fbpx
Conheça todos os circuitos da Fórmula 1 na temporada 2019, os melhores tempos dessas pistas e confira os autódromos mais tradicionais!

Em 69 temporadas da Fórmula 1 até 2018, foram realizadas corridas em 72 autódromos diferentes ao redor do mundo. No Brasil, Interlagos e Jacarepaguá foram os locais onde já foram disputados os GPs da principal categoria do automobilismo.

Alguns dos circuitos se destacam como os mais emblemáticos e tradicionais da história da Fórmula 1. Outros chamam a atenção pela modernidade.

Fato é que um bom conhecedor de automobilismo tem de estar familiarizado com os circuitos da F1. Quer conhecer tudo sobre as pistas da principal categoria do automobilismo mundial? Venha com a gente!

Infográfico: os circuitos da Fórmula 1 na temporada 2019

Infográfico dos circuitos da Fórmula 1 em 2019

Quais são os circuitos da Fórmula 1?

Em 2019, a Fórmula 1 tem 21 corridas. Há circuitos que estão no calendário da categoria desde sua temporada de estreia, em 1950, enquanto outros autódromos ainda estão em seus primeiros anos de vida na F1.

A seguir, apresentamos quais são os circuitos da Fórmula 1, com detalhes de suas histórias, quando foram realizados os primeiros GPs, a extensão e o recorde da pista, assim como os maiores vencedores.

Confira!

Melbourne (Austrália)

Circuito da Fórmulaa 1 de Melbourne

O acordo para Melbourne sediar uma das etapas da Fórmula 1 foi feito em 1993, com a decisão de criar um circuito usando uma mistura das estradas existentes ao redor do Albert Park e um desvio através do estacionamento do Lakeside Stadium.

É válido destacar que antes de Melbourne, o GP da Austrália era realizado em Adelaide, o que aconteceu até 1995. A primeira corrida em Melbourne aconteceu na temporada de 1996.

Melbourne é uma das pistas mais rápidas do calendário, com a volta de 2018 de Lewis Hamilton a uma média de 235 km/h.

  • Primeiro GP: 1996
  • Extensão: 5.303km
  • Número de voltas: 58
  • Recorde da pista: 1:24.125 Michael Schumacher (2004)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 4 vitórias

Sakhir (Bahrein)

Circuito de Sakhir no Bahrein

O circuito de Sakhir estreou na F1 em 2004, numa corrida, como muitas daquela temporada, dominada pelas duas Ferraris. Michael Schumacher venceu e Rubens Barrichello completando a dobradinha.

Normalmente, podemos esperar grandes corridas e boa quantidade de ultrapassagens no Bahrein. Os pilotos têm que lidar com o vento, com as amplas flutuações de temperatura entre as sessões.

  • Primeiro GP: 2004
  • Extensão: 5.412km
  • Número de voltas: 57
  • Recorde da pista: 1:31.447 Pedro de la Rosa (2005)
  • Maior vencedor: Sebastian Vettel, com 4 vitórias

Xangai (China)

Autódromo de Xangai

Em abril de 2003, um pântano no distrito de Jiading, em Xangai, foi destinado a receber um novo autódromo da Fórmula 1. Dezoito meses e cerca de US$ 450 milhões depois, o Shanghai International Circuit de última geração estava pronto.

Na estreia de Xangai, em 2004, Rubens Barrichello triunfou na China.

O circuito também apresenta uma das retas mais longas do calendário: a tretchhat de 1,2 km.

  • Primeiro GP: 2004
  • Extensão: 5.451km
  • Número de voltas: 56
  • Recorde da pista: 1:32.238 Michael Schumacher (2004)
  • Maior vencedor: Lewis Hamilton, com 5 vitórias

Baku (Azerbaijão)

Circuito de Baku no Azerbaijão

Baku é o mais novo circuito de rua no calendário de Fórmula 1, juntando-se a Mônaco, Melbourne e Cingapura.

22bet

O primeiro Grand Prix em Baku foi realizado em 2016, como o Grande Prêmio da Europa. Já o primeiro GP do Azerbaijão aconteceu em 2017, com vitória do australiano Daniel Ricciardo.

A pista passa pelas muralhas medievais da cidade de Baku.

