fbpx
Conheça o significado das principais expressões, gírias e termos usados na Fórmula 1 e em outras categorias do automobilismo

Quem acompanha as corridas de Fórmula 1 já deve ter se acostumado com uma espécie de dialeto próprio do automobilismo.

Além de diversos termos técnicos, as transmissões da F1 contam com uma série de expressões e gírias que são familiares para quem acompanha as competições de automobilismo há mais tempo.

Se você tem dúvidas sobre algum desses termos, não se preocupe. Nós preparamos um glossário da Fórmula 1 para te ajudar a acompanhar toda a temporada da maior categoria do automobilismo!

E não é só na Fórmula 1, grande parte dessas gírias também faz parte da rotina de outras categorias, como a Fórmula Indy!

Infográfico: conheça os principais termos usados na Fórmula 1

Infográfico do glossário da Fórmula 1

Glossário da Fórmula 1: conheça os principais termos usados

Aderência  

Contato dos pneus com a pista. Quanto maior o contato do pneu com o asfalto, mais aderência terá.

Aero-rake

Esse é o nome dado às grades que são acopladas aos carros para fazer testes aerodinâmicos. Elas contêm sensores, para medir o fluxo de ar e checar se o comportamento está igual àquele que estava previstos em testes em túneis de vento. É mais comum que elas sejam usadas nos treinos livres de sexta-feira.

APEX

Apex é o mesmo que ápice. É o ponto imaginário de uma curva em que o piloto realiza sua tangência. O Apex de uma mesma curva pode variar de piloto para piloto, de acordo com os diferentes estilos de condução do carro.

Aerofólio

É a peça traseira ou frontal que pressiona o carro para manter-se no chão e não decolar com a alta velocidade. Informalmente, aerofólio é chamado de asa, como “asa traseira” ou “asa dianteira”.

Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Arrasto

Tem relação direta com a inclinação da asa. Quanto mais inclinada, mais arrasto ela proporciona, “segurando” o carro na reta. Assim, em pistas de alta velocidade, as asas são menos inclinadas, para reduzir a resistência do ar e proporcionar maior velocidade final.

Está diretamente ligado ao DRS, que explicaremos mais adiante.

Balaclava

É o nome dado à proteção que os pilotos usam por baixo do capacete, como uma espécie de touca anti-chamas.

Balaclava glossário da Fórmula 1

Bico

Aerofólio dianteiro.

Borboleta

Posicionados atrás dos volantes, são os dispositivos de troca de marcha.

Brake by wire

Desde 2014, com a introdução dos motores V6 turbo híbridos, é este o sistema eletrônico de freios utilizado na Fórmula 1. Ele corrige instabilidades nas rodas traseiras e proporciona exatamente o nível de frenagem que o piloto determina sobre o pedal.

Boxes

Local onde mecânicos e o restante da equipe trabalham nos carros e onde são realizados os pit-stops.

Caixa de brita

Quando o piloto deixa a pista, é comum que ele vá parar na caixa de brita, aquele banco de pedras e areia utilizado para diminuir a velocidade dos carros quando acontecem escapadas. Contudo, atualmente, áreas de escape asfaltadas são mais utilizadas, porque têm demonstrado ser mais seguras.

Caixa de brita

Chassi

Nada mais é que a estrutura do carro.

Chicane

Curva construída com o objetivo de reduzir a velocidade dos carros. É caracterizada por uma curva à esquerda, seguida por uma à direita, ou vice-versa.

Chicane Fórmula 1

Cockpit

Local do carro onde fica o piloto.

Cotovelo

Também conhecido como hairpin ou grampo, cotovelo é o nome dado às curvas de 180 graus, comuns nos circuitos de rua. A mais famoso é a antiga Loews, de Mônaco.

Cotovelo de Mônaco

Difusor

Estrutura da parte inferior traseira do carro, cujo objetivo é acelerar a passagem do ar e proporcionar uma zona de baixa pressão.

DRS

É a sigla para Drag Reduction System, ou Sistema de Redução de Arrasto Aerodinâmico, ou Asa Móvel. É o sistema que o carro “colar” mais no chão e ganhar velocidade.

Duto-S

Quando o ar chega à parte inferior do bico, é conduzido até sair pela parte de cima, para que o fluxo seja encaminhado de forma eficiente à traseira.

Drive – Through

Um tipo de penalidade, que obriga o piloto a passar pelos boxes, com velocidade reduzida.

Farofa

Farofa ou Marbles são os pedaços maiores de borracha dos pneus que se acumulam na pista, fora do traçado percorrido pelos carros.

Farofa Fórmula 1

FIA

Sigla de Federação Internacional de Automobilismo.

Flatspot

Quando ocorre uma grande travada de pneus, é possível que a parte do pneu em contato com o solo fique achada. Assim, flatspot acontece quando esse achatamento é tão grande que o pneu fica “quadrado”.

Flatspot Fórmula 1

Fritada

No automobilismo, a fritada é quando o piloto trava os pneus na aproximação da curva, soltando fumaça.

Fritada de pneus Fórmula 1

Grid de Largada

Local demarcado com espaços que ficam posicionados os carros antes da largada.

Grid de largada da Fórmula 1

Guard-Rail

Barreira de proteção de ferro ou alumínio que separa a área de escape da pista e a parte exterior do circuito.

Grand Chelem

Se um piloto faz uma corrida perfeita, com a pole position, a volta mais rápida e lidera a corrida em todas as voltas, esse feito é chamado de Grand Chelem.

