Em 1979, durante o Mr. Olympia, o fisiculturista Frank Zane deixou sua marca na história do esporte com uma pose que ficou conhecida, anos depois, como Vaccum abdominal. Hoje, essa pose furou o mundo do fisiculturismo e é até mesmo disseminada no mundo fitness como milagrosa para afinar a cintura.
Porém, de fato, o vaccum abdominal teve seu “boom” por meio do fisiculturismo com o Zane, conhecido por Rei da Estética. Por meio do vaccum, o atleta revelou seu controle abdominal excepcional e trouxe algo totalmente inédito para o palco.
O vaccum abdominal vai além de ser uma simples pose, é um exercício que requer domínio muscular e controle respiratório.
Veja também: Conheça a tinta corporal de fisiculturismo proibida no Mr. Olympia
O que é vaccum abdominal?
Ao expirar completamente, removendo todo o ar dos pulmões e do diafragma, o praticante contrai os músculos profundos do core para puxar a cavidade abdominal em direção à coluna.
Embora este exercício tenha suas origens nas práticas orientais de yoga, onde é conhecido como parte da postura Uddiyana Bandha, também encontraram aplicação em ambientes de reabilitação clínica.
Ou seja, o vaccum é frequentemente prescrito para atletas que precisam recuperar o controle neuromuscular de seus músculos do tronco após lesões, além de ser uma metodologia para aliviar os sintomas da dor lombar crônica.
Vaccum abdominal no fisiculturismo
No mundo do fisiculturismo, o vaccum abdominal é uma técnica usada para mostrar domínio sobre a musculatura abdominal e, consequentemente, afinar a cintura no momento de puxar o abdômen.
Os fisiculturistas o realizam em suas poses de corpo inteiro no palco, especialmente na categoria Classic Physique, onde é praticamente obrigatório por conta do legado de Frank Zane.
Como fazer o vaccum abdominal?
Realizar um vácuo abdominal não é tarefa fácil e requer prática diária e com constância.
Existem diferentes progressões para dominar esse exercício, começando com a posição deitada de costas e progredindo para a posição ajoelhada ou em pé.
Independentemente da posição, a técnica básica envolve inspirar profundamente, expirar completamente e contrair os músculos abdominais profundos puxando o umbigo em direção à coluna.
Entre os benefícios do vaccum abdominal, além de fortalecer os músculos do core, ele pode ajudar a melhorar a postura, aliviar a dor lombar e aumentar o controle respiratório.
Ver essa foto no Instagram
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.