  • Primeiro GP: 2016
  • Extensão: 6.003km
  • Número de voltas: 51
  • Recorde da pista: 1:43.009 Charles Leclerc (2019)
  • Maior vencedor: Daniel Ricciardo e Lewis Hamilton, com uma vitória cada

Barcelona-Catalunha (Espanha)

Circuito da Fórmula 1 de Barcelona Catalunha

O circuito de Barcelona-Catalunha foi construído como parte do programa de desenvolvimento da Olimpíada de Barcelona em 1992. A primeira corrida de carros foi uma etapa do Campeonato Espanhol de Carros de Turismo de 1991.

Duas semanas depois de os carros de turismo competirem no Barcelona, ​​foi a vez da Fórmula 1. A pista teve uma estreia sensacional, com Nigel Mansell superando Ayrton Senna.

O circuito de Barcelona é uma boa mistura de curvas de alta e baixa velocidade.

  • Primeiro GP: 1991
  • Extensão: 4.655km
  • Número de voltas: 66
  • Recorde da pista: 1:18.441 Daniel Ricciardo (2018)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 6 vitórias

Mônaco

Reconhecido como o circuito mais charmoso da Fórmula 1, o GP de Mônaco é disputado em meio aos iates e hotéis luxuosos de Monte Carlo. A pista é estreita, e os pilotos são obrigados a acelerar muito perto dos muros.

Mônaco se destaca também por ser um circuito de rua, em que um túnel é o principal ponto de ultrapassagem.

As corridas da Fórmula 1 são disputadas neste circuito desde 1950.

  • Primeiro GP: 1950
  • Extensão: 3,337 km
  • Número de voltas: 78
  • Recorde da pista: 1min 14s 260 – Max Verstappen (2018)
  • Maior vencedor: Ayrton Senna, com 6 vitórias

Montreal (Canadá)

Circuito de Montreal

O circuito de Montreal foi construído depois da Olimpíada de Verão de 1976. A primeira prova da F1 no autódromo aconteceu em 1978. “Dono da casa”, o canadense Gilles Villeneuve garantiu sua primeira vitória, na pista que acabaria levando seu nome.

O circuito rápido e de baixa pressão é um dos favoritos dos pilotos.

  • Primeiro GP: 1978
  • Extensão: 4.361km
  • Número de voltas: 70
  • Recorde da pista: 1:13.622 Rubens Barrichello (2004)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 7 vitórias

Paul Ricard (França)

Circuito Paul Ricard

A Fórmula 1 chegou ao circuito Paul Ricard em 1971, com Jackie Stewart vencendo a corrida inaugural.

A distribuição uniforme de curvas de alta, média e baixa de Paul Ricard é uma das principais razões por que é um dos circuitos de teste mais usados ​​no mundo (normalmente, o bom tempo é outro).

  • Primeiro GP: 1971
  • Extensão: 5.842km
  • Número de voltas: 53
  • Recorde da pista: 1:34.225 Valtteri Bottas (2018)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 8 vitórias

Red Bull Ring (Áustria)

Circuito Red Bull Ring

O circuito conhecido hoje como Red Bull Ring foi desenvolvido durante o inverno de 1995 e 1996, para transformá-lo em uma pista de corrida mais curta e mais moderna.

A A1-Ring, como era então chamada, foi aberta em 1996, com a Fórmula 1 chegando ao circuito um ano depois. Jacques Villeneuve venceu a corrida de estreia, enquanto o austríaco Gerhard Berger usou o Grande Prêmio de sua terra natal para anunciar sua aposentadoria na Fórmula 1.

  • Primeiro GP: 1970
  • Extensão: 4.318km
  • Número de voltas: 71
  • Recorde da pista: 1:06.957 Kimi Räikkönen (2018)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, Mika Hakkinen e Nico Rosberg, com 2 vitórias cada

Silverstone (Grã-Bretanha)

Circuito de Silverstone

O circuito de Silverstone recebeu a primeira corrida de Fórmula 1, em 13 de maio de 1950. Estima-se que mais de 100 mil pessoas acompanharam o grande prêmio, vencido pelo italiano Giuseppe Farina, da Alfa Romeo.

Apesar das inúmeras mudanças de layout ao longo dos anos, Silverstone sempre manteve seu caráter essencial como uma das pistas mais rápidas do calendário da F1.

  • Primeiro GP: 1950
  • Extensão: 5.891km
  • Número de voltas: 52
  • Recorde da pista: 1:30.621 Lewis Hamilton (2017)
  • Maior vencedor: Jim Clark, Alain Prost e Lewis Hamilton, com 5 vitórias cada

Hockenheim (Alemanha)

Circuito de Hockenheim na Alemanha

A Fórmula 1 chegou a Hockenheim em 1970. O campeão mundial daquele ano, Jochen Rindt, venceu a corrida por apenas 0.7 segundos de vantagem para o seu principal rival do título, Jacky Ickx.

