fbpx
Veja nossa lista com as principais categorias do automobilismo: Fórmula 1, Stock Car, Fórmula Indy, Nascar, Moto GP e mais

Fórmula 1, Indy, Stock Car… Diversas competições de automobilismo são disputadas ao redor do mundo, com carros de diferentes formatações. Na Fórmula E, por exemplo, há apenas carros movidos exclusivamente a energia elétrica. Quer conhecer um pouco mais sobre as principais categorias de automobilismo do Brasil e do mundo? Nós fizemos essa relação e destacamos as mais importantes.

Betway Brazil Sports Banners

Se você é fã de velocidade, fique com a gente e entenda mais sobre as grandes competições do esporte!

O que é automobilismo?

A história do automobilismo começou ainda no século 19, logo depois que os primeiros veículos a motor foram produzidos. Por muitos anos, as competições aconteciam em provas de rua. Já no início do século 20, foram construídos os primeiros circuitos.

O circuito de Milwaukee Mile, construído em 1903, é considerado o primeiro autódromo do mundo.

Após a Segunda Guerra Mundial, as competições de automobilismo se espalharam pelo mundo. Em 1950, foi criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) a competição de Fórmula 1, reunindo os Grandes Prêmios que eram disputados na Europa no início do Século 20.

Nas décadas seguintes, importantes categorias de automobilismo surgiram, como o Campeonato Mundial de Rali em 1973.

Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Lista das principais categorias do automobilismo no mundo

  • Fórmula 1
  • Fórmula 2
  • Fórmula 3
  • MotoGP
  • Stock Car
  • Fórmula Indy
  • Fórmula E
  • NASCAR
  • Copa Truck
  • SuperBike
  • DTM
  • WEC
  • WRC
  • WTCC
  • Blancpain
  • WeatherTech SportsCar Championship
  • Rally dos Sertões
  • Porsche GT3 Cup
  • Rally Dakar

Agora que você já conhece todas as principais categorias do automobilismo mundial, veja mais detalhes de cada uma.

Fórmula 1

Ayrton Senna em carro da McLaren
Tricampeão da F1, Ayrton Senna é um dos maiores ídolos do esporte brasileiro

Considerada a principal categoria do automobilismo mundial, a competição da Fórmula 1 foi criada em 1950, para reunir os Grandes Prêmios disputados na Europa. As 500 Milhas de Indianápolis também faziam parte dos primeiros campeonatos. Ao longo de quase 70 anos, houve diversas mudanças em como funciona a F1.

Fórmula 2

A Fórmula 2 foi criada pela FIA em 2017, com uma mudança de nome da antiga GP2. Essa é uma categoria de preparação para a Fórmula 1. Todas as equipes devem usar o mesmo chassi, motor e fornecedor de pneus.

Fórmula 3

Em 2019, foi criado o campeonato de Fórmula 3 da FIA, como uma fusão entre a antiga GP3 e o Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA. A categoria é considerada como o primeiro grande passo para pilotos que almejam chegar à F1.

MotoGP

MotoGP
Italiano Valentino Rossi é um dos maiores ídolos da história da MotoGP

Como o próprio nome já indica, a MotoGP não é uma categoria de automobilismo, mas de motociclismo. Mas como gostamos de velocidade, decidimos abrir espaço aqui também para a principal competição entre motos do mundo, disputada desde 1949. 

Stock Car

Stock Car
Cada vez mais popular, Stock Car já é disputada no Brasil há 40 anos

Uma das principais categorias de turismo do mundo, a Stock Car ganhou projeção no Brasil nos últimos anos com a visibilidade de transmissões pela TV aberta. Porém, a competição já é disputada no país desde 1979.

Há ainda a Stock Car Light, como categoria de acesso para a Stock Car Brasil.

Fórmula Indy

Fórmula Indy
Fórmula Indy é uma das categorias mais populares no Brasil

O termo Indy é uma alusão à prova, umas principais de todo o automobilismo e realizada desde 1911. No entanto, há controvérsias sobre quando a Fórmula Indy realmente passou a ser disputada. O nome oficial Indy Racing League passou a ser usado a partir de 1996. Em outro post, explicamos quais são as diferenças entre Indy e Fórmula 1.

