fbpx
Conheça a história da Mercedes na Fórmula 1, veja quantos títulos a equipe tem de pilotos e construtores e mais curiosidades!

Nos últimos anos, uma das 10 equipes da Fórmula 1 tem dominado a categoria.

Com Lewis Hamilton como seu principal piloto, a Mercedes F1 venceu todos os mundiais de construtores e de pilotos da categoria desde 2014.

Mas e antes de 2014? Você sabe como era o história da Mercedes na Fórmula 1?

Fique com a gente que vamos te contar tudo sobre a equipe de Hamilton!

Quando foi criada a Mercedes?

A equipe Mercedes da Fórmula 1 foi criada antes da Segunda Guerra Mundial e competia no Campeonato Europeu. Sua estreia na F1 foi no GP da França de 1954, com vitória do piloto argentino Juan Manuel Fangio, enquanto o alemão Karl Kling, também da Mercedes, ficou em segundo.

Em 1954 e também em 1955, Fangio foi campeão do mundial de pilotos da Fórmula 1 como piloto da Mercedes. Naquela época, o mundial de construtores ainda não era disputado.

Abandono da F1 e retorno após quase 40 anos

Apesar do bicampeonato, a Mercedes abandonou o automobilismo depois da temporada de 1955, só voltando à Fórmula 1 em 1994. O motivo para um período tão longo sem competir na F1 foi uma tragédia na tradicional prova de 24 horas de Le Mans.

O desastre de Le Mans em 1955 é considerado o pior acidente da história do automobilismo. Os carros que se acidentaram atingiram o público, causando a morte de 77 espectadores, além do piloto francês Pierre Levegh, que corria pela Mercedes-Benz.

No retorno à Fórmula 1 em 1994, a Mercedes foi fornecedora de motores da McLaren. A parceria com a equipe inglesa durou 15 anos.

Mercedes volta a ter equipe própria na Fórmula 1

Carro da Mercedes, equipe de Fórmula 1

Em 2010, a Mercedes passou a ter sua própria equipe, formada a partir da compra da Brawn GP, que havia vencido os mundiais de pilotos, com Jenson Button, e de construtores em 2009, no único ano em que disputou a Fórmula 1.

No retorno à categoria, a Mercedes contratou o alemão Nico Rosberg e promoveu o retorno de seu compatriota Michael Schumacher à Fórmula 1 — o heptacampeão havia se aposentado após a temporada de 2006.

Em 2010 e 2011, a Mercedes teve dificuldades para brigar pelas primeiras colocações. Já em 2012, conquistou sua primeira vitória após o retorno à categoria com Nico Rosberg, que venceu o GP da China.

Após 2012, Schumacher se aposentou definitivamente, e a Mercedes contratou Lewis Hamilton para ser o companheiro de Rosberg.

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, dominou a temporada de 2013, com 13 vitórias em 19 corridas.

Depois do título de Vettel, a Mercedes não deu mais brechas a qualquer adversário e passou a dominar a Fórmula 1, conquistando todos os títulos possíveis desde 2014.

Qual a cidade e o estado da Mercedes?

A Mercedes é uma equipe alemã, mas sua sede fica na cidade inglesa de Brackley, no condado de Northamptonshire.

A 22 milhas de Oxford e a 20 milhas de Northampton, Brackley está perto do circuito de Silverstone.

Quem é o dono da Mercedes F1?

Toto-Wolff-Mercedes
Chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff tem parte da equipe alemã

As ações da equipe Mercedes da Fórmula 1 são divididas. Diretor esportivo e chefe de equipe, o austríaco Toto Wolff é dono de 30% da Mercedes. Outros 60% da equipe alemã pertencem à Daimler AG, fabricante de automóveis de passageiros e veículos comerciais, cuja principal é a Mercedes-Benz.

Os outros 10% da Mercedes na Fórmula 1 pertenciam ao ex-piloto Niki Lauda, que era presidente do Conselho de Supervisão e morreu em 20 de maio de 2019.

Quantos títulos de pilotos tem a Mercedes na Fórmula 1?

A Mercedes tem 7 títulos de mundiais de pilotos da Fórmula 1, conquistados por Lewis Hamilton, Juan Manuel Fangio e Nico Rosberg. Confira como é a divisão dos títulos entre os três pilotos!

Títulos de pilotos da Mercedes na Fórmula 1

PilotoNúmero de títulosTemporadas
Lewis Hamilton42014, 2015, 2017 e 2018
Juan Manuel Fangio21954 e 1955
Nico Rosberg12016

Quantos títulos de construtores tem a Mercedes na Fórmula 1?

A Mercedes já conquistou 5 títulos do Mundial de Construtores da Fórmula 1. A equipe alemã foi campeã em todas as temporadas da categoria desde 2014. 

Ou seja, a Mercedes venceu o campeonato de equipes em 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.

