fbpx
Saiba tudo sobre a história de Sebastian Vettel na Fórmula 1, dados, curiosidades, estatísticas e a biografia do alemão!

Você sabe quem é o piloto mais novo da história da Fórmula 1 a ser campeão? Ele não só foi o mais jovem a vencer o mundial de pilotos, como conquistou 4 títulos!

Se seu palpite foi Sebastian Vettel, acertou em cheio!

O piloto alemão já conquistou seu lugar entre os melhores da história da Fórmula 1, como um dos maiores campeões da principal categoria do automobilismo.

Mas o quanto você conhece sobre a história de Sebastian Vettel? Fique com a gente e saiba quais equipes da F1 ele defendeu, seus principais recordes, como foram os títulos e quem foram os maiores rivais!

Quem é Sebastian Vettel?

Sebastian Vettel
Piloto da Ferrari desde 2015, Sebastian Vettel é tetracampeão da Fórmula 1

Sebastian Vettel é um piloto alemão que já foi tetracampeão da Fórmula 1. Ele foi campeão da maior categoria do automobilismo em 2010, 2011, 2012 e 2013, além de ter sido vice-campeão nas temporadas 2009, 2017 e 2018.

Vettel marcou seu nome na história da F1 por demonstrar seu potencial ainda no início da carreira. Ele foi o piloto mais novo da história da Fórmula 1 a ser campeão. Correndo pela Red Bull, ele venceu o campeonato de 2010 aos 24 anos e 87 dias de idade.

Também como piloto da Red Bull, o alemão foi o mais jovem tricampeão e tetracampeão da F1, em 2012 e 2013, respectivamente.

Quando e como Sebastian Vettel começou na Fórmula 1?

Sebastian Vettel na BMW Sauber
Sebastian Vettel começou na Fórmula 1 como terceiro piloto da BMW Sauber

Sebastian Vettel começou na Fórmula 1 em 2006, como o terceiro piloto da BMW Sauber. Aos 19 anos e 53 dias de idade, ele se tornou o piloto mais jovem a participar de um evento da principal categoria do automobilismo.

A estreia de Vettel na Fórmula 1 foi no GP dos Estados Unidos de 2007, quando substituiu o polonês Robert Kubica. Logo em sua primeira corrida, Vettel conquistou seu primeiro ponto, ficando na oitava colocação.

Ainda em 2007, Sebastian Vettel foi confirmado como piloto da Scuderia Toro Rosso. Ele substituiu o norte-americano Scott Speed e fez sua primeira corrida pela nova equipe no Grande Prêmio da Hungria.

A primeira vitória de Vettel na Fórmula 1 foi conquistada no Grande Prêmio da Itália, em 14 de setembro de 2008. Com 21 anos, 3 meses e 8 dias, ele se tornou o então piloto mais novo a vencer uma corrida da F1 — recorde que acabou superado por Max Verstappen, vitorioso no GP da Espanha de 2016 aos 18 anos e 228 dias.

Aquela foi também a primeira vitória da equipe Toro Rosso.

Primeira vitória de Sebastian Vettel
Primeira vitória de Sebastian Vettel foi pela Toro Rosso

Qual foi a primeira equipe de Sebastian Vettel?

Sebastian Vettel iniciou sua trajetória na Fórmula 1 na BMW Sauber, disputando sua primeira corrida em 2007. Ainda na mesma temporada, ele passou a defender a Toro Rosso.

Já em 2009, Sebastian Vettel passou a ser piloto da Red Bull, equipe pela qual conquistou 4 títulos da Fórmula 1.

Depois de ser tetracampeão na Red Bull, Sebastian Vettel foi contratado pela Scuderia Ferrari e estreou na equipe italiana em 2015.

Carro de Sebastian Vettel, piloto da Ferrari na Fórmula 1
Sebastian Vettel corre com o número 5 na Ferrari

Equipes de Sebastian Vettel

  • BMW Sauber
  • Toro Rosso
  • Red Bull
  • Ferrari

Você ama outros esportes além da Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quantas vezes Sebastian Vettel foi campeão?