Até 2002, o projeto do autódromo de Hockenheim levava os carros pela floresta. Em meio às mudanças ao longo da história dos GPs da Alemanha na F1, o circuito ainda é uma pista rápida, com Sebastian Vettel registrando uma média de 231 km/h durante sua volta de 2018.

  • Primeiro GP: 1970
  • Extensão: 4.574km
  • Número de voltas: 67
  • Recorde da pista: 1:13.780 Kimi Räikkönen (2004)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 4 vitórias

Hungaroring (Hungria)

Circuito de Hungaroring na Hungria

A construção do autódromo de Hungaroring começou em 1985, e a pista estava pronta para corrida apenas nove meses depois.

Na estreia do circuito, Nelson Piquet venceu a primeira corrida de F1, levando sua Williams a superar a Lotus de Ayrton Senna para assumir a liderança.

A falta de retas de Hungaroring, muitas vezes, o faz ser comparado a um circuito de karting. É um desafio que muitos dos pilotos apreciam, com a busca pelo ritmo para alcançar tempos de volta rápidos.

  • Primeiro GP: 1986
  • Extensão: 4.381km
  • Número de voltas: 70
  • Recorde da pista: 1:19.071 Michael Schumacher (2004)
  • Maior vencedor: Lewis Hamilton, com 6 vitórias

Interlagos (Brasil)

O circuito de Interlagos, em São Paulo, é um dos poucos da Fórmula 1 em que as corridas são disputadas no sentido anti-horário. Também é conhecido pelas curvas, especialmente a do “S do Senna”.

São realizadas corridas da Fórmula 1 no circuito de Interlagos desde a década de 1970.

  • Primeiro GP: 1972 (porém, o primeiro oficial ocorreu em 1973)
  • Extensão 4,309 km
  • Número de voltas: 71
  • Recorde da pista: 1min 10s 540 – Valtteri Bottas (2018)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 4 vitórias

Spa-Francorchamps (Bélgica)

Spa-Francorchamps Fórmula 1

Spa-Francorchamps, na Bélgica, é tido como um dos circuitos preferidos dos pilotos de Fórmula 1. A pista é longa, com mais de 7 mil metros, e proporciona trechos de alta velocidade e outros com fortes freadas.

O circuito de Spa-Francorchamps foi utilizado na Fórmula 1 logo na primeira temporada, em 1950.

  • Primeiro GP: 1950
  • Extensão 7,004 km
  • Número de voltas: 44
  • Recorde da pista: 1min 46s 286 – Valtteri Bottas (2018)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher – 6

Monza (Itália)

Circuito de Monza

Construído em apenas 110 dias em 1922, o Autodromo Nazionale Monza foi a terceira pista de corrida do mundo, vindo depois de Brooklands no Reino Unido e Indianápolis nos Estados Unidos.

O circuito esteve no calendário original da Fórmula 1 em 1950 e, desde então, recebe o Grande Prêmio da Itália todos os anos.

A melhor volta da história da Fórmula 1 foi realizada em Monza, com 260,6 km/h do piloto colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, durante o treino para o Grande Prêmio de 2004.

  • Primeiro GP: 1950
  • Extensão: 5.793km
  • Número de voltas: 53
  • Recorde da pista: 1:21.046 Rubens Barrichello (2004)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 5 vitórias

Marina Bay (Singapura)

Circuito de Marina Bay em Singapura

Marina Bay, em Singapura, tem uma pista de rua com o famoso horizonte da cidade como pano de fundo.

Em 2008, Singapura teve a honra de sediar a primeira corrida noturna da história da F1.

O circuito de Marina Bay, com 5.063 km de extensão, é um dos mais exigentes fisicamente no calendário. Estima-se que o estresse físico leve os pilotos a perder até 3kg ao longo de uma corrida.

  • Primeiro GP: 2008
  • Extensão: 5.063km
  • Número de voltas: 61
  • Recorde da pista: 1:41.905 Kevin Magnussen (2018)
  • Maior vencedor: Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, com 4 vitórias cada

Sochi (Rússia)

Circuito de Sochi na Rússia

Projetado por Hermann Tilke, o autódromo de Sochi é efetivamente um circuito de rua, aproveitando parte do parque construído para as Olimpíadas de Inverno na cidade russa em 2014.

