. Contudo, sua história no college football começou com pouca badalação.

No high school, Rodgers jogou por Pleasant Valley High School. Ele quebrou a maioria dos recordes de quarterbacks de sua escola e teve um currículo escolar brilhante, formando-se com média A-.

Era de se esperar que Aaron Rodgers tivesse boas propostas para o futebol americano universitário americano, certo? Mas não foi isso que aconteceu. Sua baixa estatura ao fim do high school e a campanha fraca de seu time não despertaram a atenção das principais universidades.

Rodgers recusou um convite de Illinois e cogitou abandonar o futebol americano para focar nos estudos em direito. Ele acabou partindo para Butte Community College, em Oroville, a 25 km de Chico, cidade onde nasceu.

Com bom desempenho na universidade perto de sua terra natal, Aaron Rodgers viu seu destino no futebol americano universitário mudar quando foi observado pelo treinador Jeff Tedford, da Universidade da Califórnia.

Tedford recrutou Aaron Rodgers e logo no quinto jogo da temporada de 2003 deu a vaga de quarterback titular ao garoto.

Em dois anos como quarterback da Universidade da Califórnia, Aaron Rodgers manteve um histórico impressionante pelos Golden Bears. Foram 5.469 jardas, 43 touchdowns e somente 13 interceptações.

O baixo índice de interceptações foi um dos principais pontos de atenção para as franquias da NFL quando Aaron Rodgers participou do draft de 2005.

Como Aaron Rodgers chegou à NFL?

Aaron Rodgers no draft da NFL
Aaron Rodgers foi escolhido pelos Packers na 24ª escolha no draft da NFL de 2005

Aaron Rodgers foi draftado pelo Green Bay Packers na 24ª escolha de 2005. Apesar de ele ter sido escolhido na primeira rodada, a posição foi considerada “tardia”. 

Muitos analistas indicavam que o quarterback da Universidade da Califórnia poderia ser selecionado na primeira posição geral pelo San Francisco 49ers.

O próprio Aaron Rodgers vivia a expectativa de ser selecionado pelos 49ers, equipe pela qual ele torcia na infância. Porém, a franquia de San Francisco recrutou o também quarterback Alex Smith, de Utah.

Todas as outras 22 escolhas feitas antes de Aaron Rodgers não foram de quarterbacks. As franquias priorizaram posições em que enxergavam fraquezas em seus elencos. 

A escolha na 24ª posição se mostrou uma ótima alternativa para o amadurecimento de Aaron Rodgers. Afinal, ele foi escolhido para ser o sucessor da lenda Brett Favre no Green Bay Packers.

Nas três primeiras temporadas na NFL, Rodgers ficou no banco de reservas. Ele assumiu a vaga no time titular quando Brett Favre anunciou sua aposentadoria em março de 2008.

Embora Favre tenha recuado de sua decisão, os Packers bancaram a escolha de Rodgers como titular e negociaram o veterano com o New York Jets.

Com a confirmação de Aaron Rodgers como titular, os Packers encerraram uma era de Brett Favre iniciando todos os jogos da franquia desde 1992.

Na primeira temporada de Rodgers como o quarterback titular, o Green Bay Packers teve 6 vitórias e 10 derrotas, ficando fora dos playoffs. Aquela foi a única vez que o camisa 12 não levou a equipe à pós-temporada.

Em 2009, os Packers encerraram a temporada regular com 11 vitórias e 5 derrotas. Na rodada de wild card, o time liderado por Aaron Rodgers caiu na prorrogação diante do Arizona Cardinals, por 51 a 45.

Foi em 2010 que Aaron Rodgers atingiu o ápice de sua trajetória na NFL, liderando os Packers a mais um título do Super Bowl!

Quantos títulos tem Aaron Rodgers?

Aaron Rodgers campeão do Super Bowl XLV pelo Green Bay Packers
Aaron Rodgers foi campeão e eleito o MVP do Super Bowl XLV

Aaron Rodgers conquistou um título de Super Bowl em sua carreira, quando liderou o Green Bay Packers na vitória sobre o Pittsburgh Steelers por 31 a 25 na edição XLV.

Com a camisa 12, Rodgers lançou três passes para touchdown sendo nomeado o MVP da partida.

Esse campeonato selou uma temporada notável para os Packers, que se tornaram a segunda equipe a chegar ao Super Bowl após se classificar na sexta posição de sua conferência.