Sebastian Vettel foi 4 vezes campeão da Fórmula 1. O piloto alemão conquistou todos os títulos de forma consecutiva, entre 2010 e 2013, quando defendia a equipe Red Bull.

Vettel é o quarto maior campeão da história da F1, ao lado de Alain Prost. À frente do alemão e do francês, estão Juan Manuel Fangio e Lewis Hamilton, ambos com 5 títulos, e Michael Schumacher, com 7 títulos.

Saiba, a seguir, como foram os títulos de Sebastian Vettel na Fórmula 1.

Primeiro título de Vettel

Vettel primeiro título da Fórmula 1
Com vitória no GP de Abu Dhabi, Vettel se tornou o mais jovem piloto a ser campeão da F1

O primeiro título de Sebastian Vettel na Fórmula 1 foi conquistado em 2010. Como piloto da Red Bull, ele venceu 5 corridas e foi campeão com 256 pontos, quatro a mais que o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. 

Curiosamente, Vettel não havia liderado o mundial de pilotos de 2010 até a última prova. Com a vitória no GP de Abu Dhabi, o último da temporada, ele se tornou o campeão mais jovem da história, com 23 anos, 4 meses e 11 dias.

Em 2009, na sua primeira temporada na Red Bull, Sebastian Vettel já havia sido o piloto mais jovem a ser vice-campeão da Fórmula 1, ficando atrás no campeonato apenas de Jenson Button, companheiro de equipe de Rubens Barrichello na Brawn GP. 

Bicampeonato de Vettel

Vettel bicampeão da Fórmula 1
Como piloto da Red Bull, Sebastian Vettel conquistou seu segundo título da F1 em 2011

Vettel foi bicampeão em 2011 com domínio absoluto. Ele venceu 11 das 19 corridas daquela temporada, além de cinco segundos lugares. 

O piloto alemão da Red Bull encerrou o mundial de pilotos com 392 pontos, 122 a mais que o vice-campeão Jenson Button, da McLaren.

Tricampeonato de Vettel

Vettel tricampeão da Fórmula 1
Sebastian Vettel foi o tricampeão mais jovem da história da Fórmula 1

O terceiro campeonato de Sebastian Vettel foi conquistado em 2012. Em uma disputa muito mais apertada que a do ano anterior, o alemão foi campeão com 281 pontos, apenas três a mais que Fernando Alonso, da Ferrari.

Vettel venceu cinco corridas em 2012 e se tornou o mais jovem tricampeão mundial da Fórmula 1 com o 6º lugar no GP do Brasil.

Tetracampeonato de Vettel

Sebastian Vettel tetracampeão
Sebastian Vettel conquistou 9 vitórias consecutivas em 2013, quando foi tetracampeão

Sebastian Vettel se tornou tetracampeão da Fórmula 1 em 2013, correndo pela Red Bull. O título do piloto alemão foi confirmado no Grande Prêmio da Índia, com quatro provas de antecedência.

Em 2013, Vettel venceu 13 das 19 corridas da temporada. Ele foi o primeiro colocado em todos os últimos 9 GPs daquele ano. Campeão com 397 pontos, fez 155 pontos a mais que o vice-campeão Fernando Alonso.

Vettel foi o mais jovem tetracampeão mundial da Fórmula 1.

Títulos de Sebastian Vettel na Fórmula 1

  • 2010
  • 2011
  • 2012
  • 2013

Maiores rivais de Sebastian Vettel

Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton
Fernando Alonso e Lewis Hamilton foram maiores rivais de Sebastian Vettel na Fórmula 1

Dois pilotos podem ser considerados os maiores rivais de Sebastian Vettel na Fórmula 1: Fernando Alonso e Lewis Hamilton.

Alonso foi vice-campeão em 3 dos 4 títulos conquistados por Vettel na F1. O piloto espanhol competia pela Ferrari enquanto o alemão se consagrava como um grande campeão pela Red Bull.

Vettel superou Alonso por apenas 4 pontos em 2010. Em 2012, essa diferença foi de apenas 3 pontos. 

