Tom Platz, conhecido como Golden Eagle, Quad Father e Quadzilla no mundo do fisiculturismo, é um dos mais lendários atletas do esporte por conta de suas pernas.

Nascido em 26 de junho de 1955, nos EUA, sua jornada no esporte começou aos 9 anos, quando uma fotografia de Dave Draper e Betty Weider, antigos representantes do bodybuilding, desencadeou uma paixão no jovem.

Tom Platz: biografia e títulos no fisiculturismo

O próprio Tom Platz já admitiu, em entrevistas, que este fato foi um chamado divino que o impulsionou a ser Mr. Universo com apenas 11 anos.

O começo de Tom Platz no fisiculturismo

Mesmo com a inspiração bem precoce, Platz enfrentou uma doença congênita na coluna que inicialmente o impedia de realizar agachamentos ainda no começo da sua carreira.

Inclusive, nos primeiros anos de academia ele era zoado por ter as pernas magras, enquanto o tronco já chamava atenção.

Tom Platz: biografia e títulos no fisiculturismo

Porém, como um bom fisiculturista, Tom Platz conseguiu superar essas limitações e se tornou mundialmente reconhecido pelo desenvolvimento gigante nas suas pernas.

Tom cursou o ensino superior, obtendo mestrado em Ciências do Fitness, bacharelado em Fisiologia e Nutrição, e mestrado em Administração de Empresas.

Tom Platz: biografia e títulos no fisiculturismo

Tom Platz competindo no fisiculturismo

Sua carreira no fisiculturismo começou em 1973, competindo como amador até conquistar a vitória na divisão dos médios do Campeonato Mundial Amador de 1978, o que lhe rendeu o Pro Card.

Tom Platz: biografia e títulos no fisiculturismo

Em 1978, Tom Platz se mudou para a Califórnia em busca de sucesso como um fisiculturista profissional, almejando conquistar o título de melhor do mundo.

Ao longo de sua carreira profissional de nove anos, ele figurou entre os dez primeiros em quase todos os eventos disputado.

Seu ponto mais alto foi no Mr. Olympia 1981, quando acabou alcançando o terceiro lugar em 1981.

Tom Platz pernas

Além de seu impacto no fisiculturismo por conta do seu físico, Tom Platz teve uma influência no treinamento de pernas que dura até os dias atuais.

Tom Platz: biografia e títulos no fisiculturismo

Imbatível nessa área, ele reintroduziu o agachamento como exercício essencial para o desenvolvimento dos membros inferiores, o que inspirou outros atletas a seguirem seus passos.

Após se aposentar, em 1987, Tom passou a atuar como professor e diretor de uma renomada empresa do ramo fitness por mais de 14 anos. Com essa jornada, ele conseguiu colocar seu nome no setor da indústria fitness.

Tom Platz hoje

Tom Platz hoje

Mesmo aposentado, Tom Platz, o homem das pernas poderosas, continua a ser uma fonte de inspiração para atletas e entusiastas do fisiculturismo.

Títulos e competições: Tom Platz

  • Detroit Pro 1987 – Top 6
  • Mr. Olympia 1986 – Top 11
  • Mr. Olympia 1985 – Top 7
  • Mr. Olympia 1984 – Top 9
  • Mr. Olympia 1982 – Top 6
  • Mr. Olympia 1981 – Top 3
  • Mr. Olympia 1980 – Top 9
  • Night Of The Champions 1980 – Top 12
  • Grand Prix Pensilvânia 1980 – Top 10
  • World Pro 1980 – Top 2
  • Mr. Olympia 1979 – Top 8

Veja também: Mulher Pedra: rara doença da atleta pode levá-la ao topo do fisiculturismo