Após uma temporada regular de 10 vitórias e 6 derrotas, com o Green Bay Packers sendo o time menos classificado da NFC, a equipe superou os Eagles, Falcons e Bears antes de enfrentar os Steelers no Super Bowl.

Nos anos seguintes, Aaron Rodgers continuou a se destacar, sendo nomeado MVP da NFL em 2011, 2014, 2020 e 2021. No entanto, o atleta não conseguiu levar os Packers de volta ao Super Bowl.

Chegada no New York Jets

No final da temporada de 2022, Aaron Rodgers expressou incertezas sobre seu futuro com o Green Bay Packers.

Rodgers considerou diversas opções, incluindo a aposentadoria, continuar com os Packers ou buscar uma troca. Após passar várias semanas em um retiro, Rodgers optou por solicitar uma transferência.

Após intensas negociações, Rodgers manifestou seu desejo de se transferir para o New York Jets. No entanto, o Green Bay Packers demorou a finalizar os detalhes da troca.

Em 26 de abril de 2023, Rodgers confirmou sua mudança para os Jets, em uma negociação que envolveu seleções de primeira e quinta rodadas do Draft da NFL de 2023, enquanto os Packers receberam seleções de primeira, segunda e sexta rodadas do mesmo draft, além de uma seleção condicional de segunda rodada no draft de 2024.

Na semana 1 da temporada de 2023, em 11 de setembro, durante o jogo de abertura contra o Buffalo Bills, Rodgers sofreu um revés. Na quarta jogada ofensiva da partida, ele foi sackado pelo defensive end Leonard Floyd dos Bills e imediatamente se queixou de dor no joelho. Rodgers foi retirado do campo e passou por uma avaliação médica.

Dessa forma, o reserva Zach Wilson entrou em campo e conduziu os Jets a uma vitória de 22 a 16 na prorrogação. No dia seguinte, foi confirmado que Rodgers havia rompido o tendão calcâneo, o que encerrou sua primeira temporada com os Jets prematuramente.

Títulos de Aaron Rodgers

  • Super Bowl XLV

Times defendidos por Aaron Rodgers na NFL

  • Green Bay Packers – 2005/2023
  • New York Jets – desde 2023

Premiações de Aaron Rodgers

  • MVP da NFL em 2011, 2014, 2020 e 2021
  • MVP do Super Bowl XLV
  • Eleito 10 vezes para o Pro Bowl (2009, 2011, 2012, 2014–2016, 2018-2021)
  • 2× First-team All-Pro (2011 e 2014)
  • Second-team All-Pro (2012)
  • Duas vezes líder em passer rating da NFL (2011 e 2012)
  • Líder em passes para touchdown  na temporada 2016

Recordes de Aaron Rodgers na NFL

  • Melhor passer rating na carreira na história da NFL
  • Melhor passer rating em uma temporada na NFL: 122,5 em 2011
  • Menor índice de interceptações na carreira
  • 402 passes consecutivos sem uma interceptação
  • Menos jogos para 300 touchdowns de passe (144)
  • Menos jogos para 400 touchdowns de passe (193)
  • Menos tentativas para 30.000 jardas de passe (3.652)

Estatísticas de Aaron Rodgers na NFL

  • Jogos: 231
  • Percentual de passes completos: 65,3%
  • Jardas: 59.055
  • Passes para touchdown: 475
  • Interceptações: 105
  • Rate: 103,6

Os números de Aaron Rodgers se referem até o fim da temporada 2023. A NFL disponibiliza todas as estatísticas do jogador, ano a ano

Camisas de Aaron Rodgers

Camisa Green Bay Packers Verde

Camisa Green Bay Packers Branca

Camisa Green Bay Packers Amarela

Aaron Rodgers: biografia, títulos, recordes e estatísticas

Qual é o salário de Aaron Rodgers?

Em agosto de 2023, Aaron Rodgers foi trocado pelo Green Bay Packers para o New York Jets, mas se machucou logo no primeiro jogo da temporada. Com isso, teve seu contrato reestruturado com a nova equipe, o que diminuiu seu salário em US$ 35 milhões ao longo de dois anos.

O salário de Rodgers tem o valor de US$ 47,9 milhões, mas independentemente do salário a receber, não há dúvidas de que o atleta é um dos maiores jogadores da história da NFL.

Agora que você sabe tudo sobre Aaron Rodgers, aproveite para conferir todos os detalhes sobre a carreira de outros grandes ídolos do futebol americano: