fbpx
Conheça os detalhes da carreira do piloto britânico, as equipes e as vitórias do pentacampeão da principal categoria de automobilismo mundial!

A cada temporada da Fórmula 1, Lewis Hamilton se consolida como um dos maiores pilotos da história do automobilismo.

Pentacampeão da Fórmula 1, Hamilton venceu quatro dos últimos cinco mundiais de pilotos. Ele persegue as conquistas de Michael Schumacher, para se tornar o mais vitorioso da história da principal competição de automobilismo.

Fã confesso de Ayrton Senna, o britânico já é, ao lado de Juan Manuel Fangio, o segundo piloto com mais títulos da Fórmula 1. Hamilton é também o segundo com mais GPs vencidos na história da competição.

Quer entender como ele construiu essa carreira tão vitoriosa? Venha com a gente e conheça a história de Lewis Hamilton!

Infográfico: tudo sobre Lewis Hamilton na Fórmula 1

Infográfico da história de Lewis Hamilton na Fórmula 1

Quem é Lewis Hamilton?

Lewis Hamilton é um piloto britânico e um dos mais vitoriosos da história do automobilismo. Em 2018, ele se tornou pentacampeão da Fórmula 1. Hamilton já havia vencido os campeonatos de 2008, 2014, 2015 e 2017.

Até o GP da China (o terceiro da temporada 2019), Lewis Hamilton somava 75 vitórias na Fórmula 1.

Ele é o segundo piloto com mais provas vencidas na história da principal competição de automobilismo do mundo. Heptacampeão, o alemão Michael Schumacher venceu 91 corridas entre 1992 e 2006, quando ganhou seu último grande prêmio, na China.

Hamilton é o recordista de poles na história da F1. Ele largou 84 vezes na primeira colocação (em dados até o GP do Barein de 2019).

Onde nasceu Lewis Hamilton?

Em 7 de janeiro de 1985, Lewis Hamilton nasceu em Stevenage, uma cidade no condado de Hertfordshire, com cerca de 79 mil habitantes, na Inglaterra.

Ele chegou à Fórmula 1 em 2007, para ser um dos pilotos da equipe da McLaren.

Lewis Hamilton pentacampeão da Fórmula 1
Lewis Hamilton se sagrou pentacampeão da Fórmula 1 no GP do México em 2018

Como Lewis Hamilton começou na Fórmula 1?

Campeão da GP2 (atual Fórmula 2) em 2006, Lewis Hamilton foi anunciado como piloto da McLaren para a temporada seguinte. O piloto britânico iniciou sua carreira na principal categoria do automobilismo como companheiro do então campeão Fernando Alonso.

Quando Lewis Hamilton começou na Fórmula 1?

Logo em sua primeira temporada,  em 2007, Lewis Hamilton foi vice-campeão da Fórmula 1, a apenas um ponto do campeão Kimi Raikkonen, da Ferrari. O finlandês levou o mundial de pilotos ao vencer as duas últimas provas do calendário, confirmando o título no GP do Brasil.

Em 2007, Hamilton venceu quatro corridas. Sua primeira vitória na Fórmula 1 foi no GP do Canadá. Ele venceria também as provas dos Estados Unidos, da Hungria e do Japão.

No ano seguinte, Lewis Hamilton conquistou seu primeiro de cinco títulos da Fórmula 1.

Qual foi a primeira equipe de Lewis Hamilton?

Apensa duas equipes da Fórmula 1 já puderam contar com o talento do piloto britânico. A primeira equipe de Lewis Hamilton foi a McLaren. No time inglês, ele conquistou seu primeiro título, em 2008.

22bet

O britânico seguiu na McLaren até 2012. No ano seguinte, em contratação apoiada pelo ex-piloto Niki Lauda, Hamilton passou a correr pela Mercedes, equipe pela qual foi campeão em 2014, 2015, 2017 e 2018.

Equipes de Lewis Hamilton na Fórmula 1

  • McLaren – 2007 a 2012
  • Mercedes – a partir de 2013

Quer conhecer um pouco mais sobre outros esportes? Não perca tempo e confira:

- Liga dos Campeões: história, artilheiros e maiores campeões
- Tudo sobre futebol americano: regras, o jogo e a pontuação
- Quer sera no vôlei? Saiba tudo sobre as regras do voleibol
- Times da NBA: tudo sobre as 30 franquias da liga

Quantas vezes Lewis Hamilton foi campeão?

Em 2018, Lewis Hamilton se tornou pentacampeão de Fórmula 1. O britânico se igualou ao argentino Juan Manuel Fangio como o segundo piloto com mais títulos na história da maior competição de automobilismo. Hamilton está atrás apenas do alemão Michael Schumacher, que foi heptacampeão da Fórmula 1.

