fbpx
Saiba como surgiu a Red Bull Racing, relembre as conquistas com Vettel e os mundiais de construtores da equipe de Max Verstappen!

Se precisasse apontar uma equipe da Fórmula 1 capaz de dar asas aos seus pilotos, qual seria seu palpite?

Dona do mais famoso slogan entre os energéticos do mundo, a Red Bull investe em equipes próprias no mundo do automobilismo desde o início deste século.

Enquanto a Toro Rosso aparece com uma equipe B, a Red Bull Racing se acostumou a brigar pelas primeiras colocações e a conquistar títulos na Fórmula 1.

O quanto você conhece da história da RBR? Sabe como ela surgiu, quantos títulos conquistou, quem são seus pilotos?

Fique com a gente para saber todos os detalhes da Red Bull Racing e poder acompanhar de perto a ascensão do piloto Max Verstappen na principal categoria do automobilismo!

Quando foi criada a Red Bull Racing?

David Coulthard Red Bull
Escocês David Coulthard foi o primeiro piloto experiente a pilotar pela Red Bull Racing

A Red Bull Racing foi criada em 2004, quando a Red Bull comprou a Jaguar Racing. A estreia da equipe na Fórmula 1 aconteceu na temporada 2005, com os pilotos David Coulthard, vindo da McLaren, Christian Klien e Vitantonio Liuzzi.

A Red Bull já estava presente na Fórmula 1 desde 1995 como patrocinadora da Sauber e mantinha o Red Bull Junior Team, um programa para formação de jovens pilotos.

Com a compra da Jaguar, a Red Bull passou a ter sua própria equipe na F1. Co-fundador da empresa de energéticos, o empresário austríaco Dietrich Mateschitz comprou, um ano depois, também a Minardi e, em 2006, a Scuderia Toro Rosso estreou na Fórmula 1. 

O primeiro pódio da Red Bull Racing, ou RBR, foi conquistado no GP de Mônaco em 2007, com o terceiro lugar do escocês David Coulthard. Já a primeira pole position e a primeira vitória vieram com o alemão Sebastian Vettel, no GP da China de 2009.

Qual a cidade e o estado da Red Bull Racing?

A Red Bull Racing é uma equipe que disputa a Fórmula 1 com uma licença austríaca. Porém, sua sede está em Milton Keynes, uma cidade do sudeste da Inglaterra, situada cerca de 70 km a noroeste de Londres. 

Quem é o dono da Red Bull Racing?

A Red Bull Racing é uma das duas equipes da Fórmula 1 pertencentes à marca de energéticos Red Bull. O responsável pela fundação da RBR é o empresário austríaco Dietrich Mateschitz, co-fundador da companhia austríaca.

Em 2004, Mateschitz comprou a Jaguar Racing. Um ano depois, ele adquiriu também a Minardi e fundou a Scuderia Toro Rosso.

Você ama outros esportes além da Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quantos títulos de pilotos tem a Red Bull Racing?

  • 2010
  • 2011
  • 2012
  • 2013
Vettel primeiro título da Fórmula 1
Com vitória no GP de Abu Dhabi de 2010, Vettel se tornou o mais jovem piloto a ser campeão da F1

A Red Bull Racing conquistou 4 títulos de pilotos em sua história na Fórmula 1. Os mundiais vieram com o piloto alemão Sebastian Vettel em 2010, 2011, 2012 e 2013.

Na história da Fórmula 1, apenas cinco equipes conquistaram mais títulos de pilotos que a Red Bull: Ferrari, McLaren, Williams, Mercedes e Lotus.

Primeiro título de pilotos da Red Bull

O primeiro título de Sebastian Vettel na Fórmula 1 e também da Red Bull foi conquistado em 2010. O alemão venceu 5 corridas e foi campeão com 256 pontos, quatro a mais que o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. 

Curiosamente, Vettel não havia liderado o mundial de pilotos de 2010 até a última prova. Com a vitória no GP de Abu Dhabi, o último da temporada, ele se tornou o campeão mais jovem da história, com 23 anos, 4 meses e 11 dias.

Em 2009, na sua primeira temporada na Red Bull, Sebastian Vettel já havia sido o piloto mais jovem a ser vice-campeão da Fórmula 1, ficando atrás no campeonato apenas de Jenson Button, companheiro de equipe de Rubens Barrichello na Brawn GP. 

