Saiba todos os detalhes da história de Alain Prost na Fórmula 1, os títulos do piloto francês e entenda sua rivalidade com Senna!

Alain Prost foi tetracampeão da Fórmula 1, mas, para os brasileiros, o piloto francês será sempre lembrado pela rivalidade com Ayrton Senna.

As divergências entre dois dos maiores pilotos de todos os tempos era consequência de acirradas disputas pelo lugar mais alto no pódio.

Quando Prost se aposentou, em 1993, ele e Senna acabaram se tornando grandes amigos.

Muito mais que o rival do brasileiro, o francês era um gênio das pistas! Quer conhecer tudo sobre a história de Alain Prost? Continue com a gente!

Infográfico: conheça Alain Prost

Infográfico de Alain Prost

Quer compartilhar essa imagem no seu site ou blog? Basta copiar o código abaixo:

Quem é Alain Prost?

Alain Prost nasceu em Lorette, na França, em 24 de fevereiro de 1955, e construiu uma das mais brilhantes carreiras no automobilismo. O ex-piloto francês foi tetracampeão da Fórmula 1, vencendo o mundial em 1985, 1986, 1989 e 1993.

Além dos quatro títulos, Prost foi vice-campeão da F1 em 4 temporadas (1983, 1984, 1988 e 1990).

O francês estreou nas pistas da principal categoria do automobilismo no GP da Argentina de 1980 e, em 1993, fez sua última corrida no GP da Austrália.

Em 202 GPs, Prost conquistou 51 vitórias, 106 pódios e 33 poles.

A seguir, vamos te contar todos os detalhes da carreira de Alain Prost na Fórmula 1!

Como e quando Alain Prost começou na Fórmula 1?

Alain Prost estreou na Fórmula 1 em 1980, no GP da Argentina. Correndo pela McLaren, o piloto francês chegou em 6°. Na corrida seguinte, no Brasil, ele foi o 5º. Mas a evolução em sua temporada de estreia parou por aí.

A 5ª posição em Interlagos foi a sua melhor colocação em 1980. Ele terminou o campeonato com 5 pontos e em 16º. No ano seguinte, Alain Prost correria por uma nova equipe.

Primeira vitória de Alain Prost na Fórmula 1

Em 1981, o francês passou a ser piloto da Renault. E foi na escuderia de seu país que Prost subiu no lugar mais alto do pódio pela primeira vez na Fórmula 1.

Sua primeira vitória aconteceu em seu 18° GP. Ele venceu diante da torcida francesa, no circuito de Dijon-Prenois.

Ainda em 1981, Prost venceu também os GPs da Holanda e da Itália, além de ter dois segundos e um terceiro lugar.

Ao fim da temporada, com 43 pontos, ficou em 5º no mundial, a 7 pontos do campeão Nelson Piquet.

Alain Prost vs Nelson Piquet

O piloto francês seguiu na Renault até 1983, quando foi vice-campeão.

Naquela temporada, vimos o confronto Alain Prost vs Nelson Piquet. O brasileiro, da Brabham, foi campeão com apenas dois pontos de vantagem.

Na última corrida de 1983, na África do Sul, Prost abandonou a prova por problemas com o motor turbo de sua Renault. Assim, Piquet chegou ao título com a terceira colocação.

Alain Prost vs Niki Lauda

Niki Lauda e Alain Prost

Em 1984, Alain Prost mudou de equipe mais uma vez e enfrentou um novo rival pelo título da Fórmula 1. Tanto ele quanto o austríaco Niki Lauda corriam pela McLaren, e a disputa pelo mundial ficou entre os companheiros de time.

Prost venceu 7 GPs, incluindo o do Brasil, e somou 71,5 pontos — apenas 0,5 a menos que Niki Lauda. O austríaco foi vencedor em apenas 5 corridas, mas foi mais regular.

Aquela temporada ficou marcada como a mais disputada da história da Fórmula 1. O fato curioso é que o meio ponto que afastou Prost do título foi consequência de uma solicitação do próprio piloto francês.

Alain Prost solicitou que o GP de Mônaco fosse interrompido por causa da chuva. Ele venceu aquela prova, mas recebeu apenas metade dos pontos, já que a corrida não teve todas as voltas.