Somente em 2013, a disputa não foi tão acirrada, com Vettel sendo campeão da F1 com 397 pontos contra 242 de Alonso.

Curiosamente, a Ferrari contratou Sebastian Vettel no fim de 2014 justamente para substituir Fernando Alonso, que seguiu para a McLaren. 

Tetracampeão entre 2010 e 2013, Vettel viu sua série de títulos ser interrompida com a ascensão de Lewis Hamilton. Em 2014 e 2015, o britânico disputou o posto de campeão do mundial de pilotos diretamente com Nico Rosberg seu companheiro na Mercedes.

Em 2017, quando Rosberg já havia se aposentado depois de ser campeão no ano anterior, Vettel assumiu a condição de principal adversário de Lewis Hamilton.

Enquanto Hamilton conquistou mais dois títulos em 2017 e 2018, Vettel foi vice-campeão nas duas temporadas.

Vá além do mundo do Fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:

Recordes de Sebastian Vettel

  • Piloto mais jovem a cravar a pole position, com 21 anos, 2 meses e 2 dias, em 2008, pela Toro Rosso;
  • Piloto mais jovem a conquistar o vice-campeonato, com 22 anos, 3 meses e 29 dias, em 2009, pela Red Bull;
  • Piloto mais jovem a sagrar-se campeão da Fórmula 1, com 23 anos, 4 meses e 11 dias; em 2010, pela Red Bull;
  • Piloto mais jovem a faturar o bicampeonato da Fórmula 1, com 24 anos, 3 meses e 6 dias, em 2011, pela Red Bull;
  • Piloto mais jovem a conquistar o tricampeonato da Fórmula 1, com 25 anos, 4 meses e 22 dias, em 2012, pela Red Bull;
  • Piloto mais jovem a conquistar o tetracampeonato da Fórmula 1, com 26 anos, 3 meses e 24 dias, em 2013, pela Red Bull;
  • Maior número de vitórias consecutivas da Fórmula 1: 9, em 2013, pela Red Bull;
  • Maior número de vitórias em uma temporada da Fórmula 1: 13, em 2013, pela Red Bull;
  • Maior número de pódios em uma temporada da Fórmula 1: 17, em 2011, pela Red Bull;
  • Maior número de poles em uma temporada da Fórmula 1: 15, em 2011, pela Red Bull;
  • Maior número de voltas lideradas em uma temporada da Fórmula 1: 739, em 2011, pela Red Bull.

Livro de Sebastian Vettel

Quem quer conhecer mais sobre a história de Vettel tem a possibilidade de conferir uma biografia do piloto alemão. Escrito por Karin Sturm, este livro de Fórmula 1 recebe o nome de Sebastian Vettel e pode ser encontrado em tradução para italiano.

O livro sobre Sebastian Vettel foca, principalmente, na trajetória do piloto na equipe Red Bull, com 4 títulos da Fórmula 1.

Para ter o livro de Sebastian Vettel, use este link!

Frases famosas de Sebastian Vettel

Sebastian Vettel na Ferrari

Com a experiência e o talento de um tetracampeão mundial, Sebastian Vettel é o autor de algumas das frases mais memoráveis da Fórmula 1. Confira as declarações famosas do piloto alemão!

  • “É certo que sou um mau perdedor. Por que deveria mentir? Se fosse bom perdendo, não estaria na F1”
  • “Acho que, para vencer, você tem que ser agressivo e assumir riscos. Se não fizer sentido, é preciso voltar atrás“
  • “A coisa mais difícil é vencer depois de ter vencido no ano passado. Eu não poderia ter feito isso sozinho. Devo dizer que é tão confuso quanto no primeiro. É difícil encontrar as palavras certas”

Sebastian Vettel segue em atividade e briga para quebrar a hegemonia de Lewis Hamilton na Fórmula 1, enquanto outros pilotos talentosos, como Max Verstappen e Charles Leclerc, já começam a conquistar mais espaço.

Agora que você sabe tudo sobre a história de Sebastian Vettel, não perca tempo e fique por dentro também da trajetória de outros grandes pilotos:

*Última atualização em 31 de julho de 2019

Comentários

Salvar