Segundo título de pilotos da Red Bull

Vettel foi bicampeão pela Red Bull em 2011 com domínio absoluto. Ele venceu 11 das 19 corridas daquela temporada, além de cinco segundos lugares. 

O piloto alemão encerrou o mundial de pilotos com 392 pontos, 122 a mais que o vice-campeão Jenson Button, da McLaren.

Terceiro título de pilotos da Red Bull

O terceiro campeonato de Sebastian Vettel pela Red Bull foi conquistado em 2012. Em uma disputa muito mais apertada que a do ano anterior, o alemão foi campeão com 281 pontos, apenas três a mais que Fernando Alonso, da Ferrari.

Vettel venceu cinco corridas em 2012 e se tornou o mais jovem tricampeão mundial da Fórmula 1 com o 6º lugar no GP do Brasil.

Quarto título de pilotos da Red Bull

Correndo pela Red Bull, Sebastian Vettel se tornou tetracampeão da Fórmula 1 em 2013. O título do piloto alemão foi confirmado no Grande Prêmio da Índia, com quatro provas de antecedência.

Em 2013, Vettel venceu 13 das 19 corridas da temporada. Ele foi o primeiro colocado em todos os últimos 9 GPs daquele ano. Campeão com 397 pontos, fez 155 pontos a mais que o vice-campeão Fernando Alonso.

Vettel foi o mais jovem tetracampeão mundial da Fórmula 1.

Quantos títulos de construtores tem a Red Bull Racing?

  • 2010
  • 2011
  • 2012
  • 2013

A Red Bull Racing conquistou 4 títulos do mundial de construtores na Fórmula 1, nas temporadas de 2010, 2011, 2012 e 2013. Em todos esses anos, os pilotos da equipe foram o alemão Sebastian Vettel e o australiano Mark Webber, e o motor foi Renault.

Na história da F1, a RBR é a sexta equipe com mais títulos de construtores, atrás de Ferrari, Williams, McLarens, Lotus e Mercedes. 

Primeiro título de construtores da Red Bull

Em 2010, a Red Bull Racing conquistou seu primeiro título de construtores na Fórmula 1 com 498 pontos somados, 44 a mais que a vice-campeã McLaren Mercedes.

Com motores Renault, a equipe conquistou 9 vitórias, 20 pódios, 15 poles e 6 voltas mais rápidas nos 19 GPs disputados naquela temporada.

Segundo título de construtores da Red Bull

O bicampeonato de construtores da Red Bull em 2011 foi conquistado com 650 pontos, contra 497 da vice-campeã McLaren Mercedes.

A dupla de pilotos formada por Vettel e Webber levou a RBR a incríveis 12 vitórias, 27 pódios, 18 poles e 10 voltas mais rápidas em 19 corridas naquela temporada.

Terceiro título de construtores da Red Bull

A Red Bull conquistou seu terceiro título do mundial de construtores da Fórmula em 2012 ao somar 460 pontos, 40 a mais que a vice-campeã Ferrari.

Com motores Renault e novamente Vettel e Webber como pilotos, a RBR conquistou 8 vitórias, 14 pódios, 7 poles e 7 voltas mais rápidas em 20 GPs.

Quarto título de construtores da Red Bull

O quarto título da Red Bull veio com total domínio na temporada 2013. Foram 639 pontos somados pela dupla formada por Sebastian Vettel e Mark Webber, contra 360 dos pilotos da Mercedes.

Vettel venceu 13 corridas naquele ano, sendo todos os últimos 9 GPs. Ao todo, a Red Bull teve 22 pódios, 11 poles e 12 voltas mais rápidas em 19 corridas.

Vá além do mundo do Fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:

Maiores pilotos da história da Red Bull Racing

  • Sebastian Vettel
Sebastian Vettel tetracampeão
Sebastian Vettel conquistou 9 vitórias consecutivas em 2013, quando foi tetracampeão

O maior piloto da história da Red Bull é o alemão Sebastian Vettel. Foi com ele que a equipe conquistou todos os seus 4 títulos de pilotos na história da Fórmula 1. E com Vettel correndo ao lado do australiano Mark Webber, a RBR conquistou também quatro títulos do mundial de construtores.