Com a carreira de Lewis Hamilton ainda em andamento, o piloto, que completou 34 anos em janeiro de 2019, pode seguir quebrando recordes, igualar e até mesmo ultrapassar Schumacher.

Hamilton já é o piloto com mais poles positions e segundo com mais vitórias na história da Fórmula 1.

Relembre, a seguir, como foram as cinco primeiras conquistas de Hamilton na principal categoria do automobilismo.

Títulos de Lewis Hamilton na Fórmula 1

2008 – Primeiro título de Hamilton

O primeiro título de Lewis Hamilton na Fórmula 1 foi conquistado em Interlagos. No GP do Brasil, o vencedor foi Felipe Massa, que disputava o título com o piloto britânico. Porém, uma ultrapassagem na última curva sobre Timo Glock garantiu a conquista do campeonato a Hamilton.

Naquele ano, correndo pela McLaren, Lewis Hamilton venceu 5 corridas e pontuou em 14 das 18 provas do calendário da Fórmula 1. Ele ficou com 98 pontos, um a mais que Felipe Massa — naquela temporada, a vitória ainda valia 10 pontos.

Felipe Massa e Lewis Hamilton no GP do Brasil de 2008,piloto britânico foi campeão da Fórmula 1
Felipe Massa venceu o GP do Brasil de 2008, mas Lewis Hamilton garantiu o título da Fórmula 1 Crédito: AFP

2014 – Bicampeonato de Lewis Hamilton

Depois de 5 temporadas sem conseguir levar o campeonato de pilotos, Lewis Hamilton se sagrou bicampeão da Fórmula 1 em 2014. Já na Mercedes, ele teve o companheiro Nico Rosberg como principal adversário. O britânico chegou a vencer 5 provas consecutivas e confirmou o título com mais um triunfo na última etapa, em Abu Dhabi.

Enquanto Hamilton encerrou a temporada com 384 pontos. Nico Rosberg somou 317.

2015 – Tricampeonato de Hamilton na Fórmula 1

O terceiro título de Hamilton veio em um ano em que ele dominou completamente a Fórmula 1. Foram 10 vitórias em 16 corridas e a conquista confirmada no GP dos Estados Unidos, sendo que ainda restavam 3 provas para o fim da temporada.

Lewis Hamilton fez 381 pontos naquele ano, contra 322 de Nico Rosberg, seu companheiro de equipe.

2017 – Tetracampeonato de Lewis Hamilton

Depois de Nico Rosberg ser campeão da Fórmula 1 em 2016 e anunciar sua aposentadoria, Lewis Hamilton conquistou o principal campeonato de automobilismo pela terceira vez em 2017. Naquele ano, o principal concorrente de Hamilton foi o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari.

Hamilton se sagrou tetracampeão da Fórmula 1 no GP do México, a antepenúltima etapa do calendário da Fórmula 1 de 2017. Ele venceu 9 das 20 corridas disputadas e somou 362 pontos, contra 317 de Sebastian Vettel.

2018 – Pentacampeonato de Hamilton na Fórmula 1

Em 2018, Hamilton conquistou o quarto título em cinco anos e chegou ao pentacampeonato da Fórmula 1. O piloto da Mercedes venceu 11 das 21 provas disputadas na temporada. Enquanto ele somou 408 pontos, o vice-campeão Sebastian Vettel, da Ferrari, fez 320.

Lewis Hamilton chegou ao quinto título da Fórmula 1 com um quarto lugar no GP do México. Depois de já ter conquistado o campeonato de pilotos, ele ainda venceu as provas do Brasil e de Abu Dhabi.

Lista de títulos de Hamilton da Fórmula 1

  • Campeão – 2008 – McLaren
  • Bicampeão – 2014 – Mercedes
  • Tricampeão – 2015 – Mercedes
  • Tetracampeão – 2017 – Mercedes
  • Pentacampeão – 2018 – Mercedes

Com grande hegemonia de Hamilton nos últimos anos, há a expectativa de que ele possa se aproximar ainda mais de se tornar o piloto mais vencedor da história da Fórmula 1. Em 2019, ele lutará para chegar ao sexto título e ficar a apenas um de Michael Schumacher.

Será que alguém será capaz de parar Hamilton? Deixe seu comentário e aproveite ainda para conhecer um pouco mais da história de Ayrton Senna, o maior ídolo do piloto britânico!

* Última atualização de texto feita em 18/4/2019.

Ficha Técnica
Título
Saiba tudo sobre a história de Lewis Hamilton na Fórmula 1
Resumo
Lewis Hamilton é um piloto britânico e um dos mais vitoriosos da história do automobilismo. Em 2018, ele se tornou pentacampeão da Fórmula 1. Hamilton já havia vencido os campeonatos de 2008, 2014, 2015 e 2017.
Autor

Comentários

Salvar