O primeiro Grande Prêmio da Rússia da Fórmula 1 aconteceu em 12 de outubro de 2014. A corrida foi vencida por Lewis Hamilton, da Mercedes, em meio a uma sequência de cinco corridas que o levaria a conquistar o título daquele ano.

  • Primeiro GP: 2014
  • Extensão: 5.848km
  • Número de voltas: 53
  • Recorde da pista: 1:35.861 Valtteri Bottas (2018)
  • Maior vencedor: Lewis Hamilton, com 3 vitórias

Suzuka (Japão)

Circuito de Suzuka

Em 1962, buscando transformar a Honda em uma potência automotiva, Soichiro Honda decidiu que sua empresa deveria ter sua própria pista de testes. Coube ao holandês John Hugenholtz desenhar a pista de Suzuka.

A estreia do circuito na Fórmula aconteceu em 1987. Nigel Mansell sofreu um acidente na qualificação que o afastou da corrida, dando o título daquele ano ao brasileiro Nelson Piquet.

  • Primeiro GP: 1987
  • Extensão: 5.807km
  • Número de voltas: 53
  • Recorde da pista: 1:31.540 Kimi Räikkönen (2005)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 6 vitórias

Hermanos Rodríguez (México)

Autódromo Hermanos Rodriguez

Em 1959, o pai dos irmãos de corrida mais famosos do México, Ricardo e Pedro Rodriguez, era conselheiro do presidente mexicano Adolfo Lopez Mateo e abordou a possibilidade de construção de um circuito de corridas no parque esportivo Magdalena Mixiuhca, na Cidade do México. O então presidente mexicano gostou da ideia, e o trabalho na pista foi concluído em menos de um ano.

A Fórmula 1 chegou a Hermanos Rodríguez em 1962 para uma corrida de exibição, retornando no ano seguinte para o primeiro GP oficial. A etapa de 1963 foi vencida por Jim Clark.

Depois de um período de ausência, o México foi recebido de volta no calendário da F1 em 2015.

  • Primeiro GP: 1963
  • Extensão: 4.304km
  • Número de voltas: 71
  • Recorde da pista: 1:18.741 Valtteri Bottas (2018)
  • Maior vencedor: Jim Clark, Alain Prost, Nigel Mansell e Max Verstappen, com 2 vitórias cada

Circuito das Américas (Estados Unidos)

Circuito das Américas

A F1 teve sua primeira corrida no Circuit of The Americas em 2012. Aquele foi o primeiro GP dos Estados Unidos desde a corrida de 2007 em Indianápolis.

Mais de 100 mil espectadores lotaram o autódromo de Austin, para ver a última vitória de Lewis Hamilton pela McLaren antes de se transferir para a Mercedes em 2013.

  • Primeiro GP: 2012
  • Extensão: 5.513km
  • Número de voltas: 56
  • Recorde da pista: 1:37.392 Lewis Hamilton (2018)
  • Maior vencedor: Lewis Hamilton, com 6 vitórias

Yas Marina (Abu Dhabi)

Circuito de Yas Marina Abu Dhabi

Em 2009, o GP de Abu Dhabi estreou como o último da temporada de Fórmula 1, com Sebastian Vettel, da Red Bull, vencendo o companheiro de equipe Mark Webber e o já campeão de 2009, Jenson Button.

Vettel iria garantir seu primeiro título em Abu Dhabi,um ano depois, em meio a muitas lágrimas.

  • Primeiro GP: 2009
  • Extensão: 5.554km
  • Número de voltas: 55
  • Recorde da pista: 1:40.279 Sebastian Vettel (2009)
  • Maior vencedor: Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, com 3 vitórias cada

Quantos circuitos da Fórmula 1 são utilizados a cada temporada?

Assim como aconteceu na temporada 2018, o calendário da Fórmula 1 em 2019 tem 21 provas.

O primeiro grande prêmio foi o da Austrália, em 17 de março. A temporada acaba em 1º de dezembro, quando será disputado o GP de Abu Dhabi — o GP do Brasil, em Interlagos, será realizado em 17 de novembro.