Além de ser tetracampeão, Vettel foi vice-campeão em 2009 pela Red Bull. Naquela temporada, ele conquistou a primeira pole position e a primeira vitória da história da equipe na Fórmula 1, no GP da China.

Maiores chefes de equipe da Red Bull Racing

  • Christian Orner

Desde a estreia da Red Bull Racing na Fórmula 1, o chefe de equipe sempre foi o britânico Christian Orner.

Ex-piloto da Fórmula 3000, Orner construiu sua carreira como dirigente da Fórmula 1 justamente na Red Bull Racing. Lá, foi campeão de pilotos e construtores em 2010, 2011, 2012 e 2013.

Chefe de equipe e pilotos da Red Bull Racing em 2019

  • Pilotos da equipe em 2019: Max Verstappen (Bélgica/Holanda) e Alex Albon (Tailândia)
  • Chefe de equipe: Christian Horner
Max Verstappen
Max Verstappen tenta colocar a Red Bull de volta à briga por títulos

A Red Bull Racing iniciou a temporada 2019 com Max Verstappen e Pierre Gasly como pilotos. Porém, o desempenho de Gasly foi aquém do esperado e a equipe optou por trocá-lo por Alex Albon, que havia iniciado a temporada como piloto da Toro Rosso.

Carro da Red Bull Racing em 2019

  • Motor: Honda
  • Pneus: Pirelli
Aston Martin Red Bull Racing
Carro da Red Bull na temporada 2019 tem design diferente dos anos anteriores

Na temporada 2019, o modelo dos carros da Red Bull Racing recebem o nome de Aston Martin Red Bull Racing RB15.

Depois de 12 temporadas com motores Honda, a Red Bull espera uma nova era, movida a motores Honda.

A Red Bull assinou contrato com a Honda para a marca japonesa ser a fornecedora de motores para os carros da equipe tanto na temporada 2019 quanto em 2020.

Artigos esportivos da Red Bull Racing

Se você torce pela Red Bull e quer ter artigos com a marca da equipe da Fórmula 1, confira alguns produtos licenciados a seguir!

Camiseta da Red Bull Racing

Camiseta Red Bull Racing

Quer torcer pela Red Bull na Fórmula 1 uniformizado? Você pode ter a sua camisa da equipe fabricada pela Puma.

Para comprar a sua camisa da Red Bull basta usar este link!

Camisa Polo da Red Bull Racing

Camisa Polo Red Bull Racing

Que tal vestir as cores da Red Bull na Fórmula 1? A equipe oferece também camisa polo para seus torcedores feitas pela Puma.

Para comprar a sua camisa polo da Red Bull clique aqui!

Mochila da Red Bull Racing

Mochila Red Bull Racing

Os fãs da Red Bull Racing podem guardar os seus pertences em uma mochila com a marca da escuderia italiana.

Para comprar a sua mochila da Red Bull basta clicar neste link!

Moletom da Red Bull Racing

Moletom Red Bull Racing

Uma opção para os torcedores da Red Bull Racing se protegerem do frio é essa blusa com capuz. Fica a seu critério chamar de moletom, jaqueta ou somente blusa de frio.

Para comprar o seu moletom da Red Bull use este link!

Jaqueta da Red Bull Racing

Jaqueta Red Bull Racing

Para se proteger do frio, você pode recorrer a uma jaqueta da Red Bull. Que tal?

Para comprar a sua jaqueta da Red Bull clique neste link!

Tênis da Red Bull Racing

Tênis da Red Bull Racing

A Red Bull licencia também tem tênis com sua marca fabricados pela Puma. É mais um produto para os fãs da equipe de Fórmula 1.

Para comprar o seu tênis da Red Bull Racing clique aqui!

Sem títulos desde que Sebastian Vettel foi contratado pela Ferrari, a Red Bull busca voltar aos tempos de glória, principalmente impulsionada pelo talento de Max Verstappen. Será que a equipe conseguirá voltar a brigar por títulos?

Agora que você conhece toda a história da Red Bull Racing, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

* Última atualização em 2 de setembro 2019

Ficha Técnica
Título
Red Bull Racing: títulos, pilotos e história da equipe da F1
Resumo
Saiba como surgiu a Red Bull Racing, relembre as conquistas com Vettel e os mundiais de construtores da equipe de Max Verstappen!
Autor

Comentários

Salvar