Todos esses anos coincidem com títulos da Mercedes no mundial de pilotos. Em 1954 e 1955, quando Juan Manuel Fangio foi campeão pela equipe alemã, não havia disputa do mundial de construtores.

Quais são os maiores pilotos da história da Mercedes?

  • Lewis Hamilton
  • Juan Manuel Fangio
  • Nico Rosberg
  • Michael Schumacher

Lewis Hamilton

Lewis Hamilton campeão da Fórmula 1

Lewis Hamilton foi contratado pela Mercedes em 2013 e pode ser considerado o maior piloto da história da equipe alemã. Afinal, ele conquistou 4 de seus 5 títulos na Fórmula 1 defendendo a Mercedes.

Hamilton foi campeão da F1 como piloto da Mercedes em 2014, 2015, 2017 e 2018. Ele já havia sido campeão em 2008, quando corria pela McLaren.

Sua contratação pela Mercedes teve grande participação de Niki Lauda, então dirigente da equipe alemã.

Juan Manuel Fangio

Juan Manuel Fangio melhor piloto de Fórmula 1

O piloto argentino Juan Manuel Fangio foi responsável pelos dois primeiros títulos de pilotos da Mercedes na história da Fórmula 1, em 1954 e 1955.

Fangio foi campeão da F1 também em 1951, 1956 e 1957, além de ter sido vice-campeão em 1950 e 1953.

Com vitórias em 46,15% das corridas que disputou, Juan Manuel Fangio é considerado um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1.

Nico Rosberg

Nico-Rosberg-Mercedes

Nico Rosberg foi o primeiro piloto contratado pela Mercedes quando foi recriada a equipe própria da marca alemã na Fórmula 1, em 2010.

Rosberg foi campeão do mundial de pilotos pela Mercedes em 2016 depois de disputas internas com Lewis Hamilton e anunciou sua aposentadoria.

Michael Schumacher

Michael Schumacher na Mercedes

Michael Schumacher não conseguiu ser campeão pela Mercedes, tampouco repetir o sucesso de sua trajetória na Ferrari, mas merece ser citado como um dos grandes pilotos da equipe alemã.

Afinal, Schumacher havia se aposentado em 2006 quando aceitou o convite da Mercedes para retornar à Fórmula 1 em 2010. 

Heptacampeão da Fórmula 1, o alemão correu pela equipe até 2012, quando se aposentou definitivamente.

Chefes de equipe e pilotos da Mercedes em 2019

Valtteri Bottas e Lewis Hamilton da Mercedes

Os pilotos da Mercedes na temporada 2019 da Fórmula 1 são o britânico Lewis Hamilton e o finlandês Valtteri Bottas. Eles são companheiros desde 2017 e tentam levar a equipe ao seu 8º título do mundial de construtores.

Já o chefe de equipe da Mercedes em 2019 é o austríaco Toto Wolff, que também é dono de percentual da escuderia.

Toto Wolff tem a missão de levar a Mercedes ao seu 6º título consecutivo do mundial de construtores da Fórmula 1.

Artigos esportivos da Mercedes

Se você torce pela Mercedes e quer ter artigos com a marca da equipe da Fórmula 1, confira alguns produtos licenciados a seguir!

Camisa da Mercedes

Camisa da Mercedes

Quer torcer pela Mercedes na Fórmula 1 uniformizado? Você pode ter a sua camisa da equipe fabricada pela Puma. 

Para comprar a sua, basta usar este link!

Boné da Mercedes

Boné da Mercedes

Um grande fã de Fórmula 1 tem sempre seu boné da equipe favorita. Se torce pela Mercedes, você pode ter o seu, fabricado pela Puma.

Para comprar, use este link!

Camisa Polo da Mercedes

Camisa Polo da Mercedes

Que tal vestir as cores da Mercedes na Fórmula 1? A equipe oferece também camisa polo para seus torcedores feitas pela Puma.

Quer ter a sua? Compre aqui!

Tênis da Mercedes

Tênis Puma Mercedes F1

A Mercedes licencia também tem tênis com sua marca fabricados pela Puma. É mais um produto para os fãs da equipe de Fórmula 1.

Gostou? Compre o seu neste link!

Agora você já pode torcer pela Mercedes com os artigos esportivos da equipe alemã!

Já se sente expert em Mercedes F1? Aproveite para dominar ainda mais os principais detalhes da maior categoria do automobilismo e confira também:

*Última atualização em 18 de julho de 2019

Ficha Técnica
Título
Mercedes F1: a história, os títulos e os pilotos da equipe
Resumo
A equipe Mercedes da Fórmula 1 foi criada antes da Segunda Guerra Mundial e competia no Campeonato Europeu. Sua estreia na F1 foi no GP da França de 1954. Tem 7 títulos de pilotos e 5 de construtores em sua história.
Autor

Comentários

Salvar