Fórmula E

Betway Brazil Sports Banners

Organizada pela FIA, a Fórmula E é uma categoria de monopostos, como os carros da Fórmula 1, mas com o grande diferencial de todos os carros serem movidos exclusivamente a energia elétrica. Sua primeira disputa foi em 2004.

NASCAR

Nascar
NASCAR é uma das categorias de automobilismo mais populares dos Estados Unidos

Nascar é a sigla para National Association for Stock Car Auto Racing. A organização norte-americana controla diferentes competições de esportes a motor, principalmente de stock cars.

Ela existe desde 1948 e, atualmente, tem 3 principais categorias: Monster Energy NASCAR Cup Series, a Xfinity Series e a Camping World Truck Series. 

Copa Truck

Copa Truck
Copa Truck coloca caminhões em disputa nos autódromos

Entre monopostos e categorias de turismo, o automobilismo tem espaço também para disputas entre caminhões. O primeiro campeonato de Fórmula Truck no Brasil foi disputado em 1996, enquanto a última edição aconteceu em 2017.

Uma nova categoria com caminhões preparados para a corrida foi criada, com o nome de Copa Truck.

SuperBike

Superbike
SuperBike é uma das principais categorias de motovelocidade

Uma competição de motovelocidade como a MotoGP, o Campeonato Mundial de SuperBike é disputado desde 1988 e é o principal campeonato mundial de corrida de superbike.

As motocicletas que participam da competição são versões aprimoradas em relação àquelas que estão à venda ao público e podem ser comparadas aos carros de turismo. Por aqui, é disputado o SuperBike Brasil.

DTM

DTM é a sigla para Deutsche Tourenwagen Masters, uma categoria de carros de turismo disputada na Alemanha. Atualmente, Audi, BMW e Aston Martin são as três montadoras que disputam a competição.

WEC

O World Endurance Championship (WEC), ou o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, é uma competição organizada pela  Federação Internacional de Automobilismo e pelo Automobile Club de l’Ouest. O WEC é destinado a protótipos esportivos e carros de turismo. 

WRC

O World Rally Championship (WRC) é o Campeonato Mundial de Rali. A competição é organizada pela FIA e disputada em diversos tipos de terreno e cenários. Ao fim da temporada, são definidos tanto um piloto campeão quanto uma equipe.

WTCC

O World Touring Car Cup (WTCC) é a Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA, um campeonato internacional de carros de turismo promovido pela Eurosport, com sanção da FIA. Sua primeira edição foi em 1987.

Blancpain

Você conhece as corridas de carro Gran Turismo? A Blancpain GT World Challenge Europe (anteriormente FIA GT Series em 2013 e Blancpain Sprint Series entre 2014 e 2018) é um campeonato europeu nesse moldes, organizado pela Stéphane Ratel Organisation (SRO) e pela FIA. A competição mantém o formato do extinto FIA GT1 World Championship.

WeatherTech SportsCar Championship

A WheatherTech SportsCar Championship é um campeonato de automobilismo de resistência organizado pela International Motor Sports Association (IMSA). A categoria foi criada em 2014 a partir da fusão da American Le Mans Series e da Rolex Sports Car Series.

Rally dos Sertões

Rally dos Sertões
Rally dos Sertões envolve carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs

O Rally dos Sertões é a mais famosa competição de rali do Brasil. A competição dura 10 dias e envolve carros, caminhões, motos, quadriciclos e UTVs. Usualmente, as 4 primeiras etapas são válidas para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. 

Porsche GT3 Cup

A Porsche GT3 Cup Challenge Brasil é uma competição brasileira que reúne somente Porsches GT3 preparados para as pistas. Seu grande diferencial é ser organizada por uma única empresa. A categoria é disputada desde 2005.