Em 2019, o calendário de corridas da Fórmula 1 seguirá esta ordem:

DataCorridaCircuito
17/3GP da AustráliaMelbourne
31/3GP do BahreinSakhir
14/4GP da ChinaXangai
28/4GP do AzerbaijãoBaku
12/5GP da EspanhaBarcelona
26/5GP de MônacoMonte Carlo
9/6GP do CanadáMontreal
23/6GP da FrançaPaul Ricard
30/6GP da ÁustriaRed Bull Ring
14/7GP da InglaterraSilverstone
28/7GP da AlemanhaHockenheim
4/8GP da HungriaHungaroring
1/9GP da BélgicaSpa-Francorchamps
8/9GP da ItáliaMonza
22/9GP de SingapuraMarina Bay
29/9GP da RússiaSóchi
13/10GP do JapãoSuzuka
27/10GP do MéxicoHermanos Rodríguez
3/11GP dos Estados UnidosCircuito das Américas
17/11GP do BrasilInterlagos
1/12GP de Abu DhabiYas Marina

Quais circuitos já receberam o GP do Brasil da Fórmula 1?

Ayrton Senna vencedor do GP de Interlagos
Ayrton Senna venceu o GP do Brasil, em Interlagos, nas temporadas de 1991 e 1993

Desde 1973, o GP do Brasil de Fórmula acontece no Autódromo José Carlos Pace, mais conhecido como Interlagos, em São Paulo.

Porém, em 1978 e entre 1981 e 1989, as corridas foram disputadas no Autódromo de Jacarepaguá, oficialmente chamado de Autódromo Internacional Nelson Piquet, no Rio de Janeiro.

Na primeira corrida de Fórmula 1 disputada no Brasil, em 1972, o vencedor foi o argentino Carlos Reutemann. Mas foi apenas no ano seguinte que o GP Brasil passou a fazer parte oficialmente do calendário da categoria.

O vencedor da primeira prova oficial de Fórmula 1 no GP de Interlagos, em 11 de fevereiro de 1973, foi o brasileiro Emerson Fittipaldi, que corria pela Lotus. O escocês Jackie Stewart, da Tyrrell, e o australiano Denny Hulme, da McLaren, completaram o pódio.

Confira, a seguir, todos os vencedores do GP do Brasil na Fórmula 1, tanto nas corridas em Interlagos quanto nas provas disputadas em Jacarepaguá!

Todos os vencedores do GP do Brasil de Fórmula 1

AnoPilotoPaísEquipeLocal
2018Lewis HamiltonInglaterraMercedesInterlagos
2017Sebastian VettelAlemanhaFerrariInterlagos
2016Lewis HamiltonInglaterraMercedesInterlagos
2015Nico RosbergAlemanhaMercedesInterlagos
2014Nico RosbergAlemanhaMercedesInterlagos
2013Sebastian VettelAlemanhaRed Bull-RenaultInterlagos
2012Jenson ButtonInglaterraMcLaren-MercedesInterlagos
2011Mark WebberAustráliaRed Bull-RenaultInterlagos
2010Sebastian VettelAlemanhaRed Bull-RenaultInterlagos
2009Mark WebberAustráliaRed Bull-RenaultInterlagos
2008Felipe MassaBrasilFerrariInterlagos
2007Kimi RäikkönenFinlândiaFerrariInterlagos
2006Felipe MassaBrasilFerrariInterlagos
2005Juan Pablo MontoyaColômbiaMcLaren-MercedesInterlagos
2004Juan Pablo MontoyaColômbiaWilliams-BMWInterlagos
2003Giancarlo FisichellaItáliaJordan-FordInterlagos
2002Michael SchumacherAlemanhaFerrariInterlagos
2001David CoulthardEscóciaMcLaren-MercedesInterlagos
2000Michael SchumacherAlemanhaFerrariInterlagos
1999Mika HakkinenFinlândiaMcLaren-MercedesInterlagos
1998Mika HakkinenFinlândiaMcLaren-MercedesInterlagos
1997Jacques VilleneuveCanadáWilliams-RenaultInterlagos
1996Damon HillInglaterraWilliams-RenaultInterlagos
1995Michael SchumacherAlemanhaBenetton-RenaultInterlagos
1994Michael SchumacherAlemanhaBenetton-FordInterlagos
1993Ayrton SennaBrasilMcLaren-FordInterlagos
1992Nigel MansellInglaterraWilliams-RenaultInterlagos
1991Ayrton SennaBrasilMcLaren-HondaInterlagos
1990Alain ProstFrançaFerrariInterlagos
1989Nigel MansellInglaterraFerrariJacarepaguá
1988Alain ProstFrançaMcLaren-HondaJacarepaguá
1987Alain ProstFrançaMcLaren-TAGJacarepaguá
1986Nelson PiquetBrasilWilliams-HondaJacarepaguá
1985Alain ProstFrançaMcLaren-TAGJacarepaguá
1984Alain ProstFrançaMcLaren-TAGJacarepaguá
1983Nelson PiquetBrasilBrabham-BMWJacarepaguá
1982Alain ProstFrançaRenaultJacarepaguá
1981Carlos ReutemannArgentinaWilliams-FordJacarepaguá
1980René ArnouxFrançaRenaultInterlagos
1979Jacques LaffiteFrançaLigier-FordInterlagos
1978Carlos ReutemannArgentinaFerrariJacarepaguá
1977Carlos ReutemannArgentinaFerrariInterlagos
1976Niki LaudaAústriaFerrariInterlagos
1975José Carlos PaceBrasilBrabham-FordInterlagos
1974Emerson FittipaldiBrasilMcLaren-FordInterlagos
1973Emerson FittipaldiBrasilLotus-FordInterlagos