Se a corrida de Mônaco tivesse sido disputada até o fim, Prost teria os pontos suficientes para conquistar seu primeiro título mundial, que acabou vindo somente na temporada seguinte.

Como foi a conquista? A gente te conta logo abaixo!

Quantas vezes Alain Prost foi campeão?

Com 4 títulos conquistados, Alain Prost é, ao lado de Sebastian Vettel, o quarto maior campeão da história da Fórmula 1. Somente Michael Schumacher, com 7 títulos, e Lewis Hamilton e Juan Manuel Fangio, com 5 títulos cada, venceram mais mundiais que o piloto francês.

Saiba agora como foram todas as conquistas de Alain Prost na Fórmula 1!

Primeiro título de Alain Prost na Fórmula 1

Depois de perder o título de 1984 para Niki Lauda por apenas 0,5 ponto, Alain Prost conquistou seu primeiro título em 1985.

Naquela temporada, seu maior adversário foi o italiano Michele Alboreto, da Ferrari. Mas, na realidade, a disputa não foi tão apertada.

Correndo pela McLaren, Prost venceu 5 GPs e conquistou o título de 1985 com 20 pontos de vantagem sobre Alboreto.

Companheiro de Prost na McLaren, Niki Lauda terminou apenas 3 corridas naquela temporada e ficou longe da disputa pelo título.

Bicampeonato de Prost na Fórmula 1

Em 1986, Prost chegou ao bicampeonato na Fórmula 1 ainda como piloto da McLaren.

Naquele ano, a principal categoria do automobilismo mundial viu a disputa Alain Prost vs Nigel Mansell. O francês foi campeão com apenas dois pontos de vantagem sobre o inglês.

Prost venceu 4 GPs em 1986, incluindo o último da temporada, na Austrália. O triunfo na Oceania assegurou seu segundo título da F1, enquanto Mansell não completou a prova.

No mundial de pilotos, logo atrás de Prost e Mansell, vieram os brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Ayrton Senna, Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet

Rivalidade Alain Prost vs Ayrton Senna

Em 1987, Prost ficou longe da disputa pelo título.

Piquet levou o campeonato, à frente de Nigel Mansell e Senna, enquanto o francês foi apenas o quarto colocado. Já 1988 marcou o início da rivalidade entre Alain Prost e Ayrton Senna.

Depois de defender a Lotus em 1987, Ayrton Senna se tornou companheiro de equipe de Alain Prost na McLaren no ano seguinte. E a disputa pelo título da Fórmula 1 ficou entre os dois.

Ayrton Senna e Alain Prost na McLaren

Senna fez 13 poles em 16 GPs naquela temporada, mas venceu “somente” 8 corridas. Já Prost ganhou 7.

Ao fim do Mundial, o brasileiro foi campeão com 3 pontos de vantagem sobre o francês — se todos os resultados fossem computados, Prost terminaria com 105 pontos, contra 94 de Senna, mas a regra da época permitia o descarte dos 5 piores resultados de cada piloto.

Acidente no Japão acirra rivalidade entre Prost e Senna

Em 1989, as posições se inverteram e Prost foi tricampeão da Fórmula 1, à frente de Senna. O campeonato ficou marcado por um acidente no GP do Japão, penúltima prova da temporada, em que os dois pilotos da McLaren se chocaram, levando o francês a deixar a corrida.

O brasileiro, por sua vez, voltou à pista e venceu o grande prêmio, mas acabou desqualificado por ter recebido ajuda de fiscais da pista, que empurraram seu carro após o acidente com Prost.

Naquele ano, o piloto francês venceu 4 GPs, enquanto Senna foi vitorioso em 6 corridas. Porém, Alain Prost foi mais regular em toda a temporada e teve ainda seis segundos lugares.

Prost na Ferrari: novo acidente polêmico e demissão

Em 1990, Alain Prost mudou de equipe e passou a defender a Ferrari, enquanto Senna seguiu na McLaren. E, novamente, um acidente no Japão foi o momento mais marcante.

Senna largou na pole position, mas foi ultrapassado por Prost na largada. Na disputa pela primeira posição, os dois pilotos se chocaram logo na primeira curva e deixaram a prova. Esse resultado levou o brasileiro ao título mundial.

Já em sua segunda temporada na Ferrari, Prost não chegou ao fim do campeonato de 1991.