Rally Dakar

Rally Dakar
Depois de 10 edições na América do Sul, Rally Dakar será disputado na Arábia Saudita em 2020

Mais longa prova de rali do mundo, o Rali Dakar recebeu o nome de Rali Paris-Dakar até 2008, quando era realizado entre a Europa e a África. Dakar é a capital do Senegal, onde as provas costumavam ser encerradas após passagem pelo deserto do Saara.

Depois de 2008, o Rali Dakar passou a ser realizado anualmente na América do Sul, começando sempre na primeira semana de cada ano. A disputa envolve categorias de de automóveis, motos, caminhões e quadriciclos.

amazon

Em 2020, o Rally Dakar deixará a América do Sul e será disputado na Arábia Saudita.

Vá além do mundo da fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:

Quais são as categorias de acesso à Fórmula 1?

Você já viu aqui quais são as principais categorias do automobilismo mundial. É claro que a Fórmula 1 desperta maior atenção dos brasileiros, principalmente depois que três pilotos do país já conquistaram a categoria.

Agora vamos te ajudar a entender mais sobre as categorias de acesso à F1. Não quer dizer que um piloto que se destaque nessas competições será um dos grandes nomes da Fórmula 1 no futuro, mas elas são uma forma de preparação para o ápice da carreira no automobilismo.

Vamos começar pela Fórmula 3, antiga GP3, uma espécie de terceira divisão da F1.

Fórmula 3

Em 2019, a Fórmula 3 ganhou uma nova cara. A categoria passou a unir a antiga GP3 e o Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA.

Há a expectativa de que os pilotos que se destaquem na Fórmula 3 evoluam até chegarem às principais equipes da F1.

Contudo, para participar da categoria, os pilotos precisam fazer grandes investimentos. Na F3 Inglesa, por exemplo, uma vaga em uma equipe competitiva custa aproximadamente 400 mil libras.

Ayrton Senna, Nelson Piquet e Lewis Hamilton estão entre os pilotos que se destacaram em competições de Fórmula 3 antes de serem campeões mundiais de Fórmula 1.

Em 2019, dois brasileiros representam o Brasil na Fórmula 3. Filho do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet, Pedro Piquet corre pela equipe Trident. Já Felipe Drugovich é piloto da Carlin Buzz Racing.

Fórmula 2

Lewis Hamilton campeão da GP2
Antes de construir carreira vitoriosa na F1, Lewis Hamilton foi campeão da GP2

Depois da Fórmula 3, o próximo passo para a formação de um piloto antes da F1 é a Fórmula 2 — isso se ele subir degrau por degrau, é claro.

A Fórmula 2 recebeu esse nome em 2017, substituindo a antiga GP2.

Aqui vale menção especial para os pilotos que estiveram entre os campeões e vices nos últimos anos. 

Desde 2005, 4 brasileiros foram vice-campeões da GP2: Nelson Piquet Jr., Lucas di Grassi, Bruno Senna e Luiz Razia. Di Grassi foi ainda terceiro colocado em duas temporadas.

O último brasileiro a figurar entre os 3 primeiros colocados do campeonato foi Felipe Nasr, o terceiro de 2014.

Campeão da temporada de 2017, Charles Leclerc é hoje piloto da Ferrari na Fórmula 1.

Confira, a seguir, quais pilotos foram campeões da GP2 Series e veja também as equipes que ficaram com o título de construtores.

Lista de campeões da GP2 (atual Fórmula 2)

