fbpx
Tudo sobre a história de Valtteri Bottas, o início na Fórmula 1, a chegada à Mercedes, os resultados, recordes e curiosidades

Nas últimas temporadas da Fórmula 1, a Mercedes dominou os campeonatos entre os construtores. Ainda que Lewis Hamilton tenha aumentado sua galeria de troféus com os títulos de pilotos, parte do sucesso da equipe tem de ser creditado a Valtteri Bottas.

O piloto finlandês ainda tenta mostrar que pode ser tão competitivo quanto Hamilton, mas já deu sinais de que pode ameaçar o britânico. Na temporada 2019, foi quem chegou mais perto do hexacampeão.

Você conhece todos os detalhes da história de Valtteri Bottas? Fique com a gente para saber como foi a trajetória do piloto finlandês até aqui!

Quem é Valtteri Bottas?

Valtteri Bottas piloto da Mercedes na Fórmula 1
O finlandês Valtteri Bottas é piloto da Mercedes na Fórmula 1

Valtteri Viktor Bottas é um piloto de Fórmula 1 nascido em 28 de agosto de 1989, em Nastola, na Finlândia. Atualmente, ele corre na principal categoria do automobilismo mundial pela Mercedes.

Antes de chegar à Fórmula 1, Bottas conquistou a Fórmula Renault 2.0 NEC, a Fórmula Renault Eurocup, por duas vezes a Fórmula 3 Masters e uma vez a GP3 Series.

Saiba, a seguir, como foi a chegada de Bottas à F1!

Quando e como Valtteri Bottas começou na Fórmula 1?

Valtteri começo na Fórmula 1 na Williams
Após ser piloto de testes, Bottas foi efetivado pela Williams para substituir Senna (d) e ser companheiro de Maldonado (e)

Valtteri Bottas iniciou sua trajetória na Fórmula 1 em 2010, como piloto de testes da Williams. Ele foi efetivado pela equipe somente em 2013, quando substituiu o brasileiro Bruno Senna, sobrinho de Ayrton Senna.

Em sua primeira temporada na Fórmula 1, Bottas foi companheiro de equipe do venezuelano Pastor Maldonado. No GP dos Estados, ele encerrou a corrida na oitava colocação, somando seus primeiros pontos. Ao fim de 2013, ficou em 17º no campeonato.

Entre 2014 e 2016, Bottas correu ao lado de Felipe Massa na Williams. Nas três temporadas, o finlandês ficou à frente do brasileiro no Mundial de Pilotos.

Em 2014, Bottas chegou ao pódio em 6 corridas e terminou o ano como o 4º colocado. Nas duas temporadas seguintes, foi 5º e 8º.

Bottas deixou a Williams ao fim da temporada 2016. Em janeiro de 2017, ele foi anunciado pela Mercedes como o substituto de Nico Rosberg, que aposentou-se depois de ser campeão mundial.

Quando foi a primeira vitória de Valtteri Bottas na Fórmula 1?

Valtteri Bottas primeira vitória na Fórmula 1
Primeira vitória de Valtteri Bottas na Fórmula 1 foi no GP da Rússia de 2017

Na sua quarta corrida como piloto da Mercedes, Valtteri Bottas conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1. Ele conquistou o GP da Rússia de 2017, à frente de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen.

Também em 2017, Bottas venceu os GPs da Áustria e de Abu Dhabi. Já em 2018, ele não ganhou nenhuma sua corrida. Sua volta ao lugar mais alto do pódio foi no GP da Austrália de 2019. Na mesma temporada, venceu também no Azerbaijão, no Japão e nos Estados Unidos.

Em sua trajetória na Mercedes, Valtteri Bottas sempre foi companheiro de Lewis Hamilton. Juntos, eles ajudaram a equipe a conquistar todos os Mundiais de Construtores que disputaram.

Porém, o piloto finlandês precisou lidar com a pressão de ser companheiro do campeão mundial em todos os seus primeiros três anos na Mercedes. Sem conseguir ser tão competitivo quanto Hamilton, Bottas passou a ter o futuro na equipe ameaçado.

Em agosto de 2019, depois de um longo período de incerteza, a Mercedes anunciou a renovação de contrato de Bottas para a temporada 2020.