Quais circuitos da Fórmula 1 não são mais usados?

Em 2019, a Fórmula 1 chega à sua 70ª temporada. Ao longo de 7 décadas, muitos autódromos deixaram de ser utilizados. Alguns deles são históricos, como o de Imola, que traz aos brasileiros a lembrança negativa da morte de Ayrton Senna.

Confira, a seguir, quais são os circuitos da Fórmula 1 que deixaram de existir ou não são mais usados.

Ímola

O circuito de Ímola é marcado na memória dos brasileiros, infelizmente, por um dos episódios mais trágicos da história do esporte no país. Foi na curva Tamburello do Autódromo Enzo e Dino Ferrari, na Itália, que Ayrton Senna sofreu o grave acidente que causou sua morte.

As corridas de Fórmula 1 em Ímola foram disputadas entre 1980 e 2006, quando o alemão Michael Schumacher venceu a última prova no circuito.

Circuito de Ímola

  • Primeiro GP: 1980
  • Extensão 4.959 km
  • Recorde da pista: 1min 20s 411 – Michael Schumacher (2004)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 6 vitórias

Indianápolis

Circuito de Indianapolis

O autódromo de Indianápolis é um dos mais conhecidos e importantes da história do automobilismo. No início da história da Fórmula 1, as 500 milhas de Indianápolis faziam parte do calendário da categoria. Foi assim com a tradicional prova da Fórmula Indy entre 1950 e 1960.

O circuito voltou à principal categoria do automobilismo em 2000. A última corrida da F1 em Indianápolis aconteceu em 2007. Já desde 2012, o GP dos Estados Unidos é disputado no Circuito das A,éricas, em Austin.

  • Primeiro GP: 1950
  • Extensão: 306.016 km
  • Número de voltas: 73
  • Recorde da pista: 1:10.223 Rubens Barrichello (2004)
  • Maior vencedor: Michael Schumacher, com 5 vitórias

Jacarepaguá

Autódromo de Jacarepaguá

Quem está acostumado em ver o GP do Brasil de Fórmula 1 em Interlagos talvez não saiba que o Rio de Janeiro já recebeu etapas da principal categoria do automobilismo mundial. Isso aconteceu 10 vezes (em 1978 e entre 1981 e 1989).

Nos 10 GPs Brasil disputados no autódromo de Jacarepaguá, 5 vezes o vencedor foi o francês Alain Prost. Já Nelson Piquet ganhou as corridas de 1983 e 1986. Não à toa, o nome oficial da  pista de Jacarepaguá era Autódromo Internacional Nelson Piquet.

O autódromo foi demolido em 2012 para dar lugar ao Parque Olímpico dos Jogos do Rio 2016.

  • Primeiro GP: 1978
  • Extensão: 5.031 km
  • Número de voltas: 61
  • Recorde da pista: 1min 32s 507 Ricardo Patrese (1989)
  • Maior vencedor: Alain Prost, com 5 vitórias

Sentiu falta de algum circuito que já fez parte do calendário da Fórmula 1 que não esteja nessa lista? Conte para a gente nos comentários!

Aproveite também para conferir quais as regras da F1 na temporada de 2019 e quem são os maiores pilotos de todos os tempos!

*Última atualização em 8 de maio de 2019

Ficha Técnica
Título
Circuitos da Fórmula 1: história, recordes e maiores vencedores
Resumo
Em 69 temporadas da Fórmula 1 até 2018, foram realizadas corridas em 72 autódromos diferentes ao redor do mundo. No Brasil, Interlagos e Jacarepaguá foram os locais onde já foram disputados os GPs da principal categoria do automobilismo.
Autor

Comentários

Salvar