AnoCampeãoViceTerceiroEquipe Campeã
2005Nico Rosberg (Alemanha) Heikki Kovalainen (Finlândia)Scott Speed (EUA)ART Grand Prix (França)
2006Lewis Hamilton (Grã-Bretanha)Nelson Piquet Jr. (Brasil)Alexandre Prémat (França)ART Grand Prix (França)
2007Timo Glock (Alemanha)Lucas di Grassi (Brasil)Giorgio Pantano (México)iSport International (Grã-Bretanha)
2008Giorgio Pantano (México)Bruno Senna (Brasil)Lucas di Grassi (Brasil)Barwa International Campos Team (Espanha)
2009Nico Hülkenberg (Alemanha)Vitaly Petrov (Rússia)Lucas di Grassi (Brasil)ART Grand Prix (França)
2010Pastor Maldonado (Colômbia)Sergio Pérez (México)Jules Bianchi (França)Rapax (Itália)
2011Romain Grosjean (França)Luca Filippi (Itália)Jules Bianchi (França)Barwa Addax Team (Espanha)
2012Davide Valsecchi (Itália)Luiz Razia (Brasil)Esteban Gutiérrez (México)DAMS (França)
2013Fabio Leimer (Suíça)Sam Bird (Grã-Bretanha)James Calado (Grã-Bretanha)Russian Time (Rússia)
2014Jolyon Palmer (Grã-Bretanha)Stoffel Vandoorne (Bélgica)Felipe Nasr (Brasil)DAMS (França)
2015Stoffel Vandoorne (Bélgica)Alexander Rossi (EUA)Sergey Sirotkin (Rússia)ART Grand Prix (França)
2016Pierre Gasly (França)Antonio Giovinazzi (Itália)Sergey Sirotkin (Rússia)Prema Racing (Itália)

Lista de campeões da Fórmula 2

AnoCampeãoVice-campeãoTerceiro colocadoEquipe campeã
2017Charles Leclerc (Monaco)Artem Markelov (Rússia)Oliver Rowland (Grã-Bretanha)Russian Time (Rússia)
2018George Russell (Grã-Bretanha)Lando Norris (Grã-Bretanha)Alexander Albon (Tailândia)Carlin (Grã-Bretanha)

Na temporada 2019, o Brasil tem um representante na Fórmula 2. O mineiro Sérgio Sette Câmara Filho, filho do presidente do Atlético Mineiro, corre pela equipe francesa DAMS.

Fórmula E

Lucas di Grassi campeão da Fórmula E
Ao lado de Nelsinho Piquet, Lucas di Grassi é um dos dois brasileiros campeões da Fórmula E

A Fórmula E não é uma categoria de acesso à Fórmula 1, mas também merece destaque especial. A categoria embarca na onda dos carros elétricos e coloca em disputa somente os veículos movidos a energia elétrica.

O campeonato é disputado por 11 equipes, com 2 pilotos cada.

Atualmente, 2 pilotos brasileiros competem na Fórmula E: 

  • Lucas di Grassi, na Audi Sport ABT Schaeffler;
  • Felipe Massa, na Venturi Formula E Team.

Felipe Nasr e Nelsinho Piquet também disputaram a categoria recentemente. 

Nelsinho, por sinal, é ao lado de Lucas di Grassi um dos dois brasileiros que podem se orgulhar de já terem sido campeões da categoria.

Lista de campeões da Fórmula E

TemporadaPilotoEquipeCarro
2014–15Nelson Piquet Jr. (Brasil)NEXTEV Team China Racing (China)Spark-Renault SRT 01E
2015–16Sébastian Buemi (Suíça)Renault e.dams (França)Spark-Renault Z.E 15
2016–17Lucas di Grassi (Brasil)ABT Schaeffler Audi Sport (Alemanha)Spark-ABT Schaeffler FE02
2017–18Jean-Éric Vergne (França)Techeetah (China)Spark-Renault Z.E 17

Seguimos na esperança de ver mais pilotos brasileiros campeões da Fórmula E e de outras das principais categorias do automobilismo mundial. Quem sabe não voltamos a ter representantes do Brasil na Fórmula 1 nos próximos anos?!

Agora que você já conhece as principais categorias do automobilismo mundial, aproveite para se aprofundar ainda mais em fórmula 1 com nossos outros conteúdos:

* Última atualização em 19/08/2019

Betway Brazil Sports Banners
Ficha Técnica
Título
Conheça as 19 principais categorias do automobilismo mundial
Resumo
Veja nossa lista com as principais categorias do automobilismo: Fórmula 1, Stock Car, Fórmula Indy, Nascar, Moto GP e mais
Autor

Comentários

Salvar