Você ama outros esportes além da Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Qual foi a primeira equipe de Valtteri Bottas?

Valtteri Bottas na Williams
Valtteri Bottas iniciou trajetória na Fórmula 1 como piloto da Williams

A primeira equipe de Valtteri Bottas na Fórmula 1 foi a Williams. Entre 2010 e 2012, ele foi piloto de testes da escuderia. Já entre 2013 e 2016, esteve por quatro anos como um dos pilotos titulares da equipe.

Depois de longo período na Williams, Bottas foi contratado pela Mercedes em janeiro de 2017, para substituir Nico Rosberg e ser o companheiro de Lewis Hamilton.

Equipes de Valtteri Bottas na Fórmula 1

  • Williams – 2010 a 2016 (entre 2010 e 2012 como piloto de testes)
  • Mercedes – desde 2017

Quantas vezes Valtteri Bottas foi campeão?

Valtteri Bottas ajudou a Mercedes a conquistar todos os títulos do Mundial de Construtores que disputou desde sua chegada à equipe, em 2017, mas ainda não conseguiu ser campeão do Mundial de Pilotos da Fórmula 1.

Em 2017, Bottas ficou em 3º lugar no campeonato, naquele que foi seu melhor desempenho na F1 até então. Já em 2018, ficou apenas em 5º.

No seu melhor desempenho desde sua chegada à Fórmula 1, Bottas ficou mais perto de um título mundial, encerrando a temporada como vice-campeão, atrás apenas de Lewis Hamilton.

Antes de chegar à F1, Bottas conquistou a Fórmula Renault 2.0 NEC, a Fórmula Renault Eurocup, por duas vezes a Fórmula 3 Masters e uma vez a GP3 Series.

Confira, a seguir, quantas corridas, poles e vitórias Bottas já tem na Fórmula 1!

Desempenho de Valtteri Bottas na Fórmula 1

AnoEquipeGPsVitóriasPolesVoltas mais rápidasPódiosPontosPosição
2013Williams190000417º
2014Williams190016186
2015Williams190002136
2016Williams21000185
2017Mercedes2034213305
2018Mercedes210278247
2019Mercedes2045315314

Os números de Valtteri Bottas em 2019 dizem respeito até o GP do Brasil, em 17 de novembro.

Vá além do mundo da Fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:

Maiores rivais de Valtteri Bottas

Lewis Hamilton e Vatteri Bottas na Mercedes F1
Lewis Hamilton e Valtteri Bottas são companheiros na Mercedes desde 2017

Na sua trajetória na Fórmula 1, Valtteri Bottas não colecionou grandes rivais. Porém, ele esteve envolvido em polêmicas com seus companheiros de equipe. 

Na Williams, durante o GP da Malásia de 2014, Bottas esteve envolvido em polêmica com o brasileiro Felipe Massa. 

Na ocasião, a equipe pediu que Massa cedesse sua posição a Bottas, para que o finlandês, com o carro em melhores condições, tentasse ultrapassar Jenson Button. O brasileiro, entretanto, não atendeu aos pedidos.

Já na Mercedes, os momentos de maior polêmica de Bottas na sua parceria com Hamilton foram 2018, quando o britânico disputava o título com Sebastian Vettel.

Naquela temporada, no GP da Alemanha, Bottas chegou a ameaçar a liderança de Hamilton. Porém, a Mercedes mandou que ele evitasse os ataques e segurar a segunda colocação. Já na Hungria, o finlandês foi obrigado a focar em segurar Kimi Raikkonen, evitando que seu compatriota pressionasse Hamilton.

Por seu comportamento ao auxiliar o companheiro de equipe, Valtteri Bottas foi elogiado pelo chefe da Mercedes, Toto Wolff. Em 2020, a parceria entre o finlandês e Hamilton chegará à quarta temporada.

Agora que você sabe tudo sobre Valtteri Bottas, aproveite para conferir outros conteúdos de automobilismo:

Ficha Técnica
Título
Valtteri Bottas: biografia, equipes e todo o histórico na F1
Resumo
Tudo sobre a história de Valtteri Bottas, o início na Fórmula 1, a chegada à Mercedes, os resultados, recordes e curiosidades
Autor

Comentários

Salvar