Depois de comparar o carro da escuderia italiana com um caminhão, o piloto francês foi demitido.

Jean Alesi e Alain Prost na Ferrari

Fora da Ferrari, Prost não disputou a temporada de 1992. Naquele ano, Senna não conseguiu brigar pelo título, que acabou com o inglês Nigel Mansell.

Um novo episódio da rivalidade Alain Prost x Ayrton Senna aconteceu em 1993.

Retorno na Williams e quarto título

Sem conseguir ser competitivo na McLaren, Senna almejava uma vaga na Williams. Porém, foi Prost que conquistou espaço na equipe que havia sido campeã de 1992.

Em seu contrato com a Williams para a temporada de 1993, Prost estabeleceu uma cláusula em que proibia Ayrton Senna de ser seu companheiro de equipe. Por conta disso, o brasileiro chamou o francês de covarde durante uma coletiva de imprensa em Estoril.

Com um carro melhor, Prost chegou ao seu tetracampeonato da Fórmula 1. O título veio com duas corridas de antecedência e assegurado por sete vitórias na temporada. O francês terminou o ano com 26 pontos de vantagem sobre o vice-campeão Ayrton Senna.

Alain Prost e Ayrton Senna em Adelaide em 1994

Prost aposentou ao fim de 1993, evitando que a parceria com Senna fosse refeita, desta vez na Williams. O brasileiro passou a defender a escuderia, mas, infelizmente, por 3 corridas, já que um acidente no GP de San Marino, em Ímola, causou sua morte em 1º de maio de 1994.

Quais foram as equipes de Alain Prost?

A primeira equipe de Alain Prost na Fórmula 1 foi a McLaren. Depois de uma temporada na escuderia, ele defendeu a Renault por três anos, até retornar à McLaren, onde conquistou seus três primeiros títulos.

Prost ainda passou pela Ferrari, equipe que o demitiu por criticar o carro em 1991.

No seu retorno à Fórmula 1, em 1993, o piloto francês conquistou seu tetracampeonato correndo pela Williams.

Confira, a seguir, o desempenho de Alain Prost em cada uma das equipes que defendeu na F1:

AnoEquipeCompanheiro

de equipe

Pontos

de

Alain Prost

Pontos

do

companheiro

Posição de Prost
1980McLarenJohn Watson5616º
1981RenaultRené Arnoux4311
1982RenaultRené Arnoux3428
1983RenaultEddie Cheever5722
1984McLarenNiki Lauda71.572
1985McLarenNiki Lauda73 (76)14
1986McLarenKeke Rosberg72 (74)22
1987McLarenStefan Johansson4630
1988McLarenAyrton Senna87 (105)90 (94)
1989McLarenAyrton Senna76 (81)60
1990FerrariNigel Mansell71 (73)37
1991FerrariJean Alesi3421
1993WilliamsDamon Hill9969

Ficou em dúvida sobre os parênteses na tabela acima? A gente te explica. As pontuações entre parênteses são as totais nessas temporadas. Porém, o regulamento previa que alguns resultados fossem descartados e, assim, a pontuação válida é aquela que está fora dos parênteses.

Justamente por causa desse regulamento, Senna foi o campeão de 1988, apesar de Prost ter somado mais pontos se considerados todos os resultados.

Fato é que, independentemente da rivalidade com Ayrton Senna, Alain Prost é um dos maiores nomes da história do automobilismo.

Afinal, ser tetracampeão da Fórmula 1 é para poucos. Ainda mais competindo com Gilles Villeneuve, Keke Rosberg, Nelson Piquet, Niki Lauda, Senna, Nigel Mansell e Michael Schumacher!

Agora que você já sabe tudo sobre a história de Alain Prost, aproveite para conhecer mais sobre os maiores pilotos de todos os tempos e veja os detalhes de:

Se quiser ir além do automobilismo, não perca tempo e confira mais sobre grandes nomes do esporte mundial:

Ficha Técnica
Título
Conheça Alain Prost: o maior rival de Ayrton Senna na F1
Resumo
Alain Prost nasceu em Lorette, na França, em 24 de fevereiro de 1955, e construiu uma das mais brilhantes carreiras no automobilismo. O ex-piloto francês foi tetracampeão da Fórmula 1, vencendo o mundial em 1985, 1986, 1989 e 1993.
Autor

Comentários

Salvar