Halo

Halo (auréola ou halo, em português) é a proteção para a cabeça no cockpit, nos carros da categoria. Já foi comparado a uma sandália Havaianas, a ponto de a marca até fazer patrocínio nessa parte dos carros da Force India.

Havaianas patrocínio no Halo do carro da Force India na Fórmula 1

Hans

Hans é o acrônimo para “Head and Neck Support”, um suporte para cabeça e pescoço, que o piloto usa abaixo do capacete e que previne lesões cervicais e cerebrais.

Hans capacete Fórmula 1

Kers

É a sigla de Kinetic Energy Recovery System, ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética. Este sistema recupera parte da energia absorvida pelo carro nas freadas e pode ser acionado pelo piloto para dar mais velocidade ao carro em um momento de ultrapassagem.

Lap

É a tradução de voltas. Então, quando ver a expressão “laps to go”, você já sabe que é o número de voltas para o fim da corrida.

Vá além do mundo da fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:

Lastro

A função do lastro é complementar o peso do carro e atingir o valor mínimo por regulamento, mas também é usado para distribuir o peso, melhorar o equilíbrio e baixar o centro de gravidade. Os lastros são formados por blocos de tungstênio.

Long run

É uma longa sequência de voltas dada por um piloto, sem intervalos no box. Podem ser usados para simular corridas, em que o piloto deve permanecer um longo período com tanque cheio.

Macarrãozinho

Macarrãozinho ou graining acontece quando o pneu não chega à sua temperatura de funcionamento ideal e, assim, pedaços de borracha se formam e permanecem grudadas na superfície.

Graining de pneus da Fórmula 1

Motorhome

Tradução de “casa motorizada”, é o trailer que abriga os membros das equipes e os pilotos.

Paddock

Área atrás dos boxes, onde membros das equipes e convidados circulam.

Pane seca

Ocorre quando falta combustível.

Pirulito

A placa em formato de pirulito é usada em pit stops pelo mecânico que fica à frente do carro. Quando a placa é levantada, o piloto pode entender que os mecânicos já finalizaram a troca de pneus e ele pode retornar à pista.

Pirulito de pit stop da Fórmula 1

Pit-Stop

Quando o carro entra nos boxes para realizar a troca de pneus e reabastecimento.

Pit-Wall

É o muro que separa a área de boxes e a pista e onde ficam os engenheiros e estrategistas da equipe.

Pneu Slick

Pneu liso (sem ranhuras), usado para pista seca.

Pneu slick Fórmula 1

Pneu Biscoito

Pneu com ranhuras, feito exclusivamente para correr em pista molhada.

Pneus biscoito Fórmula 1

Pódio

Local onde é realizada a premiação para os primeiros colocados de uma corrida. É lá onde os vencedores comemoram com garrafas de champanhe.

Pole-Position

Quem larga na primeira colocação.

Pressão aerodinâmica

É a força aerodinâmica que empurra o carro contra o solo, provocando maior estabilidade e aderência.

Queimar a largada

Acontece quando o piloto acelera antes da hora no início de uma corrida.

Retardatário

Carro que está prestes a tomar uma volta do líder e ou dos primeiros colocados. Para que esse piloto não atrapalhe quem está mais veloz, é utilizada a bandeira azul.

Safety Car

Carro de Segurança, utilizado quando há algum incidente na pista e há a intenção de que os carros diminuam a velocidade. Quando o Safety Car está na pista é proibida a ultrapassagem, o que é informado aos pilotos com auxílio de bandeiras.

Safety Car

Sair de Frente

Quando o carro perde a aderência e vai reto, mesmo com o volante virado para algum dos lados.

Sair de Traseira

Quando a parte de trás do veículo perde a aderência, fazendo com que o carro deslize ou até mesmo rode.

Santo Antônio

O nome do santo é utilizado para definir a barra anticapotagem do carro, que fica acima do capacete do piloto, evitando evita lesões cervicais ou à cabeça caso o carro capote e fique com as rodas para cima.

Santo Antônio Fórmula 1

Sobreviseira

Película sobre a viseira do capacete que a protege de sujeiras da pista.

Stint

É o tempo ou número de voltas que o piloto leva até entrar no boxes e fazer um pit stop.

Stop and Go

Quando o piloto é penalizado por alguma infração na pista, deve se dirigir aos boxes e ficar parado por um tempo pré-estabelecido pela categoria.

Superlicença

Não é qualquer piloto que consegue correr na Fórmula 1. Para disputar a principal categoria do automobilismo, ele precisa da superlicença. Desde 2016, os requisitos envolvem resultados em categorias de base. Porém, a superlicença não é obrigatória para pilotos que fazem testes na pré-temporada ou participam de treinos livres na sexta-feira.

Undercut

É a tática para fazer o pit stop antes do piloto que está à sua frente na corrida e, assim, tentar ganhar a posição na volta com um pneu novo. Essa estratégia é importante em corridas em que o desgaste dos pneus tem grande influência no resultado.

Traçado

Sinônimo de pista, todo o contorno do circuito.

Vácuo

Ficar atrás de um oponente antes de ultrapassá-lo, para ganhar mais velocidade.

Zebra

Área auxiliar fora da pista para que o carro consiga contornar a curva sem sair do traçado.

Zebra Fórmula 1

Sentiu falta de alguma expressão da F1? Nos avise nos comentários!

Agora que você já conhece todo o glossário da Fórmula 1 e os principais termos usados, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

* Última atualização em 20/08/2019

Ficha Técnica
Título
Glossário da Fórmula 1: Veja os principais termos utilizados
Resumo
Conheça o significado das principais expressões, gírias e termos usados na Fórmula 1 e em outras categorias do automobilismo
Autor

Comentários

Salvar